:: ‘Notícias’
Dentre as Políticas Públicas, a Saúde é Prioridade
Nós, Bispos do Regional NE3 da CNBB, que compreende os Estados da Bahia e Sergipe, reunidos em Ilhéus, refletimos o tema da CF 2012: “A Fraternidade e a Saúde Pública” e Lema: “Que a Saúde se difunda sobre a terra”.
Considerando que o Sistema Único de Saúde (SUS) é um excelente meio de atendimento de saúde para todos os brasileiros;
Considerando que o SUS ainda não responde às necessidades da população e que reina uma grande insatisfação pelas carências dos serviços de saúde que são prestados, principalmente à população de baixa-renda;
Considerando a necessidade de maiores investimentos de verbas públicas para a saúde;
Declaramos nosso apoio e incentivo ao “Movimento Nacional em Defesa da Saúde Pública”, pela coleta de assinaturas para o “Projeto de lei de iniciativa popular para assegurar o repasse de 10% das receitas correntes brutas da União para a saúde pública brasileira”.
Participando desse abaixo assinado estaremos colaborando pela melhora da qualidade de serviços em prol da saúde do nosso povo.
Ilhéus, 23 de agosto de 2012
De Sergipe: Dom José Palmeira Lessa, Arcebispo de Aracaju; Dom Henrique Soares da Costa, Auxiliar de Aracaju; Dom Mário Rino Sivieri, Bispo de Propriá; Dom Marco Eugênio Galrão Leite de Almeida, Bispo de Estância.
Da Bahia: Dom Murilo Sebastião Ramos Kriger, Arcebispo De São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil; Dom Gregório Paixão, Auxiliar de Salvador; Dom Gilson Andrade da Silva, Auxiliar de Salvador; Dom Giovanni Crippa, Auxiliar de Salvador; Dom João Nilton dos Santos Souza, Bispo de Amargosa; Dom Ceslau Stanula, Bispo de Itabuna; Dom Mauro Montagnoli, Bispo de Ilhéus; Dom José Edson Santana Oliveira, Bispo de Eunápolis; Dom Paulo Romeu Dantas Bastos, Bispo de Alagoinhas; Dom João Carlos Petrini, Bispo de Camaçari; Dom Carlos Alberto dos Santos, Bispo de Teixeira de Freitas-Caravelas; Dom Luiz Gonzaga Silva Pepeu, Arcebispo de Vitória da Conquista; Dom Cristiano Jakob Krapt, Administrador Apostólico de Jequié; Dom Ricardo Guerrino Brusati, Bispo de Caetité; Dom José Valmor César Teixeira, Bispo de Bom Jesus da Lapa; Dom Itamar Vian, Arcebispo de Feira de Santana; Dom André de Witte, Bispo de Rui Barbosa; Dom Luiz Flávio Cappio, Bispo de Barra; Dom José Geraldo da Cruz, Bispo de Juazeiro; Dom Josafá Menezes da Silva, Bispo de Barreira; Dom Ottorino Assolari, Bispo de Serrinha; Dom Francisco Canindé Palhano, Bispo de Bonfim; Dom Guido Zendron, Bispo De Paulo Afonso.
Rua da Horta apóia as propostas de trabalho da Professora Carmelita
A candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), o vice-prefeito Mário Alexandre (PSD) e os candidatos a vereador dos mais diversos partidos políticos visitaram os moradores da antiga Rua da Horta e adjacências, acompanhados de lideranças comunitárias do local, onde foram bastante abraçados pela comunidade. Durante a visita a candidata a prefeita falou dos seus projetos de administrar a cidade com responsabilidade, com carinho, ouvindo cada morador e com a certeza de que os recursos públicos serão realmente usados para resolver os muitos problemas enfrentados pelos ilheenses.
Professora Carmelita foi recebida com festa e com muita alegria pelos moradores, que abriram as janelas, as portas e portões de suas casas para cumprimentar a candidata a prefeita. “Eu sei que a senhora vai ganhar e vai realizar as coisas que a gente precisa aqui. Muita gente passou e não fez nada. Deixou a gente aqui esquecida na lama. Mas a gente acredita na senhora, porque mulher quando fala cumpre mesmo”, disse a dona de casa Rita Sueli Alves Souza. Em cada rua que passava, em cada beco que entrava, a candidata a prefeita era abraçada pelos moradores, que pediam para colocar adesivo no peito. “Estamos com a senhora. Agora é a vez de uma mulher administrar Ilhéus”, diziam os moradores, que fizeram questão de acompanhar a caminhada.
No encontro com os moradores, Professora Carmelita assumiu o compromisso de lutar pela pavimentação de algumas ruas do local, melhorar o sistema de coleta de lixo e iluminação, construir de fato a quadra poliesportiva, melhor as condições de acessos em algumas ruas e ampliar o serviço de atendimento médico, levando mais saúde para o cidadão. “Isso não é promessa. É um compromisso que assumo com os moradores da antiga Rua da Horta. E quero fazer muito mais. Por isso é que um dos nossos programas de governo é o Orçamento Participativo, onde vamos discutir com cada morador sobre os investimentos e o que consideram prioridade na sua rua, no seu bairro. Não faremos uma administração trancada nos gabinetes. Vamos administrar Ilhéus junto com o povo, nas ruas, nos bairros, nas discussões com a comunidade. Isso sim é governar de verdade, com responsabilidade e olhando no olho de cada ilheense”, complementou a candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita.
AGENDA PSOL (Jorge Luiz e Coronel Batista)
TERÇA-FEIRA (28)-
15 HORAS: Visita em Couto e Santo Antônio (encontro com a comunidade evangélica);
19 HORAS: Reunião no Comitê Zona Sul – Nelson Costa.
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
AUDITORES FISCAIS CRUZAM OS BRAÇOS POR 48 HORAS
A categoria realizará Ato de Protesto nesta terça-feira às 9h30 em frente à Delegacia da Receita Federal do Brasil de Salvador nesta terça-feira
Os Auditores-Fiscais cruzam os braços por 48 horas – terça (28) e quarta-feira (29) – em protesto à intransigência do governo em mesa de negociação. A categoria rejeitou a proposta de 15.8% apresentada pelo governo na semana passada, que não chega a cobrir as perdas acumuladas nos últimos quatro anos, já que desde 2008 a classe vem sem reajuste salarial. Os Auditores Fiscais fazem protesto nesta terça-feira (28) às 9h30 da manhã, em frente ao prédio da Delegacia da Receita Federal do Brasil (RFB), na rua Alceu Amoroso Lima, bairro Caminho das Árvores, Salvador/Bahia.
A PARALISAÇÃO POR 48 HORAS fora da repartição na zona secundária e operação-padrão/paralisação na zona primária nos dias 28 e 29 de agosto, assim como uma nova Assembleia Nacional no dia 4 de setembro, foi decidida na última Assembleia Nacional.
Na última quinta-feira (23), a categoria realizou Ato de Protesto em frente à Alfândega do Porto de Salvador no Comércio, com a presença dos servidores das Agências Nacionais de Regulação, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) e da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Na ocasião, o presidente da Delegacia Sindical de Salvador, Luiz Fernando Nogueira, falou da posição da categoria em Salvador de rejeição à proposta apresentada pelo governo em mesa de negociação. Também alertou a todos os servidores presentes para ficar atentos para as novas propostas que poderão surgir. “O governo quer que aceitemos qualquer número colocado em mesa de negociação, e assim, futuramente, ficarmos sem poder reivindicar. Ou seja: presos a um acordo até 2016”.
Reivindicações – Os Auditores Fiscais reivindicam a implementação de um reajuste de 30,19% no salário final e da tabela remuneratória composta de seis padrões, com uma diferença de 4,5% entre eles. Além da criação de indenização de fronteira e zona inóspita, no valor de 20% do maior subsídio da categoria, nas localidades inóspitas e de zona de fronteira; a implementação de uma distribuição mais justa e equânime dos Auditores Fiscais na tabela remuneratória.
Estão incluídos também na pauta de reivindicação: o reajuste dos valores das diárias, de ressarcimento à saúde, indenização de transporte, auxílio-creche e vale alimentação, garantia da contagem especial do tempo de serviço com pleno cumprimento das decisões favoráveis do STF nos Mandados de Injunção, criação da indenização de periculosidade e insalubridade, substituição da licença-capacitação com o retorno da licença-prêmio e outras exigências.
ASCOM DO SINDIFISCO NACIONAL DS/SALVADOR
68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM REALIZA APREENSÃO DE ARMAS E DROGAS EM ILHÉUS
Na data de 24/08/2012, por volta das 21h40min, Policias Militares da 68ª CIPM, durante a “Operação Intensificação”, realizou busca e apreensão no Alto do Rombudo, resultando na prisão LUCAS DAMASCENO DOS SANTOS, 24 anos e com o mesmo fora apreendido 01 revólver calibre 32, 06 cartuchos calibre 12, além de pedras de crack, maconha e cocaína. Em seguida os policiais deslocaram até o Alto dos Carilos e durante a incursão, bandidos armados evadiram-se, abandonando 01 escopeta, calibre 12, 01 espingarda, calibre 28 e 05 tabletes de maconha prensada. Que o acusado, bem como todo material apreendido foi apresentado à autoridade policial na 7ª COORPIN para adoção das medidas legais cabíveis.
Previsão Diária de Tempo para o dia 28 de agosto de 2012 – Estado da Bahia
As condições do tempo para os próximos dias continuam sendo influenciadas por uma massa de ar quente e seco que vem atuando há várias semanas sobre o Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste do Brasil. Esse sistema ganha força, deixando o céu ensolarado e com poucas chuvas na maior parte dessas Regiões. Na Bahia, essa massa de ar deve influenciar as condições do tempo em toda a faixa centro-oeste e norte do Estado, elevando ainda mais as temperaturas (com máximas que podem chegar aos 34°C), bem como, reduzindo a umidade do ar a índices em torno dos 20%. Com essa previsão de tempo quente e seco, essas regiões continuam em estado de atenção, principalmente, em relação às queimadas, pois com a vegetação já ressecada, aumentam os riscos de ocorrer novos focos.
Por outro lado, nas regiões do Recôncavo, Nordeste e Sul são os ventos úmidos que sopram do Oceano Atlântico, que mesmo enfraquecidos, ainda contribuem para a ocorrência de chuvas fracas. Nessas áreas as temperaturas deverão variar entre mínimas de 17°C e máximas de 31°C. Já nas regiões da Chapada Diamantina e Sudoeste, onde são esperadas as menores temperaturas do Estado (mínimas de 12°C), a previsão é de céu parcialmente nublado a claro.
Para a cidade de Salvador e região metropolitana, o predomínio é de céu parcialmente nublado com chuvas fracas e isoladas, sendo estas mais frequentes durante a noite e nas primeiras horas da manhã. As temperaturas na capital baiana terão um ligeiro aumento, com valores variando de 20°C (mínimas) a 28°C (máximas).
Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUVs) previstos para os dias 28/08 (terça-feira) e 29/08 (quarta-feira) deverão variar de 09 a 11, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte das categorias Muito Alta e Extrema. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.
Fonte: Ascom/Inema
Jabes anuncia recuperação da Central de Abastecimento do Malhado
Atendendo convite do Sindicato do Comércio Varejista dos Feirantes e Vendedores Ambulantes de Ilhéus, o próximo prefeito da cidade, Jabes Ribeiro (PP), visitou pela segunda vez nesta campanha a Central de Abastecimento do Malhado, na manhã de domingo, 26, verificando as deficiências do local. Ao lado do vice Cacá, candidatos a vereador e militantes da Coligação Por Amor a Ilhéus, o governante foi acolhido com entusiasmo por comerciantes e consumidores.
Jabes garantiu empenho na próxima gestão para concretizar uma reforma geral na Central de Abastecimento, tanto no aspecto físico como padronização e manutenção dos boxes, além da segurança e organização administrativa do local. O açougueiro Ubiratan Neves de Sousa, 54 anos, disse que a categoria deseja a reativação do matadouro municipal e se queixou das dificuldades enfrentadas atualmente por causa de problemas estruturais.
Marcelo Bispo, conhecido como Marcelo do Requeijão, trabalha na Central de Abastecimento do Malhado desde sua fundação, em 1981, e compara a situação do espaço no período em que Jabes era prefeito com a condição atual. “Naquela época, a segurança funcionava, pois contávamos com a presença dos guardas municipais. Antes isso aqui era um centro turístico e hoje está defasado, por isso queremos que Jabes retorne”, enfatizou.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Vila Cachoeira e Salobrinho também garantem apoio à Professora Carmelita
“Agora é a vez da mulher”. Foi com esse grito de guerra que as comunidades de Vila Cachoeira e Salobrinho receberam na tarde do último sábado (25) a candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita, o vice-prefeito Mário Alexandre, o deputado federal Josias Gomes e os candidatos a vereador, reafirmando que Ilhéus terá pela primeira vez na história uma mulher administrando a cidade. Uma multidão tomou conta das ruas dessas duas localidades para caminhar com Professora Carmelita. A candidata a prefeita cumprimentou os moradores, falou de suas propostas, dos projetos para transformar Ilhéus, recolocando a cidade nos trilhos do desenvolvimento, e das suas ações nas áreas de educação, saúde, esporte, assistência social, infraestrutura, transportes, mobilidade urbana e turismo.
Em Vila Cachoeira o clima foi de muita alegria para receber Professora Carmelita, com direitos a muitos abraços apertados, beijos e o desejo de mudança. “Cada vez que vou para uma comunidade, para um distrito, para os morros de Ilhéus sinto a esperança no olhar dessas pessoas. E é para isso que estamos na política. Para mudar, para transformar a minha terra e cuidar melhor do nosso povo. E é isso que vamos fazer”, disse emocionada a candidata a prefeita de Ilhéus. O deputado federal Josias Gomes também reafirmou que tem andado em vários municípios, participado de várias campanhas políticas e não tem dúvidas de que Ilhéus vai eleger Professora Carmelita como a primeira prefeita da cidade. “São as pesquisas e o povo nas ruas que dizem isso”, garantiu o deputado federal.
Improviso, Oxente! discute políticas culturais amanhã
Antes da fala da convidada, a diretora administrativa do Instituto Nossa Ilhéus, Morgana Krieger, apresentou os indicadores da saúde da cidade. Em 54% dos índices de saúde pesquisados pela instituição, Ilhéus ocupa a pior colocação. Entre os 28 municípios do mesmo porte levantados, Ilhéus ocupa a última posição em mortalidade infantil, sendo 24 a cada mil nascimentos. O ideal seria de até 10 mortes em mil.
Adélia Melo iniciou sua fala parabenizando a iniciativa do espaço de discussão. Ela explicou que a saúde é um direito constitucional do cidadão e que poucos países dispõem de um sistema único de saúde. “O SUS, com todos os seus percalços, é um grande ganho para a sociedade. O indivíduo pode ascender no sistema, de acordo com a complexidade do seu problema”, declarou. Ela ainda ressaltou que a grande mídia divulga apenas as mazelas do SUS. “Se funcionasse bem, as clínicas particulares fechariam. E isso não é o interesse dos poderosos”, disse.
A médica ainda lembrou que, para que a sociedade tenha uma melhor qualidade de vida, é essencial associar saúde e educação. Em seu ponto de vista, é preciso que sejam disponibilizados cursos técnicos, de graduação e pós-graduação para oferecer capacitação para profissionais e população em geral.
Esta edição do Improviso, Oxente! termina em setembro. As propostas abordadas serão incluídas em um livro publicado pela Mondrongo, editora do TPI, e será entregue ao prefeito eleito como sugestões para seu projeto de governo.
DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO
ITABUNA (BA), 24 de agosto de 2012.
Amigos(as),
O grupo de apoio e auto-ajuda SE TOQUE, entidade sem fins lucrativos, promove a CAMPANHA DO DIA NACIONAL DE COMBATE AO FUMO, comemorado em todo Brasil no dia 29.08.12.
Convidamos V.Sa. a participar divulgando, fazendo parte e agregando valor às atividades.
Para sensibilizar a comunidade, o movimento em Itabuna escolheu alguns pontos do tema que são: o fumo é uma droga; causa dependência e por isso deve ser evitada a “primeira vez”. Com esse enfoque conclama a todos para que atuem em seus ambientes principalmente junto às crianças e adolescentes.
A programação já prevista para marcar a data é:
- 27 a 28.08.12 : Divulgação na Imprensa: Males do Tabagismo
- 29.08.12 – manhã de ação coletiva na Praça Olinto Leone com:
Repasse de informação e orientação à população com material educativo.
Para todas as atividades precisamos de voluntários: convidamos crianças, jovens, adultos e idosos a comparecerem dia 29.08.12 a partir das 9 horas da manhã na praça Olinto Leoni para juntarem-se a nós nesse ato de amor à vida!
Cordiais saudações,
Célia Mariza de Assis
Cristina Amorim
Érica C. Santos
Sueli Santos Dias – 73-3617-1401/8819-1344
Grupo de Apoio e Auto Ajuda – Se Toque





























































