:: ‘Notícias’
Carmelita realiza a maior caminhada política do bairro Teotônio Vilela
Uma mistura de fé, esperança e a certeza da vitória. Assim foi a caminhada realizada pela candidata a prefeita da coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), e do vice-prefeito Mário Alexandre(PSD) no Teotônio Vilela, na tarde da última sexta-feira (17), o maior ato político já realizado em toda a história do bairro. O evento contou com a presença das deputadas estaduais Ângela Sousa (PSD) e Fátima Nunes (PT), de dezenas de candidatos a vereador e ainda diversas lideranças religiosas e comunitárias do local.
“O Vilela mostrou que quer mudanças e que vai colocar uma mulher pra arrumar a nossa cidade. Chega de atraso. Agora é a vez da mulher”, disse emocionada a dona de casa Rita de Cássia Assis Rocha, que acompanhou a caminhada do inicio até o final do ato público. “Nunca um candidato reuniu tanta gente assim pra caminhar de forma voluntária. Isso sim é amor pelo bairro”, complementou a dona de casa. Por onde passava, Professora Carmelita era recebida com alegria e com gestos de apoio.
:: LEIA MAIS »
Você sabia que é preciso lavar os ovos? Veja essa e outras dicas para evitar a salmonela
Seis em cada dez pessoas que consomem ovos crus ou mal cozidos já tiveram febre, diarreia, dor de estômago e náusea, segundo pesquisa realizada pela nutricionista Daniele Leal, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (Esalq-USP), em Piracicaba (SP).
Além de evitar consumir o alimento cru ou mal-cozido, uma dica para evitar a doença é limpar os ovos e tirá-los da embalagem antes de guardá-los na geladeira. Além disso, é bom não deixá-los na porta, já que o abrir e fechar pode causar rachaduras e permitir a entrada da bactéria no ovo.
A nutricionista da Esalq-USP explica que o habitat da salmonela é o intestino da galinha, daí a contaminação da casca acontecer na hora em que o ovo é posto. Isso também explica por que outros alimentos podem ser infectados com a bactéria se o cozinheiro manipular o ovo e, na sequência, mexer em outras comidas sem antes lavar a mão com água e sabão ou detergente.
Na hora do consumo, antes de quebrar o ovo, é preciso lavá-los: “O correto é lavar o ovo com água corrente, secar a casca, quebrá-la e, na sequência, lavar e secar as mãos para evitar que outros alimentos sejam contaminados pela salmonela”, diz a nutricionista Daniele Leal.
Para nossa sorte, prevenir a contaminação é fácil, conforme você confere no álbum abaixo:
Prefeitura Municipal de Ilhéus
O ALCOOLISMO NA ADOLESCÊNCIA
Alcoolismo nunca foi problema exclusivo dos adultos. Pode também acometer os adolescentes. Hoje, no Brasil, causa grande preocupação o fato de os jovens começarem a beber cada vez mais cedo e as meninas, a beber tanto ou mais que os meninos. Pior, ainda, é que certamente parte deles conviverá com a dependência do álcool no futuro.
Para essa reviravolta em relação ao uso de álcool entre os adolescentes, que ocorreu bruscamente de uma geração para outra, concorreram diversos fatores de risco. O primeiro é que o consumo de bebida alcoólica é aceito e até estimulado pela sociedade. Pais que entram em pânico quando descobrem que o filho ou a filha fumou maconha ou tomou um comprimido de ecstasy numa festa, acham normal que eles bebam porque afinal todos bebem.
Sem desprezar os fatores genéticos e emocionais que influem no consumo da bebida – o álcool reduz o nível de ansiedade e algumas pessoas estão mais propensas a desenvolver alcoolismo – a pressão do grupo de amigos, o sentimento de onipotência próprio da juventude, o custo baixo da bebida, a falta de controle na oferta e consumo dos produtos que contêm álcool, a ausência de limites sociais colaboram para que o primeiro contato com a bebida ocorra cada vez mais cedo.
Não é raro o problema começar em casa, com a hesitação paterna na hora de permitir ou não que o adolescente faça uso do álcool ou com o mau exemplo que alguns pais dão vangloriando-se de serem capazes de beber uma garrafa de uísque ou dez cervejas num final de semana.
Não se pode esquecer de que, em qualquer quantidade, o álcool é uma substância tóxica e que o metabolismo das pessoas mais jovens faz com que seus efeitos sejam potencializados. Não se pode esquecer também de que ele é responsável pelo aumento do número de acidentes e atos de violência, muitos deles fatais, a que se expõem os usuários.
Proibir apenas que os adolescentes bebam não adianta. É preciso conversar com eles, expor-lhes a preocupação com sua saúde e segurança e deixar claro que não há acordo possível quanto ao uso e abuso do álcool, dentro ou fora de casa.
* Fonte: drauziovarella.com. br
—
Enviada por Risomar Lima.
Inscrições para o III SIAP terminam em 31 de agosto
Estudantes e profissionais ligados à pesca e a aquicultura que queiram apresentar trabalhos técnicos-científicos no III Simpósio Internacional de Aquicultura e Pesca (SIAP), que acontecerá em Salvador nos dias 8 e 9 de novembro, precisam se apressar. As inscrições para o evento, que faz parte da programação da AquapescaBrasil 2012 – Fera Internacional da pesca e aquicultura, terminam no dia 31 de agosto. Podem se inscrever alunos, ex-alunos universitários, mestrandos, doutorandos e também empresários.
Os trabalhos selecionados poderão ser apresentados durante o evento na forma oral ou pôster, dentro de cinco categorias: Aquicultura de Água Doce, Maricultura, Pesca Industrial, Pesca Artesanal e Tecnologia do Pescado. Os trabalhos apresentados na forma oral serão avaliados por um comitê técnico. Todos os inscritos para apresentação de trabalhos poderão assistir gratuitamente as palestras do III SIAP, que inclui ainda debates e mesas redondas de especialistas nos setores.
A AquapescaBrasil um dos maiores eventos internacionais do setor pesqueiro e aquicola será realizado de sete a nove de novembro em Salvador.O secretário de agricultura do estado,engenheiro agrônomo Eduardo Salles, afirma que estamos trabalhando para que seja de excelente nível.Isaac Albagli,presidente da Bahia Pesca, acredita “que a AquapescaBrasil vai atrair novos investimentos para o estado.”
ASCOM BAHIA PESCA
Caravana de Carmelita é recebida com festa em Castelo Novo e Banco do Pedro
Moradores dos distritos de Castelo Novo e Banco do Pedro fizeram uma grande festa na manhã deste domingo (19) para receber a caravana da vitória da candidata a prefeita pela coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT). Há décadas abandonados pelo poder público e vítimas de promessas de governos que já administraram a cidade, mas que nada fizeram pelas comunidades do interior, os moradores fizeram questão de abraçar Professora Carmelita, o vice-prefeito Mário Alexandre e a comitiva formada por diversos candidatos a vereador e disseram que agora chegou a vez de uma mulher competente, preparada e de mãos limpas administrar o município de Ilhéus.
Professora Carmelita abraçou cada morador desses dois distritos, ouviu as reivindicações, os apelos, as solicitações de obras e melhorias e assumiu o compromisso de cuidar mais da zona rural de Ilhéus. A candidata a prefeita também falou do seu plano de governo que tem um olhar especial para os moradores do interior, buscando aproximar cada vez mais o campo da cidade. “Tenho andado muito pelo interior do município de Ilhéus e tenho visto o quanto o nosso povo vem sendo abandonado ao longo dos anos. Mas nós vamos mudar essa história e tratar os moradores do campo com mais dignidade. E um dos nossos projetos, que constam inclusive no nosso plano de governo, é o de oferecer uma educação de qualidade e diferenciada para o alunos do interior, garantir postos médicos funcionando e com médicos, enfermeiros e medicamentos, melhorar as estradas para garantir o escoamento da produção e assegurar mais opções de lazer para cada comunidade. Isso sim é tratar o homem do campo com carinho e com a dignidade que ele precisa e merece”, garantiu Professora Carmelita.
:: LEIA MAIS »
Interior recebe Jabes e Cacá de braços abertos
Respaldado pelo legado de trabalho e amor pela cidade, no final de semana, o candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), intensificou as visitas que vem fazendo aos distritos, vilas e povoados desde o início da campanha. Ao lado do vice, Cacá (PMDB), ele esteve com os moradores do Couto, no sábado, 18, e passou o domingo, 19, entre Urucutuca, Vila Campinhos, Vila Olímpio, Ribeira das Pedras e Castelo Novo.
Assim como no centro e bairros de Ilhéus, o tema principal das conversas dos ilheenses do interior com o próximo prefeito de Ilhéus foi as enormes dificuldades enfrentadas diariamente pela população, fruto do descaso administrativo dos últimos oito anos. O péssimo estado das estradas vicinais é a queixa principal de quem vive nas áreas mais distantes do município.
Em Urucutuca, o aposentado José Maria dos Santos, 86 anos e a dona de casa Maria do Carmo Santos, 63 anos, sintetizaram o sentimento de indignação dos seus vizinhos. “A situação aqui está feia, estamos abandonados”, enfatiza a moradora. A esperança na competência administrativa e dedicação de Jabes para resolver os problemas dos distritos, vilas e povoados a mesma para Nivalda Oliveira, 72 anos, Carmem Lúcia, 42 anos.
:: LEIA MAIS »
Marli Gonçalves em: Nem toda a nudez será castigada.
Pronto, agora melou. Virou moda. Vira e mexe agora, em todo o mundo, alguém arria as calças, levanta a blusa, mostra os peitos, põe a própria na janela. Não é uma nova forma de protesto, mas está sendo atualizada, com mulheres lindas e loiras que se jogam no chão e esperneiam quando a polícia chega e as arrasta, gerando invariáveis fotos para manchetes
Os protestos ficaram mais bonitos em todo o mundo. O problema vai ser quando banalizar a forma, ou formato, o que aqui no Brasil acontece muito mais rápido do que em qualquer outro lugar. Não faz um mês apareceu uma ativista em verde e amarelo, a Sara Winter, como ela própria se batizou. Apareceu, viajou para a Ucrânia e foi aceita – é, isso mesmo, tem de passar por uma espécie de vestibular com prova oral e prova prática, de capacidade de aguentar o tranco – no mais novo grupo feminista da praça internacional, o Fêmen. Aquele, das moças bonitas, guirlanda de flores nos cabelos, seios fartos e pele alva pintada com os dizeres dos protestos, grupo que foi aparecendo aqui, ali, e daqui a pouco vai abrir franquias em todo o planeta. Logo no primeiro protesto lá fora, Sara foi parar na cadeia, gritando que era estrangeira, e brasileira. Nem sei como não levou umas bolachas a mais justamente por isso.
Aqui, Sara foi imediatamente paparicada pela imprensa, como uma ET que desce à Terra. Parecia que finalmente nascia uma heroína, um protótipo de Macunaíma. Mas como protesto não é coisa de se fazer sozinha sempre, Sara já andava arregimentando novas “membras” para a organização feminista, que proclama um feminismo diferente. E começou a testá-las, também nas ruas. Apareceram na Avenida Paulista contra proibição de partos em casa. Apareceram contra a opressão. E, pelo que parece, podem aparecer a qualquer momento contra qualquer coisa que não precise exatamente explicar muito. Ótimo.
Tudo ia indo muito bem até que essa semana a polícia resolveu catá-las, depois que ela e outras abnegadas em teste foram parar na frente do Consulado russo em São Paulo, pedindo a libertação, lá na Rússia, das três integrantes do Pussy Riot, banda encarcerada (que pegou dois anos de pena) porque andou, digamos, falando da mãe do presidente Putin. E dentro de uma igreja.
:: LEIA MAIS »
APAE DE ILHEUS REALIZA SEMANA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL E MÚLTIPLA
Por Anna Karenina 4085.BA
A Associação de Pais e Amigos Excepcionais (APAE) de Ilhéus convida a comunidade ilheense a participar da Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que começa nesta terça-feira, 21, ao dia 28 de agosto de 2012. A abertura do evento acontece na Praça do Teatro Municipal, 21, às 17:30h e no próximo dia, quarta-feira, 22, às 8hs ocorrerá a Caminhada de Sensibilização com saída na Praça Dom Eduardo para o centro da cidade. Ao longo da semana, serão realizadas atividades que envolvem manhã de lazer, momento musical e seminário que tem como tema “A Importância da Capacitação e inserção no mercado de Trabalho da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e da família”. O encerramento do evento será na próxima terça-feira, 28, com visita dos alunos do Mercado de Trabalho à empresa Livitech, 8 hs.
“Queremos uma igualdade que reconheça as diferenças, e uma igualdade que não produza desigualdade”. – Professor Boaventura Santos.
Seminário
É na sexta-feira, 24, que acontecerá um Seminário no Ilhéus Hotel tendo como temas “A Importância da Capacitação e inserção no mercado de Trabalho da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla e da família”, que será às 9 horas, ministrada por Maraísa Helena Estêvão Pereira, e o “Benefício de Prestação Continuada – Lojas”, às 14 hs, por Érica Maria de Souza, Analista Previdenciária e Assistente Social do INSS.
Maraísa Helena Estêvão Pereira é Mestra em Educação, Especialista em Educação Especial e Políticas Púbicas, Pedagoga, Psicóloga, Neuropedagoga, também é Chefe do Núcleo de Transtorno Global do Desenvolvimento da Secretaria de Educação do Distrito Federal e realiza Consultora Técnica nas áreas de Educação Inclusiva, Produção de Softwares Educacionais, Tecnologia Assistiva, Acessibiidade e Projetos para Pessoas com Deficiências.
JABES / CONQUISTA
MORADORES DA CONQUISTA ADEREM EM MASSA Á VITÓRIA DE JABES EM 7 DE OUTUBRO.
Até a chuva forte que caiu durante todo o dia deu uma trégua para a caravana do amor por Ilhéus tomar conta das ruas da Conquista na tarde deste sábado, 18. Assim que o candidato a prefeito Jabes Ribeiro (PP) chegou ao bairro, as nuvens escuras cederam lugar a um céu tão azul quanto a cor oficial da aliança partidária que tem a preferência dos ilheenses. Ao lado do vice Cacá (PMDB), candidatos a vereador, jovens militantes da coligação, mulheres e crianças, o próximo prefeito de Ilhéus caminhou pelas ruas que ele tanto cuidou quando governou a cidade.
Os moradores da Conquista fizeram uma festa para Jabes e sua coligação, cantando a música da campanha com alegria e confiança, confirmando que no dia 7 de outubro o número que vai mudar a história de Ilhéus é o 11. Quem não seguiu a caravana, expressou o apoio das varandas e passeios, lembrando as obras, projetos e ações que colocaram Jabes no pódio como um dos melhores prefeitos que a cidade já teve.
ILHÉUS NO TEMPO QUE ARCO IRIS ERA PRETO E BRANCO
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
—
Fotos enviadas por leitores do R2CPRESS e que ilustraram matérias.
—
Para ver TODO o álbum “ILHÉUS – FOTOS ANTIGAS” clique AQUI e depois em apresentação de slides.































































