:: ‘Notícias’
Réveillon Popular de Ilhéus começa às 21 horas e terá esquema especial de serviços
O transporte coletivo irá funcionar durante toda a noite, com ônibus extras para atender à população. Agentes de trânsito estarão em pontos críticos da cidade para ajudar na fluidez do tráfego, e um posto de saúde atenderá a pequenas emergências na área da festa, na Avenida Soares Lopes.
O Réveillon Popular de Ilhéus, que acontecerá na Avenida Soares Lopes, ao lado da Catedral de São Sebastião, contará com a animação de três bandas e vai começar a movimentar o público a partir das 21 horas desta terça-feira, dia 31, com a apresentação do cantor ilheense Itassucy, que se responsabilizará pela agitação da galera até minutos antes da meia-noite. Para marcar a virada do ano subirá ao palco a banda Lord City, que interromperá sua apresentação apenas para que a população aprecie o grande espetáculo pirotécnico, que prevê a queima de fogos de artifício durante dez minutos.
Depois da apresentação da Lord City, a banda Di Bali, de Ilhéus, vai manter o clima festivo, como sempre acontece em suas aplaudidas performances musicais. Para garantir o sucesso e a tranqüilidade da festa popular, a Prefeitura tomou várias providências e terá equipes de plantão durante todo o período do tradicional feriado, além do apoio da Polícia Militar e de agentes da Guarda Municipal para garantir o esquema de segurança. Haverá também dois salva vidas de plantão ao longo da praia.
SERVIÇOS – Na área da festa será instalado um posto de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde, para casos de emergência, com o apoio de uma ambulância do SAMU. Com relação ao transporte público, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Isaac Albagli, afirma que durante as comemorações do réveillon as empresas de ônibus irão disponibilizar 20 coletivos extras que funcionarão durante o transcorrer de toda a noite. Além disso, será reforçada a vigilância na rodovia Jorge Amado (Ilhéus/Itabuna) e no acesso Centro/Pontal, com a finalidade de evitar os congestionamentos existentes durante os festejos.
“Para contribuir com a fluidez do tráfego, também vamos colocar um caminhão guincho na cabeceira da Ponte Lomanto Júnior, e mais 12 agentes de trânsito, que ficarão trabalhando na própria passagem na ponte e ao longo da Avenida Lomanto Júnior, no Pontal”, informou o secretário.
No que se refere à coleta de lixo e serviços de limpeza, Albagli diz que durante este período de festa sempre são registrados volumes de resíduos bem acima do normal, especialmente em locais como a Ponta da Tulha e a Estância Hidromineral de Olivença, que chegam a triplicar a quantidade de lixo produzido. Há, portanto, a necessidade de reforçar a coleta, o que já foi feito.
O secretário assegura que durante todo o dia 31 a coleta ocorrerá em todos os pontos da cidade. Ele revelou que está sendo estudada a possibilidade de criar grupos especiais de limpeza, para agirem no transcorrer do dia 1°, “mas, como se trata de uma festa muito tradicional, isso só ocorrerá com a adesão dos servidores”, garantiu.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
QUILOMÉTRICO
O rabo dessa fila (engarrafamento) estava (deve estar maior ainda) após o Estádio Mário Pessoa.
O vídeo foi feito por volta das 12h22.
As imagens foram feitas do helicóptero SAPO 1 do comandante Robert.
Enquanto isso fico pensando se já não passou e muito o desejo de meio mundo ver as lanchas pra lá e pra cá na baía do Pontal minimizando e muito esse sufoco da gente e dos visitantes…
Prefeitura de Ilhéus
Reestruturação da Maramata impulsiona consciência ambiental em Ilhéus
A Universidade Livre do Mar e da Mata da Prefeitura de Ilhéus é responsável pela elaboração de estudos e pesquisas e pelo desenvolvimento de atividades de preservação e educação ambiental.
A reestruturação das atividades desenvolvidas pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) da Prefeitura de Ilhéus impulsionou a consciência ambiental em 2013, a partir de várias iniciativas do órgão que atingiram públicos diversos. Com a função de desenvolver medidas voltadas para o estímulo à preservação e à educação ambiental, a instituição, neste ano de 2013, reativou as atividades do projeto social Meninos Guerreiros e promoveu cursos com temas em ecologia, retomando o papel de difundir e fomentar a consciência ambiental e social.
De acordo com o presidente da instituição, Fred Andrade, o ano de 2013 foi positivo, tanto no planejamento, quanto na organização e na formação da equipe. E ele destaca as expectativas já esperadas para as atividades do próximo ano: “Este ano, tivemos uma preocupação maior em arrumar a casa, como ordenou o prefeito Jabes Ribeiro a todos os gestores, mas acreditamos que cumprimos nossas metas e já preparamos novas ações para 2014”. E detalha: “Já temos na programação a realização de 20 cursos e faz parte dos nossos planos ampliarmos o Meninos Guerreiros para outros bairros de Ilhéus”, informa.

Presidente da Maramata, Frederico Andrade, junto com as crianças e adolescentes do Projeto Meninos Guerreiros – Foto Alfredo Filho – Secom.
CIDADANIA – Através do programa, 41 crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social participam de atividades lúdicas e esportivas no turno oposto da escola. “O Meninos Guerreiros é muito importante para resgatar a autoestima dos jovens que vivem em situação de vulnerabilidade social e, principalmente, é um mecanismo que utilizamos para proporcionar entretenimento, educação e estimular o sentimento de cidadania em nossas crianças e adolescente”, analisa o presidente.
Prefeitura de Canavieiras
Festas, praia e cultura atraem turistas a Canavieiras
Canavieiras revive um novo período em sua história ao atrair um grande número de turistas para a cidade neste final de ano. Os visitantes são atraídos pela programação festiva organizadas pela Prefeitura e iniciativa privada, além da beleza de suas praias, da gastronomia e de sua tradicional cultura, apresentada em diversas expressões artísticas.
Desde sexta-feira (27) que começaram a chegar turistas de todas as partes do Brasil e do exterior, incrementando a economia do município. Segundo o prefeito Almir Melo, esse movimento de turistas é resultado do trabalho realizado pela Prefeitura – por meio da Secretaria Municipal do Turismo – junto às operadoras de todo o Brasil.
A presença dos visitantes movimenta toda a “indústria turística”, a exemplo de hotéis e pousadas, que estão com quase totalidade dos leitos ocupados, índice que deve chegar aos 100% durante o Réveillon. Os restaurantes da Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, e do Sítio Histórico registraram um grande movimento nesses dias.
Segundo o proprietário do Restaurante Alegria de Viver, Carlinhos Alegria, neste verão muitos turistas de vários estados que visitavam Canavieiras com frequência, estão de volta, após três ou quatro anos de ausência. “Os turistas comentam que estão acompanhando as mudanças na cidade e garantem voltar nos próximos anos, o que é muito bom para a economia de Canavieiras”, ressalta Carlinhos.
MERCADO DE ARTESANATO <> UM PONTO DE REFERENCIA DOS TURISTAS QUE VISITAM ILHÉUS!!!
A cidade de Ilhéus tem muitas atrações que destacam as suas belezas e nada melhor para os nossos amigos turistas que nos visitam uma visita ao Mercado de Artesanato, localizado à Rua Eustáquio Bastos, nº 2, ao lado do Bradesco e em frente à Justiça Federal. Existem várias lojas que chamam à atenção de muitos visitantes, uma delas é “SABORES DA BAHIA, Loja nº 11,” pelo destaque na sua apresentação, arrumação, estoque de produtos variados e verificamos também a qualidade das coisas que são vendidas nessa loja.
Uma visita à Loja “SABORES DA BAHIA”, podemos sentir os sabores dos licores e produtos regionais que são de bom gosto apresentados aos visitantes! O tratamento no seu atendimento é sempre alegre, o convívio demonstra muito desvelo para com seus clientes. As pessoas que compram nessa loja ficam satisfeitas por Ilhéus apresentar lojas bonitas e acolhedoras no Mercado de Artesanato e voltam todos os anos para fazer novas compras e levar presentes para seus amigos e parentes.
Parabenizamos esse tipo trabalho que muitas pessoas executam, pois nos faz crer que somente dessa forma, oferece a Ilhéus um lado bom de atuação no seu fluxo de comunicação e entrelaçamentos entre o comércio e nossos visitantes.
O nosso agradecimento a todos os turistas visitantes por preferir a cidade de Ilhéus como ponto de referencia nas viagens, e que no seu retorno tenham uma maravilhosa viagem e cheguem bem felizes e em paz às suas residências e voltem sempre à nossa cidade que estaremos de braços abertos para recebê-los.
Ilhéus abre processo seletivo para Secretaria de Saúde
O edital oferece 303 vagas, mais 144 de cadastro reserva para diversas áreas da Saúde e outras atividades. As inscrições vão ocorrer nos próximos dias 2, 3 e 6 de janeiro na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).
A Prefeitura de Ilhéus abre processo seletivo simplificado para área de Saúde. As inscrições vão ocorrer nos dias 2, 3 e 6 de janeiro, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), situada na Rua Vereador Marcus Paiva, nº 291, Cidade Nova, Ilhéus, no período das 13h30 às 17h30, e deve ser realizada pelo candidato interessado ou por meio de procuração pública. São 303 vagas e 144 de cadastro reserva para as profissões de enfermeiro, psicólogo, farmacêutico, técnico em enfermagem, terapeuta, educador físico, biomédico, engenheiro de alimentos, protético, auxiliar de prótese dentária e de saúde bucal, veterinário e auxiliar veterinário, zootecnista, técnico e em zootecnia, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, assistente social, nutricionista e Técnico Auxiliar de Regulação Médica. Há vagas para profissionais de diversas especialidades da medicina como clínica geral, dermatologista, mastologista, oncologista, obstetra, proctologista, geriatra, urologista, hematologista, endocrinologista, diabertólogo, otorrino, pediatra, reumatologista, psiquiatra, cardiologista, angiologista, cirurgião geral e ginecologista.
A seleção também oferece oportunidades para outros profissionais como contador, eletricista, técnico em segurança do trabalho, rádio operador, auxiliar do setor de compras, técnico para sistemas de informações de saúde. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos: currículo vitae, devidamente comprovado, inclusive a experiência na área; ficha de inscrição (Anexo II do Edital), preenchida e assinada, de acordo com a tabela do Anexo I; Diploma ou Certificado de nível superior; certificado de conclusão de ensino técnico, de acordo com os requisitos básicos previstos para cada função. É vedada a entrega de documentos que não seja no ato de inscrição e dentro do prazo previsto no edital.
Processo seletivo – O processo seletivo será constituído por análise do currículo vitae e entrevista. Os critérios de pontuação serão definidos pela Comissão de Avaliação de Currículos e/ou histórico escolar, constituída para este fim. As entrevistas serão agendadas, de acordo com a ordem de classificação constante das convocações, e realizadas após a avaliação curricular. A seleção tem validade de 12 meses, contando a partir da data da publicação do Edital de Homologação de Resultado Final na Imprensa Oficial do Município no site: www.ioe.org.br/prefeitura/
A contratação visa suprir a falta de profissionais para atender aos programas de prestação continuada Federal e Estadual. De acordo com a necessidade da Instituição, a jornada de trabalho dos candidatos selecionados poderá ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno. Demais informações encontram-se à disposição dos interessados na Secretaria de Saúde e no térreo do Anexo das Secretarias (Rua Santos Dumont, s/n, Centro) onde os candidatos no site oficial da Prefeitura Municipal de Ilhéus,http://www.ilheus.ba.gov.br.
Prefeitura de Canavieiras
MÉDICOS CUBANOS VISITAM PREFEITO DE CANAVIEIRAS
Recém-chegados ao Brasil, os médicos cubanos Ariel (Camacã), Yusmani (Arataca), Pedro (Una), Mayelin (Mascote), Julio (Santa Luzia) e Yaima (Canavieiras) foram recebidos pelo prefeito Almir Melo, em seu gabinete, na manhã desta sexta-feira (27). Os médicos estavam acompanhados da secretária da Saúde de Canavieiras, Roberta Barros, e o diretor-administrativo do Hospital Municipal Régis Pacheco, Lourival Nunes.
Os médicos cubanos estavam em visita a Canavieiras durante os festejos natalinos e fizeram questão de ressaltar ao prefeito que ficaram bastante impressionados pelas beleza da cidade e pela acolhida recebida da população, que consideram bastante simpática. Todos foram unânimes em dizer que voltarão sempre a Canavieiras durante os períodos de folga nas suas cidades.
O prefeito Almir Melo saudou os médicos e contou passagens da história de Canavieiras, bem como se colocou à disposição dos visitantes. Almir Melo e os médicos também conversaram sobre Cuba e a adaptação deles aos costumes brasileiros, notadamente os baianos. Canavieiras já recebeu uma médica cubana e outros oito profissionais foram solicitados e devem vir clinicar na cidade ainda este ano.
Prefeitura de Ilhéus
Prefeitura de Ilhéus interdita American Park
Prefeitura de Ilhéus antecipa pagamento de salários da Saúde e da Educação
Vigilância Sanitária de Ilhéus intensifica ações neste final de ano
Final de semana com atrações para todos os gostos em Ilhéus
Réveillon de Ilhéus valoriza artistas locais
ILHÉUS / 68ª CIPM
PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).
Ceplac investe em novos clones e produção de cacau aumenta na Bahia
A foto acima é do clone PS 1319, que já está sendo distribuído em toda região cacaueira fazendo parte do processo de recuperação da lavoura cacaueira de forma sustentável, conjuntamente com inúmeros outros materiais botânicos “clones”.
A Ceplac, através do setor de genética (Segen), no Centro de Pesquisad do Cacau, trabalha com aproximadamente 500 clones promissores, sendo 300 de piramidação (melhoramento de planta), e 200 de seleção de campo com participação de técnicos e produtores. Estes clones já estão instalados e em instalação distribuídos em 17 municípios da região cacaueira.
Este é um trabalho de seleção que faz parte do Projeto Renorbio, coordenado pelo pesquisador José Luis Pires, com apoio dos também pesquisadores Edna Dora, Milton Macoto, Carina Pires e Raul Valle, e executado no campo pelo engenheiro agrônomo fiscal federal extensionista e pesquisador Mariosvaldo Macedo, juntamente com uma equipe de apoio com 24 pessoas.
A seleção e introdução de clones resistentes a doenças e com alta produtividade têm como reflexo o aumento da produção de cacau no Sul da Bahia, como mostra o quadro safra a safra.
| ANO AGRÍCOLANA BAHIA | Produção de cacauBahia t (toneladas) |
| 2009/2010 | 107.911 |
| 2010/2011 | 149.481 |
| 2011/2012 | 131.519 |
| 2012/2013 | 167.674 (*) |
*Informação até 24 de Fevereiro de 2013
—
BLOG DO THAME
Corpo de salva-vidas amplia horário de atuação a partir desta segunda-feira
A equipe vai atuar diariamente no período das 8 às 16 horas nas praias do Cristo, Vietnã, Cururupe, Batuba e Cai N’água e nas demais, entre as 10 e 16 horas, fazendo a cobertura de cerca de 65 km de praia em 34 postos.
O efetivo do corpo de salva-vidas de Ilhéus amplia o tempo de cobertura nas praias neste verão. A partir desta segunda-feira, dia 30, os 80 servidores atuarão diariamente no período das 8 às 16 horas nas praias do Cristo, Vietnã (nas intermediações do Hotel Opaba), Cururupe, Batuba e Cai N’água e, de 10 às 16 horas, nas demais. Os agentes atendem em cerca de 65 km de praia em 34 postos.
O chefe do Corpo de Salva-Vidas da Prefeitura de Ilhéus, Alexandre Mendonça, enfatiza que agentes que integram a equipe participaram nos meses de outubro e novembro de dois cursos de qualificação oferecidos pelo Corpo de Bombeiros. “As capacitações em primeiros socorros e resgate aquático e mergulho e resgate aquático, fazem parte de iniciativas voltadas para o aperfeiçoamento permanente do efetivo”, comenta o chefe da corporação.
Balneário de Tororomba já está aberto ao público
Embora a reforma total do equipamento esteja prevista para ser concluída em janeiro, os ilheenses e turistas já podem usufruir do espaço, de sexta-feira a domingo, que já conta com novos banheiros, adaptações para portadores de necessidades especiais, reservatórios limpos e novas mesas e sombreiros.
O Balneário de Tororomba, na Estância Hidromineral de Olivença, já está funcionando de sexta-feira a domingo embora a reforma total do equipamento, realizada pela Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Truismo (Setur), está prevista para ser concluída em janeiro próximo. Foram realizadas intervenções realizadas nos banheiros, adaptações para os portadores de necessidades especiais, além da limpeza nos reservatórios e estão disponíveis novas mesas e sombreiros, que colaboram para tornar o ambiente mais aconchegante. Falta a finalização da pintura dos muros, higienização da bica, revisão nas redes hidráulicas e elétricas e reconstituições das piscinas e telhados.
De acordo com o coordenador, de Turismo da Setur, Fernando Reis, as intervenções, iniciadas em novembro, com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema), estão sendo realizadas com recursos próprios e tiveram que ser interrompidas por conta da incidência das chuvas. Reis informa ainda, que a partir de 2014, o balneário passará por uma reforma mais profunda, e para isso a Setur já firmou parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), o que permitirá implantar novos projetos e modernizar ainda mais as instalações e o seu funcionamento. “Ainda, em nosso projeto de reforma, o balneário ganhará novo ambiente paisagístico e painéis artísticos para compor melhor o visual do local”, afirmou Reis.
O diretor acrescenta que os servidores receberão novos fardamentos padronizados, o que permitirá aos usuários identificá-los com mais facilidade. O balneário sempre foi uma atração especial em Olivença, pois as suas piscinas possuem água corrente original do Rio Tororomba e o famoso Véu da Noiva – uma cortina artificial de água doce – que pode ser usada por crianças e adultos com segurança e tranquilidade.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
































































