:: ‘Notícias’
CONVOCAÇÃO
ASSOCIAÇÃO DOS PEQUENOS AGRICULTORES DE ILHÉUS, UNA E BUERAREMA
CNPJ 11.365.758/0001-40
CONVOCAÇÃO PARA ASSEMBLEIA
A Associação dos Pequenos Agricultores de Ilhéus, Una e Buerarema-ASPAIUB, convoca dos todos os agricultores e moradores envolvidos na pretensa demarcação da FUNAI, para participarem de ASSEMBLEIA que acontece dia 08 de março de 2014, às 09 h, na sede do Sindicato Rural de Ilhéus, para tratar de assuntos de relevância importância para todos os envolvidos.
Ilhéus – BA, 17 de fevereiro de 2014.
A DIRETORIA
Sociedade de Pediatria de São Paulo: dicas em ritmo de Carnaval
Por Yechiel Moises Chencinski,
Departamento de Cuidados Ambulatoriais
A história do carnaval no Brasil vem do período colonial, iniciada pelos escravos. Cordões, ranchos, corsos, escolas de samba, marchinhas, sambas, afoxés e maracatus foram alguns dos ritmos que marcaram essa festa. É através da música que vamos abrir espaço para nossas dicas de saúde.
Mamãe eu quero! Mamãe eu quero! Mamãe eu quero mamar!
Apesar de politicamente incorreto, fazendo a apologia à chupeta e à mamadeira (não indicados pelas recomendações atuais), essa gravação em um filme de 1940, mostra Carmem Miranda e Garoto em uma das marchinhas carnavalescas mais conhecidas de todos os tempos e nos remete à questão da alimentação nessa festividade.
Mas nessa época, sempre valem alguns lembretes importantes.
· Até 6 meses de idade, a recomendação é o aleitamento materno exclusivo, em livre-demanda. Não é necessário oferecer água, ou qualquer outro tipo de líquidos nessa faixa etária. Leite materno: alimenta e hidrata.
· Em lactentes até um ano de idade, leite materno ainda é fundamental. Hidratação é importante. Sucos, mesmo os naturais, devem ser evitados até um ano de idade, segundo estudos recentes, pelo aumento do risco de diabetes tipo 2. As recomendações da Academia Americana de Pediatria (AAP) são que entre 1 e 6 anos se ofereça entre 120 a 180 ml ao dia e após os 7 anos, cerva de 250 ml ao dia (de sucos naturais).
· Frutas frescas, legumes e verduras (FLV) com vitaminas, água e fibras, são recomendados também nessa época.
· Além disso, sempre atentar para a higiene e a conservação dos alimentos consumidos, principalmente fora de casa, nas praias, clubes e hotéis. Maioneses, ovos, molhos e cremes necessitam de preparos cuidadosos e conservação impecável para que não causem reações graves, como intoxicações alimentares, levando a quadros febris, com diarreia, vômito e até a desidratação, podendo requerer desde uma visita forçada a um pronto-socorro até internação hospitalar.
· Qualidade e também quantidade devem ser bem controladas. Se for ultrapassado um limite individual de tolerância, reações alérgicas graves podem estragar a comemoração (amendoins, corantes, sucos artificiais).
Se você pensa que cachaça é água, cachaça não é água não. A hidratação é fundamental. LEITE MATERNO (para os que ainda mamam) e, após o 6º mês de vida, sempre muita ÁGUA.
Não à bebida alcoólica
Artistas e bandas locais vão se apresentar no Carnaval em Ilhéus
Um total de 15 cantores e bandas vai cumprir a programação prevista para o palco armado na Avenida Soares Lopes, ao lado da Praça Dom Eduardo, a partir das 19 horas deste sábado.
A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus definiu a programação para as festas momescas deste ano, que acontecerão na Avenida Soares Lopes, no trecho entre a Praça Castro Alves e a Praça Dom Eduardo, onde estará o palco para a apresentação de 15 bandas e artistas locais, entre as 19hs e 2hs da madrugada, de sábado, dia 1º, a terça-feira, dia 4. O secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, observou que, entre 15 e 18 horas, a passarela estará aberta para a apresentação dos blocos e outras entidades carnavalescas, vindo a seguir a série de shows no palco.
De acordo com a programação, no sábado, dia 01, se apresentarão no palco da folia, Zahra, às 19 horas; Itassucy às 20h30min; Circuito Fechado às 22 horas, e da meia-noite em diante, a banda O Quadro. No domingo, dia 02, Flor do Caribe abre os shows, seguido de Leonardo Léo e, por fim, Chupeta de Ganso.
Já na segunda-feira, dia 03, a festa momesca retorna com apresentações da banda Di Bali, às 19 horas; Bebeto às 20h30min; banda Realce às 22 horas, encerrando-se as festividades com o show do Tri Farol. No último dia, terça-feira, dia 04, Márcia Alencar é a responsável pela abertura da folia às 19 horas, vindo em seguida Lito Vieira às 20h30min, banda Di Bali às 22 horas, finalizando com a apresentação da Pretu Bom.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Prefeitura de Canavieiras
26 atrações animam o Carnaval de Canavieiras
Canavieiras_Sitio Histórico_Festas.
A Comissão Organizadora do Carnaval da Reconstrução definiu, na manhã desta quarta-feira (25), as atrações dos três sítios da folia de Canavieiras: o tradicional, na rua 13; o cultura, no sítio histórico; e o da Praia da Atalaia. O Carnaval oficial será aberto às 20 horas de sexta-feira (28), na Rua 13, com a Banda Tôa-Tôa, e a folia somente será encerrada na noite de terça-feira (4).
Apesar da abertura do Carnaval Oficial estar agendada para a sexta-feira (28), à meia-noite de quinta para sexta-feira, o Carnaval de Canavieiras é aberto oficiosamente pelo Bloco das Almas, uma das tradições da folia momesca da cidade. Durante o Carnaval da Reconstrução 26 bandas e dois trios elétricos animarão os foliões.
Rua 13 – Ainda de acordo com a programação oficial, as atrações para o Carnaval tradicional da Rua 13 serão animado pelas seguintes atrações: sexta-feira (28), Maria Breteira, Mano 3, Perfil S2 e Tôa-Toa,; sábado (1º), Pratekerê, Morcegada, Pitta e banda, e É o Tchan; domingo (2), Maria Breteira, Pratekerê, Perfil S2, Eli Marques BBB e Guig Gheto; segunda-feira (3), Pratekerê, Morcegada, Carro do Patrão, SW4, BBB, e Selva Branca; terça-feira (4), Maria Breteira, Carro do Patrão, Eli Marques, Buxixo do Arrocha, Patrulha do Samba e Tsuname.
Festa Gospel – Este ano o prefeito Almir Melo ampliou o público do Carnaval da Reconstrução, promovendo um evento dirigido especialmente aos evangélicos, contratando duas atrações gospel, que se apresentarão no sítio da Rua 13. É o chamado sábado abençoado, com a participação de um trio elétrico (carreta) com Pastor Neto e a banda Swing Gospel.
Carnaval Cultural
Porto Sul será usado também por empresas não acionárias de sociedade
A garantia de que o empreendimento poderá ser usado por uma quantidade ilimitada de empresas atende aos interesses do município de Ilhéus no que se refere à ampliação dos efeitos geradores de renda e emprego, além de atrair novas unidades produtivas.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, afirmou que está garantida a participação de empresas, mesmo que não sejam acionárias da Sociedade de Propósito Específico (SPE), nas operações do Porto Sul, o que atende os interesses socioeconômicos do município de Ilhéus, que sempre apoiou esse empreendimento, por entender que é um instrumento positivo de desenvolvimento, gerando emprego e renda, além de ser um forte atrativo para novas unidades produtivas.
Na manhã da última sexta-feira, dia 21, o Centro de Convenções de Ilhéus abrigou um encontro destinado exclusivamente à deflagração do processo de atração de empresas particulares interessadas em participar do Porto Sul, integrando uma Sociedade de Propósito Específico. Na ocasião, o secretário Isaac Albagli, que integrou a mesa diretora, fez questionamentos relacionados às possibilidades de uso do terminal por empresas que não estarão incluídas na SPE, recebendo a garantia de que o Complexo Intermodal não será exclusivo dos que serão acionistas e, portanto, irá operar com uma grande diversificação de produtos.
As indagações do secretário referem-se principalmente às preocupações do prefeito Jabes Ribeiro, que sempre considerou ser importante que o Porto Sul seja um fator de atração de novas empresas para Ilhéus e municípios circunvizinhos, abrindo desta forma uma ampla geração de emprego e renda. Isaac Albagli inclusive lembrou que a utilização do terminal por outras empresas, facilitará o processo atrativo de indústrias de transformação, como as que vão se instalar na Zona de Processamento de Exportação (ZPE), que fica numa área próxima ao futuro Porto Sul.
Na oportunidade, Paulo Moreno, Procurador do Estado da Bahia, afirmou que a presença do Governo do Estado entre os integrantes da SPE é uma garantia de que não haverá monopólios no uso do terminal, uma vez que os representantes da administração estatal atuarão como uma espécie de árbitro neste processo. E explicou que num primeiro momento, qualquer empresa detentora de carga pode participar da SPE como acionista, ficando com a corresponsabilidade pela implantação e administração do terminal.
A garantia da diversificação no uso do Complexo Intermodal também foi dada por Eracy Lafuente, coordenador de infraestrutura da Casa Civil da Bahia, ao afirmar que empresas não integrantes da SPE poderão utilizar o terminal, arcando com os custos tarifários normais de mercado.
—
Secretaria de Comunicação Social
A nova “bossa” do tênis.
O tênis de campo ė um esporte considerado universal, tal atividade foi institucionalizada hå mais de cem anos na Inglaterra, e continua em franca expansão no mundo. Segundo dados da CBT ( Confederação Brasileira de Tênis ), atualmente o Brasil tem cerca de 2 milhões de praticantes.
O conteúdo desse jogo clássico fascinante, cheio de valores e habilidades mantiveram a modalidade em destaque no decurso da história.
Veio à globalização, tecnologia, massificação, evolução do esporte, os jogadores reinventando-se a todo instante, permaneceu o jogo por conseguinte altamente dinâmico, interessante e atual.
Dentro desse contexto contemporâneo, na década de 80 foi criada em Ravenna na Itália uma nova modalidade praiana com a utilização de raquetes nos mesmos moldes do tênis, adaptando-se alguns fatores: às regras, contagem, espaço, equipamentos e o piso da quadra, no caso de areia.
Sou suspeito para falar por ser um amante nato dos esportes, porém, gostaria de ressaltar que a prática do beach tênis é
muito prazerosa divertida e emocionante. A modalidade realmente apaixona e apresenta várias vantagens, além de todos os benefícios conhecidos do tênis: o ambiente praiano é mais atrativo, o jogo ė mais fácil de jogar, mais acessível e democrático.
Outro fato importante que vale destacar são as características do beach tênis que assemelham-se com outras modalidades, dessa forma tem atraído um mix de desportistas de diversas tribos: vôlei, frescobol, badminton, especialmente do tênis. A nova “bossa” do tênis já está fazendo um grande sucesso no Brasil, principalmente nos clubes e cidades litorâneas , inclusive temos atletas ocupando o topo do ranking mundial.
Aqui na princesinha do sul da Bahia foi fundada há dois anos a Associação Ilheense de Beach Tênis, da qual fazemos parte, a sede funciona no Clube Social contamos com cerca de 50 jogadores.
Em breve iremos implantar novos locais para a prática de Beach Tênis na cidade, vamos agregar essa modalidade ao rol de atividades da nossa Academia de Tênis Profit onde ofereceremos aulas para atender aos alunos e novos interessados. Maiores informações pelo telefone 73 9983 6690, email: charinho@uol.com.br
Luís Rogério Menezes (Charinho)
Treinador Nacional da CBT
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
69ª CIPM / Zona Sul
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Faculdade de Ilhéus graduou quarta turma do curso de Enfermagem
Trinta e sete novos bacharéis em Enfermagem foram graduados pela Faculdade de Ilhéus durante solenidade de colação de grau realizada no último sábado, dia 22, às 19 horas, no auditório Jorge Amado do Centro de Convenções de Ilhéus. A cerimônia foi presidida pelo diretor geral da Faculdade, professor Almir Milanesi, tendo como paraninfo o coordenador do curso, professor Robson Vidal de Andrade.
Esta foi a quarta turma de formandos do curso de Enfermagem da Faculdade de Ilhéus, instituição que completou onze anos de atuação no município. O reconhecimento do curso de Enfermagem pelo Ministério da Educação (MEC) se deu imediatamente após a colação de grau da primeira turma de bacharéis, em setembro do ano de 2012, obtendo o conceito quatro na escala de avaliação, que vai de um a cinco.
A solenidade contou também com as presenças da diretora acadêmica da Faculdade, Sandra Milanesi, da representante do Cesupi, Fátima Milanez Frisso, da Amiga da Turma, professora Sônia Cristina Oliveira Melo, e do secretário acadêmico, Paulo César Castro Xavier. A formanda Roberta Mairan Santana Lima foi a oradora da turma. O requerimento de colação de grau foi feito por Juliana da Silva Firme e o juramento foi conduzido por Thonny Nascimento dos Santos Firme.
Durante seu pronunciamento, o diretor Almir Milanesi agradeceu ao empenho dos estudantes e professores, e destacou as ações sociais desenvolvidas pelo curso de Enfermagem através de projetos de extensão, de caráter comunitário. Ele afirmou que “o projeto acadêmico do curso de Enfermagem foi construído de forma interativa e interdisciplinar, sempre na busca do saber aliado à prática em saúde. Desenvolvemos uma proposta de ensino baseada na ética, no profissionalismo e na capacidade criativa”, acrescentou.
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).



























































