WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Licitação para obra do General Osório será no dia 7

As duas últimas intervenções do poder público no histórico prédio foram feitas na gestão anterior do prefeito Jabes Ribeiro, que assumiu o compromisso de, mais uma vez, recuperar o General Osório e ali reinstalar a Biblioteca Municipal e o Arquivo Público.

A licitação para o início da reforma do General Osório, prédio onde funcionavam a Biblioteca Municipal de Ilhéus e o Arquivo Público, será retomada pela Secretaria de Administração (Sead) no próximo dia 7 de janeiro, uma vez que na primeira sessão do processo licitatório, feito no modelo Carta Convite, as quatro empresas que apresentaram propostas foram consideradas inabilitadas por problemas na documentação. A recuperação do prédio histórico ilheense é um compromisso pessoal do prefeito Jabes Ribeiro, em cuja gestão foram feitas as duas últimas reformas daquele equipamento público, uma delas, em 2002, quando o General Osório recebeu as adequações necessárias para abrigar a Biblioteca e o Arquivo Público.

“Não podemos compactuar com o descaso dos gestores que deixaram ao abandono um equipamento da importância do General Osório, que faz parte da história de tantas famílias ilheenses e da cultura de toda esta região”, destacou Jabes Ribeiro, para acrescentar: “É preciso lembrar que aqueles maus gestores também deixaram ao abandono o Teatro Municipal de Ilhéus, causaram o desaparecimento do Memorial da Cultura Negra e do Circo Folias da Gabriela. Em relação ao teatro, nós já temos a garantia de uma verba de R$ 750 mil, resultado de uma emenda parlamentar do deputado federal Mário Negromonte (PP), e o projetivo executivo da reforma está pronto. Nós faremos esta primeira obra de recuperação do General Osório, com recursos próprios, para que o prédio saia da situação de abandono, enquanto buscamos verbas destinadas a uma reforma mais completa”.

Centenário

:: LEIA MAIS »

Cerca de 1.500 pessoas já se inscreveram no processo seletivo da Secretaria de Saúde de Ilhéus

A Prefeitura de Ilhéus oferece 303 vagas para a estrutura da Secretaria Municipal de Saúde. As inscrições para a seleção prosseguem até a próxima segunda-feira, 6 de janeiro.

 

Inscrições para o processo seletivo simplificado da Saúde – Secom -Foto Gidelzo Silva.

Inscrições para o processo seletivo simplificado da Saúde – Secom -Foto Gidelzo Silva.

No primeiro dia de inscrições para o processo seletivo simplificado a ser realizado pela Secretaria de Saúde de Ilhéus, cerca de 1.500 pessoas compareceram à sede do órgão, conforme informação do titular da pasta, José Antonio Ocké. A inscrição, que vai até o dia 6 deste mês, está sendo efetuada na Rua Vereador Marcus Paiva, 291, bairro Cidade Nova, das 13h30 às 17h30, e pode ser feita pelo próprio candidato ou por meio de procuração pública.

O secretário Antonio Ocké informou que a seleção tem validade de 12 meses, a partir da data da publicação do edital de homologação de resultado final na imprensa oficial do município, no site: www.ioe.org.br/prefeitura/ilheus. “A contratação é para suprir a falta de profissionais para atender aos programas de prestação continuada federal e estadual. De acordo com a necessidade, a jornada de trabalho dos selecionados pode ser cumprida nos turnos diurno e/ou noturno”, ressaltou.

:: LEIA MAIS »

CDL DE ILHÉUS

É NESTA SEXTA O SEGUNDO SORTEIO DA CAMPANHA DE NATAL DA CDL DE ILHÉUS

 

Paulo Ganem e o radialista Robertinho Scarpita sorteando os cupons.

Paulo Ganem e o radialista Robertinho Scarpita sorteando os cupons.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus realizará nesta sexta-feira (03.01) o segundo sorteio da Campanha de Natal 2013. Os prêmios serão 1 moto zero km e 10 eletrodomésticos, assim como no primeiro sorteio, realizado no dia 20 do mês passado.

Os consumidores que compram nas lojas participantes da Campanha devem preencher os cupons e depositar nas urnas disponibilizadas nas lojas ou no stand da campanha na Praça Cairú, no centro da cidade. “Já no primeiro sorteio era grande a quantidade de cupons. As pessoas estão prestigiando o comércio de Ilhéus e participando de verdade. A premiação é um reconhecimento do empresário a estes consumidores”, explicou Paulo Ganem, presidente da CDL de Ilhéus.

Para animar o sorteio, que começará às 17h, a CDL está preparando uma atração surpresa. “Queremos contar com a presença de toda a diretoria da CDL, dos nossos associados, da imprensa sempre parceira e dos consumidores, razão maior da nossa campanha. Será um fim de sexta-feira animado no comércio. Desejamos boa sorte a todos e lembramos que ainda este mês, no último sorteio, conheceremos o ganhador do carro zero km”, disse Paulo.

Prefeitura de Canavieiras

Réveillon e Procissão fluvial/marítima abrem ciclo de festas do ano de 2014

Canavieiras by Walmir Rosário.

Canavieiras by Walmir Rosário.

Milhares de turistas que vieram a Canavieiras para comemorar a virada do ano se misturaram à população para festejar o Réveillon 2014, à meia-noite de terça para quarta-feira (31 e 1°). Enquanto alguns ainda descansavam da “festa da virada”, outros já participavam dos festejos em homenagem ao Bom Jesus dos Navegantes.

O Réveillon promovido pela Prefeitura de Canavieiras, na Praia da Costa, na Ilha da Atalaia, foi animado pelas bandas Axé Pop e Maria Breteira do Brasil até as 5 horas da manhã. À meia-noite foi realizada a queima de fogos de 10 minutos, e festa contou com a participação de uma grande multidão, que escolheu a praia “esperar o novo ano” e se confraternizar com os amigos.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / BODAS DE DIAMANTE

BONITA FESTA!.
GILDO MARIO CALDAS E MIRIAM
28 12 2013
FOTOS BY GARCIA (GARCIA FOTO: 73 8805 5478).
CAPA R2CPRESS Veja FOTOS clicando AQUI e depois na SETA para AVANÇAR.

Ar-condicionado: herói ou inimigo?

No dia a dia, muitos recorrem aos sistemas condicionadores de ar, seja no trabalho, no carro ou até mesmo em casa. O ambiente fica fresco e agradável, porém, diversas complicações podem surgir, caso certas precauções para o uso adequado não sejam devidamente tomadas.

Um alerta relevante vem do dr. Ricardo Milinavicius, diretor da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). Ele explica que o ar-condicionado faz com que importantes regiões do pulmão fiquem ressecadas:

“A mucosa nasal é revestida por cílios vibrantes, responsáveis por expulsar bactérias, fungos e vírus que adentram em nosso organismo pelo ar que respiramos. Como há o ressecamento da região, a chance de se contrair infecções aumenta”.

O filtro dos ares-condicionados não consegue reter todas as impurezas existentes, que se acumulam nos ductos e fazem com que a circulação de ar prejudique a saúde de quem está exposto ao aparelho.

:: LEIA MAIS »

Prazo para adesão ao Simples Nacional vai até fim de janeiro

As empresas aptas à tributação pelo Simples Nacional devem correr, pois, o prazo para adesão ao sistema, que possibilita às empresas diversos benefícios tributários, vai até o próximo dia 31 de janeiro de 2014.

Porém, para que a opção seja aceita é necessária a eliminação de possíveis pendências que possam inviabilizar o processo. Para as empresas que já aderiram, também é importante ficarem atentas, pois, as que não ajustarem sua situação de débitos tributários serão exclusas da tributação.

“A Receita Federal envia notificações às empresas devedoras, mas, mesmo sem receber nada, é importante fazer uma pesquisa e, caso tenha pendências, pagar ou parcelar os débitos, eliminando todos os riscos”, explica o diretor tributário da Confirp Consultoria Contábil, Welinton Mota.

Já para adesão, segundo o diretor da Confirp Contabilidade, não mudou nada, contudo, as empresas que podem se enquadrar devem se antecipar e verem se não possuem nenhuma pendência, pois, qualquer problema cadastral ou tributário poderá impedir a adesão ao Simples Nacional e fazer com que a empresa pague mais imposto durante todo o exercício de 2013.

“Se houver algum tipo de restrição será possível o ajuste até o fim de janeiro. Porém, se deixar para a última hora, as ações para ajustes serão praticamente impossível”, explica Welinton Mota, lembrando que o programa é bastante atrativo, mas é necessária uma análise antes de optar.

“Para as empresas que faturam pouco, é muito vantajoso. Mas quando se começa a faturar valores mais altos é necessário fazer as contas, pois, pode não ser tão vantajoso financeiramente, visto que a carga tributária é praticamente a mesma do lucro presumido. Mas, ainda assim tem o benefício da simplificação dos processos, principalmente, para quem tem alta folha de salários”, explicou o diretor da Confirp.

“O Simples Nacional é um regime simplificado de pagamento de tributos que beneficia as micro e pequenas empresas. Para aderir, além da limitação de faturamento, é fundamental que a atividade da empresa possibilite que faça parte desse regime e que os sócios não possuam impedimentos”, detalha Mota.

“As empresas já optantes não precisam optar novamente, pois já estará na condição de optante. Os novos pedidos que não apresentarem pendências serão deferidos imediatamente e os que apresentarem pendências ficarão na situação em análise e as pendências deverão ser resolvidas junto à Receita Federal do Brasil”, conta Welinton Mota. O resultado da resolução das pendências será divulgado no Portal do Simples Nacional até fevereiro.

É importante acrescentar que no caso de exclusão anterior, a opção poderá ser tentada novamente, salvo quando a exclusão tenha efeitos por 3 ou 10 anos.


2014 DSOP Educação Financeira

Saúde pública brasileira precisa de atenção integral

por Antonio Carlos Lopes*

Fala-se hoje da importância da atenção básica na saúde pública. É evidente que os cuidados iniciais são importantes; entretanto, não têm nada de básicos. Devem ser realizados com destreza e competência, gerando um diagnóstico aprofundado, que determine as causas desta ou daquela doença. O paciente da rede pública merece uma análise completa, que busque a raiz de seus males.

A defesa da atenção básica se fundamenta sob uma ótica enviesada. Pensa em um médico “quebra-galho” atendendo pessoas com gripe e diarreia. Ora, a população brasileira é digna de mais respeito. Não podemos admitir uma assistência médica focada em sintomas e não nas causas das doenças. O paciente tem de ser encarado como um todo, como ser humano. O humanismo, aliás, é fundamental para qualquer profissional de medicina. Só pode se considerar médico quem olha para o outro em sua integridade, dispensando-lhe respeito e dignidade.

Pode-se perdoar tudo, menos uma morte evitável. Um sintoma simples muitas vezes é a forma que o organismo utiliza para alertar sobre algo mais sério. Para a correta detecção, precisamos de profissionais bem formados e de estrutura adequada.

As entidades médicas nacionais há tempos reafirmam a relevância do investimento em infraestrutura. Sem equipamentos e exames adequados, o paciente pode voltar para casa com um medicamento que terá apenas efeito placebo.

A excelência na medicina se conquista mesclando um bom instrumental à relação humana; e essa capacidade é ensinada em instituições de ensino de referência, como a Escola Paulista de Medicina, a USP, entre outras.

Não adianta nos iludirmos com a argumentação de que tudo se resume à atenção básica. Vale dizer mais: por melhor que seja o profissional, médico não é mágico. É fundamental que, além de todo o conhecimento científico, tenha à disposição no dia a dia uma equipe multidisciplinar.

Estamos criando no nosso país uma medicina para os ricos e outra para os pobres, que divergem exatamente na abordagem. O SUS (Sistema Único de Saúde) investe em atenção básica, enquanto a saúde suplementar evolui em tecnologias, infraestrutura e capacitação dos profissionais. Essa desigualdade tem que acabar. Precisamos nivelar por cima, pois saúde é direito do cidadão.

Antonio Carlos Lopes, presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica

Pista da Soares Lopes será interditada para a prática esportiva durante a semana

A partir do dia 2 de janeiro, uma das pistas da avenida ficará interditada durante a semana, no período das 5 às 9 horas. A medida atende a pedidos dos ilheenses que participaram do projeto Domingo na Avenida, no último dia 29.

Av Soares Lopes- foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 20.11.13.

Av Soares Lopes- foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 20.11.13.

O Projeto Domingo na Avenida, aberto efetivamente no último dia 29, acrescentará uma novidade a partir desta quinta-feira, dia 2 de janeiro de 2014. Atendendo a diversos pedidos da comunidade esportiva, uma das pistas da Soares Lopes também será interditada para a prática de exercícios físicos de segunda a sábado, das 5 às 9 horas. Promovido pela Secretaria Municipal de Relações Institucionais (Serin), o Domingo na Avenida acontecerá durante toda a temporada de verão nas manhãs de domingo, sempre das 6 às 10 horas.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / 68 ª CIPM

PARA LER EM TELA CHEIA CLIQUE ONDE ESTÃO AS 4 SETINHAS (LADO DIREITO).

Em Ilhéus, ano letivo de 2013 será mantido e se estenderá até abril

Parecer da Procuradoria Geral do Município (Proger), que norteia a posição da Secretaria de Educação, assegura que o Conselho Municipal não tem legitimidade para invalidar um ato administrativo.

A secretária de Educação da Prefeitura de Ilhéus, professora Marlúcia Rocha, voltou a garantir na manhã desta segunda-feira, dia 30, que os alunos da rede municipal de ensino não serão prejudicados pela greve de quase 80 dias do funcionalismo público. Segundo ela, a reposição das aulas se estenderá até o próximo mês de abril com alguns sábados letivos. Em relação à reposição das turmas que tiveram o ano anulado, a secretária diz que é possível repor usando os dois turnos de aulas.

Marlúcia Rocha lembra que a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional) estabelece que o ano letivo é respeitado quando os entes federativos conseguem oferecer 200 dias letivos ou 800 horas-aula. “Além disso, é importante frisar que os nossos diretores vêm realizando reuniões periódicas com os pais dos alunos, cujas turmas tiveram o ano anulado pelo Conselho e nesses encontros, vem sendo registrado o desejo geral de que o calendário seja mantido e que conta ainda com o apoio das comunidades para que essa proposta seja cumprida a contento”, observa a secretária de Educação.

Ainda lembra que todas as providências para que o ano letivo de 2013 seja concluído estão sendo adotadas pelo governo municipal, como a renovação do contrato de quase 200 professores, a garantia da merenda e o funcionamento do transporte escolar. “Também é relevante ressaltar que, mesmo com aulas em tempo integral, estamos trabalhando para que a qualidade do ensino nesse período seja efetivamente mantida”, completa.

Conselho – Com relação à decisão do Conselho Municipal de Educação de anular o ano letivo de 2013 em algumas escolas, formalizada durante reunião no dia 18 de dezembro, Marlúcia Rocha afirma que o entendimento da Procuradoria Geral do Município (Proger) é o de que o conselho não pode invalidar um ato administrativo. “Além dessa orientação técnica, temos uma compreensão diferente. Apesar das dificuldades, entendemos que anular 2013 traria um prejuízo gigantesco para os nossos alunos e que, mais do que isso, é perfeitamente possível repor as aulas”, enfatiza a professora Marlúcia Rocha.

Na semana passada, ao participar de uma entrevista na Rádio Bahiana AM, com o repórter Ciro Zatele, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, criticou publicamente a decisão tomada pelo Conselho Municipal de Educação. “É uma decisão equivocada, desumana e com claro interesse político. Vamos demonstrar à Justiça que esta decisão é um equívoco. Uma decisão pequena”, comentou. Segundo Jabes, com a decisão, o conselho oferece uma prestação negativa e que, por isso, não contribui em nada para o avanço educacional.


Secretaria de Comunicação (Secom)

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi

FELIZ ANO NOVO!

     Desejo a todos os meus leitores e amigos, um Feliz Ano Novo, mas, em especial mesmo, desejo um Feliz Ano Novo à cidade de Ilhéus. Ela realmente merece, pois gà mais de 30 anos vem dando marcha-a-ré, perdendo em todos os sentidos para outras cidades. Éramos o terceiro pólo turístico do estado e hoje não chegamos a ser o décimo. Além de Porto Seguro, fomos ultrapassados, por Lençóis, Itacaré, Mata de São João, Maraú, Costa do Dendê, das Baleias; e estamos prestes a perder para Canavieiras. Já sabemos que Ilhéus vai mal em Saúde e Educação, pois os jornais estampam diariamente essa situação. Mas o que acontece em matéria de Turismo, é que Ilhéus vem agindo totalmente de modo errado como destacaremos a seguir.

TURISMO ECOLÓGICO – ERRADO

      Com um dos maiores patrimônios ecológicos do estado, a Lagoa Encantada, a mesma não consegue ser vista por turistas e ilheenses, pois os seus acessos são difíceis e ninguém resolve. Pelo rio Almada, as chalanas encalham, pois não há uma limpeza constante do rio, dificultando a visita dos turistas e dos ilheenses. Por via rodoviária, um pequeno trecho de acesso à mesma está quase inacessível, motivo pelo qual, as operadoras e agências de turismo se negam a levar até lá os visitantes. A Mata da Esperança, terceira maior mata urbana do país, se acha abandonada, quando poderia ser uma forte atração turística para visitantes e moradores da cidade. Tem verba federal, mas falta projeto, falta ação, falta perseguição do objetivo. Tudo errado!

TURISMO NÁUTICO – ERRADO

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia