WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Santa Casa de Itabuna empossará provedor reeleito

Dr. Eric Ettinger, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

Dr. Eric Ettinger, provedor da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna.

O provedor reeleito da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Eric Ettinger de Menezes, será reconduzido ao cargo na próxima segunda-feira (13), em uma cerimônia de posse que será realizada às 20 horas no auditório do Hospital Calixto Midlej Filho, com a presença da irmandade da instituição, autoridades civis, militares e religiosas, além de representantes da sociedade civil.

A reeleição do biomédico Eric Ettinger ocorreu em dezembro de 2013. Ele comandará a instituição pelo segundo mandato consecutivo (2014/2015). Profissional dedicado às ações em prol do crescimento da Santa Casa de Itabuna, instituição que é mantenedora de três hospitais – Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e São Lucas – Drº Eric Ettinger teve sua gestão como provedor no biênio 2013/2014, marcada pelo empenho em melhorar cada vez mais os serviços disponibilizados na área da saúde não somente para os itabunenses, mas também para os pacientes dos municípios pactuados que integram a Macro Região Sul da Bahia.

“Com energias renovadas para cumprir esta missão que a mim foi confiada mais uma vez, contarei com o apoio de uma diretoria determinada em fazer o melhor pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna – a maior instituição filantrópica de saúde do interior do Norte e Nordeste do Brasil”, comentou Drº Eric Ettinger.

O médico Almir Alexandrino, que também segue no segundo mandato consecutivo como vice-provedor da Santa Casa de Itabuna, agradece o apoio recebido no biênio 2012/2013 e reforça: “Já conquistamos grandes avanços, mas ainda temos mais alguns passos a dar juntos pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna”, destacou.

Diretoria

A nova diretoria da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna é composta pelo provedor Eric Ettinger; o vice-provedor, Almir Alexandrino; o 1º Secretário, Silvio Roberto de Oliveira; 2º Secretário, José Antero Almeida; 1º Tesoureiro, Eduardo Kowalski; e 2º Tesoureiro, Peter Deviris Lemos.

Na oportunidade, também serão empossados para o biênio 2014/2015, os 18 membros do Conselho Deliberativo e 18 mulheres que integram o Grupo das Irmãs Auxiliadoras.

ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS APRESENTA A EXPOSIÇÃO AUTORES DO SUL DA BAHIA SOB ARTE E PAPEL

Janete Lainha, Pawlo Cidade, Luh Oliveira, Heitor Brasileiro, Gustavo Felicíssimo, Geraldo Lavigne, Arléo Barbosa são alguns dos escritores com livros na exposição “Autores do Sul da Bahia, sob arte e papel” que a Academia de Letras de Ilhéus promove até o dia 31 deste mês, em sua sede própria, na Rua Antonio Lavigne de Lemos, 39, centro.
ILHÉUS

ILHÉUS

Acompanha a exposição o trabalho do artista visual Joferson Ferreira que ambienta o espaço com seus animalês da Mata Atlântica, bem como produtos da história do Município de Ilhéus, também à venda.
A exposição está aberta ao público, das 10:00 às 21:00 horas. Para o leitor e estudante de História, Marcolino Reis, “esta é uma ótima oportunidade para que turistas e nativos conheçam de perto os autores que escrevem sobre nosso Município.” Já o editor e poeta da Mondrongo Editora, Gustavo Felicíssimo, diz que a exposição poderá trazer visibilidade a autores até o momento desconhecidos do grande público. De parabéns a Academia de Letras de Ilhéus pela iniciativa.”
A exposição “Autores do Sul da Bahia, sob arte e papel” é uma idealização da Comunidade Tia Marita, em parceria com a Academia de Letras de Ilhéus. Os livros podem ser adquiridos a preços populares que variam entre R$ 2,00 e R$ 30,00.

Governador recebe proposta de modernização da Polícia Militar

Um documento com sugestões para a modernização da Polícia Militar da Bahia (PM-BA), elaborado por uma comissão formada por integrantes de diversas associações de oficiais e praças da PM, secretarias de Estado e órgãos públicos, como a Procuradoria Geral do Estado (PGE), foi entregue ao governador Jaques Wagner nesta terça-feira (7) durante reunião com os representantes de cada uma das instituições.
Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Para o governador, o documento é o primeiro passo para a melhoria e modernização da PM. “Agora eu preciso de tempo para analisar o documento, com a participação das nossas secretarias, e transformá-lo em um projeto de lei que será encaminhado à Assembleia Legislativa. Porém o mais importante deste trabalho foi quebrar o tabu e os preconceitos que existiam para a negociação entre as partes envolvidas”.
Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Foto: Raul Golinelli/GOVBA

Para o major Ubiraci Vieira, representante da Associação dos Oficiais do Quadro Auxiliar, o diálogo entre o governo e a Polícia Militar é uma experiência nova. “Eu tenho 30 anos de PM. Meu avô, há 100 anos, já era policial, e nós desconhecemos experiência similar. Agradecemos a iniciativa do Governo do Estado, que instituiu esta mesa de negociação sob a coordenação do secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa. Houve um debate importante para o crescimento e construção de uma proposta moderna e avançada para a PM”.

Secom  – Secretaria de Comunicação Social – Governo da Bahia

Estádio Mário Pessoa estará preparado para próximo evento esportivo

Após um longo período de abandono na gestão anterior, o estádio passou por reformas no último mês de abril e sediou jogos do Campeonato Baiano de 2013.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ilhéus (Sedur) informa que o Estádio Mário Pessoa estará apropriado para o próximo campeonato de futebol amador do município. No momento, a secretaria está tomando as providências necessárias para podar o gramado do campo de futebol e a vegetação do entorno, últimas ações que faltam para deixar o local adequado para a prática esportiva.

Após um longo período de abandono na gestão anterior, o estádio passou por reformas no último mês de abril e sediou jogos do Campeonato Baiano de 2013.  As intervenções realizadas incluíram consertos nos portões de ferro, substituição do alambrado das arquibancadas cobertas, troca de corrimãos danificados, revitalização do gramado, reparos no assentamento das cadeiras numeradas, pintura e serviços de revisão geral das redes elétrica, hidráulica e de instalação de fios telefônicos nas cabines de rádio e TV.

Além da reforma, funcionários do estádio participaram do treinamento da brigada de incêndio. Ao todo, 15 servidores aprenderam técnicas de combate a incêndios, prestação de primeiros socorros, controle do pânico, operação de sistemas e manuseio de equipamentos de proteção instalados na própria edificação. “Toda a comunidade esportiva de Ilhéus é testemunha do esforço que fizemos para colocar o estádio em funcionamento no ano passado e sediarmos jogos do campeonato baiano; e neste ano vamos também sediar todos os jogos do calendário esportivo do município”, afirmou o titular da Sedur, Isaac Albagli.

Deslocamento de equipes – O órgão explica que por conta das fortes chuvas que incidiram nos últimos meses em Ilhéus, assim como em vários locais do estado e do país, teve que deslocar todas as equipes para atuar junto às áreas de risco, onde houve deslizamentos de terras, desabamentos de muros e de residências, quedas de árvores e alagamentos. Além disso, mais de 700 famílias tiveram que ser retiradas de suas residências e alocadas em casas de parentes e amigos.

“Diante de tantas prioridades tivemos que somar todos os esforços para atender os ilheenses que passavam por dificuldades”, frisou Albagli. A secretaria também está concentrando os serviços junto aos espaços de maior fluxo de turistas, visto que este período é de extrema importância para a economia local, especialmente para famílias que retiram a maior parte do sustento do ano nesta estação.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Ceplac emite nota sobre Cochonilha rosada que ataca cacaueiro

Lejam no Mercado do Cacau Nota emitida pela CEPLAC sobre ataque de Cochonilha rosada no cacaueiro.

 

Associação dos Malhadores da Avenida Soares Lopes

SEDE PROVISORIA  (frente ao circo).

Ilmº. Sr.

Dr. Isaac Albagli

Md Secretário Serviços Urbanos – PMI

Nesta

Senhor secretário,

Informamos  à V. Sa.,   que os acessos para a praia da avenida Soares Lopes está cada vez mais inacessível desde o porto do malhado até próximo a catedral. Diante desse problema  viemos através do presente solicitar que V.Sa. autorize  capinar os acessos utilizando, inclusive, um trator para alargá-los

Na certeza que nosso pleito será atendido, antecipadamente agradecemos.

Cordialmente,

Luiz Castro

Balneário de Tororomba já está funcionando de terça a domingo

Uma das grandes novidades deste verão no Balneário de Tororomba vem sendo a realização de sorteios de brindes durante os dias de maior movimento

Depois de passar por serviços variados de manutenção, o Balneário de Tororomba, uma das principais atrações da Estância Hidromineral de Olivença, já está funcionando normalmente, sempre de terça-feira a domingo, das 9 às 18 horas. Executados pela Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), os serviços incluíram melhorias nos banheiros, limpeza geral dos reservatórios de água e adaptações voltadas para os portadores de necessidades especiais. O coordenador de Turismo da Setur, Fernando Reis, acrescenta que também já estão disponíveis novas mesas e sombreiros, equipamentos que colaboram para tornar o ambiente mais aconchegante.

Reis informa ainda que os serviços de manutenção foram iniciados em novembro passado com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Sema). Segundo ele, após essas intervenções preliminares, o espaço deverá passar por uma grande reforma. “Para isso, a Setur já firmou parceria com a Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Sedic), o que permitirá a implantação de novos projetos e uma maior modernização das instalações”, completa, acrescentando que “a ideia é que o balneário ganhe um          novo ambiente paisagístico e painéis artísticos para compor melhor o visual do local”.

O coordenador de Turismo da Setur ressalta que uma das grandes novidades deste verão no Balneário de Tororomba vem sendo a realização de sorteios de brindes durante os dias de maior movimento. “É uma iniciativa que contribui para animar e descontrair ainda mais o ambiente”, opina, lembrando que os brindes são ofertados, na sua grande maioria, pelos próprios comerciantes que atuam no local. O Balneário de Tororomba sempre foi uma atração especial em Olivença, uma vez que as suas piscinas possuem água corrente original do Rio Tororomba, além do famoso Véu da Noiva – uma cortina artificial de água doce – que pode ser usada por crianças e adultos com segurança e tranquilidade.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Tenda TPI tem atrações de quarta-feira a sábado

Até o final do mês, a Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) oferece ao público atrações diferentes de quarta-feira a sábado. Amanhã (08) na Quarta do Cinema, tem apresentação do Cine Incidental a partir das 19 horas. A Quinta da Dança traz o espetáculo Casa de Farinha, da Cia de Dança Sôanne Marry, às 20 horas. Na Sexta do Teatro, a alegria do musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta, também às 20 horas. E as bandas Bad Maria e Ayam Ubráis Barco e a Banda do Mar estarão no Sábado Sim Verão, pontualmente às 20 horas.
No Cine Incidental, os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa executam ao vivo efeitos e trilha sonora de filmes mudos de Charles Chaplin. A apresentação será gratuita e livre para públicos de todas as idades. Nesta quarta-feira, será projetado Dia de Pagamento, curta-metragem de 28 minutos sobre as confusões do imortal Carlitos ao se dividir entre a vida de pedreiro e seu casamento.
A animação e colorido da cultura popular nordestina são a essência do Auto do Boi da Cara Preta. Com um verdadeiro bumba meu boi, o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta conta como surgiu a canção de ninar mais entoada pelas mães do Brasil. No enredo, o vaqueiro Mateus supera vários desafios para agradar sua mulher Catarina, que está grávida e desejando a língua do boi do temido coronel Firmino. O texto é de Romualdo Lisboa e a direção é de Tânia Barbosa.
Em Casa de Farinha, o público poderá ver as dores e alegrias dos escravos traduzidas em dança, teatro, poesia e música. A montagem da Cia. de Dança Sôanne Marry e do Ballet Folclórico IFBA campus Ilhéus é inspirado nos livros Farinha, Madeiras e Cabotagem: a capitania de Ilhéus no antigo sistema colonial, do historiador Marcelo Henrique Dias, e Tambores de Angola, de Robson Pinheiro. A direção é de Sôanne Marry.
O Sábado Sim Verão é fruto da parceria entre o Teatro Popular de Ilhéus e o Coletivo Chocolate Groove. Cada semana, duas bandas independentes da região sobem ao palco, brindando o público com diferentes gêneros musicais. Os próximos shows são de Exterminator e Kerberus, no dia 18, e Dr.Imbira e Mendigos Blues, no dia 25. A classificação indicativa é 14 anos.
As entradas para os espetáculos e shows da Tenda custam R$ 20 e R$ 10 para estudantes, idosos e titulares do Cartão TPI. Quem desejar se tornar sócio da Tenda Teatro Popular de Ilhéus, basta preencher uma ficha com dados pessoais e pagar R$ 25 para ter direito à meia-entrada, além de descontos em cursos e oficinas durante um ano. Para as crianças, há o Clubinho Conto e Cantigas, que dá acesso às atividades exclusivas de musicaliação, contação de histórias e incentivo à leitura ao preço de R$ 15.

Decreto de utilidade pública de área para implantação do novo aeroporto de Ilhéus sai nesta semana

O novo aeroporto regional do Sul da Bahia será implantado em uma área de 979 hectares, no município de Ilhéus, cujo decreto de utilidade pública, para fins de desapropriação, sairá até a próxima sexta-feira, dia 10, no Diário Oficial do Estado.

Foto by José Nazal.

Foto by José Nazal.

Próximo à Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (CEPLAC), o aeroporto de passageiros e cargas contará com duas pistas de 3 mil metros. Um investimento de R$ 270 milhões que vai beneficiar empreendedores do Polo Industrial de Ilhéus, turistas e toda a população da região.

“O Governo da Bahia está concretizando um tripé de desenvolvimento que vai retomar o potencial econômico do Sul da Bahia. O novo aeroporto, o Porto Sul e a Fiol somam mais de R$ 11 bilhões em investimentos”, disse o secretário da Casa Civil e coordenador dos projetos, Rui Costa.

De acordo com o secretário, a localização do aeroporto, que fica a esquerda da rodovia BR 415 (sentido Ilhéus-Itabuna), é estratégica. “O espaço possui baixo índice de ocupação e é de fácil acesso”. A Secretaria de Aviação Civil está finalizando os trâmites para a delegação da gestão do novo aeroporto para o governo baiano.

O Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) está realizando estudos ambientais e de engenharia, e, também, os procedimentos necessários para a aquisição da área. Do investimento total, cerca de R$ 5 milhões devem ser aplicados nas desapropriações.


DT

Prefeitura de Canavieiras

Programa de austeridade foi positivo para Canavieiras

Canavieiras by Walmir Rosário.

Canavieiras by Walmir Rosário.

As medidas de ordem administrativas implantadas pelo prefeito Almir Melo na Prefeitura de Canavieiras, em 2013, foram consideradas positivas para a organização das finanças públicas. Essa análise foi feita durante reunião do secretariado municipal sobre o primeiro ano da Administração Municipal do Governo da Reconstrução.

A implantação do programa de austeridade foi importante para adequar as despesas com o ingresso de recursos, num orçamento que não atendia as necessidades dos serviços prestados pela máquina administrativa. Com isso, foram restabelecidos diversos programas municipais, apesar da queda de receita causada pela crise mundial e a queda da receita decorrente do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).

:: LEIA MAIS »

Casa desaba e destrói carros e postes no Centro de Itabuna

Os carros estava vazios Foto: Oziel Aragão

Os carros estavam vazios Foto: Oziel Aragão

Dois carros destruídos, postes arrancados e fios pelo meio da rua, esse é o cenário nesta manhã na Travessa Garcia, Centro de Itabuna. Uma casa antiga desabou parte da lateral, o que provocou o acidente. Segundo informações preliminares, não houve feridos.

garcia2

http://plantaoitabuna.com.br/casa-desaba-e-destroi-carros-e-postes-centro-de-itabuna/

Prefeitura de Canavieiras

Canavieiras comemora São Sebastião

Canavieiras by Walmir Rosário.

Canavieiras by Walmir Rosário.

Os tradicionais festejos em homenagem a São Sebastião, em Canavieiras, terão início no próximo sábado (11 de janeiro), com a Puxada do Mastro de São Sebastião (Pau de Bastião, como é chamado carinhosamente pela população). O evento é realizado em conjunto pela Prefeitura (parte profana) e a Paróquia de São Boaventura (festejos religiosos).

Segundo o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, a festa faz parte do calendário turístico da cidade, que recebe um grande número de turistas para homenagear um dos santos mais populares da Igreja Católica. “Além das homenagens religiosas promovidas pela Paróquia, a comunidade também realiza os festejos profanos, cujo ponto alto é a “Puxada (ou Levada) do Mastro”, explica Almir Melo.

De acordo com o organizador da Puxada do Mastro, Trajano Barbosa, a Puxada do Mastro será realizada às 20 horas de sábado (11), no Cais do Porto, em direção à Praça da Capelinha. O trajeto passa pelas ruas General Pederneiras, Beco do Himério (Cavalcante), Praça do Cacau, Rua 13 (Octávio Mangabeira) até as imediações do Colégio Osmário Batista, seguindo pela Travessa Getúlio Vargas (Beco da Capelinha), chegando à Praça Armindo de Castro (Capelinha).

Durante o trajeto – seguido por moradores e turistas –, o Mastro de São Sebastião é reverenciado pelas pessoas, que fazem questão de pegá-lo e até fazer chá da casca, por acreditar ser miraculoso. Enquanto isso, blocos e fanfarras cantam até chegar à Praça da Capelinha, onde é hasteado o Mastro de São Sebastião. Em seguida, blocos e bandas se apresentam na praça.

Canavieiras by Walmir Rosário.

Canavieiras by Walmir Rosário.

Festa Religiosa – A religiosidade do povo canavieirense é bastante expressiva e no período de 11 a 19 de janeiro é realizada a novena de São Sebastião, na capela erigida em homenagem ao Santo, no bairro do mesmo nome (conhecido como Três Xis). Durante todas as noites a comunidade católica participa da novena, às 19 horas, encerrada no dia 20, com a celebração da Santa Missa e Procissão pelas ruas da cidade.

São Sebastião nasceu em Milão, na Itália. Pertencente a uma família cristã, foi batizado em criança. Mais tarde, tomou a decisão de engajar-se nas fileiras romanas e chegou a ser considerado um dos oficiais prediletos do Imperador Diocleciano. Contudo, nunca deixou de ser um cristão convicto e ativo. Fazia de tudo para ajudar os irmãos na fé, procurando revelar o Deus verdadeiro aos soldados e aos prisioneiros. Secretamente, Sebastião conseguiu converter muitos pagãos ao cristianismo.

Em certa ocasião, Sebastião foi denunciado, pois estava contrariando o seu dever de oficial da lei. Teve, então, que comparecer ante o imperador para dar satisfações sobre o seu procedimento. Diante do Imperador, Sebastião não negou a sua fé e foi condenado à morte, sem direito à apelação. Amarrado a um tronco, foi varado por flechas, na presença da guarda pretoriana. No entanto, uma viúva chamada Irene retirou as flechas do peito de Sebastião e o tratou.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia