WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Eleição de Carmelita é prioridade para o PT e para a presidente Dilma, afirma Falcão

O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores, Rui Falcão, disse nesta terça-feira (14), em Ilhéus, que a eleição da Professora Carmelita é prioridade para o partido e para a presidente Dilma Roussef. Falcão participou de um encontro com representantes sindicais e de partidos que formam a base aliada do governo federal e garantiu que, para o País, a eleição de Carmelita em Ilhéus representa mudança, inovação e via de esperança para uma cidade que tenta retomar o rumo do desenvolvimento depois de uma crise profunda. “Nós viemos aqui para falar desta prioridade”, afirmou, acrescentando que, Carmelita ganhar a eleição em Ilhéus “significa trazer para cá, e com identidade, os benefícios que o governo federal já está oferecendo a todo o Brasil”. De acordo com o presidente nacional do PT, está na hora de Ilhéus abrir oportunidade de trabalho para as pessoas. “O que acontece em todo o Brasil precisa acontecer aqui também”, afirmou, sendo bastante aplaudido.

Carmelita

Rui Falcão também confirmou que nesta quarta-feira (15), Professora Carmelita será recebida, em São Paulo, pelo ex-presidente Lula. “Ela também conta com ele”, garantiu. Ainda segundo o dirigente, o PT de todo o Brasil entra de corpo e alma para ajudar Carmelita. “É não será só para ganhar a eleição. Será para colocar Ilhéus nos trilhos e em sintonia com o governo federal”, completou. Além do presidente nacional da sigla, esteve em Ilhéus o sindicalista Jonas Paulo, presidente estadual do PT, que veio reforçar o apoio dos dirigentes estaduais à candidatura de Professora Carmelita. “Não abriremos mão de ajudar governos com a sensibilidade de apoiar o nosso projeto nacional. Entendemos a importância da candidatura de Professora Carmelita. Sabemos que Ilhéus não pode esperar. Não queremos ficar ouvindo o apito do trem e do navio que passarão pela Fiol e pelo Porto Sul. Queremos isso em forma de benefício para o povo de Ilhéus, o povo mais simples”, afirmou.

Para Jonas Paulo a cidade vive um momento em que é preciso ter um gestor  que não tenha apenas a visão de administrar, mas que ofereça a sensibilidade para cuidar das pessoas. “E quem cuida bem, sabe cuidar melhor do que qualquer pessoa é a mulher, é a mãe”, destacou. O presidente estadual do PT denunciou que setores que disputam a eleição chegaram até a trabalhar contra os investimentos previstos para a cidade. “Eles queriam apostar no caos, por quem com o caos tudo ficaria mais fácil”, disse. “Deixa a disputa acontecer. Nós sabemos quanto vale a nossa sola de sapato. E temos a tranquilidade de dizer que esta curva ascendente da Professora nos anima e empolga a militância. Alguém achava que ia ter WO, mas a vitória vai ser nossa. Temos condições objetivas de vencer”, garantiu. Jonas Paulo disse ainda que a vinda do presidente nacional do PT é apenas um começo de sucessivos apoios nacionais que Carmelita terá. ”Viremos mais, viremos todos. Temos o compromisso em fazer as transformações que ilhéus almeja. O Brasil tem responsabilidade com esta cidade”, finalizou.

Prefeitura Municipal de Ilhéus

“Festival Amar Amado foi um sucesso”, afirma presidente da Fundação Cultural
Prefeitura programa mutirão de serviços públicos para o São Miguel
Animais ainda podem ser vacinados contra raiva
Desfile de 7 de setembro volta a ser discutido em reunião

:: LEIA MAIS »

Concurso Reinvente Jorge Amado premia vencedores

No último sábado, dia nacional do estudante, foram premiados os vencedores do Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado. Depois de passarem por uma pré-seleção, sob a responsabilidade de Cristiane Santana, Vitor Aziz, André Luiz Rosa Ribeiro e Emerson Araújo, os 15 finalistas tiveram a oportunidade de defender seus trabalhos para um júri emérito composto pela família Amado: João Jorge Amado, Maria João Amado e João Amado Filho; por Cláudia Benvenuti, da Sky Brasil; Elena Beliakova, tradutora russa da obra de Jorge Amado e Márcia Tude, curadora da Feira Literária Ler Amado. Ao final, nove premiados sagraram-se vencedores.

Na categoria Imagem, Milena Nascimento Almeida, do Colégio São Jorge dos Ilhéus, ficou em primeiro lugar, com o trabalho “Salve Jorge Amado;” em segundo lugar, Larissa Araújo Macena, do IME, com o título “Amadolândia” e em terceiro lugar, William Santos Simões, do Centro de Educação Criativa, com a ilustração “Amado Jorge da Bahia”.

Na categoria Texto, foram vencedores: Junio Santos Gomes, do Colégio Estadual do Salobrinho, em primeiro lugar, com o texto “O real sentido da vida quem me deu foi Jorge”; Mariana Barreto de Oliveira, do Colégio Impacto, ficou na segunda posição, com o texto “Jorge Amado no século XXI” e Lavínia dos Santos Pereira, também do Colégio Impacto, ficou na terceira posição com o texto “Um herói Amado”.

Na categoria Audiovisual, Brice Rodut, do Colégio Ideal, alcançou a primeira posição com o vídeo “O meu encontro com Jorge Amado”; Vitor Steiner Corso ficou em segundo lugar com o vídeo “Jorge, Amado Grapiúna” e Caroline Hala, do Instituto de Ensino Joana D´arc, ficou em terceiro lugar com o vídeo “Mar Morto”.

O primeiro lugar de cada categoria receberá R$ 1.000,00, 01 ano de assinatura Sky Fit gratuito e um kit de livros do escritor Jorge Amado; o segundo lugar: R$ 600,00 e 1 kit de livros do autor Jorge Amado e em terceiro lugar: R$ 400,00 e mais 1 kit do escritor Jorge Amado.

As professoras que orientaram os trabalhos vencedores do primeiro lugar: Edna Serpa, Alyne Martins Gomes e Flávia Briglia receberão, cada uma, Certificado e Kit do autor Jorge Amado e as Instituições de Ensino dos primeiros lugares: Colégio São Jorge, Colégio Estadual do Salobrinho e Colégio Ideal receberão Certificado e Kit Jorge Amado.

O Concurso Cultural Reinvente Jorge Amado foi uma promoção da Fundação Cultural de Ilhéus, Prefeitura Municipal e Sky Brasil, com apoio da Editora Companhia das Letras.

Chega a Ilhéus a Comédia Casar pra Quê ?

*5 anos em cartaz, mais de 600 mil espectadores, sucesso de crítica e público. É preciso dizer mais?

*Sim, é preciso… Novos quadros e nova direção. Quem assina a nova direção é o consagrado ator e comediante Eri Johnson, que garante mais de uma hora de gargalhada!

*Você não pode perder!!!

CASAR PRA QUÊ?

Dividir a vida com alguém não é tarefa nada fácil, mas pode ser muito divertido, principalmente quando marido e mulher vivem um descompasso entre aquilo que pensam e o que querem. A peça Casar pra quê? trata com muito bom humor dessas diferenças vividas dentro de um casamento em que, mesmo com tantas arestas, é feito de muito amor.
Em cartaz desde 2007, o espetáculo já foi assistido por mais de 600 mil espectadores.

A peça “Casar pra quê?” é uma comédia romântica que nasceu da vontade do ator e autor Alessandro Anes de levar para os palcos um espetáculo onde a comunicação com a platéia fosse feita de maneira intimista e divertida. Assim, começou a observar trechos de conversas de bar, papos pelos corredores, e foi colecionando pérolas do complicado relacionamento entre homens e mulheres. Fez então uma seleção do que considerou o mais absurdo, o mais engraçado e quando viu, tinha pronta a história de um casal que representa todos os outros: ela vendo a vida de um jeito que para ele é totalmente maluco e ele querendo curtir de uma forma que para ela é inadmissível! E o mais louco de tudo: ela é louquinha por ele, e ele não vive sem ela!
Ela gosta de ir ao shopping, falar horas com as amigas no telefone e não perde um capítulo da novela. Ele não dispensa um futebol com a galera, uma cerveja gelada e claro, adora falar mal da sogra! Situações como essas fazem parte da vida de todo casal, e é mostrada por esses dois jovens – hilário casal. O que é mais incrível é que esses dois não se largam.
Assim, “Casar pra quê?” chega aos palcos mostrando e comentando com a platéia, as delícias e os horrores de um casamento feliz – com muito bom-humor!


Dias 25 e 26 de agosto
Teatro Municipal de Ilhéus
Hora : sábado ás 21h e domingo ás 20h30.

Texto: Alessandro Anes
Elenco: Viviane Victorette e Alessandro Anes
DIREÇÃO: Eri Johnson
Produção: Rodrigo Cardoso
Genero: Comédia Romântica
CLASSIFICAÇÃO: 14 anos
DURAÇÃO: 70 minutos

Produção e realização local : Well Perelo Produções artísticas .
Ingressos R$ 40,00 Inteira e R$ 20,00 Meia .
Pontos de vendas : Stand do carioca  e Bilheteria do teatro

Well Perelo
Produções artisticas .

O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá

No centenário de Jorge Amado, a Companhia Ilheense de Teatro apresenta  entre os dias 18 e 19 de agosto, no Teatro Municipal de Ilhéus, o espetáculo “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.

O espetáculo é baseado na obra de Jorge Amado, um livro infanto-juvenil que foi escrito para seu filho João Jorge, no seu primeiro aniversário; adaptado por Cristina Barretto. “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá” é na verdade uma história sobre o amor impossível de um gato solitário, bravo e mal-humorado por uma jovem, gentil e bela andorinha. A fábula se desenrola no parque e tem como testemunhas um variado grupo de animais com suas características “tão humanas”.
Data: 18 e 19 de agosto (sábado e domingo)

Local: Teatro Municipal de Ilhéus

Horário: 18:00hs

Texto original: Jorge Amado

Direção, produção e adaptação de texto: Cristina Barretto

Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia)

Ilhéus comemora sua Padroeira nesta quarta-feira

A festa se concentra no santuário no bairro do Teresópolis

 

Coroação

 

A cidade de Ilhéus celebra nesta quarta-feira(15) a sua padroeira, Nossa Senhora das Vitorias. A programação da festa começa às 7 horas com Missa em Ação das Intenções às 9h30mim Missa Solene presidida pelo padre Edmilson Vivas tendo como pregador o padre Paulo César, reitor do Seminário da Diocese de Jequié. A Caminhada de Fé, pelas principais ruas do centro da cidade, está prevista para começar às 16h30min, seguida de Bênção do Santíssimo Sacramento.

As comemorações em louvor a padroeira começaram no dia 6, com as novenas que tiveram como tema central “Por uma  Igreja em estado permanente de missão” que gerou diversos sub temas todos voltados para a programação do Centenário de instalação da Diocese de Ilhéus, que será comemorado no próximo ano.

Historia – A Igreja da Vitória, construída no século XVI, , sofreu dois incêndios e apesar das reformas que modificaram sua arquitetura original a Igreja representa um patrimônio cultural de grande valor. Traz toda historias que envolvem a fé cristã dos colonos portugueses à época das invasões francesa e holandesa no Brasil e que se tornou uma tradição de fé que rompe os séculos.

Segundo Borges de Barros (1981), a Igreja Nossa Senhora das Vitória está entre os templos mais antigos da Vila de São Jorge dos Ilheos, que àquela época se chamava Nossa Senhora da Neves. Os colonos portugueses que habitavam a Vila entraram em luta com os índios aimorés e a vitória obtida foi atribuída à ajuda de uma mulher muito branca, que foi vista por muitas pessoas, inclusive por alguns indígenas, lutando ao lado dos colonos.

No final do século XVI, houve novamente a intervenção da santa, quando os colonos conseguiram expulsar os franceses que invadiram a Vila de São Jorge dos Ilheos. O historiador Borges de Barros afirma que os habitantes da Vila eram menor número que os franceses, mas eram chefiados pelo valente mameluco chamado Antonio Fernandes, apelidado de “Catuçadas”. Mesmo contando apenas com vinte homens abateu cinqüenta e sete franceses. Pela tradição Católica, 15 de agosto é o dia da Assunção da mãe de Jesus. Nesse dia, é comemorado na cidade de Ilhéus, o dia de Nossa Senhora da Vitória, padroeira da cidade.

Segundo o frei Agostinho de Santa Maria a imagem da Virgem existente na Vila. estava muito estragada, um devoto mandou fazer outra em Lisboa, no ano de 1680. Esta imagem não  teria chegado estragada em Ilhéus, porque a embalagem não havia sido bem feita. Nessa mesma época, um outro devoto, Manoel Filgueiras, rico negociante em Salvador, mandou construir uma nau em Ilhéus. Ao sair da perigosa barra, a embarcação quase naufragou e ele pediu ajuda a Nossa Senhora. Em agradecimento enviou a imagem danificada para Lisboa, para ser consertada. No ano de 1887, um incêndio destruiu a igreja com suas imagens, inclusive aquela trazida de Lisboa no século XVII. A imagem que existe atualmente na igreja foi entalhada em Salvador e data do século XIX.

Jonildo Glória

Agenda Jorge Luiz 50 / De 14 a 19 de agosto

TERÇA-FEIRA, 14/08

· 08h30 – Oficina do Corredor Ecológico Esperança Conduru, realização Instituto Floresta Viva – Hotel La Dolce Vita;

· Tarde – Gravação de programas de rádio para horário eleitoral;

QUARTA-FEIRA, 15/08

· 09h00 – Missa em homenagem a Nossa Senhora da Vitória (na Igreja de Nossa Senhora da Vitória – Alto Ceará);

· 16h00 – Participação na procissão de Nossa Senhora da Vitória e visita ao bairro Nossa Senhora da Vitória.

QUINTA-FEIRA, 16/08

· 14h00 – Visita a Campinhos, Sambaituba, Aritaguá e São João.

SEXTA-FEIRA, 17/08

· 15h30 – Caminhada com panfletagem no Basílio. Concentração no Posto D. Eduardo.

SÁBADO, 18/08

· 14h00 – Caminhada no Nelson Costa. Concentração no Comitê da zona sul (Rua Acácia, nº 27).

DOMINGO, 19/08

· 08h30 – Visita a Castelo Novo.

· 14h00 – Visita ao Banco do Pedro.

Mais informações: www.ilheusvota50.blogspot.com

Ascom

Jorge Luiz 50 – Para Libertar Ilhéus

Um balanço da participação brasileira em Londres!

Alberto Kruschewsky*

Alberto Kruschewsky*

Voltei ao Brasil feliz! Acompanhar a olimpíada em Londres foi uma experiência enriquecedora, parte de uma história que começou há 5 anos nos jogos panamericanos do Rio de Janeiro e que vai continuar com Toronto 2015 e Rio de Janeiro 2016. Foi impressionante ver a quantidade de voluntários de todas as idades que colaboraram para o sucesso do evento em Londres, recorde na história das olimpíadas. Bastava alguém demonstrar dúvida de onde ir para surgir um voluntário pronto a ajudar. É um modelo a ser seguido no Rio de janeiro!

As instalações foram perfeitas e os Jogos apresentaram um nível incrível, que cresce olimpíada a olimpíada e que desafia os limites do corpo humano em todas as modalidades. E o Brasil? Conquistamos em Londres 17 medalhas (3 de ouro, 5 de prata e 9 de bronze), quebrando o recorde de Pequim 2008 e Atlanta 2006, com 15 medalhas nas duas edições. Apesar da pressão que vem acontecendo, acho positiva a nossa participação, embora tenhamos que mudar muitas coisas para atingirmos um desempenho de sede olímpica em 2016. Acredito que a insatisfação exagerada vem das derrotas e medalhas de prata do futebol e vôlei masculino, modalidades de grande torcida e expectativa brasileiras.

:: LEIA MAIS »

Agenda Carmelita

Terça – feira – 14/08/12:

• 13 horas – Reunião com o presidente do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) Rui Falcão e com o presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores, Jonas Paulo – Hotel Barravento:
• 16 horas – Viagem para São Paulo para audiência com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva;

Quarta – feira – 15/08/12:

• São Paulo – audiência com o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva;

Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias

Manchetes do dia

ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

AGROPECUÁRIA

ASSISTÊNCIA SOCIAL

DIREITOS HUMANOS

ECONOMIA

SEGURANÇA

Improviso, Oxente! discute inclusão social nesta terça

“Inclusão Social – do local para o global” será o assunto do Improviso, Oxente! desta terça-feira (14). A partir das 19 horas, o projeto de debates recebe o professor e ambientalista Rui Rocha.  Com o tema geral: “A cidade é movida pela cultura”, esta edição é produto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e o Instituto Nossa Ilhéus, que deseja construir um projeto para o município com a sociedade em geral. “O resultado das discussões será transformado em um livro, que será entregue ao prefeito eleito”, informou o diretor do TPI, Romualdo Lisboa. A entrada é franca.

             No último encontro do Improviso, Oxente!, o assunto da discussão foi “Uso Sustentável dos bens naturais comuns” e o especialista convidado foi o professor José Adolfo. Ele usou como base para sua fala o artigo “A tragédia dos bens comuns”, escrito pelo ecologista norte-americano Garret Hardin, em 1968.  José Adolfo falou sobre o conflito entre interesses individuais e o bem comum no uso de recursos não renováveis.

De acordo com o professor, em pouco mais de 100 anos, a população mundial cresceu sete vezes, enquanto os recursos naturais continuam os mesmos. “O uso de energia foi multiplicado por 10. Por isso, hoje temos graves problemas de água, espaço e qualidade do ar. Precisamos pensar em novas formas de gestão coletiva, pois temos a qualidade de nossa sobrevivência ameaçada”, destacou José Adolfo, cuja formação acadêmica é na área de Engenharia Agrícola.

Para o convidado do último Improviso, Oxente!, o nível de crescimento populacional de Ilhéus está no limite para se tornar insustentável. O desmatamento para a ocupação de novas áreas e o povoamento das encostas podem causar grandes desastres naturais que atingirão as pessoas diretamente. “A tendência é que as mudanças climáticas serão ainda mais extremas, com longos períodos de seca e chuva. Se Ilhéus enfrentar uma grande chuva, a tendência é que os morros desabem como vem acontecendo no Rio de Janeiro”, disse.

José Adolfo concluiu sua fala explicando que é possível controlar a degradação dos bens naturais aliado ao desenvolvimento socioeconômico. “A sociedade deve assumir o controle do uso dos bens comuns. Se esperar apenas pelo poder público não resolve, pois as administrações mudam e suas prioridades também”, afirmou.

Previsão Diária de Tempo para o dia 14 de agosto de 2012 – Estado da Bahia

Os ventos úmidos vindos do Oceano Atlântico continuam influenciando as condições do tempo, mantendo o céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões do Recôncavo, Nordeste, Sul, Sudoeste e Chapada Diamantina. Eventos isolados de chuvas moderadas também são esperados para o Recôncavo baiano, incluindo a cidade de Salvador e região metropolitana. As temperaturas nessas regiões deverão variar entre mínimas de 10°C (nas áreas serranas da Chapada Diamantina e Sudoeste) e máximas de 28°C (nas áreas próximas ao litoral).

Por outro lado, nas regiões Oeste, São Francisco e Norte do Estado é a permanência de uma massa de ar seco que mantém o céu ensolarado e sem chuvas. Além disso, esse sistema também está contribuindo para manter a umidade do ar com índices relativamente baixos, podendo atingir valores em torno dos 20%. Devido a pouca nebulosidade, também é nessas áreas onde são esperadas as temperaturas mais elevadas do Estado, principalmente, no período da tarde quando as máximas poderão chegar aos 33°C. Já durante a noite, nessas mesmas regiões, essa pouca nebulosidade também contribui para a queda dessas temperaturas, especificamente nas áreas serranas, onde as mínimas poderão chegar aos 14°C.

Essa condição de tempo seco e temperaturas em elevação aumenta as chances de ocorrer focos de queimadas, principalmente, no Oeste baiano. Assim, recomenda-se evitar a utilização do fogo na preparação do solo para o plantio, adotando práticas mais adequadas e seguras ao invés do fogo. Pois com a vegetação já ressecada, uma simples ponta de cigarro acesa pode dar início a uma grande queimada, trazendo prejuízo tanto econômico quanto ambiental para a região.

Os Índices de Radiação Ultravioleta (IUV’s) previstos para os dias 14/08 (terça-feira) a 15/08 (quarta-feira) deverão oscilar de 08 a 10, que segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) fazem parte da categorias “Alta”. Com isso, cuidados como evitar exposição prolongada à radiação solar, principalmente nos horários das 10 às 16 horas, o uso de protetor/filtro solar, chapéus, bonés, óculos escuros e roupas leves são essenciais para minimizar danos à saúde, sobretudo a pele e aos olhos.

Fonte: Ascom/Inema





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia