WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Dentre as Políticas Públicas, a Saúde é Prioridade

Nós, Bispos do Regional NE3 da CNBB, que compreende os Estados da Bahia e Sergipe, reunidos em Ilhéus, refletimos o tema da CF 2012: “A Fraternidade e a Saúde Pública” e Lema: “Que a Saúde se difunda sobre a terra”.

Considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um excelente meio de atendimento de saúde para todos os brasileiros;

Considerando que o SUS ainda não responde às necessidades da população e que reina uma grande insatisfação pelas carências dos serviços de saúde que são prestados, principalmente à população de baixa-renda;

Considerando a necessidade de maiores investimentos de verbas públicas para a saúde;
Declaramos nosso apoio e incentivo ao “Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública”, pela coleta de assinaturas para o “Projeto de lei de iniciativa popular para assegurar o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira”.

Participando desse abaixo assinado estaremos colaborando pela melhora da qualidade de serviços em prol da saúde do nosso povo.

Ilhéus, 23 de agosto de 2012

De Sergipe: Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju; Dom Henrique Soares da Costa, Auxiliar de Aracaju; Dom Mário Rino Sivieri, Bispo de Propriá; Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, Bispo de Estância.

Da Bahia: Dom Murilo Sebastião Ramos Kriger, Arcebispo De São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil; Dom Gregório Paixão, Auxiliar de Salvador; Dom Gilson Andrade da Silva, Auxiliar de Salvador; Dom Giovanni Crippa, Auxiliar de Salvador; Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa; Dom Ceslau Stanula, Bispo de Itabuna; Dom Mauro Montagnoli, Bispo de Ilhéus; Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo de Eunápolis; Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Alagoinhas; Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari; Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas; Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista; Dom Cristiano Jakob  Krapt, Administrador Apostólico de Jequié; Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo de Caetité; Dom José Valmor César Teixeira, Bispo de Bom Jesus da Lapa; Dom Itamar Vian, Arcebispo de Feira de Santana; Dom André de Witte, Bispo de Rui Barbosa; Dom Luiz Flávio Cappio, Bispo de Barra; Dom José Geraldo da Cruz, Bispo de Juazeiro; Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo de Barreira; Dom Ottorino Assolari, Bispo de Serrinha; Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo de Bonfim; Dom Guido Zendron, Bispo De Paulo Afonso.

Rua da Horta apóia as propostas de trabalho da Professora Carmelita

A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) e os candidatos a vereador dos mais diversos partidos políticos visitaram os moradores da antiga Rua da Horta e adjacências, acompanhados de lideranças comunitárias do local, onde foram bastante abraçados pela comunidade. Durante a visita a candidata a prefeita falou dos seus projetos de administrar a cidade com responsabilidade, com carinho, ouvindo cada morador e com a certeza de que os recursos públicos serão realmente usados para resolver os muitos problemas enfrentados pelos ilheenses.

Carmelita / Rua da Horta

Professora Carmelita foi recebida com festa e com muita alegria pelos moradores, que abriram as janelas, as portas e portões de suas casas para cumprimentar a candidata a prefeita. “Eu sei que a senhora vai ganhar e vai realizar as coisas que a gente precisa aqui. Muita gente passou e não fez nada. Deixou a gente aqui esquecida na lama. Mas a gente acredita na senhora, porque mulher quando fala cumpre mesmo”, disse a dona de casa Rita Sueli Alves Souza. Em cada rua que passava, em cada beco que entrava, a candidata a prefeita era abraçada pelos moradores, que pediam para colocar adesivo no peito. “Estamos com a senhora. Agora é a vez de uma mulher administrar Ilhéus”, diziam os moradores, que fizeram questão de acompanhar a caminhada.

No encontro com os moradores, Professora Carmelita assumiu o compromisso de lutar pela pavimentação de algumas ruas do local, melhorar o sistema de coleta de lixo e iluminação, construir de fato a quadra poliesportiva, melhor as condições de acessos em algumas ruas e ampliar o serviço de atendimento médico, levando mais saúde para o cidadão. “Isso não é promessa. É um compromisso que assumo com os moradores da antiga Rua da Horta. E quero fazer muito mais. Por isso é que um dos nossos programas de governo é o Orçamento Participativo, onde vamos discutir com cada morador sobre os investimentos e o que consideram prioridade na sua rua, no seu bairro. Não faremos uma administração trancada nos gabinetes. Vamos administrar Ilhéus junto com o povo, nas ruas, nos bairros, nas discussões com a comunidade. Isso sim é governar de verdade, com responsabilidade e olhando no olho de cada ilheense”, complementou a candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita.

AGENDA PSOL (Jorge Luiz e Coronel Batista)

TERÇA-FEIRA (28)-

15 HORAS: Visita em Couto e Santo Antônio (encontro com a comunidade evangélica);

19 HORAS: Reunião no Comitê Zona Sul – Nelson Costa.

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CIDADES

CIÊNCIA E TECNOLOGIA

CONSUMIDOR

DIREITO E JUSTIÇA

ECONOMIA

AUDITORES FISCAIS CRUZAM OS BRAÇOS POR 48 HORAS

A categoria realizará Ato de Protesto nesta terça-feira às 9h30 em frente à Delegacia da Receita Federal do Brasil de Salvador nesta terça-feira

Os Auditores-Fiscais cruzam os braços por 48 horas – terça (28) e quarta-feira (29) – em protesto à intransigência do governo em mesa de negociação. A categoria rejeitou a proposta de 15.8% apresentada pelo governo na semana passada, que não chega a cobrir as perdas acumuladas nos últimos quatro anos, já que desde 2008 a classe vem sem reajuste salarial. Os Auditores Fiscais fazem protesto nesta terça-feira (28) às 9h30 da manhã, em frente ao prédio da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), na rua Alceu Amoroso Lima, bairro Caminho das Árvores, Salvador/Bahia.

A PARALISAÇÃO POR 48 HORAS fora da repartição na zona secundária e operação-padrão/paralisação na zona primária nos dias 28 e 29 de agosto, assim como uma nova Assembleia Nacional no dia 4 de setembro, foi decidida na última Assembleia Nacional.

Na última quinta-feira (23), a categoria realizou Ato de Protesto em frente à Alfândega do Porto de Salvador no Comércio, com a presença dos servidores das Agências Nacionais de Regulação, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na ocasião, o presidente da Delegacia Sindical de Salvador, Luiz Fernando Nogueira, falou da posição da categoria em Salvador de rejeição à proposta apresentada pelo governo em mesa de negociação. Também alertou a todos os servidores presentes para ficar atentos para as novas propostas que poderão surgir.  “O governo quer que aceitemos qualquer número colocado em mesa de negociação, e assim, futuramente, ficarmos sem poder reivindicar. Ou seja: presos a um acordo até 2016”.

Reivindicações – Os Auditores Fiscais reivindicam a implementação de um reajuste de 30,19% no salário final e da tabela remuneratória composta de seis padrões, com uma diferença de 4,5% entre eles. Além da criação de indenização de fronteira e zona inóspita, no valor de 20% do maior subsídio da categoria, nas localidades inóspitas e de zona de fronteira; a implementação de uma distribuição mais justa e equânime dos Auditores Fiscais na tabela remuneratória.

Estão incluídos também na pauta de reivindicação: o reajuste dos valores das diárias, de ressarcimento à saúde, indenização de transporte, auxílio-creche e vale alimentação, garantia da contagem especial do tempo de serviço com pleno cumprimento das decisões favoráveis do STF nos Mandados de Injunção, criação da indenização de periculosidade e insalubridade, substituição da licença-capacitação com o retorno da licença-prêmio e outras exigências.

 ASCOM DO SINDIFISCO NACIONAL DS/SALVADOR

68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS

68ª CIPM

Na data de 24/08/2012, por volta das 21h40min, Policias Militares da 68ª CIPM, durante a “Operação Intensificação”, realizou busca e apreensão no Alto do Rombudo, resultando na prisão LUCAS DAMASCENO DOS SANTOS, 24 anos e com o mesmo fora apreendido 01 revólver calibre 32, 06 cartuchos calibre 12, além de pedras de crack, maconha e cocaína. Em seguida os policiais deslocaram até o Alto dos Carilos e durante a incursão, bandidos armados evadiram-se, abandonando 01 escopeta, calibre 12, 01 espingarda, calibre 28 e 05 tabletes de maconha prensada.  Que o acusado, bem como todo material apreendido foi apresentado à autoridade policial na 7ª COORPIN para adoção das medidas legais cabíveis.

Previsão Diária de Tempo para o dia 28 de agosto de 2012 – Estado da Bahia

As condições do tempo para os próximos dias continuam sendo influenciadas por uma massa de ar quente e seco que vem atuando há várias semanas sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil. Esse sistema ganha força, deixando o céu ensolarado e com poucas chuvas na maior parte dessas Regiões. Na Bahia, essa massa de ar deve influenciar as condições do tempo em toda a faixa centro-oeste e norte do Estado, elevando ainda mais as temperaturas (com máximas que podem chegar aos 34°C), bem como, reduzindo a umidade do ar a índices em torno dos 20%. Com essa previsão de tempo quente e seco, essas regiões continuam em estado de atenção, principalmente, em relação às queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.

Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, que mesmo enfraquecidos, ainda contribuem para a ocorrência de chuvas fracas. Nessas áreas as temperaturas deverão variar entre mínimas de 17°C e máximas de 31°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de 12°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro.

Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o predomínio é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão um ligeiro aumento, com valores variando de 20°C (mínimas) a 28°C (máximas).

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 28/08 (terça-feira) e 29/08 (quarta-feira) deverão variar de 09 a 11, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias “Muito Alta” e “Extrema”. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.

Fonte: Ascom/Inema

Jabes anuncia recuperação da Central de Abastecimento do Malhado

Atendendo convite do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus, o próximo prefeito da cidade, Jabes Ribeiro (PP), visitou pela segunda vez nesta campanha a Central de Abastecimento do Malhado, na manhã de domingo, 26, verificando as deficiências do local. Ao lado do vice Cacá, candidatos a vereador e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus, o governante foi acolhido com entusiasmo por comerciantes e consumidores.

Jabes / Central de Abastecimento do Malhado.

Jabes garantiu empenho na próxima gestão para concretizar uma reforma geral na Central de Abastecimento, tanto no aspecto físico como padronização e manutenção dos boxes, além da segurança e organização administrativa do local. O açougueiro Ubiratan Neves de Sousa, 54 anos, disse que a categoria deseja a reativação do matadouro municipal e se queixou das dificuldades enfrentadas atualmente por causa de problemas estruturais.

Marcelo Bispo, conhecido como Marcelo do Requeijão, trabalha na Central de Abastecimento do Malhado desde sua fundação, em 1981, e compara a situação do espaço no período em que Jabes era prefeito com a condição atual. “Naquela época, a segurança funcionava, pois contávamos com a presença dos guardas municipais. Antes isso aqui era um centro turístico e hoje está defasado, por isso queremos que Jabes retorne”, enfatizou.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

Vila Cachoeira e Salobrinho também garantem apoio à Professora Carmelita

“Agora é a vez da mulher”. Foi com esse grito de guerra que as comunidades de Vila Cachoeira e Salobrinho receberam na tarde do último sábado (25) a candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, o vice-prefeito Mário Alexandre, o deputado federal Josias Gomes e os candidatos a vereador, reafirmando que Ilhéus terá pela primeira vez na história uma mulher administrando a cidade. Uma multidão tomou conta das ruas dessas duas localidades para caminhar com Professora Carmelita. A candidata a prefeita cumprimentou os moradores, falou de suas propostas, dos projetos para transformar Ilhéus, recolocando a cidade nos trilhos do desenvolvimento, e das suas ações nas áreas de educação, saúde, esporte, assistência social, infraestrutura, transportes, mobilidade urbana e turismo.

Carmelita / Vila Cachoeira e Salobrinho

Em Vila Cachoeira o clima foi de muita alegria para receber Professora Carmelita, com direitos a muitos abraços apertados, beijos e o desejo de mudança. “Cada vez que vou para uma comunidade, para um distrito, para os morros de Ilhéus sinto a esperança no olhar dessas pessoas. E é para isso que estamos na política. Para mudar, para transformar a minha terra e cuidar melhor do nosso povo. E é isso que vamos fazer”, disse emocionada a candidata a prefeita de Ilhéus. O deputado federal Josias Gomes também reafirmou que tem andado em vários municípios, participado de várias campanhas políticas e não tem dúvidas de que Ilhéus vai eleger Professora Carmelita como a primeira prefeita da cidade. “São as pesquisas e o povo nas ruas que dizem isso”, garantiu o deputado federal.

:: LEIA MAIS »

Improviso, Oxente! discute políticas culturais amanhã

O Improviso, Oxente!desta terça-feira (28) terá como assunto das discussões “Sistema Municipal de Cultura e seus instrumentos”. Os debates serão conduzidos a partir as colocações do assessor da Fundação Cultural de Ilhéus, Pawlo Cidade, que apresentará o Plano Municipal de Cultura e do diretor do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), Romualdo Lisboa. O encontro é aberto ao público e acontece a partir das 19 horas, na Casa dos Artistas.            Esta edição do Improviso, Oxente! tem como tema geral: “A cidade é movida pela cultura”. Em parceria com o Instituto Nossa Ilhéus, o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) convida toda sociedade para discutir projetos para diversos setores do município. Na semana passada, o assunto foi: “Ações locais para saúde”, tendo como especialista convidada a médica e reitora da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), Adélia Melo.

Antes da fala da convidada, a diretora administrativa do Instituto Nossa Ilhéus, Morgana Krieger, apresentou os indicadores da saúde da cidade. Em 54% dos índices de saúde pesquisados pela instituição, Ilhéus ocupa a pior colocação. Entre os 28 municípios do mesmo porte levantados, Ilhéus ocupa a última posição em mortalidade infantil, sendo 24 a cada mil nascimentos. O ideal seria de até 10 mortes em mil.

Adélia Melo iniciou sua fala parabenizando a iniciativa do espaço de discussão. Ela explicou que a saúde é um direito constitucional do cidadão e que poucos países dispõem de um sistema único de saúde. “O SUS, com todos os seus percalços, é um grande ganho para a sociedade. O indivíduo pode ascender no sistema, de acordo com a complexidade do seu problema”, declarou. Ela ainda ressaltou que a grande mídia divulga apenas as mazelas do SUS. “Se funcionasse bem, as clínicas particulares fechariam. E isso não é o interesse dos poderosos”, disse.

A médica ainda lembrou que, para que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida, é essencial associar saúde e educação. Em seu ponto de vista, é preciso que sejam disponibilizados cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para oferecer capacitação para profissionais e população em geral.

Esta edição do Improviso, Oxente! termina em setembro. As propostas abordadas serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI, e será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo.

DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO

ITABUNA (BA), 24 de agosto de 2012.              

Amigos(as),

O grupo de apoio e auto-ajuda SE TOQUE, entidade sem fins lucrativos, promove a CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO, comemorado em todo Brasil no dia 29.08.12. 

Convidamos V.Sa. a participar divulgando, fazendo parte e agregando valor às atividades.

Para sensibilizar a comunidade, o movimento em Itabuna escolheu alguns pontos do tema que são: o fumo é uma droga; causa dependência e por isso deve ser evitada a “primeira vez”. Com esse enfoque conclama a todos para que atuem em seus ambientes principalmente junto às crianças e adolescentes. 

A programação já prevista para marcar a data é:

  • 27 a 28.08.12 : Divulgação na Imprensa: Males do Tabagismo
  • 29.08.12 – manhã de ação coletiva  na Praça Olinto Leone com:

Repasse de informação e orientação à população com material educativo. 

          Haverá um stand interativo para chamar a atenção para os prejuízos à saúde causados pelo fumo como o envelhecimento precoce e a perda do paladar.
          Será realizada a campanha de troca “me dê o cigarro que te dou um doce!”( provocação ao fumante para buscar uma saída).

     Para todas as atividades precisamos de voluntários: convidamos crianças, jovens, adultos e idosos a comparecerem dia 29.08.12 a partir das 9 horas da manhã na praça Olinto Leoni para juntarem-se a nós nesse ato de amor à vida!

 

Cordiais saudações,

Célia Mariza de Assis

Cristina Amorim

Érica C. Santos

Sueli Santos Dias – 73-3617-1401/8819-1344

Grupo de Apoio e Auto Ajuda – Se Toque

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Manutenção da iluminação pública vai ser realizada por empresa terceirizada
Peti realizou homenagem ao Centenário de Jorge Amado
Parada Gay de Ilhéus será realizada em 30 de setembro
Atleta ilheense é bicampeã baiana de Tae Kwon Do

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia