WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Beneficiamento do umbu é alternativa de renda para agricultores em Irecê

O umbu é um importante fruto do semiárido, com um sabor peculiar, de alta qualidade nutritiva, e rico em vitaminas. Diante desta importância, o Centro de Formação de Agricultores Familiares de Irecê (Centrefértil), unidade da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), já capacitou 14 turmas nos dois primeiros meses deste ano, sobre métodos para o beneficiamento do umbu.

EBDA_UMBU_IRECÊ

EBDA_UMBU_IRECÊ

Amanhã (18), 20 agricultores da Comunidade Lagoa Grande, município de São Gabriel, participam do curso sobre os derivados do umbu. Na quarta-feira (19), são os agricultores da Comunidade Morro do Gregório, município de Central, que aprendem a beneficiar o umbu.

A capacitação, dividida em aulas teóricas e práticas, é uma iniciativa do Centrefértil, em parceria com as associações dos municípios de São Gabriel e Central. Os agricultores terão acesso aos dados de produção e características da planta, bem como o cultivo do umbuzeiro, preparação da área e o solo. Também aprenderão receitas como umbuzada, geléia, pudim de polpa de umbu, mousse, brigadeiro, umbu cocada e umbuzeitona.

De acordo com o técnico da EBDA e expositor das aulas, Arnou Dourado, o beneficiamento do umbu é uma excelente alternativa de renda para as famílias rurais que vivem no semiárido. “Nas aulas enfatizo a importância de difundir a cultura do umbu para nossa região, incentivando o seu replantio, e direcionando os diálogos para a garantia de renda extra para os agricultores”, explica o técnico.

O técnico Arnou Dourado afirma que existem mais de 130 espécies de umbu e do seu processamento podem ser obtidos 48 subprodutos, para consumo in natura ou comercialização dos derivados do fruto a baixos preços.

 —

Ascom Ebda

Escolas médicas devem ensinar sobre pessoas e não apenas sobre doenças

Antonio Carlos Lopes*

Uma escola médica precisa, necessariamente, de uma visão humanística dos cidadãos, além de profunda clareza de seu papel social. Não basta apenas repassar conteúdos científicos, possuir estrutura adequada e corpo docente de excelência. É insuficiente estar somente envolvido com o ensino, assistência e pesquisa, pois esses são itens básicos para qualquer curso de medicina, portanto, o mínimo que se espera de uma instituição dessas.

Uma boa formação vai bem mais longe; valoriza e ensina o humanismo. É exatamente essa visão cidadã da saúde que falta na educação atualmente oferecida. É obrigação da faculdade de medicina formar os médicos que o país precisa, profissionais sem preconceitos e com amor verdadeiro ao exercício da profissão e aos pacientes.

Digo amor aos pacientes, pois médico precisa gostar de gente. Seu dia a dia é um eterno relacionar-se. A começar de sua formação, para a qual depende de professores, orientadores, funcionários, e outros.

Esse é o tipo de conceito que faz toda a diferença na medicina. As grandes conquistas dependem em muito do humanismo. Um exemplo: de acordo com o Ranking Universitário da Folha de São Paulo 2013, a Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-UNIFESP), instituição na qual exerço o cargo de diretor, é a melhor do Brasil em ensino e a segunda colocada em avaliação do mercado. Em um tempo em que se tornou comum abrir uma faculdade de medicina a cada esquina, sem muitos critérios, faço questão de destacar que o motivo do sucesso da EPM é ter o aluno como um indivíduo e não apenas um número. Em outras palavras, manter uma equipe que gosta de gente.

Toda tarefa difícil é feita de etapas. É muito importante que todas as escolas médicas adotem o espírito cooperativo porque a interação efetiva com os futuros médicos, que dá estímulo e entusiasmo a eles, talvez seja o primeiro passo para a melhoria da saúde no Brasil.

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica e diretor da Escola Paulista de Medicina 

Feira de adoção de cães e gatos vai movimentar Ilhéus no próximo sábado

O evento vai ocorrer na Avenida Soares Lopes, das 10 às 16 horas, e conta com a parceria do Centro de Zoonoses da Prefeitura Municipal.

O Instituto de Proteção Animal (IPA), em parceria com o Centro de Zoonoses da Prefeitura de Ilhéus, e com apoio da empresa Supra, promove no próximo sábado, dia 22, das 10 às 16 horas, o Feirão de Adoção de Cães e Gatos. O evento será realizado na Avenida Soares Lopes, em área próxima à Catedral de São Sebastião, conforme informa a presidente do IPA, Maria da Conceição Reis Barbosa.

Conforme explica a presidente, a maioria dos animais é castrado, mas todos já se encontram vacinados. “Quem for adotar, deverá apresentar o Registro Geral (RG) e um comprovante de residência, recebendo neste momento um quilo de ração doado pela empresa Supra”, destaca Maria da Conceição. “Além disso, durante o evento será disponibilizado um stand para quem quiser levar de casa o seu animal para ser vacinado”, completa.

Sempre um sucesso de público, esta é a sexta edição do Feirão de Adoção de Cães e Gatos, sendo a do dia 22, a primeira deste ano, e além das parcerias com o Centro de Zoonoses e a Supra, Maria da Conceição Reis Barbosa também agradece a colaboração do secretário municipal de Saúde, Antônio Ocké, e do vereador Ivo Evangelista (PRB) pela colaboração para a realização do evento.

MARINHA DO BRASIL

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Obras da Ferrovia de Integração Oeste-Leste avançam na Bahia

A construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), uma das maiores obras de infraestrutura e logística em andamento no país, apresenta evolução física avançada em trechos importantes do traçado em território baiano. Conforme o cronograma, as primeiras etapas (lotes 2, 3 e 4) serão entregues no final de 2014. Com a retomada do lote 1 e início das obras nos lotes 5 e 5A ainda neste mês, a previsão é que os trabalhos sejam acelerados para a conclusão no prazo, que vai até 2015.

Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA  – MON/R2CPRESS

Com 1527 quilômetros de extensão, a ferrovia vai ligar Figueirópolis, no estado do Tocantins, ao Porto Sul, no município baiano de Ilhéus. A intervenção deve funcionar em 2016, contando com apoio do Governo do Estado e investimentos do governo federal estimados em R$ 6 bilhões.
A assinatura dos contratos entre o Ministério dos Transportes e os consórcios construtores, firmada no início do mês, autorizou a retomada nas obras na região de Ilhéus, onde a Fiol se integrará ao Porto Sul. O lote 1 possui 125 quilômetros de extensão e passa ainda pelos municípios de Uruçuca, Aurelino Leal, Gongogi, Ubaitaba e Itagibá. O contrato no valor de R$ 608 milhões tem prazo de conclusão de 22 meses.
Também foi liberado o início das obras nos lotes 5 (Guanambi/Bom Jesus da Lapa) e 5A, que corresponde à construção da ponte sobre o Rio São Francisco, a maior ponte ferroviária do Brasil, com três quilômetros de extensão. No total, o lote tem 162 quilômetros, cortando as cidades de Caetité, Guanambi, Palmas de Monte Alto, Riacho de Santana e Bom Jesus da Lapa. O valor do contrato é de R$ 850 milhões, com vigência de 24 meses.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

CDL DE ILHÉUS PREPARA O MÉRITO LOJISTA 2013

O dia 26 de março foi a data escolhida pela diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus para realizar o evento que já é considerado o maior prêmio empresarial da região sul da Bahia: o Mérito Lojista. Na oportunidade, as empresas que se destacaram pelos relevantes serviços prestados à sociedade, no ano anterior, são homenageadas com troféus numa grande festa com buffet, banda e muita gente bonita.

Diretoria empenhada no Mérito Lojista 2013.

Diretoria empenhada no Mérito Lojista 2013.

De acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, a pesquisa foi feita por meio de um questionário distribuído e  respondido pelos associados da entidade nos primeiros meses do ano. “A apuração está sendo realizada pela gerência de relacionamento e por membros da diretoria da CDL, por meio de um programa de estatística, que garante maior agilidade e credibilidade aos resultados. Só a partir dessa apuração que conheceremos as empresas de diversos segmentos que se destacaram na visão do empresário associado e que também é consumidor. Características como inovação e empreendedorismo geralmente são observadas pelos pesquisados”, disse Paulo.

A diretoria da CDL de Ilhéus garante que está trabalhando incansavelmente para fazer uma festa marcante como os empresários destaque merecem e assim, estimular os outros a estarem investindo sempre nos negócios. “Sem dúvida alguma o empresário que participa de uma festa como esta, com grande visibilidade na própria classe e em toda mídia regional, percebe que todo o esforço de oferecer um serviço de qualidade, diferenciado, vale sempre a pena. E essa busca contínua de sucesso faz com o comércio de uma forma geral se desenvolva e é esse o objetivo da CDL”, finalizou Paulo Ganem ressaltando que a festa terá a animação de uma atração musical conhecida no cenário nacional.

ASTRISUL (ASSOCIAÇÃO DOS TRIATLETAS DO SUL DA BAHIA) DÁ LARGADA À TEMPORADA DE EVENTOS ESPORTIVOS EM ILHÉUS

Neste domingo a AstriSul – Associação dos Triatletas do Sul da Bahia, fundada em 2013 por praticantes de triathlon, esporte que congrega as modalidadesnatação, ciclismo e Corrida, iniciou suas atividades na região com um simulado, evento semelhante à prova oficial para treinamento dos praticantes. Os organizadores se mobilizaram desde as 05 horas no Cristo, onde foi instalada uma tenda com frutas, água e isotônico para hidratação e área de transição com porta bicicletas e compartimentos para que os atletas guardassem seus pertences. Além disso, os foram disponibilizadas bóias na baía para o percurso de natação e staffs e árbitros para fazer a segurança do simulado.

Astrisul Simulado.

Astrisul Simulado.

Compareceram atletas do triathlon de Ilhéus e Itabuna, além de praticantes de uma ou duas das três modalidades que integram o esporte, que também puderam participar do evento. Segundo os organizadores, a idéia é, além de fazer um simulado a cada mês, convidar pessoas que gostam do esporte mas nunca o praticaram, para fazê-lo na companhia de triatletas experientes, com distâncias menores, vivenciando o desafio de sair de uma modalidade e entrar em outra. É importante dizer também que os simulados proporcionam aos atletas a possibilidade de enfrentar situações ou problemas que ele encontrará em uma prova.

Astrisul Simulado.

Astrisul Simulado.

Os organizadores aproveitaram para agradecer ao Itão Supermercados, patrocinador máster que viabilizou o evento, à empresa Arte Design, Solar Toldos, Ráfia Sports, VO3 Assessoria Esportiva, Cenoe-Centro de Olhos Especializado e aos Staffs e árbitros do Curso de Educação Física da Universidade Estadual de Santa Cruz-Uesc, sempre presentes! O próximo evento acontece no dia 16 de março, com horário a ser divulgado (depende da tábua de maré), no mesmo local. Os associados, que pagam uma taxa de 15 reais por mês, podem participar dos eventos, que também está aberto à participação de não associados, ao custo de 30 reais, garantida toda a estrutura para o treino. A estrutura (hidratação, bicicletário, tenda, frutas, água, isotônicos etc), foi bastante elogiada pelos atletas na prova deste domingo.

Astrisul-Associação do Triatletas do Sul da Bahia

Presidente: Alberto Kruschewsky

Vice Presidente: Igor costa Santos

Primeiro Secretário: Rogério Santana

Segundo secretário: Ramah Argolo

Tem uma ruma de gente conhecida rsrsrsrsrsrs

CLIQUE PARA AMPLIAR. Meu 2 x Irmão José (Zé) Rabat Chame taí todo fininho rsrsrsrsrsrs

CLIQUE PARA AMPLIAR. Meu 2 x Irmão José (Zé) Rabat Chame taí todo fininho rsrsrsrsrsrs

ILHÉUS / 68ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Palestra para calouros aborda “Papel das Faculdades” em Ilhéus

Integrando o programa de recepção aos calouros do primeiro semestre de 2014, a Faculdade de Ilhéus promoveu uma palestra, na última quarta-feira, sobre o tema “Aprendizado e/ou alienação: O papel das Faculdades”, proferida pelo doutor em Direito, Helvécio Giudice Argollo, juiz da 1ª Vara de Família da Comarca de Ilhéus, professor de Direito Processual e Penal da UESC (Universidade Estadual de Santa Cruz), e graduando de Psicologia.

Faculdade de Ilhéus. Fotos by Zé Carlinhos e Ed Ferreira.

Faculdade de Ilhéus. Fotos by Zé Carlinhos e Ed Ferreira.

O evento foi realizado no auditório Professor Adélia Melo, que ficou completamente lotado pelos novos alunos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição, Psicologia e Odontologia. Estiveram presentes a diretora acadêmica, Sandra Milanesi, a coordenadora do curso de Direito, Daniela Haun,  professores, e o secretário acadêmico Paulo Castro.

O palestrante falou sobre o papel das instituições de ensino superior no processo de desalienação. “Eu escolhi esse tema pensando em aprendizado como algo que é pedagógico, que a universidade ou faculdade têm um papel em relação ao aprendizado. Então, questionar as coisas que nos são passadas será o fio condutor da nossa palestra. E questionar não significa derrubar as coisas que nos são passadas, mas saber questionar é fundamental”, disse ele.

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – Nº 463 – 19 de fevereiro de 2014

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Porto de Ilhéus.

A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) está iniciando nesta sexta-feira (14), a dragagem de manutenção no Porto de Ilhéus, licenciada pelo IBAMA para retirada de 160.000m³ de sedimentos que serão dispostos em área do aterro hidráulico do próprio Porto.

A necessidade da dragagem de manutenção justifica-se pelo deslocamento de sedimentos de sul para norte nesta região de Ilhéus, sul da Bahia, que causa o acúmulo de sedimentos na área do Porto. Em função disso é necessária a realização de dragagens periódicas, para manter as profundidades de projeto do leito marinho do Porto.

A área a ser dragada compreende o canal de acesso ao porto, bacia de evolução e berços de atracação e tem por objetivo alcançar a profundidade original, em torno de 10 metros.

Desta forma, vai melhorar a acessibilidade das embarcações do Porto e ampliar a capacidade de carga dos navios, além de dar maior segurança à navegação.

Ela será executada pela Ster Engenharia Ltda, com recursos próprios da ordem de R$5 milhões, e sua conclusão está prevista para o mês de abril.


AI/CODEBA





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia