WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Parceria entre a Solar Ambiental e Cooperativa de Catadores fortalece coleta seletiva em Ilhéus

A Solar Ambiental, empresa vencedora da licitação para coleta de resíduos sólidos de Ilhéus, assumiu compromisso com a Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Ilhéus (Coolimpa) de fortalecer o Programa de Coleta Coletiva Solidária, melhorado a limpeza pública da cidade, durante reunião realizada no último dia 26 de fevereiro. Participaram também da reunião representantes do Ministério Público Estadual, Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), Associação de Moradores do bairro Hernani Sá e Instituto Nossa Ilhéus.

Participaram da reunião representantes da Coolimpa, Prefeitura de Ilhéus e Ministério Público Estadual - Foto Divulgação

Participaram da reunião representantes da Coolimpa, Prefeitura de Ilhéus e Ministério Público Estadual – Foto Divulgação

A reunião foi solicitada pelos catadores, que pontuam a importância desta parceria para ampliar o relacionamento entre a empresa e as instituições que querem uma cidade mais limpa. O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, ressalva que o compromisso da Solar Ambiental de colaborar com a coleta seletiva foi estabelecido desde a realização da licitação. “Foi um dos critérios estabelecidos pelo governo municipal, pois faz parte dos nossos objetivos para a melhoria da qualidade de vida da população, e também é uma recomendação do Ministério Público Estadual”, enfatiza.

A representante da Seplan, Emanuela Spínola, expôs a atual situação dos mais de 40 catadores da Coolimpa, que estão sem um local adequado para o beneficiamento do material recolhido nas ruas da cidade. O diretor presidente da Solar Ambiental, Antônio Cavalcante, garantiu aporte financeiro e apoio operacional para as atividades dos catadores, sobretudo as ações de educação e conscientização da população para horário da coleta e seleção do lixo que pode ser reciclado.

Na reunião, a Coolimpa foi representada por Deize Meire, o Instituto Nossa Ilhéus por Grazielle Sousa, a Associação de Moradores do Hernani Sá Odailson Pequeno e o Ministério Público pelo promotor Paulo Sampaio.

Maria Regina Canhos em: Falsidade

Maria Regina CanhosÉ lamentável que a cada dia precisemos tomar mais cuidado com as pessoas que nos cercam. Isso porque confiamos e nos decepcionamos com velocidade impressionante. Partilhamos nossos segredos, nossas intimidades, nossa vida… crentes de que somos acolhidos, compreendidos, aceitos e estimados. Mal viramos as costas e essa pessoa divide nossas particularidades com outro alguém. Depois, fica difícil saber quem disse o quê, mas o erro partiu daquele que abriu a boca primeiro. É por isso que muitos preferem desabafar com profissionais de ajuda, alicerçados na segurança que o sigilo pode lhes proporcionar. Pensamos que temos amigos, mas na verdade…

Às vezes, a necessidade de fazer o outro igual a nós impulsiona a conduta desonrosa. Denegrindo a imagem do outro pensamos aproximá-lo mais de nós, principalmente se somos mal afamados ou inconsequentes. É mais fácil sujar o lençol do vizinho que branquear o nosso, ainda mais se ele já está encardido. Difícil encontrar quem deseje promover o próximo com elogios e recomendações. É mais fácil depreciá-lo, pois assim temos a sensação de enaltecimento próprio.

Tudo isso é muito feio e amplamente praticado em nosso meio. Valorizar as qualidades do outro parece ser concordar com a diminuição de si mesmo. Ledo engano. Apenas pessoas seguras e confiantes conseguem reconhecer a grandeza do outro. Pessoas medíocres temem elogiar e invejam a postura de pessoas sabidamente valorosas.

Um dia a casa cai e a pessoa inocente percebe que foi ludibriada, enganada, iludida por falsas amizades. Quem perde mais é quem traiu a confiança, pois perde um verdadeiro amigo e, sejamos francos, amigo verdadeiro não se encontra em qualquer esquina. A pessoa vai sentir falta da atenção, do tempo dispensado, do carinho…

Pra ser feliz nas amizades é preciso ser bom ouvinte e, acima de tudo, saber guardar segredos. Intimidades espalhadas ao vento não são mais segredos. A gente costuma pagar caro por ter a língua comprida e a mente estreita. Inverte valores. Supervaloriza a fofoca e se descuida do principal. Depois não adianta querer juntar cacos, pois mesmo colando, a emenda vai sempre lembrar que houve a ruptura.

Cicatrizes podem servir para aprimorar relacionamentos, mas nem todas.
Algumas se prestam apenas para lembrar que não se deve mais deixar iludir.
É triste perder um amigo? É triste sim, e muito; mas mais triste é confiar em quem não merece. A vida ensina. A vida mostra. A vida traz novos amigos e leva aqueles que já não podem ser.

Não digo que é maldade. Por vezes, talvez seja apenas descuido, mas de qualquer forma, tem as suas consequências. Deixar de valorizar quem nos quer bem é um grande descuido, quase imperdoável, e pode ser claramente sentido quando a pessoa se vai. A boca emudece. O olhar se apaga. Os ouvidos se fecham. A falsidade é um dano e ponto.

Maria Regina Canhos (e.mail: contato@mariaregina.com.br) é escritora.
Acesse e divulgue o site da autora: www.mariaregina.com.br.

Alegria e segurança predominam no terceiro dia do Carnaval de Ilhéus

Ao som dos grupos Di Balada, Teco e Banda, Realce e Try Farol, uma multidão de foliões festejou e dançou, junto ao palco montado ao lado da Catedral São Sebastião, as músicas do momento, composições próprias e as tradicionais marchinhas.

Carnaval Cultural de Ilhéus-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 03.03.14.

Carnaval Cultural de Ilhéus-foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 03.03.14.

 Avenida Soares Lopes reuniu na noite desta segunda-feira, dia 2, milhares de ilheenses e turistas do Brasil e exterior, que vieram prestigiar o terceiro e penúltimo dia do carnaval alternativo de Ilhéus. O evento promovido pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), teve a programação iniciada por volta das 19 horas com atrações musicais, desfile de blocos e cortejo de grupos afro, no circuito que vai da Praça Dom Eduardo até às proximidades do Edifício Santa Clara.

Ao som das bandas Di Balada, Teco e Banda, Realce e Try Farol, uma multidão de foliões festejou e dançou, junto ao palco montado ao lado da Catedral São Sebastião, as músicas do momento, além de composições próprias e as tradicionais marchinhas. A chuva que incidia esporadicamente na noite de ontem não foi suficiente para dissipar os presentes que não arredaram o pé, envolvidos pelo clima de alegria e descontração.

A turista Silvana Teixeira, de Chapada Diamantina, região norte da Bahia, veio a Ilhéus pela primeira vez com um grupo de amigos e se encantou com a beleza das manifestações culturais, destacando a tranquilidade e segurança da festa. “Muito bonitas as apresentações culturais, a segurança está muito boa, muito tranquilo”. Ricardo Ferandez, turista argentino, também demonstrou satisfação em participar do festejo momesco na Terra da Gabriela. “Maravilhoso! Voltaria quantas vezes pudesse”.

De acordo com o Tenente da Polícia Militar, Arlindo Lúcio dos Santos, coordenador do Setor 2, um total de 105 policiais fizeram a segurança do evento, distribuídos em cinco postos elevados, patrulhas à pé e posto de comando, montado pela prefeitura, além do apoio externo do serviço ordinário, equipes da Guarda Municipal, Polícia Civil, entre outras. O tenente destacou ainda, que não houve nenhuma ocorrência de grande potencial ofensivo como tiros ou lesões com arma branca, estimando que cerca de quinze mil pessoas estivessem presentes.

A festa encerra nesta terça-feira, dia 3, e na programação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) consta a apresentação de Marcia Alencar Lito Vieira Di Balé, Pretu Bom, além do cortejo realizado por vários blocos afros do município.

Serviços – O posto de saúde montado no local mantem plantão até o final do período de carnaval, a fim de prestar serviços de primeiros socorros, encaminhamento para o Hospital Regional e distribuição de preservativos. E para garantir maior tranquilidade aos pedestres e motoristas, agentes de trânsito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) fazem o ordenamento e orientação do transito no local.

Secretaria de Comunicação Social

No PLANTÃO ITABUNA

PM de Itabuna passa mal e não teve o apoio dos oficiais: ‘Chamem o SAMU’

A pressão do PM subiu para 27x17
A pressão do PM subiu para 27×17

O PM Lima, lotado na Base Comunitária do Monte Cristo, passou mal durante o plantão quando estava na Piedade, em Salvador. Por duas vezes, o policial precisou se deslocar para ser atendido e, foi sozinho, pois não foi liberado apoio. Além disso, retornava com o relatório médico orientando repouso total, mas não foi liberado. Após não suportar mais, o PM foi colocado numa viatura, onde ficou por horas.  Segundo testemunhas, um tenente e um Major, foram acionados para conduzir o policial ao posto de saúde ou hospital, e para surpresa de todos: “Não é obrigação minha, chamem o SAMU”, disse.

Vídeo ainda hoje.

PM de Itabuna passa mal e não teve o apoio dos oficiais: ‘Chamem o SAMU’

Muita animação na segunda noite da folia momesca em Ilhéus

A festa continua nesta segunda-feira, dia 3, e na programação da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) consta a apresentação dos grupos Di Bali, Realce e Try Farol, do cantor Bebeto, além do cortejo realizado por vários blocos afros do município.

Fotos: Gidelzo Silva_SECOM_PMI

Fotos: Gidelzo Silva_SECOM_PMI

Um grande público compareceu à Avenida Soares Lopes na noite deste domingo, dia 2, para prestigiar o segundo dia do Carnaval Alternativo de Ilhéus, evento promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur). Desde as primeiras horas da noite, o circuito momesco começou a receber ilheenses e turistas, que se concentraram nas proximidades da Praça Dom Eduardo, onde foi instalado o palco da festa. Lá, os foliões puderam curtir, cantar e dançar ao som de quatro atrações locais: Flor do Caribe, Zahra, Leonardo Léo e, fechando a programação do dia, Chupeta de Ganso.

Mais uma vez, repetindo o que já havia acontecido no sábado (dia 1º), a tradição e o amor pela folia momesca foram a tônica na Avenida Soares Lopes e em diversos outros pontos de Ilhéus. Em vários locais do município, batucadas, blocos de sujo, agremiações de arrasto e inúmeras pessoas fantasiadas deram o tom do bom-humor, da espontaneidade e das diversas manifestações populares.

A programação divulgada pela Secretaria Municipal de Turismo (Setur) para a noite desta segunda-feira, dia 3, – terceiro e penúltimo dia do Carnaval Alternativo ilheense – prevê a passagem pelo palco da festa, a partir das 19 horas, da Banda Di Bali, do cantor Bebeto, da Banda Realce e, concluindo mais um dia de folia, do Try Farol. No mesmo horário, nativos e visitantes poderão conferir um cortejo realizado por vários blocos afros do município, que sairá das proximidades do Edifício Santa Clara e irá até a Avenida Dois de Julho, onde ocorrerá a dispersão. O cortejo será formado pelo Mini Kongo, Rastafary, Dilazenze, Zambiaxé, Guerreiros de Zulu, Zimbabuê, Leões do Reggae, Os Malês, Raízes Negras, Danados do Reggae, Levada da Capoeira e Afoxé Filhos de Ogum.

Serviços – O Carnaval Alternativo de Ilhéus, cujo circuito vai da Praça Dom Eduardo até às proximidades do Edifício Santa Clara, na Avenida Soares Lopes, conta com o apoio de agentes de trânsito da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur). A Polícia Militar também atua na área, com viaturas, um posto de comando ao lado do palco e oito elevados com equipes em frequente revezamento. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) também funciona com um posto de atendimento e com uma ambulância de plantão. Além disso, cerca de 70 ambulantes comercializam comidas e bebidas em barracas armadas no circuito. A prefeitura também instalou 40 sanitários químicos para o uso dos foliões.

Com patrocínio da Companhia de Gás da Bahia (Bahiagás), o Carnaval Alternativo de Ilhéus 2014 conta com o apoio da Bahiatursa, da Secretaria de Turismo do Estado da Bahia e da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil).

Secretaria de Comunicação Social

Liga Ilheense de Futebol

z

Agrissênior Notícias – Nº 465 – 05 de março de 2014

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Blocos carnavalescos prometem agitar bairros e zona rural de Ilhéus

Muitos blocos populares se cadastraram junto à Secretaria de Turismo de Ilhéus para fazer muita alegria na festa momesca.

A festa momesca deste ano de 2014 não acontecerá apenas na Avenida Soares Lopes, em Ilhéus, onde blocos populares e afro irão desfilar durante os quatro dias do evento, e contará ainda com um palco para apresentações de cantores e bandas locais. Como sempre ocorre no período oficial do carnaval, os festejos também se estendem para vários bairros e localidades interioranas, com a saída de inúmeros blocos que realizaram as inscrições na Secretaria de Turismo da Prefeitura de Ilhéus, com a finalidade de angariar apoio e também de registrar o percurso que vão fazer.

Na Avenida Soares Lopes, o primeiro bloco popular a desfilar no domingo, dia 02, será a Turma da Roça, a partir das 10 horas, seguindo-se dos Amigos do Manzo, às 14 horas, das Patricinhas Debochadas, às 15 horas, e do Derrama, às 16 horas. Ainda desfilam às 17 horas os blocos Fiscalização em Folia e as Super Poderosas, fechando o ciclo com as Mulekas, às 19 horas.

Já nos bairros, os blocos também prometem muita animação a partir do domingo, dia 02, a exemplo do Teotônio Vilela, que, que das 13 às 18 horas contará com a saída do Arrastão do Sul, enquanto que no mesmo bairro, às 14 horas, o Bocão Folia vai agitar as ruas levando o som contagiante da festa momesca. O mesmo vai acontecer no Hernani Sá, às 15 horas, com a saída do Bloco Beija Eu, e depois com o Arrastão do Sul, às 18 horas.

Na segunda-feira, dia 03, a alegria continua espalhada, e na Avenida Princesa Isabel a festa começa à tarde com a participação de três blocos, quais sejam, Travestidos, Bloco do Tody e Socomer. Enquanto isso, no Hernani Sá o bloco Faísca de Fogo vai invadir as ruas, como também ocorre no Pontal com o Bloco Jorginho, e na Conquista, com o Chap Chap.

No último dia de folia, na terça-feira, dia 04, o Lingüiça Folia abre as festividades em Ponta do Ramo, a partir das 12 horas, e em Vila Juerana, o bloco Juerana Folia tomará as ruas daquela localidade a partir das 14 horas. Às 16 horas também de terça-feira, o Beco da Baiuca fará a movimentação carnavalesca na Avenida Princesa Isabel, e às 17 horas, Na Pegada do Samba promete tremer o bairro do Malhado.


Secretaria de Comunicação Social (Secom) .

Liga Ilheense de Futebol

LIGA ILHEENSE DE FUTEBOL ÁRBITROS_01 02

ILHÉUS / Serviços públicos essenciais continuam ativos durante o Carnaval

A guarda municipal estará atuando com 30 homens, a Sutran ordenará o trânsito com 25 agentes, será instalado um posto de saúde, na Avenida Soares Lopes, próximo ao palco da festa, com atendimento de enfermagem e o serviço permanente de uma ambulância, além da ampliação do  horário de funcionamento do efetivo do corpo de salva-vidas.

As secretarias municipais de Ilhéus programaram operações especiais para o período de Carnaval, garantindo mais tranquilidade e segurança tanto para aqueles que vão se divertir nas ruas, quanto para os que não participarão da festa, que inclui desfile de blocos e outras entidades carnavalescas e shows de bandas e artistas que se apresentarão no palco montado pela Prefeitura na Avenida Soares Lopes.  A Superintendência de Trânsito e Transportes (Sutran), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), vai colocar 25 agentes de sábado, dia 1º de março, a terça-feira, dia 4, fazendo o ordenamento do trânsito nos pontos mais movimentados da cidade: na cabeceira da ponte, Avenida Lomanto Junior, Rua 13 de março e na Avenida Cairu, a fim de evitar transtornos.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS – SUTRAN / EDUCAÇÃO

Equipe de Educação para o Trânsito visita mais uma escola da rede municipalSUTRAN - ILHÉUS.

SUTRAN – ILHÉUS.

O projeto da Superintendência de Transportes e Trânsito de Ilhéus em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, beneficiou mais uma escola municipal. Desta vez foi a Escola Municipal Paulo Freire no bairro Teotônio Vilela.
O projeto visa capacitar os educadores a inserir as normas, regras e leis de trânsito no conteúdo escolar. Para colocar a escola nesse âmbito a serviço do direito da vida e a dignidade, se faz necessário atender as exigências legais estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro que prima pela valorização do cidadão. A proposta da equipe de educação para o trânsito da SUTRAN, é aliar a experiência adquirida ao longo do tempo no trânsito, com a didática e experiência dos professores em sala de aula. O trabalho está sendo focado na conscientização sobre o respeito às leis de trânsito e, principalmente, na prevenção de acidentes.
A escola é uma instituição educativa que visa a aprendizagem por meio de valores positivo para a formação integral do individuo, e não deve omitir a responsabilidade de educar seus alunos para a utilização do ambiente trânsito.
Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCNs, de acordo com a realidade de cada lugar, as escolas podem eleger (se quiserem) além dos temas transversais estabelecidos, temas locais para serem trabalhados, oferecendo uma parte diversificada de acordo com as características regionais da sociedade, da cultura e da economia da clientela.

Infecção urinária em crianças: O que os pais precisam saber

Choro na hora de fazer xixi, febre, falta de apetite, peso abaixo do normal, odor forte na urina ou presença de sedimento. Esses são os sintomas que acometem as crianças com infecção urinária, mais comum em meninos no primeiro ano de vida e em meninas na idade pré-escolar e escolar. O acompanhamento deve ser realizado com o pediatra, pois quando não bem tratado, esse incômodo pode ocultar malformações do trato urinário que acarretam quadros de insuficiência renal, necessitando de diálise e transplante.

As causas da infecção urinária variam de acordo com o sexo e a faixa etária. Segundo Dr. Nuncio Vicente De Chiara, responsável pelo Setor de Urologia Pediátrica do Serviço de Cirurgia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Santa Casa de São Paulo, ela não é comum em recém-nascidos, portanto, quando ocorre, deve-se pensar numa malformação do trato urinário. “Embora, hoje a maioria dessas malformações já são diagnosticadas durante a gestação pelo exame ultrassonográfico da gestante, muitas podem passar despercebidas e são diagnosticadas nos primeiros meses de vida por ocasião de uma infecção urinária. Em geral, são quadros graves, que necessitam de internação hospitalar”.

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia