:: ‘Notícias’
Sutran impede circulação de veículos nas praias de Ilhéus
Somente neste final de semana, a Superintendência Municipal de Trânsito recolheu e multou quatro quadriciclos, que também foram apreendidos, e cinco motos, que trafegavam pelas praias da zona sul. A ação vai ocorrer durante o verão em toda a orla do município.
Para assegurar maior tranquilidade aos ilheenses e turistas que frequentam as praias do município na alta estação, a Superintendência de Trânsito (Sutran), vinculada à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), está atuando intensamente para impedir o tráfego de veículos por essas áreas.
Neste final dia semana, dias 4 e 5 de janeiro, a superintendência apreendeu e multou quatro quadriciclos que circulavam nas praias da zona sul, além de ter retirado e multado cinco motos no mesmo local. Os agentes também impediram que uma pessoa cavalgasse pela praia.
Conforme o titular da Sedur, Isaac Albagli, os servidores da Sutran irão atuar em toda a orla de Ilhéus e a superintendência não irá conceder nenhum tipo de licença neste verão, permitindo a circulação de veículos nas praias, sejam motos ou quadriciclos. Segundo o secretário, a ação objetiva garantir o livre fluxo dos banhistas e, principalmente, evitar possíveis acidentes.
Secretaria de Comunicação (Secom)
BAMIN recebe autorização para construir terminal portuário
A Bahia Mineração – BAMIN obteve na manhã de hoje (6/1) da Secretaria Especial dos Portos da Presidência da República (SEP) a autorização para construir seu Terminal de Uso de Privativo (TUP) no Complexo Porto Sul em Ilhéus.
O terminal portuário da empresa terá capacidade de movimentação de carga de até 45 milhões de toneladas por ano. A autorização foi dada em cerimônia no prédio da Governadoria e contou com a presença do governador da Bahia Jaques Wagner e com o ministro da SEP, Antonio Henrique Silveira.
Na oportunidade, Silveira também autorizou ao Governo da Bahia construir o segundo terminal do Complexo Porto Sul, que será utilizado por empresas que vão se associar em torno de uma Sociedade Propósitos Específicos (SEP), cujo edital também foi lançado ontem para consulta pública.
Para o presidente da BAMIN, José Francisco Viveiros, a autorização dada pela SEP é mais um importante passo para a consolidação do Projeto Pedra de Ferro, que integra produção e beneficiamento de minério de ferro em mina localizada em Caetité (Sudoeste baiano) e o escoamento desta produção pelo TUP do Complexo Porto Sul via Ferrovia da Integração Oeste-Leste, Fiol.
O Projeto Pedra de Ferro representa um investimento total de US$ 3 bilhões e vai gerar cerca de 8 mil empregos diretos se somadas as etapas de construção e operação da mina e do porto.
“Receber esta autorização do Governo Federal, que é o Poder Concedente [pela legislação brasileira assuntos relacionados à infraestrutura portuária é de alçada da União], é um passo importante para a implantação do nosso projeto”, avaliou.
“Agora falta a segunda licença ambiental, a Licença de Instalação (LI), para iniciarmos as obras”, completou. Na cerimônia, o secretário da Casa Civil do governo baiano, Rui Costa, garantiu que os estudos ambientais complementares pedidos pelo Ibama serão entregues até março e que acredita que a LI será emitida até o final deste ano.
Lançamento do Projeto Verão 2014 agitou praia do sul no domingo
O projeto será realizado entre as 10 e 15 horas, em todos os domingos deste mês de janeiro, na Cabana Gabriela, com a promoção de diversas atividades culturais e esportivas como shows musicais, apresentação de grupos de danças e exercícios promovidos por academias de ginásticas.

O Prefeito Jabes Ribeiro destaca a importância do Projeto Verão para o Turismo de Ilhéus. – Foto Alfredo Filho (Secom).
Os domingos na praia do sul ficarão mais animados neste mês de janeiro, com a realização do Projeto Verão 2014, promovido pela TV Record/Cabrália, em parceria com a Prefeitura de Ilhéus e outras instituições. As atividades, que tiveram início neste final de semana (dia 5), serão realizadas sempre das 10 às 15 horas, na Cabana Gabriela. Neste período, haverá atrações como grupos musicais e de danças, academias de ginásticas e promoção de atividades esportivas.
O lançamento do Verão 2014 contou com a presença do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, e de inúmeros convidados regionais. “O projeto é mais uma forma de promover diversão aos ilheenses e atrair turistas para o nosso município, e por isso entendemos a sua importância”, afirmou o prefeito Jabes Ribeiro. “Ao apoiarmos projetos como este, estamos contribuindo para o aumento do fluxo de pessoas em Ilhéus e com isso colaborando para que os trabalhadores do setor turístico ampliem suas vendas e receitas”, considerou.
E para garantir que os banhistas participem das atividades com maior tranquilidade e conforto, a Prefeitura de Ilhéus reforçou a ação dos salva-vidas na região, que ampliaram o tempo de atuação em toda a orla ilheense, bem como intensificou os serviços de limpeza e manutenção de toda a área onde se realiza o evento.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Governador assina contrato que oficializa instalação do Porto Sul
O contrato de adesão dos dois terminais do Porto Sul, a ser construído em Ilhéus, foi assinado nesta segunda-feira (6) pelo Governo da Bahia e a Secretaria de Portos da Presidência da República (SEP). A cerimônia foi realizada na Governadoria, Centro Administrativo da Bahia, com a presença do governador Jaques Wagner, do ministro da SEP, Antônio Henrique Silveira, entre outras autoridades.
A assinatura do contrato oficializa que o Terminal de Utilização Privada (TUP) do Estado da Bahia e o TUP da Bahia Mineração (Bamin) estão aptos a serem instalados, formando o maior empreendimento portuário do Nordeste. Esses terminais tiveram outorgas publicadas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) em dezembro de 2013.
“Esse licenciamento do Porto Sul se tornou referencial para o Ibama. Todo mundo sabe que um porto é um prenúncio de capacidade industrial e energética de um estado. Concretizamos o maior investimento logístico da Bahia”, disse o governador Jaques Wagner.
Na ocasião, o governo baiano lançou o edital de seleção de acionistas privados para a constituição da Sociedade de Propósito Específico (SPE) do Porto Sul. Os investimentos privados para a construção do Porto Sul somarão R$ 5,6 bilhões ao longo de 25 anos. O porto movimentará cargas de todos os tipos de granel e cargas em seus diversos acondicionamentos, com estimativa, no 25º ano de funcionamento, de operar 100 milhões de toneladas/ano.
Vídeo: veja a estrutura do Porto Sul
Espetáculo CASA DE FARINHA
CASA DE FARINHA
A Cia. de Dança Sôanne Marry realiza temporada nos dias 09, 16 e 23 de janeiro o espetáculo intitulado “Casa de Farinha”, tendo como base a obra do escritor regional Marcelo Henrique Dias Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial e o livro Tambores de Angola de Robson Pinheiro.
“Casa de Farinha” um lugar dos antigos engenhos que fabrica, lapida e recria a mandioca quebra o polvilho, esfarinha a raiz, afina a farinha, amassa a massa, enrosca as mãos, nomeia o encontro, tocam os corpos, nasce o amor”…
As Canções, a dança, retratam o dia a dia doloroso e alegre das vidas dos escravos nas casas de farinha. No entanto, quase sem querer, eles expõem a ferida de forma desviada, através da poesia sonora dos corpos dançantes.
Difícil explicar somente com palavras o que significa poesia, corpo, música, dança, todos juntos em cena. Aquele que quiser experimentar tem somente que comparecer. Não precisa trazer muita coisa, porque farinha é substância que dá pra fazer milagres.
O espetáculo terá a participação especial do Ballet Folclórico IFBA Campus Ilhéus, o qual também tem a direção da coreógrafa Sôanne Marry.
Tenda Teatro Popular de Ilhéus nos dias 09, 16 e 23 de janeiro ás 20:00h – ingresso R$ 10,00.
Ídolo do futebol português, Eusébio morre aos 71 anos
Morte ocorreu após parada cardiorrespiratória, por volta das 4h pelo horário local
Veja também:
Cristiano Ronaldo e Mourinho lamentam por Eusébio
LEIA MAIS – Conheça a página de futebol do Estadão

“A notícia nos apanhou de surpresa e de forma brutal, inesperada, porque há homens que nunca deviam partir. Morreu Eusébio da Silva Ferreira, referência maior do Sport Lisboa e Benfica e de Portugal”, publicou o Benfica, comunicando a morte do jogador, já durante a manhã deste domingo na Europa.
Em 2012, o ex-jogador sofreu um Acidente Vascular Cerebral (AVC) durante a Eurocopa, na Polônia. Na ocasião, Eusébio ficou quase três semanas internado. Poucos meses antes, ele havia sido hospitalizado devido a uma pneumonia.
Nascido em 1942, na África Oriental Portuguesa, na região hoje conhecida como Moçambique, Eusébio surgiu para o futebol no Sporting Lourenço Marques. Em 1960, chegou ao Benfica, clube no qual atuou por mais de 600 vezes, se tornando o grande nome da história do clube e ídolo maior do futebol português.
Apelidado de “Pantera Negra”, aproximou-se da marca de um gol por jogo durante a carreira, a qual encerrou num périplo por clube menores nos Estados Unidos, México, Canadá e Portugal mesmo, entre 1975 e 1980, recusando-se a parar apesar das seguidas operações no joelho esquerdo. Assim, aposentou-se aos 38 anos.
Pela então fraca seleção portuguesa, Eusébio só teve chance de disputar uma Copa do Mundo, em 1966. Na Inglaterra, comandou um time histórico, que eliminou o Brasil e chegou até o terceiro lugar, melhor posição já conquistada por um time português num Mundial. Eusébio foi o artilheiro da competição, com nove gols. O país só voltou a disputar uma Copa em 1986 e, depois, de 2002 para cá. No total, Eusébio disputou 41 gols em 64 jogos.
“De Eusébio vamos recordar o talento, o exemplo e o caráter de um homem que marcou o futebol português e se transformou numa referência do futebol mundial. Vamos recordar a alegria que tinha de viver, a sua simplicidade e frontalidade. A vida de Eusébio é patrimônio de todos aqueles que amam o futebol”, exaltou o Benfica.
“A melhor forma de homenagearmos Eusébio é continuarmos a cumprir os seus sonhos e ambições. A memória e o legado de Eusébio ficam entre nós”, completa o clube.
—
No ESTADÃO/ESPORTES
Maria Regina Canhos em: Adeus ano velho, feliz ano novo
Despedimo-nos de 2013 e acolhemos esperançosos 2014; que seja um momento de grandes realizações e alegrias. Ano passado tive a dolorosa experiência da minha separação conjugal. Para quem é católica praticante desde que nasceu não foi nada fácil. A iniciativa foi minha, confesso. Não consegui suportar a insatisfação e tristeza resultantes de uma década de tentativas frustradas para manter em andamento algo que já tinha se perdido. Vivenciei na prática o que muitos sempre souberam. Para que um relacionamento dê certo, ambos precisam querer e investir no convívio. Somente uma andorinha não faz verão. Somente um cônjuge não mantém casamento. Sobreveio a separação.
Não bastasse a sensação de fracasso, a tristeza própria e dos filhos, as dificuldades financeiras e emocionais que normalmente se sucedem, tive de lidar com um dos golpes mais duros que a vida me impôs: o abandono da minha família, principalmente dos meus pais. Eles se recusavam a aceitar ter uma filha separada, uma vergonha para todos. Assim, simplesmente me ignoraram e ficaram meses sem dizer uma palavra, sem perguntar como estavam as coisas ou se eu precisava de algo. Da mesma forma procedeu a família do meu ex-cônjuge. Nenhum telefonema, nenhuma manifestação de solidariedade ou compreensão. Não fosse o apoio dos meus dois filhos e da minha melhor amiga (que benção um verdadeiro amigo) estaria completamente perdida. Foi uma decepção sem precedentes constatar que ainda impera o amor condicional, aquele que só existe diante de certas circunstâncias e desde que você cumpra ordens, normas e procedimentos esperados.
CDL de Ilhéus
Morador do Centro leva moto zero km no 2º Sorteio da Campanha de Natal da CDL de Ilhéus
Na noite desta sexta-feira (03.01) a Praça Cairú, no Centro de Ilhéus, ficou bastante animada com a realização do 2º sorteio de Prêmios da Campanha de Natal “Realize seu sonho neste Natal”, da Câmara de Dirigentes Lojistas.
Com a locução do radialista Robertinho Scarpita e a animação do Silvio Santos Cover (ator Emerson Marques), foram sorteados dez eletrodomésticos como ferro elétrico, ventilador, liquidificador e batedeira, além da moto zero km. O sorteio foi transmitido ao vivo pelo radialista Ciro Zatele, no programa Cidade Informe, da Conquista FM.
O ganhador da moto foi o morador do Centro, Gedelson Silva, que compareceu ao stand e recebeu os parabéns de toda a diretoria da CDL. “Estamos muito felizes por podermos contemplar pessoas de vários bairros que prestigiam o comércio de Ilhéus e acreditam nas nossas campanhas. No primeiro sorteio foram dez eletrodomésticos e uma moto, neste sorteamos mais dez eletrodomésticos e uma moto e no próximo, dia 23 de janeiro, sortearemos mais eletrodomésticos e o maior prêmio que é o carro zero km”, disse Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.
Participantes do Domingo na Avenida em Ilhéus ganham novo apoio logístico
Para oferecer mais conforto e comodidade aos participantes do projeto da Prefeitura Municipal, a partir deste domingo, dia 5, serão instalados toldos para descanso e abrigo do sol.
Para atender a solicitação dos praticantes de exercícios físicos e demais atividades promovidas pelo Projeto Domingo na Avenida, na Soares Lopes, a partir deste domingo, dia 5, serão instalados toldos nas imediações da Catedral de São Sebastião, com a finalidade de oferecer um local de descanso e abrigo do sol. O projeto da Prefeitura de Ilhéus, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), ocorre sempre das 6 às 10 horas. Já entre a segunda e sábado, uma das pistas da avenida fica interditada no período das 5 às 9 horas, para a prática de cooper e caminhadas, conforme pedido dos ilheenses.
Adianta O titular da Serin, Jailson Nascimento, que a partir da próxima segunda-feira, dia 6, os praticantes de atividades físicas na Soares Lopes, vão ganhar um reforço para a saúde, com a abertura dos stands da Unimed de Ilhéus, que, anualmente oferece vários serviços gratuitamente durante a alta temporada, a exemplo de aferição de pressão arterial, acompanhamento técnico para os exercícios físicos, fornecimento de lanches para grupos inscritos, entre outros. “Além dessa promoção já concretizada, através da Prefeitura Municipal, Unimed, Faculdade de Ilhéus e Polícia Militar, continuamos em busca de novos parceiros na área de polpas de frutas”, afirmou Nascimento.
Iniciado efetivamente no último dia 29, o Projeto Domingo na Avenida recebeu os aplausos dos participantes por oferecer mais comodidade e segurança para a prática dos exercícios físicos e entretenimento, possibilitando que idosos e crianças também se façam presentes e aproveitem esta oportunidade. Por isso, o secretário Jailson Nascimento diz que o projeto continua aberto para receber novos colaboradores, desde que se integrem ao perfil divulgado, que é o de apoiar a alta temporada em Ilhéus, oferecendo produtos e serviços.
—
Secretaria de Comunicação Social
Agência Câmara
Projeto de Lei determina que ônibus tenham ar-condicionado
Em tramitação na Câmara, o Projeto de Lei 5564/13 determina que todos os veículos de transporte coletivo no País sejam equipados com aparelho de ar-condicionado com dispositivo regulador de temperatura.
Apresentada pelo deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), a proposta estipula como punição à empresa que descumprir a regra o recolhimento imediato do veiculo, com proibição de circular até a satisfação da exigência, além de multa de até 50 vezes o salário mínimo e proibição de participar de licitação para prestação serviço de transporte coletivo.
Maia ressalta que estudos de Medicina do Trabalho atestam que 45% dos motoristas e cobradores sofrem com o calor nos ônibus, e os que trabalham em veículos com ar-condicionado são menos afetados pelo estresse no trânsito.
ITABUNA / BATIDA DE CARRO COM MOTO
O CRÉDITO ESTÁ NO VÍDEO.































































