WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Polícia investiga morte de trabalhador rural

A Polícia Civil já instaurou inquérito policial para investigar a morte do trabalhador rural e líder de um assentamento no sul do estado, Juraci Santana, 44 anos, morto na noite de segunda-feira (10), quando passava por uma estrada de terra no município de Una. A mulher da vítima, que estava com ele no momento do crime, já está sob a guarda da polícia e deve ajudar na identificação dos criminosos.

Na manhã desta terça-feira (11), o secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, reuniu-se com chefe do Comando de Policiamento Regional Sul, coronel PM Antônio José Barbosa Reis, e com titular da 7ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Ilhéus), André Aragão, para discutir os rumos da apuração.

“Já tomamos todas as providências para identificar e prender os criminosos”, garantiu o secretário, que determinou o reforço das equipes de investigação na cidade, inclusive com a presença do diretor do Departamento de Policia do Interior (Depin), delegado Moisés Damasceno, ex-coordenador da 6ª Coorpin (Itabuna).

Contrato entre Caixa e FBF garante patrocínio ao futebol baiano

Nove clubes de futebol profissional da capital e do interior, que disputam a primeira divisão do Campeonato Baiano 2014, receberão patrocínio da Caixa Econômica Federal. O contrato foi assinado na tarde desta terça-feira (11), na sede administrativa do banco, na Avenida Magalhães Neto, em Salvador. O apoio é resultado de uma articulação realizada pelo Governo do Estado e a Federação Baiana de Futebol (FBF).

Governo viabiliza patrocínio da Caixa Econômica a clubes de futebol. Foto: Camila Souza/GOVBA

Governo viabiliza patrocínio da Caixa Econômica a clubes de futebol. Foto: Camila Souza/GOVBA

Os recursos serão repassados a FBF e, para receber, os clubes devem cumprir algumas condicionantes, como exibir a marca da Caixa em seus uniformes. O valor também terá como referência o número de jogos realizados por cada equipe, o que premia quem chegar à fase final. Fazem parte do contrato Galícia, Botafogo, Feirense, Bahia de Feira, Vitória da Conquista, Catuense, Juazeiro, Juazeirense e Serrano.

“É mais uma forma que encontramos para apoiar o futebol baiano. O Governo do Estado, que já recuperou Pituaçu [estádio], reconstruiu a Fonte Nova e patrocinou os clubes por meio da Embasa [Empresa Baiana de Águas e Saneamento], agora, ajuda a viabilizar esse apoio”, afirmou o secretário de Comunicação, Robinson Almeida, um dos responsáveis pela articulação.

Governador pede Garantia da Lei e da Ordem em Buerarema e Una

O governador Jaques Wagner oficializou na tarde desta terça-feira (11) ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, pedido para aplicação do instrumento Garantia da Lei e da Ordem (GLO) nas regiões do sul da Bahia em que ocorrem conflitos de terra, notadamente nos municípios de Buerarema e Una. Anteriormente, Wagner havia tratado da questão com a presidenta Dilma Rousseff.

Foto audiência no MJ.

Foto audiência no MJ.

Previsto na Constituição Federal, a GLO é utilizado quando situações que fogem do controle colocam em risco a segurança da população. Durante sua vigência, tropas das Forças Armadas assumem a segurança local e passam a ter poder de polícia. Depois de deferido o pedido, haverá imediatamente a mobilização das tropas para o envio à região.

“Repudio qualquer tentativa das partes de fazer justiça com as próprias mãos. O Brasil é uma democracia consolidada. As soluções surgirão via Judiciário e após muita negociação”, disse o governador.

Desabafando em grande estilo.

Prefeitura de Canavieiras

Jornada Pedagógica aborda “A Linguagem do afeto”

 

Jornada Pedagógica 2014 PÚBLICO - Foto Walmir Rosário.

Jornada Pedagógica 2014 PÚBLICO – Foto Walmir Rosário.

Os conflitos surgidos com a globalização e os novos arranjos da sociedade foram temas abordados pelo palestrante Helvécio Argôllo, na noite de segunda-feira (10), durante a abertura da Jornada Pedagógica 2014, promovida pela Secretaria da Educação de Canavieiras. Na palestra, que tinha como tema principal “A linguagem do afeto”, traçou um paralelo entre os costumes sociais de ontem e de hoje e a importância da educação nesse processo.

A secretária municipal da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, agradeceu a participação dos professores e ressaltou a importância da Jornada Pedagógica para a modernização da Educação. Assegurou a secretária, que é o desenvolvimento da educação um compromisso do Governo da Reconstrução e que os esforços e as ações empreendidas demonstram o cumprimento do papel do Município para oferecer um ensino cada vez mais de qualidade.

:: LEIA MAIS »

De quarta a domingo tem atrações diferentes na Tenda

             A Tenda Teatro Popular de Ilhéus oferece programação de quarta-feira a domingo com modalidades artísticas variadas. Às 19 horas do dia 12, exibições de curtas-metragens no Cineclube Équio Reis. Grupos e escolas de dança de Ilhéus e Itabuna se apresentam na noite do dia 13. A animação do musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta alegra o dia 14. E no sábado (15), uma seleção musical de primeira qualidade com o show Eloah Monteiro Canta Samba. Para o domingo (16), números circenses tradicionais com os artistas do Circo Show Brasil.

            O Cineclube Équio Reis desta quarta-feira apresenta uma série de vídeos nacionais e internacionais, indicada para todos os públicos. A exibição é gratuita e acontece em frente ao espaço cultural, onde a plateia pode se acomodar em cadeiras e divertir-se com as diferentes linguagens.

            A Quinta da Dança surpreende o público a cada semana, com estilos de dança de várias culturas e épocas. No último dia 06, houve apresentação da Dança do Ventre de Rafaella Canabrava, dança de salão com o Grupo de Dança Disk Emoções, de Aldenor Garcia, e a dança contemporânea com parte das coreografias do espetáculo Casa de Farinha, da Cia de Dança Sôanne Marry. A sessão começa a partir das 20 horas.

:: LEIA MAIS »

Conselho Nacional de Justiça (CNJ)

CNJ discute a Justiça Militar

A Justiça Militar deve seguir como um ramo autônomo ou deve ser integrada à Justiça comum? Nesse caso, como seria a transição das funções dos tribunais militares para os tribunais estaduais? Nesta próxima quarta-feira (12/2), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) promove um debate para avaliar e apontar o futuro da Justiça Militar no país. Serão três painéis de discussão para analisar a existência, a competência e a estrutura da Justiça Militar brasileira. O evento ocorrerá na Escola Superior do Ministério Público da União – ESMPU, em Brasília. Veja programação aqui.

A extinção da Justiça Militar, criada para julgar crimes cometidos pelos membros das corporações das Forças Armadas e pelos policiais militares e bombeiros, já foi proposta algumas vezes, ao longo da história brasileira, mas somente no ano passado foi formado um grupo de trabalho no âmbito do CNJ para estudar a viabilidade da mudança.

A coordenadora do grupo de trabalho do CNJ, conselheira Luiza Frischeisen, explica que é preciso discutir com a sociedade a viabilidade da unificação das Justiças. Segundo ela, atualmente o orçamento da Justiça Militar é separado, mas a unificação pode não ser sinônimo de otimização de recursos. “Precisamos saber a vantagem de cada modelo. Uma Justiça Militar exclusiva traria economia e racionalização dos trabalhos ou seria mais vantajoso uma especialização dentro de outro ramo, como são as varas de Família ou de Fazenda?”, observa a conselheira.

Dentre as questões que serão discutidas na oficina por juristas, magistrados, conselheiros e sociedade civil estão a manutenção de uma carreira jurídica exclusiva para a Justiça Militar, a redução da composição dos tribunais militares e a competência para julgamentos de civis.

Origem

:: LEIA MAIS »

FENAJ lamenta morte de repórter cinematográfico e cobra ação das autoridades

Atingido por uma bomba quando cobria um protesto contra o aumento das passagens de ônibus no Rio de Janeiro, o repórter cinematográfico da TV Bandeirantes, Santiago Andrade, teve morte cerebral confirmada pela Secretaria de Saúde do município nesta segunda-feira (10). Ele cobria o confronto entre policiais e manifestantes na Central do Brasil, na última quinta-feira. Com o impacto da explosão de um rojão em sua cabeça, o profissional teve afundamento de crânio. Atendido no Hospital Souza Aguiar, foi submetido a uma cirurgia e resistiu em estado grave até o início da tarde de hoje.

Profissional experiente e competente, Santiago Andrade trabalhava na Rede Bandeirantes há 10 anos, tendo em seu currículo dois prêmios Mobilidade Urbana por sua cobertura jornalística dos problemas no transporte público do Rio de Janeiro. Faleceu aos 49 anos, deixando esposa, filha e três enteados.

Segundo o noticiário, a polícia prendeu um suspeito, o que ajudará a identificar o homem que acendeu o rojão. É preciso, no entanto, que não se tome este caso como justificativa para a repressão à liberdade de expressão e manifestação daqueles que protestam em atos pacíficos por legítimas reivindicações populares. Que puna-se os autores da agressão que tirou a vida de Santiago quando exercia sua profissão, não a sociedade por exigir das autoridades serviços públicos de qualidade e democracia.

O Ministério Público do Trabalho (MPT) já anunciou o objetivo de investigar porquê Santiago não usava equipamentos de proteção no momento do acidente. A Rede Bandeirantes deverá ser ouvida.

Em nota oficial emitida no dia 7 de fevereiro, a FENAJ condenou a violência contra jornalistas, que cresce assustadoramente no país, e cobrou uma reunião com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardoso, para tratar da questão. A Federação defende a adoção de um protocolo nacional que garanta aos jornalistas o direito à sua integridade e ao seu trabalho, a criação de um observatório nacional para acompanhar e fiscalizar crimes contra os profissionais de imprensa e a aprovação de uma lei que federalize a investigação dos crimes contra jornalistas.

A entidade pede, também, uma reunião com o governador Sérgio Cabral Filho, para ampla apuração das responsabilidades pelo ato de violência que resultou na morte de Santiago Andrade. A FENAJ se solidariza com os parentes do profissional e seus colegas de redação neste momento de dor, se coloca à disposição para o que se fizer necessário e, mais uma vez, conclama a sociedade a se somar aos esforços da Federação e dos Sindicatos da categoria para dar um basta à violência que agride os jornalistas, o jornalismo e a democracia.

Brasília, 10 de fevereiro de 2014.

Diretoria da FENAJ

APPI realiza assembléia para discutir campanha salarial 2014 e 1/3 de férias

Campanha.

Campanha.

A APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realiza nesta quarta-feira (12), às 15h30min, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP), antigo Colégio Estadual de Ilhéus, uma assembleia com os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus. Durante o encontro serão discutidos sobre o pagamento de 1/3 de férias dos profissionais docentes e a campanha salarial 2014 de todos os trabalhadores em educação, além de outros assuntos de interesse da categoria.

A pauta da campanha salarial 2014 dos trabalhadores em educação da rede municipal foi protocolada na Prefeitura de Ilhéus em dezembro do ano passado, mas até agora o acordo não foi assinado. Na pauta, aprovada por unanimidade pelos trabalhadores, consta itens como o reajuste salarial a todos os profissionais do setor de educação, exceto professores, no percentual de 15% sobre os salários pagos em dezembro de 2012. Já para os profissionais do magistério o reajuste será o percentual do piso nacional da categoria, em cumprimento à lei nº 11.738/2008, para a partir de 1º de janeiro de 2014.

Ainda na pauta da campanha salarial consta que o município se obriga a efetuar o pagamento de adicional noturno de 25% sobre o valor da hora normal para os trabalhadores em educação que laboram a partir das 22 horas. A pauta também prevê a obrigação do município em regularizar e informar corretamente à Previdência as contribuições a que têm direito os trabalhadores em educação.

Com relação ao FGTS, o município se obriga a individualizar as contas das contribuições dos períodos anteriores, de todos trabalhadores em educação. No documento protocolado na Prefeitura, aprovado pelos trabalhadores, consta também itens sobre os vales-transportes, ticket alimentação, reposição de aulas, vantagens sociais, número de alunos por salas, saúde do trabalhador, segurança nas escolas e valorização dos profissionais da educação.


ED

Carta / filha de cinegrafista morto

Meu nome é Vanessa Andrade, tenho 29 anos e acabo de perder meu pai.

Quando decidi ser jornalista, aos 16, ele quase caiu duro. Disse que era profissão ingrata, salário baixo e muita ralação. Mas eu expliquei: vou usar seu sobrenome. Ele riu e disse: então pode!

Quando fiz minha primeira tatuagem, aos 15, achei que ele ia surtar. Mas ele olhou e disse: caramba, filha. Quero fazer também. E me deu de presente meu nome no antebraço.

Quando casei, ele ficou tão bêbado, que na hora de eu me despedir pra seguir em lua de mel, ele vomitava e me abraçava ao mesmo tempo.

Me ensinou muitos valores. A gente que vem de família humilde precisa provar duas vezes a que veio. Me deixou a vida toda em escola pública porque preferiu trabalhar mais para me pagar a faculdade. Ali o sonho dele se realizava. E o meu começava.

Esta noite eu passei no hospital me despedindo. Só eu e ele. Deitada em seu ombro, tivemos tempo de conversar sobre muitos assuntos, pedi perdão pelas minhas falhas e prometi seguir de cabeça erguida e cuidar da minha mãe e meus avós. Ele estava quentinho e sereno. Éramos só nós dois, pai e filha, na despedida mais linda que eu poderia ter. E ele também se despediu.

Sei que ele está bem. Claro que está. E eu sou a continuação da vida dele. Um dia meus futuros filhos saberão quem foi Santiago Andrade, o avô deles. Mas eu, somente eu, saberei o orgulho de ter o nome dele na minha identidade.

Obrigada, meu Deus. Porque tive a chance de amar e ser amada. Tive todas as alegrias e tristezas de pai e filha. Eu tive um pai. E ele teve uma filha.

Obrigada a todos. Ele também agradece.

Eu sou Vanessa Andrade, tenho 29 anos e os anjinhos do céu acabam de ganhar um pai.

Abert manifesta consternação com morte de cinegrafista da Band

A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão manifesta sua consternação com a morte do cinegrafista Santiago Andrade, da TV Bandeirantes, nesta segunda-feira, 10, no Rio de Janeiro.

Andrade foi atingido por um rojão quando cobria um protesto contra aumento da passagem de ônibus, na última quinta-feira, no centro do Rio.

A morte do cinegrafista deve fazer com que, em grandes eventos públicos, os governos e os órgãos de segurança adotem procedimentos capazes de garantir o trabalho de profissionais de imprensa, que cumprem sua importante missão de informar e, da mesma forma, a livre e pacífica manifestação dos cidadãos.

O assassinato de um jornalista como Andrade impõe grave prejuízo ao conjunto da sociedade, que tem violado seu direito fundamental de acesso à informação.

A Abert espera das autoridades rigorosa apuração deste crime para que se evitem novos atentados contra a liberdade de expressão e a democracia.

Daniel Pimentel Slaviero
Presidente


A ABERT é uma organização fundada em 1962, que representa 3 mil emissoras privadas de rádio e televisão no país, e tem por missão a defesa da vigência da liberdade de expressão em todas as suas formas.

Nota Oficial – BAND

image006

São Paulo, 10 de fevereiro de 2014 – A tragédia que envolve a morte do cinegrafista Santiago Andrade – e que nos deixa arrasados diante da perda de um companheiro querido – é mais uma evidência de que a desordem está imperando nas ruas de nossas cidades. O desvairado que soltou a bomba assassina é um exemplar conhecido de baderneiro, como tantos que vêm espalhando o terror, infiltrados entre manifestantes. A força de reação que encontram não tem sido suficiente para intimidá-los. Pelo contrário, estão cada vez mais ousados e seguros nas suas ações violentas. A Band vai acompanhar e exigir, passo a passo, as investigações, o processo e a condenação desse assassino e de seu grupo. E, ao fazer isso, estará solidária não só com a família de Santiago Andrade. Mas com toda a família brasileira, que já não suporta viver cercada de tantas e variadas ameaças,  sentindo-se numa terra de ninguém.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia