WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Deputada solicita ao secretário mais investimentos no turismo da Bahia

Turismo angelaVice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta terça-feira (12) da audiência pública com o secretário de Turismo da Bahia, Domingos Leonelli, que teve como objetivo foi discutir as novas perspectivas para o futuro do turismo na Bahia. Durante a reunião a deputada estadual solicitou novos investimentos para o desenvolvimento do turismo na Costa do Cacau, uma vez que a região também tem um importante destino turístico do país e tem nesse segmento um grande vetor de desenvolvimento econômico e social.

Outra solicitação importante da deputada estadual Ângela Sousa foi o comprometimento do Governo do Estado no apoio e incentivo aos eventos evangélicos que tem atraído cada vez mais turistas para as cidades baianas. Dados do IBGE revelam que 42,3 milhões de pessoas, o equivalente a 22,2% da população brasileira, são evangélicas. E para atender essas pessoas são realizados importantes eventos, como a Marcha para Jesus, que é realizada em diversas cidades baianas, atraindo milhares de turistas e movimentando a economia desses municípios. “Mas é preciso que esses eventos contem com o apoio do poder público”, ressaltou.

:: LEIA MAIS »

Sentença da ação movida pelos servidores deverá sair em 10 dias

Audiência servidores.

Audiência servidores.

A juíza da 1ª Vara do Trabalho de Ilhéus, Alice Catarina de Souza Pires, deverá apresentar nos próximos dez dias a sentença sobre o a ação movida pela APPI/APLB-Sindicato contra a Prefeitura solicitando o cumprimento da lei que garante a reposição salarial dos trabalhadores em educação e o piso nacional dos professores. O município de Ilhéus tem até esta terça-feira, dia 12 de novembro, para apresentar a defesa. Os trabalhadores reivindicam a reposição anual de 6,5 % para todas as categorias, e 7,97% para os professores, como manda a Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Na tarde desta terça-feira os trabalhadores das mais diversas categorias de servidores públicos municipais se reuniram em um ato público em frente a Justiça do Trabalho, no bairro do Malhado, para acompanhar o andamento do processo. A proposta dos servidores é de acompanhar cada uma das ações movidas pelos trabalhadores contra o município de Ilhéus. A próxima audiência, movida pelo Sindicato dos Guardas Municipais, será no dia 27 de novembro, às 14 horas, na Justiça do Trabalho. No dia 09 de dezembro será a vez da audiência da ação movida pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Ilhéus e no dia 20 de janeiro será o processo do Sindicato dos Agentes de Trânsito.

Os trabalhadores de todas as categorias ficaram cerca de 80 dias em greve na busca de um acordo. Como o governo municipal não apresentou uma proposta concreta de reposição salarial, os trabalhadores decidiram protocolar, no último dia 07 de outubro, as ações na Justiça do Trabalho para reivindicar seus direitos. Os líderes sindicais informaram que nesses 80 dias de greve foram feitas todas as tentativas de acordo e negociações para sensibilizar o prefeito Jabes Ribeiro para a necessidade do cumprimento da lei que assegura o pagamento da revisão anual dos servidores e o piso nacional dos professores. Como não houve acordo e para não prejudicar os cidadãos que necessitam dos serviços, os trabalhadores decidiram acabar com a greve e entrar com as ações na justiça.

ILHÉUS / XLI ASSEMBLEIA DIOCESANA

COMUNIDADES DE COMUNIDADES: UMA NOVA PARÓQUIA
XLI ASSEMBLEIA DIOCESANA

Será realizada neste final de semana, de sexta á domingo (15 à 17 de novembro) a 41ª Assembleia Diocesana que contará com a Participação de Padres, Religiosos e Religiosas, 02 representantes de Paróquias, Coordenadores de Pastorais e Movimentos da Diocese, Seminaristas e também de Sua Excelência Reverendíssima Dom Mauro Montagnoli.

A Assembleia que tem como tema: “Comunidades de Comunidades: Uma Nova Paróquia, seguirá os padrões da 51ª Assembleia dos Bispos que aconteceu no mês de abril em Aparecida, não deixará de abordar as questões do nosso Primeiro Centenário. O Evento acontecerá no Centro de Treinamento de Lideres em Ilhéus, começando às 18h00 desta sexta-feira (15) e encerrando ao meio dia do domingo (17).

Por Paulo Costa

Prefeitura de Canavieiras

Prefeito é entrevistado por estudantes

Alunos-entrevistam-prefeito.

Alunos-entrevistam-prefeito.

O prefeito de Canavieiras, Almir Melo, recebeu, segunda-feira (11), em seu gabinete 38 alunos e seis professores da Escola Municipal Professora Liana Belém. A visita teve como finalidade realizar uma entrevista com o prefeito, acerca de sua vida escolar, de atividades inerentes à administração do município e sobre sua vida particular.

A entrevista faz parte de um trabalho escolar durante a comemoração dos seis anos de implantação da escola. Os alunos encarregados de realizar a entrevista – Jéssica Jesus Santana e Gleiciane do Amparo Bomfim – fizeram perguntas de como foi a vida escolar de Almir Melo, bem como questionaram sobre os afazeres inerentes às obrigações do prefeito e se ele gosta do que faz.

:: LEIA MAIS »

Operação Verão Limpo contempla Praça do Cacau

A ação da Prefeitura de Ilhéus concentra os serviços de poda de árvores, limpeza de canteiros, corte de grama, roçagem, pinturas nos meios-fios, desobstrução de bueiros e bocas de lobo em pontos da cidade. Na segunda, a operação ocorreu nas praças Barão do Rio Branco e Misael Tavares.

Praça do Cacau é contemplada com a Operação Verão Limpo Foto Gidelzo Silva 12.11.13.

Praça do Cacau é contemplada com a Operação Verão Limpo Foto Gidelzo Silva 12.11.13.

Mais um espaço público contemplado pela Operação Verão Limpo em Ilhéus. Nesta terça-feira, dia 12, equipes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concentraram os trabalhos na Praça do Cacau, no Bairro da Cidade Nova. Estão sendo realizados os serviços de poda de árvores, limpeza de canteiros, corte de grama, roçagem, pinturas nos meios-fios, desobstrução de bueiros e bocas de lobo. Também nesta terça, a Sedur está concluindo a operação nas praças Barão do Rio Branco e Misael Tavares, iniciadas no dia anterior.

Segundo o cronograma da secretaria, os serviços vão ocorrer na Encosta Alto Nerival e na área litorânea norte, onde também será realizado patrolamento de vias. Para o diretor de Operações da Sedur, César Benevides, a concentração dos serviços de uma só vez em um único local possibilita a melhor manutenção da cidade, que fica mais atrativa para os moradores e para os turistas. “A Operação Verão Limpo se estenderá a todas as áreas. A nossa previsão é contemplar toda a cidade até o final deste mês de novembro”, informa Benevides.

Na primeira semana deste mês de novembro, a Sedur contemplou as avenidas Litorânea, Severino Vieira e Antônio Carlos Magalhães, no bairro do Malhado, e outras localidades da cidade como meio de oferecer aos moradores um ambiente urbano mais aprazível. As ações também já ocorreram na Avenida Dois de Julho, nas encostas do Viaduto Catalão e do Alto da Conquista, no Parque Infantil, na Rua Teresópolis, nas avenidas Soares Lopes e Canavieiras e nas praças J.J.Seabra, Guadalajara e do Hospital São José.

A Sedur ressalta que estes serviços de manutenção são realizados de forma contínua durante todo o ano. Todavia, no verão, é fundamental uma maior agilidade, uma vez que a cidade passa a ser marcada por um considerável aumento na população. O órgão recomenda que as pessoas descartem o lixo doméstico no horário de fluxo do caminhão coletor. Informações sobre os horários das coletas estão disponíveis no Espaço do Cidadão no site da Prefeitura Municipal. (www.ilheus.ba.gov.br).

Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 12/11/13

Deputada destaca os avanços da saúde pública em Itabuna

Saúde 1 (1)“O retorno da gestão plena dos recursos da saúde significa mais um importante passo na garantia de um atendimento melhor não somente para Itabuna, mas para toda a região”. O depoimento foi da deputada estadual Ângela Sousa (PSD) durante a solenidade de oficialização da retomada do também chamado comando único da Saúde em Itabuna, foi feita pelo secretário da Saúde da Bahia, Jorge Solla, e pelo prefeito Claudevane Leite, na manhã da última sexta-feira, no auditório do Sest/Senat. Na oportunidade, Ângela Sousa destacou que nos últimos meses Itabuna vem dando um salto de qualidade no atendimento na área de saúde, com a reforma dos postos, a intensificação dos programas de combate a doenças, a reforma do Hospital de base e ainda a entrega de ambulâncias para as comunidades dos distritos.

:: LEIA MAIS »

APPI promove oficina de formação de monitores do Projeto Vida Viva

Formação 1 appiPreocupada com o aumento do adoecimento no local de trabalho, a direção da APPI/APLB-Sindicato tem buscado criar espaço de discussão e reflexão sobre a tríade vida/saúde/trabalho, fortalecendo os dirigentes sindicais dos municípios de Ilhéus, Una, Itacaré, Canavieiras e Uruçuca para atuar com os trabalhadores da base, na busca de condições e locais de trabalho que não adoeçam. Como parte desse trabalho, a APPI realizou nos dias 8, 9 e 10 de novembro, no município de Una, a oficina de capacitação e formação de monitores do Projeto Vida Viva.

O curso foi ministrado pela coordenadora nacional da Rede Vidaviva no Brasil, Mara Lira, e teve como principal objetivo enfrentar o desafio de promover ações concretas nos locais de trabalho que modifiquem as condições de serviço e a vida dos trabalhadores em educação. Durante a capacitação foram realizadas palestras, dinâmicas em grupos, relatos sobre os problemas do adoecimento e as realidades em cada uma das cinco cidades sob a jurisdição da APPI/APLB-Sindicato.

A presidente da APPI/APLB-Sindicato, Enilda Mendonça, informou que cursos de formação dessa natureza são fundamentais para refletir sobre os problemas que levam ao adoecimento no local de trabalho e ainda orientar sobre de que forma os líderes sindicais devem atuar para minimizar os riscos, os abusos e garantir a vida, os direitos e a integridade física dos trabalhadores. Explica Enilda Mendonça que desde muitos anos milhões de trabalhadores comprometem sua saúde e sua vida para atender às demandas das empresas, que tem desenvolvido formas cada vez mais sofisticadas de aumentar sua produção, produtividade e lucro.

A Rede Vidaviva, da qual participam diversos sindicatos, está propondo uma nova abordagem da relação entre vida, saúde e trabalho. O projeto pretende provocar a reflexão dos trabalhadores sobre as conseqüências do trabalho para sua saúde e sua vida e sobre a ação sindical e a organização dos trabalhadores no local de trabalho, imprescindíveis à mudança do quadro atual de adoecimento a que está exposto quem trabalha. Por esse motivo, a Rede Vidaviva está produzindo uma série de recursos formativos e comunicativos que visam estimular cada vez mais a aproximação entre sindicatos e suas bases.

ELEIÇÃO / APAE

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

A VIDA POR UM “FIO”

IMAGINE o desespero dos socorristas.
O verão ainda não chegou e não tinha carro quebrado na ponte …
Foi hoje (11) no começo da noite.
As imagens foram feitas pelo comandante Robert a bordo do helicóptero SAPO 01.

Que DEUS nos proteja e o SAMU consiga SEMPRE passar …

.

No BLOG DO GUSMÃO

ACUSADOS DE FORMAÇÃO DE QUADRILHA QUERIAM REFORMAR A MATERNIDADE SANTA ISABEL

 PostDateIcon 11/nov/2013 . 22:03 | PostAuthorIcon Autor: Thiago Dias

Carlos e Rogério. Fotos: Correio e O Dia.

Carlos e Rogério. Fotos: Correio e O Dia.

Nesta segunda-feira (11), a Polícia Civil fez uma operação interestadual para prender 15 integrantes de uma quadrilha de estelionatários que agia no Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná e na Bahia.

Entre os presos, dois homens supostamente envolvidos com a obra de reconstrução do prédio da antiga Maternidade Santa Isabel, em Ilhéus. Carlos Alessandro Lins e Silva e Rogério Manso Moreira. O primeiro foi preso em Salvador. Rogério, apontado como chefe do bando,  foi preso em Belford Roxo (RJ).

No dia 20 de fevereiro desse ano, Carlos e Rogério participaram de uma audiência com o prefeito Jabes Ribeiro (PP), eles integravam o grupo de empresários que propôs a transformação do prédio da antiga maternidade num Hospital de Referência. 

Rogério está entre Jabes e Ledívia. Carlos é o rapaz à esquerda da ex-secretária.

Rogério aparece entre Jabes e Ledívia. Carlos é o homem à esquerda da ex-secretária.

Para mais informações, leia a matéria do G1 sobre a operação policial.

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

Hans Schaeppi.

MARCHA LENTA

         Uma demonstração de como anda lento o desenvolvimento do país, é o que aconteceu recentemente com a obra de perfuração do poço de petróleo da Bacia do Jequitinhonha, pela empresa Queiroz Galvão Exploração e Produção. Em 2002 ela adquiriu 100% do Bloco BM-J-2 na 4ª Rodada de Licitações da ANP. Quatro anos depois, em 2006, após a emissão dos EIA/RIMA, a Licença de Operação foi protocolada no Ibama, após 7 reuniões públicas e 2 audiências públicas. Cinco anos depois, em 2011, foi concedida a Licença de Operação, e a perfuração foi iniciada. Quando a mesma já estava com o poço perfurado na profundidade de 2.547 metros, a obra foi interrompida para “atendimento à condicionante ambiental”. Prosseguida, a obra foi afinal concluída  em  4 de outubro de 2013, ou seja: onze anos após o início da “novela”. A perfuração foi realizada pela empresa em apenas 91 dias, detectando indícios de óleo e gás.

MARCHA LENTA – 2

      O mesmo vem acontecendo com a Bahia Mineração (Bamin), com o Porto Sul, a Ferrovia Oeste-Leste, a Ferrovia Norte-Sul, a Usina de Belo Monte, a Transposição do Rio São Francisco, a Refinaria de Recife e muitas outras; a maioria no Nordeste e Norte do Brasil. Chega-se à conclusão de que tem gente jogando contra o crescimento do país, e, principalmente do Norte/Nordeste.

AIDAcara

:: LEIA MAIS »

Cadeia de petróleo e gás deve investir mais de US$ 10 bilhões em solo baiano

Após concluída a 12ª Rodada de Licitações, que será realizada nos dias 28 e 29 de novembro, pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a cadeia de petróleo e gás da Bahia terá um novo impulso. Na avaliação do secretário do Planejamento do Estado e ex-presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, com a oferta de 86 blocos exploratórios terrestres com potencial para gás natural, contemplando tanto recursos convencionais quanto não convencionais nas bacias do Recôncavo e São Francisco, ambas localizadas em solo baiano, os investimentos devem superar os US$10 bilhões nos próximos dez anos.

Seminário

Seminário

De acordo com o titular da pasta do Planejamento, as perspectivas são promissoras, pois cria um ambiente de negócio favorável ao fortalecimento da cadeia de fornecedores, bem como geração de emprego e renda. Esta análise foi compartilhada durante o seminário “Fundamentos da Exploração e Produção de Não Convencionais: a Experiência Canadense”, realizado nesta segunda-feira (11), na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb).

:: LEIA MAIS »





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia