:: ‘Notícias’
Prefeitura de Canavieiras
Prefeitura começa a analisar pedidos de licenciamento ambiental da carcinicultura
A Prefeitura de Canavieiras recebeu esta semana o primeiro projeto para a renovação do licenciamento ambiental do cultivo de camarão em cativeiro (carcinicultura). O projeto foi encaminhado pelo prefeito Almir Melo à Assessoria de Assuntos do Meio Ambiente (AAMA) para que sejam realizados pelos técnicos os primeiros estudos.
Segundo o assessor ambiental Patrick Nery, após a análise técnica da documentação do projeto, será adotado novo procedimento, a exemplo da inspeção in loco da área, com a finalidade de elaborar o Parecer Técnico. Em seguida, será realizado o Parecer Jurídico e procedida a análise pelo Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Condema).
A área em análise é a Fazenda Marway, implantada e licenciada em 2003 com 16 hectares de lâmina d’água e que está sendo ampliada para operar com 30 hectares de área produtiva. Atualmente, o empreendimento oferece 10 empregos diretos e 15 indiretos (sazonais). Com a ampliação, será duplicado o número de empregos.
Outras 11 solicitações de licenciamento ambiental já foram protocoladas na Prefeitura e aguardam tão somente a elaboração e entrega dos projetos para que sejam analisados pela Assessoria de Assuntos Ambientais (AAMA). Informa Patrick Nery, que o Município tem competência para realizar o licenciamento ambiental em áreas de até 50 hectares.
Segundo o empresário Wanderlei dos Santos Pinheiro, o empreendimento obedece aos princípios da sustentabilidade, realizando manejo com todos os procedimentos para assegurar a manutenção de um meio ambiente ecologicamente equilibrado. “Em todas as fases de produção temos o maior cuidado, no sentido de oferecer ao mercado um alimento de qualidade, com todos os requisitos necessários à produção”, assegura Wanderlei.
O município de Canavieiras conta atualmente com cerca de 475 hectares de cultivo de camarão marinho em cativeiro, atingindo uma produção média de 1.500 toneladas, com potencial para triplicar a produção. O camarão produzido em Canavieiras hoje pode ser apreciado nos melhores hotéis e restaurantes de todo o Brasil.
Safra principal de cacau na Bahia está superando as expectativas
Na última semana (27/01 a 02/02) as entradas de cacau em amêndoas de todas as regiões produtoras no Brasil permaneceram praticamente inalteradas em relação à semana anterior e sinalizaram finais sólidos para as safras principais tanto da Bahia, quanto do Pará. Mas, segundo dados divulgados pela TH Consultoria, “a safra principal do Estado está superando as expectativas e poderá chegar a 1,3 milhão sacas ou até mais, enquanto o fluxo de cacau dos outros estados produtores também se mantém perto do limite superior da faixa de anos recentes”.
Foram recebidas 39.136 sacas (60 kg) de amêndoas da Bahia e 17.591 sacas referentes aos demais estados produtores do fruto. No acumulado, o Brasil na safra internacional 13/14 já alcançou 3.051.732 sacas em amêndoas. O crescimento da safra está sendo atribuído ao clima, que foi propício para lavouras e também aos tratos culturais que foram intensificados nas lavouras.
Um fator que tem despertado o ânimo dos produtores da região sul da Bahia é alta nos preços pagos pelo fruto. Na última semana os preços alcançaram um novo patamar e atingiu a marca de $2883 na bolsa de Nova Iorque, uma média R$ 105,00 no mercado interno, motivados principalmente pela alta do dólar e pelas notícias especulativas.
Nesta terça-feira, 5, os mercados de cacau, ainda conforme dados da Consultoria, continuaram a consolidar-se em torno dos níveis recentes, com as operações concentradas na rolagem de posições em antecipação do vencimento do contrato de Março/14, cujo período de liquidação em Nova Iorque começará a partir do final da próxima semana. Os preços oscilaram dentro de faixas estreitas de variação de £19/$36 e marcaram minúsculos ganhos.
O contrato de Março/14 em Nova Iorque fechou em alta de $7 cotado a $2884 no horário oficial e terminou o dia em $2883. O mesmo contrato em Londres subiu £5 para fechar em £1845. Os volumes somaram 22.331 contratos em Londres e cerca de 37.000 em Nova Iorque.
Fonte: Mercado do Cacau
http://www.mercadodocacau.com/noticia/24152/safra-principal-de-cacau-na-bahia-esta-superando-as-expectativas.html
FICC emite nota de pesar
Em nome de toda a equipe da FICC – Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania, lamento a perda do grande comunicador, que tanto contribuiu para a cultura regional, Lucílio Bastos e nos solidarizamos com a família neste momento de dor e perda.
Que Deus, todo poderoso, abençoe e conforte a todos.
Itabuna(BA), 06 de Fevereiro de 2014
Roberto José da Silva
Presidente da FICC
FESTIVAL GASTRONÔMICO CRIATIVO DO PONTAL.
C O N V I T E
Convidamos as lideranças, moradores, expositores do grupamento Feira Criativa e empresários do Pontal, e toda a zona sul de Ilhéus, pertencentes ao segmento turístico e comercial (restaurantes, botequins gourmets, bares, hotéis, pousadas, delicatessens, padarias, açougue e frigoríficos, locadoras, agências de viagens) a comparecerem à reunião do segmento para discussões e encaminhamentos visando a montagem do projeto do FESTIVAL GASTRONÔMICO CRIATIVO DO PONTAL.
Pauta:
1 – Definição do formato do Festival Gastronômico examinando a possibilidade de construção do evento no tamanho do festival gastronômico de Valença, mediante consultoria com articulação com os órgãos de turismo e desenvolvimentos federais como o SEBRAE, Ministério do Turismo e do estado da Bahia, a exemplo da Bahiatursa, Bahiapesca, CAR, Secretaria Estadual do Trabalho, UESC assim como, entidades privadas como patrocinadores e parceiros institucionais, além da Prefeitura de Ilhéus.
2 – Definição da data de início do evento.
LOCAL-RESTAURANTE LANAMARI a Rua Cel. Pessoa, Pontal.
HORÁRIO: 19 Horas.
DATA 06/02/2014 (QUINTA-FEIRA).
—
Abobreira.
Reunião entre dirigentes das seleções do intermunicipal sub 20
Nesta quinta – feira (30), foi realizado na Churrascaria e Posto Nêgo Novo, Conselho Técnico com vários dirigentes de clubes da região para a disputa do Intermunicipal sub 20. O encontro foi de bastante proveitoso e todos saíram satisfeitos com a forma de disputa definida para a competição: em grupos regionalizados.
Participarão 08 seleções: Jussari, Gongogi, Ubatã, Ibicaraí, Floresta Azul, Ibicuí, Itajuípe e Iguai.
Serão distribuídos em dois grupos regionalizados: Na 1ª fase os as seleções se enfrentam entre si em seus devidos grupos com jogos de ída e volta, classificando os dois primeiros de cada grupo.
Presidente: Eduardo Menezes
Vice presidente: Rosa Menezes
Diretor: Emanoel Lima
Organização: Liga Regional de Futebol de Itabuna
Nossas Estimas ao Senhor Roberto Rabat
“Superintendência de Trânsito de Ilhéus remove veículos estacionados em locais inapropriados” (Secom/PMI)

FOTOS BY RABAT/R2CPRESS
Querendo, comente…
Juíza realiza audiência final da ação movida pela APPI sobre a reposição
A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina de Souza Pires, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 05 de fevereiro, a audiência final da ação movida pela APPI/APLB-Sindicato que solicita o cumprimento da lei que garante a reposição salarial dos trabalhadores em educação e o piso nacional dos professores. Na audiência, questionado pelo assessor jurídico da APPI, Iruman Contreiras, o representante da Prefeitura de Ilhéus confessou que o município não fez o pagamento da reposição salarial dos trabalhadores no ano de 2013 e nem em 2014, já que a data base dos profissionais docentes é no mês de janeiro.
O processo agora aguarda a decisão da Justiça, que deverá ser publicada a qualquer momento. De acordo com a presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, a ultima reposição salarial concedida aos trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus foi em janeiro de 2012. Como o atual governo não concedeu a reposição salarial no ano passado e nem esse ano, já são 25 meses que os trabalhadores em educação estão sem reajuste, com os salários congelados. Ela lembra ainda que nos oito anos das duas últimas gestões do prefeito Jabes Ribeiro a Prefeitura também não havia concedido reposições salariais para os trabalhadores em educação.
Os servidores reivindicam a reposição anual de 6,5 %, retroativo à data base que foi 1º de maio de 2013. Já os professores querem a reposição 7,97% retroativo a 1º de janeiro de 2013, data base da categoria, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal, e os 8,32% determinados pelo Ministério da Educação, retroativo a janeiro desse ano.
No ano passado trabalhadores de todas as categorias ficaram cerca de 80 dias em greve na busca de um acordo. Como o governo municipal não apresentou uma proposta concreta de reposição salarial, os trabalhadores decidiram protocolar, no dia 07 de outubro, as ações na Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos. A categoria aguarda agora a decisão da justiça.
(AI)
Trio de Arbitragem da Liga Ilheense de Futebol na Final do Copão do Malhado
ÁRBITRO ASSISTENTE 1º JOSÉ IVAN
ÁRBITRO ASSISTENTE 2º EMANOEL LIMA
CÉSAR COTIAS PRESIDENTE DO COPÃO DO MALHADO
PRESIDENTE DA LIGA E DIRETOR DEP ÁRBITROS: WILSON SALVIANO
INTEGRANTES DO QUADRO DE ÁRBITROS DA LIGA ILHEÉNSE DE FUTEBOL

ÁRBITROS.
NOSSAS ESTIMAS.
OBRIGADO PELO ESPAÇO.
Aprovado regimento do Conselho de Esporte e Lazer da Bahia
Foi aprovado, nesta terça-feira, 04, o regimento interno do Conselho de Esporte e Lazer da Bahia, órgão representativo da comunidade esportiva, e que integra a estrutura básica da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre). A reunião foi presidida pela secretária em exercício, Olivia Santana, que substituiu o presidente do colegiado, o secretário estadual do Trabalho e Esporte, Nilton Vasconcelos.

Fotos by Marcelo Reis.
Durante a reunião, o conselheiro Cesar Leiros fez uma rápida apresentação da “Política Estadual de Esporte e Lazer”, que serviu como tema de reflexão para um debate do grupo. Conceituando “Esporte e Lazer” como binômio indissociável, o conselheiro considera a criação do Ministério do Esporte “um capítulo novo na história do País”. Listou os programas da Setre e da Sudesb, em andamento, enquanto tecia avaliações.
Cesar Leiros destacou a criação do Sistema Estadual de Esporte e Lazer “como uma experiência da Bahia, que está sendo uma forte referência para outros estados da Federação”. A partir desta e de outras reflexões, Olivia Santana valorizou a discussão entre os conselheiros, “que constataram as carências e as oportunidades então existentes” e encerrou a reunião do Conselho Estadual de Lazer e Esporte parabenizando a todos pelo compromisso em servir ao esporte baiano.
Somando ações – Criado concomitante ao Sistema Estadual de Esporte e Lazer, no dia 5 de julho de 2011, a partir da Lei nº 12.585/12, o Conselho Estadual de Esporte e Lazer da Bahia chegou para se somar às ações já desenvolvidas pelo Governo do Estado, nos últimos anos, visando o incremento do esporte, seja no apoio aos atletas, ou na construção e reforma de equipamentos públicos.
A presidência é do secretário Nilton Vasconcelos estando na vice-presidência o diretor geral da Sudesb, Raimundo Nonato Tavares (Bobô). Compõem ainda o grupo, nomeado pelo governador Jaques Wagner, os seguintes esportistas: Janete Beanes Maltez do Espírito Santo (SEC); Ricardo de Gouvêa Costa (Sesab); Domingos Leonelli Neto (Secretario do Turismo); Ailton dos Santos Ferreira (SJCDH); Isaac Cavalcante de Carvalho e João Bosco Bittencourt (Fórum dos Secretários-Gestores de Esporte e Lazer dos Municípios Baianos).
Participam também do colegiado: Augusto Cesar Leiro (UNEB); Neuber Leite Costa (CBCE-BA); Osmar de Freitas Nascimento (Instituições das Pessoas com Deficiência e Superdotadas); José Wagner Fernandes (Sistema “S”); Michelle do Nascimento Vieira (Conferência da Juventude); Gian Marco Biglia (Fórum das Federações de Esporte Amador da Bahia); Paulo Cesar Vieira Lima (Conselho Regional de Educação Física Bahia-Sergipe); e Alfredo Rodrigues Vasconcelos (presidente do Sindiclube).
Diocese de Ilhéus / Transferências de Padres 2014
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Maria Regina Canhos em: Proteção de Deus
Recentemente fui vítima de uma ação criminosa. É difícil dizer até quando seus efeitos vão permanecer em minha mente e em meu coração. Foram dez horas de puro terror, tortura psicológica e ameaças, além da sabotagem do meu veículo particular e roubo das chaves da minha residência.
Nem sempre estamos preparados ou conseguimos imaginar o grau da maldade humana, principalmente se não temos essa perversidade em nós. Isso certamente nos preserva de maior sofrimento e, nesse sentido, agradeço a Deus por me poupar de pensamentos sórdidos.
A vida me ensinou que Javé pode afastar os justos de situações limites, mas nem sempre o faz. É de seu interesse conhecer bem a pessoa que lhe serve e testar a sua fidelidade e fé. Não é fácil passar pelas provações e pode acontecer de perdemos toda a nossa esperança. Diante do inevitável somente a fé em Deus nos sustenta. Ele se serve das pessoas e meios necessários para proteger aqueles que lhe são prestativos e obedientes, porém não os poupa de circunstâncias adversas, contrariedades ou aborrecimentos.


























































