WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Câmara Municipal de Ilhéus

Pequenos agricultores lotam plenário da Câmara para discutir invasões irregulares

Fotos by Demmys Dórea

A Câmara Municipal de Ilhéus realizou uma sessão especial na tarde desta terça-feira, 22, para debater as ocupações irregulares de terras no município. O requerimento partiu do vereador Jailson Nascimento que em sua justificativa destacou que a Casa Legislativa precisa buscar uma solução para esse problema juntamente com os órgãos competentes, uma vez que cada vez mais os pequenos agricultores estão sendo prejudicados.
Diversos segmentos da sociedade civil organizada que estão envolvidos na questão participaram do debate. A Comissão de Pequenos Agricultores de Buerarema, Ilhéus e Una foi representada através de seu presidente, Luiz Henrique Uaquin da Silva; a cidade de Buerarema pelo vereador local Roque Borges; os pequenos agricultores por Gerson Oliveira e o Assentamento Ypiranga por Juraci José Santana.

Clique para AMPLIAR.

Na visão de Uaquin, cerca de 27 mil hectares podem ser tomados pela União e caso isso aconteça 5 mil famílias ficarão sem moradia. “Continuaremos com os 350 manifestantes no aeroporto. Se nossas terras não forem devolvidas não sairemos de lá”, disse em referência a ocupação realizada pelos pequenos agricultores no aeroporto Jorge Amado que já dura 13 dias. Ainda em sua fala, Uaquin lembrou que sempre que se tem um movimento em Olivença lá estão várias pessoas se passando por índios e isso em nada ajuda nas manifestações. “Nós não somos contra o movimento indígena, mas contra essa quadrilha que está aterrorizando toda a região”, finalizou.
Os pequenos agricultores, na figura de Gerson Oliveira ficaram entristecidos pelo não comparecimento das maiores lideranças dos municípios afetados pelo problema. “A FUNAI, Ministério Público e os prefeitos das cidades não vieram a essa Sessão Especial, isso mostra a importância que eles dão para essa situação catastrófica”, frisou Oliveira. Já o representante do Assentamento Ypiranga, Juraci José Santana disse que há quatro anos vem vivendo momentos de tensão e que hoje em dia sofrem ameaças até de pessoas que já viveram no local e hoje são “índios”.
Pela Câmara Municipal de Ilhéus, o vereador Aldemir Almeida (PSB) fez uso da palavra para lembrar que é preciso ter muito cuidado com o que se fala e que toda essa situação é de responsabilidade do governador Jaques Wagner e da presidente Dilma Rousseff. “Não vejo nenhum interesse do governo Estadual e Federal em resolver o problema, caso eles quisessem já teriam resolvido”, finalizou o parlamentar.

Indústrias suspendem recebimentos de cacau no sul da Bahia

O número de importação de cacau no Brasil superou as expectativas e gerou um excesso no mercado interno. O fator está afetando diretamente os produtores regionais, que estão vendo o declínio nos preços da arroba, e preocupados com a recusa das empresas compradoras, de adquirirem cacau por estarem com espaço de armazenagem na região cacaueira inteiramente preenchida.

De acordo com o produtor de cacau, Henrique de Almeida, as indústrias do eixo Ilhéus-Itabuna estão se negando a comprar as amêndoas. “Isto está acontecendo por conta das moageiras não estarem recebendo cacau. Como você já deve saber, o Brasil vai produzir a maior safra de cacau dos últimos quinze anos e as moageiras, ainda assim importaram 42.000 toneladas, o que fez com que eles retirassem o ágio pago no mercado interno que chegou a USD$510,00 toneladas fazendo com que os preços no mercado interno despencassem”, afirmou Almeida.

O portal Mercado do Cacau entrou em contato com algumas indústrias instaladas no sul da Bahia. A Delfi Cacau Brasil informou que os recebimentos estão normais. “Estamos cumprindo com os nossos compromissos de compra e recebimentos de matéria prima. Também informo que não estamos importando cacau. Todas nossas compras estão direcionadas para o mercado local”, afirmou Paulo Torres, Diretor da Delfi Cacau Brasil, na unidade de Itabuna.

Também procuramos a Cargill no Brasil, através de sua assessoria de imprensa e questões corporativas, mas até o fechamento da matéria não obtivemos retorno.

“Apesar da alta em bolsa, tanto em Nova Iorque como em Londres, o preço (da amêndoa) está caindo. Com as alterações da Instrução Normativa 47 que facilita e barateia à importação, o governo está matando o produtor de cacau que sempre teve na liquidez seu maior aliado”, desabafou Almeida.

Fonte: Mercado do Cacau. 

Quatro irmãos morrem em acidente a caminho do velório da mãe

Os irmãos saíram de São Paulo a caminho do município de Ibirataia, onde acontecia o velório da mãe deles

Quatro irmãos morreram em um acidente envolvendo uma caçamba carregada de pedras na noite desta quarta-feira (22), na BR-116, próximo à cidade de Jequié. De acordo com a TV Bahia, os irmãos moravam em São Paulo e estavam a caminho do velório da mãe, no município baiano de Ibirataia.


Acidente aconteceu na noite desta quarta-feira (22) (Foto: Divulgação / PRF)

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), chovia na hora do acidente e o Fiat Palio onde as vítimas estavam escorregou na pista, colidindo contra uma caçamba carregada de pedras. Com o impacto da colisão, Evadilson, Edivaldo, Sinésio e Edinaldo Novais Butumussu morreram na hora.

Os corpos dos irmãos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jequié. O motorista da caçamba escapou ileso do acidente. A PRF não soube informar a causa da morte da mãe das vítimas.

Da Redação

CORREIO DA BAHIA

http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/quatro-irmaos-morrem-em-acidente-a-caminho-do-velorio-da-mae/

Amurc preocupada com rejeições políticas de projeto técnicos na região

Após a ampla repercussão da rejeição em primeira votação pela Câmara de Vereadores de Jussari do projeto de suplementação financeira que daria condições da Prefeitura Municipal executar uma obra de R$ 2 milhões, a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) manifestou preocupação com o fato.

A verba captada via projeto técnico aprovado pela Funasa (PAC II), que já vinha tramitando desde 2010, está com a primeira etapa dos recursos liberada, mas ainda não pode ser executada por conta do posicionamento contrário de vereadores que justificam a negativa ao período eleitoral. O presidente da Amurc, Cláudio Dourado, declarou equivocada a manifestação dos vereadores e teme que a reprodução deste posicionamento por outras Câmaras na região paralisem obras nos municípios.

Para o prefeito Cláudio Dourado, é notória a dificuldade em se captar recursos do Governo Federal, principalmente em cidades de pequeno porte como Jussari e a maior parte dos municípios da região. “Por conta disso e da importância que o novo sistema de abastecimento de água terá para a melhoria da saúde pública em Jussari, decidimos nos manifestar pedindo ao presidente da Câmara de Vereadores e demais vereadores que revejam o voto contrário”, declarou Cláudio Dourado.

Para o presidente da Amurc, o papel do Legislador é avaliar e aprovar projetos, no entanto, o projeto da água em Jussari já está pronto e aprovado por um dos mais rigorosos órgãos federais, que é a Funasa, devendo agora ser executado. “Os vereadores precisam entender que os municípios não podem parar de dois em dois anos por conta do período eleitoral. A Legislação Eleitoral tem suas próprias ferramentas para fiscalizar possíveis usos da máquina pública e cabe ao legislador fiscalizar as aplicações dos recursos”.

A Amurc faz um apelo, em nome da população de Jussari, que a Câmara de Vereadores reveja sua posição para que a comunidade não seja penalizada e haja o início imediato das obras representando um ganho para o povo e não de partidos políticos.

JABISTAS DENUNCIAM “OPERAÇÃO TABAJARA IV”

Uma fonte jabista está denunciando uma ação do prefeito Newton Lima que estaria liberando os cargos de confiança para votarem livremente em qualquer candidato a prefeito, numa “tentativa desesperada de desvinculá-lo da candidata do PT”. Segundo a fonte, a estratégia é passar para a população a ideia de que Carmelita é independente, mas a avaliação é de que essa manobra não dará certo. “Eles tentaram de tudo, desde desfiliação do prefeito à exoneração de alguns integrantes do primeiro escalão, mas esquecem de que o povo não se engana facilmente, e sabe que a máquina da prefeitura é comandada pelo PT que detém a maioria dos cargos.” – disse.
Os ocupantes de cargos de confiança estão sendo obrigados a participar dos eventos de campanha de Carmelita, de acordo com a fonte jabista, e diz ainda que a “razão inusitada de realizar caminhadas à noite é exatamente para que não coincida com o expediente de trabalho.”


AI/i

Jabes quer Bases Comunitárias de Segurança nos bairros de Ilhéus

O candidato a prefeito Jabes Ribeiro (PP) e o vice Cacá (PMDB) reuniram-se com lideranças de diversos segmentos da segurança, na noite de quarta-feira, 22. Representantes da guarda-municipal, salva-vidas, segurança privada, policiais civis e militares, agentes de trânsito e agentes penitenciários mostraram aos candidatos da Coligação Por amor a Ilhéus que os índices de violência na cidade são alarmantes.

Jabes / Segurança


A reimplantação da Prefeitura Cidadã, que levava democracia aos bairros e criava um conselho de segurança em cada um deles, e a solicitação ao Governo Estadual para a inclusão de Ilhéus no programa Base Comunitária de Segurança são algumas propostas de Jabes para o setor. Esse programa já reduziu acentuadamente os índices de criminalidade em vários municípios da Bahia.
:: LEIA MAIS »

Atrações para toda família neste fim de semana na Casa

A programação deste fim de semana da Casa dos Artistas de Ilhéus oferece atrações para todas as idades. Nesta sexta-feira (24) às 20 horas, tem espetáculo do Grupo Vozes, de Itabuna, que traz ao Teatro Pedro Mattos a peça Berro D’Água. No sábado (25), a Cia, Boi da Cara Preta encena o musical infanto-juvenil Lendas da Lagoa Encantada, às 17 horas. E, mais tarde, às 20 horas, haverá a sessão-apresentação do Cinema Incidental.Berro D’Água faz parte do projeto Sextas de Jorge, em homenagem ao escritor grapiúna. O espetáculo mantém a ironia do romance que inspirou seu enredo: “A morte e a morte de Quinas Berro D’água”, de Jorge Amado. Adaptado em cordel por Ulisses Prudente, o texto destaca seu caráter popular. Sob a direção de Jorge Batista, a montagem mostra a energia dos personagens que rompem com valores político-sociais para afirmar os valores populares. A peça retorna à Casa dos Artistas no dia 31 deste mês.

Lendas da Lagoa Encantada apresenta os personagens que povoam o imaginário do povoado da Lagoa Encantada. Eles tentam ajudar a comunidade a se livrar do bicho Mondrongo, que ameaça a cultura popular e o meio ambiente. Além de interpretar, o elenco da Cia. Boi da Cara Preta canta, dança e executa a trilha sonora ao vivo. Texto e músicas são de Romualdo Lisboa e Elielton Cabeça e a direção de Tânia Barbosa.

O projeto Cinema Incidental segue dando novas trilhas sonoras para obras de Charles Chaplin. Enquanto o filme mudo é projetado, atrás da plateia, são construídos músicas e efeitos sonoros com instrumentos tradicionais e alternativos ao vivo. A direção do espetáculo é de Elielton Cabeça.

Assim como as demais atrações da Casa dos Artistas, os ingressos para os espetáculos são vendidos a preços populares. Para ver Berro D’Água ou Lendas da Lagoa, as entradas custam R$ 10 e R$ 5. Já os ingressos para Cinema Incidental serão vendidos a R$ 6 e R$ 3. Vale lembrar que 20% da bilheteria é destinada a estudantes de escola pública que, comprovando sua matrícula, entram gratuitamente.

Cineclube na segunda-feira

            Em agosto, o Cineclube Équio Reis celebra o centenário de Jorge Amado. Por isso, durante todo o mês, o projeto vem exibindo filmes inspirados nas obras do escritor grapiúna. Na última sessão do mês, dia 27, será projetado Tieta do Agreste, a partir das 19 horas. A classificação é de 14 anos e a entrada é franca.

 

Prefeitura Municipal de Ilhéus


Plano Municipal da Mata Atlântica de Ilhéus será votado pelo Condema
Saúde realiza mutirão na Central de Abastecimento
Ator premiado em Londres ministra workshop em Ilhéus
Seduc faz avaliação positiva de evento promovido pelo Crie

:: LEIA MAIS »

Ministros evangélicos garantem apoio à candidatura de Carmelita

Pastores, missionários e diretores da Associação dos Ministros Evangélicos de Ilhéus (AMEI) se reuniram para confirmar o apoio da entidade à candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT). Na avaliação dos pastores, a postura cristã da candidata, os projetos apresentados para recolocar Ilhéus nos trilhos do desenvolvimento e a conduta ilibada de uma candidata de mãos e ficha limpas, foram fundamentais para que a Amei escolhesse Professora Carmelita para ser a primeira mulher a administrar a cidade. “E a senhora vai marcar a história da cidade. Não apenas por ser a primeira mulher a governar Ilhéus, mas principalmente por transformar positivamente a nossa cidade”, afirmou o atual presidente da entidade, Pastor André Luiz de Castro.

Carmelita / Ministros

No encontro com os pastores evangélicos, Professora Carmelita fez questão de ouvir atentamente o que cada ministro deseja para a sua cidade e como cada um pode colaborar propondo alternativas para resolver os muitos problemas da cidade. A candidata a prefeita também falou dos seus projetos para Ilhéus, com investimentos nas áreas de educação, saúde, assistência social, moradia, geração de emprego e renda, transportes, cultura, turismo, esporte e uma atenção especial para o homem do campo. Professora Carmelita também garantiu apoio a eventos importantes realizados pelos evangélicos e que já fazem parte do calendário da cidade, a exemplo da Marcha para Jesus e o Vem Louvar Verão. “São eventos que atraem para a cidade milhares de visitantes para louvar ao Senhor. E isso deve ser incentivado, apoiado pelo poder público”, complementou a candidata a prefeita.

:: LEIA MAIS »

Jabes e Cacá têm o apoio de quem vive nos altos de Ilhéus

Em cada bairro, distrito, vila e povoado que visita, Jabes Ribeiro (PP) é aclamado como o prefeito que tem competência administrativa e experiência política para reconduzir Ilhéus ao caminho do desenvolvimento econômico e social. Na quarta-feira, 22, foi a vez dos moradores dos Altos São Luiz e São Sebastião confirmarem o apoio a sua candidatura, recebendo com entusiasmo a comitiva da Coligação Por Amor a Ilhéus.

Jabes / Altos – Fotomontagem: O SARRAFO.

Jabes, o vice Cacá (PMDB), candidatos a vereador e militantes da coligação promoveram mais um corpo a corpo nas ladeiras onde vive a maioria dos ilheenses, consolidando o favoritismo do número 11 nestas eleições. O músico Diego Macedo, 28 anos, residente no conhecido Outeiro de São Sebastião enfatiza que Ilhéus está precisando de muita coisa. “Voto em Jabes por causa da sua história, só ele para tirar o atraso dessa cidade”.

A aposentada Almira Lemos, também moradora do Outeiro mostra-se indignada com a sujeira das praias. A ilheense não se conforma com o espaço que a cidade tão bonita está perdendo para Porto Seguro e Canavieiras, onde foram gravadas cenas da minissérie Gabriela. “Infelizmente, Ilhéus não tem mais os cenários exibidos na primeira vez que Gabriela foi exibida”, lamenta.

No Alto São Luiz, a dona de casa Ângela Sousa falou da confiança absoluta que sente no trabalho de Jabes. “Ele vai ser nossa salvação, se Deus quiser”. Nas visitas, predomina o descontentamento dos moradores com o descaso administrativo que impera em Ilhéus há oito anos.

Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa

Coronel Batista é entrevistado no programa Cidade Informe, na Conquista FM

Coronel Batista

O Coronel Batista, candidato a vice-prefeito de Jorge Luiz, pelo Psol, foi entrevistado pelo radialista Ciro Zatele, no programa Cidade Informe de ontem (22). Na pauta, Zatele deu ênfase a Segurança Pública, uma vez que, o Coronel, como PM, esteve por mais de quatro décadas na ativa, comandando tropas em Pelotões e Companhias nas regiões leste e norte do nosso Estado, onde também foi Delegado de Polícia por mais de cinco anos. Comandou, por último, o 2º Batalhão PM-Ilhéus, onde se tornou conhecido por suas ações comprometidas com a valorização da Instituição e o respeito à dignidade humana.

Durante a entrevista, todas as perguntas sobre a área foram respondidas com objetividade. Depois de ouvir do entrevistador os dados referentes a segurança pública na Bahia, o Coronel respondeu que: “Se a Bahia está no ranking em que está, é devido à falta de investimentos. Os recursos públicos destinados para a segurança pública tem que ser executados fielmente e, além disso, merecer aditamentos, porque segurança é prioridade.” Trazendo o assunto para o âmbito municipal, o Coronel continuou a enfatizar a necessidade de investimento para que todas as condições de infra-estrutura resultem em uma segurança pública eficaz. “Para além de aquisições tecnológicas para a segurança, que são também importantes, segundo estudos da ONU, estamos com menos da metade do efetivo, do pessoal necessário para um serviço ideal. Isso implica em um serviço incompleto, com defasagens. Precisamos cuidar dessa área como um todo.”

O Coronel se posicionou a favor da greve dos professores e dos policiais: “estarei sempre ao lado daqueles que reivindicam direitos, daqueles que buscam respeito aos seus direitos”, afirmou. A entrevista na íntegra pode ser ouvida no site: www.ilheusvota50.blospot.com

Ascom

Jorge Luiz 50

Para Libertar Ilhéus

Bahia Pesca entrega 200 mil alevinos a quilombolas de Itacaré

Cerca de 300 famílias de dez comunidades quilombolas de Itacaré (a 241 quilômetros de Salvador) terão, a partir desta sexta-feira (24), mais uma alternativa de renda e comida na mesa, com a distribuição de 200 mil alevinos de tilápia. O fornecimento acontecerá a partir das 10h na prefeitura do município e contará com o acompanhamento de técnicos da Bahia Pesca, que irão orientar os pequenos piscicultores familiares sobre as aguadas apropriadas para o crescimento dos peixes e a alimentação adequada a ser fornecida em cada fase da vida da espécie.

“Os cuidados são necessários para que a taxa de sobrevivência dos peixes se mantenha em níveis aceitáveis e os alevinos alcancem um tamanho e peso ideal. O peixamento tem como objetivo aumentar a oferta de pescado nessas regiões e dar uma nova alternativa de renda para as famílias”, explica o subgerente de piscicultura da Bahia Pesca, Flávio Souza.

Equipamentos de Proteção

A Bahia Pesca vai entregar, também em Itacaré, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as marisqueiras, às 9h, na Colônia Z-18. Por volta das 13h, marisqueiras de Ilhéus da Colônia Z-19, no Pontal, também serão beneficiadas e às 16h os equipamentos serão entregues na Associação de Pescadoras e Marisqueiras do São Miguel (Apesmar). As ações integram o programa de fortalecimento e geração de renda para as famílias da área de implantação do Porto Sul.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia