:: ‘Notícias’
Carmelita debate com deficientes físicos sobre a garantia dos direitos
A garantia e o respeito aos direitos dos deficientes físicos, a construção de equipamentos que assegurem a mobilidade, a implantação de mais transportes adaptados e um melhor tratamento para as pessoas portadoras dessas necessidades. Esses foram alguns dos pontos defendidos pela candidata a prefeita da Coligação Ilhéus Mais Forte, Professora Carmelita (PT), durante a reunião mensal da Associação dos Deficientes Físicos de Ilhéus (Adefi), realizado na sede da Igreja Assembléia de Deus, na avenida Canavieiras. O encontro contou ainda com a participação da deputada estadual Ângela Sousa, que anunciou a aprovação de um projeto estadual que assegura o direito de viagem para os deficientes físicos da Bahia.
Durante a reunião os representantes da Adefi citaram uma série de dificuldades enfrentadas pelos deficientes físicos, a começar pela pequena quantidade de ônibus adaptados e a falta de preparo de alguns motoristas e cobradores para transportar os portadores dessas necessidades. Apesar de a legislação garantir a inserção de deficientes físicos na sociedade, eles dizem que ainda se sentem na linha dos excluídos. Além dos poucos transportes adaptados, eles convivem com calçadas esburacadas, terminal de ônibus sem rampa e escadas nos principais órgãos públicos e equipamentos de lazer, fazendo de Ilhéus uma das cidades mais despreparadas do país no quesito de respeito aos deficientes físicos.
Biofábrica inicia produção de mudas de mandioca do Projeto Reniva para a agricultura familiar
O projeto beneficiará agricultores familiares de onze territórios de identidade do Estado da Bahia (Bacia do Jacuípe, Baixo Sul, Litoral Norte, Litoral Sul, Portal do Sertão, Recôncavo, Chapada Diamantina, Médio Rio de Contas, Sertão Produtivo, Vale do Jiquiriçá e Vitória da Conquista). Segundo o diretor geral da Biofábrica, Henrique Almeida, a prioridade é para as regiões onde a cultura da mandioca tem elevada importância socioeconômica.
O Projeto Reniva é uma parceria entre o Instituto Biofábrica de Cacau, a Superintendência de Agricultura Familiar (Suaf) – órgão do Governo da Bahia ligado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri) – e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (Car). A Biofábrica produz as mudas, a Suaf cadastra e distribui para os produtores e a Car disponibiliza os recursos.
O diretor técnico da Biofábrica, Roberto Gama, explica que o trabalho da Biofábrica será desenvolvido em conjunto com a Embrapa. “O Setor de Transferência de Tecnologia e Negócios Tecnológicos da Embrapa – Mandioca e Fruticultura de Cruz das Almas – por meio do Dr. Hermínio Souza Rocha, entregou à Unidade de Produção da Biofábrica, situada no povoado de Banco do Pedro, distrito de Ilhéus, 11 hastes de mandioca das cultivares BRS Jari, BRS Formosa e BRS Kiriris, proveniente de plantas básicas de genótipos superiores, indexadas para todas as viroses já reportadas para o Brasil, assim como para fitoplasma, as quais servirão de matrizes na produção de mudas micropropagadas in vitro”, explica Roberto.
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Chocolate fino do sul da Bahia será apresentado na Febrachoco em Gramado
Missão do Sebrae vai promover ações de mercado e abrir novas possibilidades de negócio
Um grupo formado por 10 empresários do segmento de chocolates finos sul da Bahia vai participar da Feira Brasileira do Mercado de Chocolate (Febrachoco) e do Congresso Latino Americano do Chocolate (Chocolatino), que acontecerão em Gramado (RS), de 29 a 31 de agosto. A missão, capitaneada pelo Sebrae, tem como principal objetivo promover ações de mercado, apresentando o chocolate produzido na região cacaueira da Bahia e abrindo novas possibilidades de negócio.
Os produtores baianos serão levados ao sul do País com 80% dos custos de participação nos eventos subsidiados pelo Sebrae. Durante o Febrachoco, os chocolates finos produzidos no sul do estado estarão disponíveis para degustação em um estande montado pelo Governo do Estado da Bahia, parceiro da iniciativa.
O técnico do Sebrae em Ilhéus, Eduardo Benjamin Andrade, explica que a participação neste evento pode trazer bons frutos aos empresários do sul do Estado, já que o período de realização da feira foi especialmente escolhido para permitir que toda a cadeia de negócios de chocolate faça seu planejamento de produção e comercialização para a Páscoa.
C O N V I T E
Para ver em TELA CHEIA clique onde está as 4 setinhas (LADO DIREITO)
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Moradores da Rua Luiz Gama confiam na vitória de Jabes para melhorar Ilhéus
O candidato a prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP), e o vice Cacá (PMDB) desempenharam mais um corpo a corpo da campanha na Rua Luiz Gama, paralela à Avenida Itabuna, na tarde de terça-feira, 14, ao lado de militantes e candidatos a vereador. As atividades da Coligação Por Amor a Ilhéus foram retomadas após três dias de suspensão, em virtude do falecimento da médica Conceição Benigno, que integrava o Comitê Feminino, e da senhora Carmerinda Oliveira, mãe da candidata do PT, Carmelita Mendonça.

Fotomontagem: O SARRAFO.
O corpo a corpo na campanha tem sido uma prática diária de Jabes e Cacá, no sentido de manter um contato direto com os eleitores e cumprir o papel de ouvir as necessidades da população ilheense. A Rua Luiz Gama contextualiza um aglomerado urbano que cresceu muito nos últimos anos. Quando prefeito, Jabes Ribeiro iniciou obras de urbanização naquele local e no vizinho bairro do Alto do Basílio.
ILHÉUS – BAHIA / Procissão Nossa Senhora das Vitórias
Pra mim sempre é uma viagem essas ondas de procissão e Igreja. Passa uma ruma de filme (mais do que longa metragem) na minha cabeça e as lembranças provocam aquele sorriso de canto de boca que somente os mais chegados sabem da origem.
Nessa procissão, quando era pequeno, fui de pastorinho. Calça marrom, camisa amarela de manga comprida e uma faixa na cintura que até hoje eu tenho dúvidas se era para funcionar como cinto ou se era parte do figurino rsrsrsrsrs mas, na verdade eu gosto mesmo de ver, testemunhar a Fé. Neste ano (hoje) a procissão desceu a rua do Café e pelo visor da máquina ví umas figuras que parece que estavam na inauguração da rua. Resumindo: tem cara de rua do café. Você encontra na rua e, de imediato, a associação vem.
Quando a Santinha ficou certinha no meio do visor da máquina (enquadrada) sentí um forte cheiro de Jasmim rsrsrsrsrsrsrs sempre nesses momentos festivos da Igreja esse cheiro aparece como uma espécie de “OI” rsrsrsrs Acho que a Gringa da rua da Linha pede uma licença lá em cima (tem moral pra isso), vem pro evento e aproveita e me diz: tou aqui …
Quando a Santinha chegou pertinho fiz os meus sinceros agradecimentos por tudo de bom (porque é bom) e por tudo de ruim (porque é bom como aprendizado). Tem que separar as coisas…
Fiz um pedido especial para depois da procissão e da missa ELA dar um pulinho na casa da BRUXINHA para energizar tanto a BRUXINHA quanto os demais porque a onda tá braba e muito desgastante para todos de lá. Digamos que é quando filha vira mãe e filho vira pai. Não tenho dúvidas que conhecendo a BRUXINHA (fortaleza talí mesmo) ela vai segurar a onda dela e de meio mundo nos arredores.
A verdade é que estou bem leve. Fiz o sinal da Cruz (3 vezes), olhando fixamente pra Ela e Ela “piscou” pra mim como se confirmasse o recebimento do meu pedido especial…
Bjos pra SANTINHA e para todos que foram e fizeram uma “bunita” festa.
VIVA NOSSA SENHORA !!!!!!
ASSUNTAÍ COMO FOI.
Convite: Exposição Ateliê Karine Lopes
O Ateliê Karine Lopes tem o prazer de convidá-lo (a) para prestigiar nossa segunda Exposição a ser realizada no TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS, com coquetel de abertura dia 16 de agosto de 2012, às 18 h.
Na ocasião V. Sa. Poderá conhecer nossa coleção, que vem integrar-se às novas tendências de mercado, associando tecnologia e pinceladas precisas.
A Exposição ficará em cartaz até 30 de agosto do corrente ano.
Contamos com sua presença.
Cordialmente,
Ateliê Karine Lopes
AGENDA DE JABES E CACÁ – QUINTA 16.08.12
Quinta-feira(16/08)
09 h – Corpo a corpo no Alto São Luiz, concentração na praça do Alto Teresópolis.
15h30- Corpo a corpo no Banco da Vitória. Concentração no antigo matadouro.
19 h – Reunião com lideranças.
Atenciosamente,
Assessoria de Imprensa
Valeu, Nossa Senhora das Vitórias!
Com o nosso reconhecimento.
Rabat & Banda.

—
Fotos enviadas por leitores do R2CPRESS.
Veja BELAS FOTOS de Ilhéus clicando AQUI e depois em apresentação de slides.
Carros de som aos DOMINGOS e FERIADOS
Bem cedinho:
“Quando ela passa o povo grita”:
ABAIXA O SOM !!!!!
“Nosso povo merece respeito”:
MERECE MESMO !!!!!




























































