WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Conto e Cantigas contou com atração surpresa no sábado

Para marcar o mês da Consciência Negra, a mitologia africana foi o tema da última edição do Conto e Cantigas, na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). A atividade aconteceu na tarde do último sábado (09), quando a professora Luciene Nunes narrou o conto Gênio do Rio, enquanto o músico Elielton Cabeça executou a trilha sonora ao vivo. Após a contação de histórias, o público conferiu o trabalho dos alunos da Oficina de Teatro do Instituto Nossa Senhora da Piedade.

Conto e Cantigas 09.11.13 - foto Karoline Vital.

Conto e Cantigas 09.11.13 – foto Karoline Vital.

Com a interação das crianças, que ajudaram a completar o enredo, a atividade estimulou a criatividade, musicalização e leitura. A segunda edição do projeto apresentou uma novidade para os participantes assíduos: o cartão Clubinho Conto e Cantigas. Assim como o Cartão TPI para os adultos, as crianças poderão participar de atividades exclusivas para associados, ter 10% de desconto em cursos e oficinas e concorrer a brindes. A taxa de adesão anual custa R$15. Mais informações pelo telefone (73) 4102-0580.

Os estudantes do nono ano do Instituto Nossa Senhora da Piedade apresentaram uma adaptação da peça O Rico Avarento, de Ariano Suassuna. Os jovens já haviam encenado o espetáculo na escola e, fazendo sucesso entre colegas e professores, decidiram ampliar a apresentação para familiares e público da Tenda TPI.

Cineclube e Improviso, Oxente!

            O Cineclube Équio Reis e o projeto de debates Improviso, Oxente! estão juntos na programação do Novembro Negro. Todas as terças-feiras, a partir das 19 horas, serão exibidos vídeos sobre os blocos afro de Ilhéus Mini-Kongo e Dilazenze, seguidos de bate-papo. Amanhã (12), o centro da discussão será “A trajetória de resistência do Bloco Afro Olodum”, tendo como convidado Renato Sena. As atividades acontecem na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e a entrada é gratuita.

Agente da Sefaz fez palestra sobre o Refis 2013 na Faculdade de Ilhéus

A agente de tributos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Elisa Oliveira, acompanhada do auditor fiscal José Henrique Abobreira, da Inspetoria Fazendária (Infaz) de Ilhéus, fez palestra para estudantes dos cursos de Direito, Ciências Contábeis e Administração da Faculdade de Ilhéus, na última sexta-feira, dia 8, sobre o Programa de Recuperação Fiscal (Refis 2013), que oferece descontos aos contribuintes em dívida com a Bahia. O evento despertou o interesse dos estudantes, professores e de pessoas da comunidade em geral.

A agente de Tributos Elisa Oliveira, o auditor fiscal José Henrique Abobreira e o prof de Direito Administrativo, Israel Nunes.

A agente de Tributos Elisa Oliveira, o auditor fiscal José Henrique Abobreira e o prof de Direito Administrativo, Israel Nunes.

Na sua exposição, Elisa falou ainda sobre a história da Secretaria da Fazenda, criada em 1895. Em Ilhéus, a Sefaz é representada pela Inspetoria Fazendária, subordinada à Diretoria de Administração Tributária Sul.  A circunscrição fiscal abrange Ilhéus e os municípios de Aurelino Leal, Canavieiras, Ibirapitanga, Itacaré, Maraú, Ubaitaba, Una e Uruçuca. Segundo ela, a arrecadação mensal do município de Ilhéus, em 2012, foi de R$ 132.986.700,20. Até setembro deste ano, Ilhéus arrecadou R$ 95.000.834,99.

De acordo com o Programa Refis 2013, os contribuintes que possuem débitos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) podem quitá-los com desconto de até 100% de multas e acréscimos moratórios para pagamento à vista, e de até 80% para parcelamento em até oito vezes. Basta consultar o débito digitando o número do PAF – Processo Administrativo Fiscal – e escolher a forma de pagamento. Caso tenha necessidade, o contribuinte pode entrar em contato pelo fone 0800 071 0071 ou procurar a unidade da Inspetoria fazendária para obter a informação. As condições previstas no Refis valem até 29 de novembro de 2013. Para quem for parcelar o débito, o prazo termina um pouco antes, dia 25 de novembro.

Para o professor de Direito Administrativo e de Seguridade Social, Israel Nunes, “os graduandos em Direito, Administração e Ciências Contábeis da Faculdade de Ilhéus estão e poderão ter um ganho de competitividade demonstrando conhecimento melhor a respeito daquilo que há de mais atual em termos de débitos de ICMS. O segundo aspecto é demonstrar a importância do planejamento fiscal, afinal, aderir ao Refis com tantas vantagens, em termos de redução dos encargos, é uma maneira também de realizar o planejamento fiscal, uma forma de reduzir a carga tributária  do contribuinte”, afirmou.

Prefeitura promove Dia D contra diabetes e câncer de próstata em Ilhéus

O mutirão de serviços em saúde acontece na próxima quinta-feira, dia 14, na Praça Dom Eduardo. Haverá consultas médicas, exames e outros serviços gratuitos para a comunidade.

A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) promove um mutirão da Campanha Novembro Azul, no próximo dia 14, quinta-feira, data em que transcorre o Dia Mundial do Diabetes, com a oferta de vários serviços na Praça Dom Eduardo (em frente à Catedral de São Sebastião), no centro histórico da cidade, das 8 às 17 horas. Na oportunidade, também serão realizadas atividades de combate ao câncer de próstata para homens a partir dos 40 anos.

No próximo dia 14, na praça pública, a comunidade contará com os serviços de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, consulta com médico clínico, consulta com especialista em urologista, consultas e exames oftalmológicos, vacinas, programa de saúde bucal, avaliação do pé diabético, entre outros.

A Sesau já disponibiliza um médico proctologista que começou a realizar consultas neste dia 11, e atenderá à comunidade todas as segundas-feiras, pela manhã, na Policlínica Municipal da Conquista. Proctologia é a especialidade médica que cuida dos problemas de saúde relacionados ao intestino grosso (cólons), reto e ânus. As doenças mais comuns desta área são hemorroidas, fissuras e fístulas anais, cisto pilonidal, distúrbios da defecação, doença de Crohn e retocolite, pólipos e câncer do intestino.

:: LEIA MAIS »

Sebrae de Ilhéus apresenta pré-projeto da Feira Criativa do Pontal

A Praça São João Batista, no Bairro do Pontal, além de ganhar uma Feira Criativa, tem a sua reforma assegurada pelo grupo Cidadelle, que participa do programa ‘Adote uma Praça’ da Prefeitura Municipal.

Praça São João Batista - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

Praça São João Batista – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).


Moradores do Bairro do Pontal vão conhecer na próxima terça-feira, dia 12, o pré-projeto da Feira Criativa, elaborado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A proposta será apresentada pela coordenadora regional, Claudiana Figueiredo, em reunião no auditório do Colégio Militar do Bairro do Pontal, ex-Cierg, às 19h30. A iniciativa vai ao encontro dos anseios da comunidade em geral, bem como de artistas plásticos, artesãos, músicos, chefes de cozinha e faz parte da articulação entre o Sebrae, população e a Prefeitura de Ilhéus.

:: LEIA MAIS »

Mutirão do Diabético de Itabuna será levado para todo o Brasil

Clique para AMPLIAR.

Clique para AMPLIAR.

O projeto do Mutirão do Diabético de Itabuna será levado para as capitais e principais cidades do Norte/Nordeste. Em seguida, o projeto será  estendido para todo o Brasil. O anuncio foi feito pelo presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, Dr. Milton Ruiz Alves, durante a nona edição do evento, que aconteceu no sábado (dia 9). O conselho congrega 20 mil oftalmologistas. De acordo com o Dr. Ruiz, “assim como Jorge Amado não é apenas um cidadão de Itabuna, mas um cidadão do mundo, o mutirão é hoje um evento nacional, que vamos levar a milhares de brasileiros, já que o foco na prevenção é essencial para evitar as complicações causadas pelo diabetes e garantir a qualidade de vida dos portadores da doença”.

Dr. Ruiz

Dr. Ruiz

O Mutirão do Diabético 2013, que teve atendimento médico (exames de olhos, pés e rins) no HOBR e a Feira de Saúde na praça Rio Cachoeira, com ações de prevenção, exames de glicemia, pressão arterial, atividade físicas, uso de medicamentos e assistência jurídica; atingiu a marca de 15 mil atendimentos. A TV Cabrália/Rede Record promoveu um Balanço Geral especial com duas horas de durações, comandado por Tom Ribeiro, com várias atrações musicais.

 Itabuna

Itabuna

Na abertura do Mutirão, o  Dr. Carlos Ernani, um dos diretores do HOBR, disse que “a gente ficava triste quando via Itabuna como a capital da dengue, a capital da violência. Hoje temos orgulho em colaborar para que Itabuna seja reconhecida como a capital brasileira da prevenção de diabetes”. O diretor da Secretaria de Saúde da Bahia, Alfredo Boasorte destacou que “o Hospital de Olhos Beira Rio e a Asdita estão de parabéns por essa iniciativa, que mobiliza toda a comunidade”.

UNIÃO PELA SAÚDE DE QUALIDADE

ITABUNA

ITABUNA

  “Esse é um evento que orgulha todos os itabunenses e faz com que se busque cada vez mais uma saúde de qualidade para a população”, afirmou o prefeito de Itabuna, Claudevane Leite. ”Iniciativas como o Mutirão demonstram como o poder público, a iniciativa privada e a sociedade organizada podem se unir por uma cidade melhor”, afirmou o presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães.

A diretora da Asdita, Dra. Marluce Leão, disse que “prevenir o diabetes é tratar do futuro, por isso é importante que as pessoas recebam orientações e o tratamento adequado”. “Estamos unidos em torno de uma causa. A universidade colabora com seus professores e estudantes da área saúde por entender a importância do Mutirão”, disse a reitora da Uesc, Adélia Pinheiro.

‘Fazer com amor,  sonhar junto é transformar o sonho em realidade”. Essas foram as palavras do Dr. Rafael Andrade, coordenador do Mutirão do Diabético,  que  agradeceu aos cerca de 800 voluntários. “Hoje, Itabuna pode se orgulhar de ser um exemplo para o Brasil e isso só se tornou possível porque toda cidade de mobilizou em torno de uma causa”, finalizou o Dr. Rafael.

Considerado o maior evento de tratamento e prevenção da doença, o Mutirão é promovido pelo Hospital de Olhos Beira Rio e Associação dos Diabéticos de Itabuna, com o apoio do Governo da Bahia, Prefeitura de Itabuna,  Universidade Estadual de Santa Cruz, Lions Clube e TV Cabrália/Rede Record.

Professora Carmelita é eleita

A professora Carmelita Oliveira foi eleita neste domingo a nova presidente do diretório municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) no Processo de Eleições Diretas (PED) onde todos os militantes tiveram a oportunidade de escolher os seus dirigentes municipais, estaduais e federais. A eleição aconteceu na Câmara de Vereadores de Ilhéus e contou com a participação expressiva dos filiados. Concorrendo em chapa única, a sindicalista e ex-candidata a prefeita de Ilhéus, Professora Carmelita, obteve 97 por cento dos votos válidos e vai comandar a sigla em Ilhéus nos próximos quatro anos.

 Eleição_Carmelita_PT_Ilhéus

Eleição_Carmelita_PT_Ilhéus

O resultado oficial do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores só deve ser anunciado nesta terça-feira. Em Ilhéus o atual presidente nacional da sigla, Rui Falcão, obteve 83 por cento dos votos, contra apenas 11 por cento do segundo colocado, Paulo Teixeira. Na estadual, Everaldo Anunciação obteve 378 votos, o correspondente a 86 por cento dos votos, ficando o jornalista Ernesto Marques em segundo, com 56 votos, o equivalente a 13 por cento.

Para a Professora Carmelita, a eleição direta dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores representa uma vitória da democracia, já que o PT é o único partido onde cada filiado, cada militante escolhe seu diretório. Em Ilhéus a eleição aconteceu em chapa única porque que os militantes entenderam a necessidade no momento de união e de fortalecimento do partido, que ao longo dos anos tem demonstrado um significativo crescimento na cidade. Professora Carmelita vai suceder a arquiteta Marilene Lapa, atual presidente do PT em Ilhéus.


ai/pt

Ângela Sousa recebe título de Amiga da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus

 Foto Cristiano Cruz

Foto Cristiano Cruz

A deputada estadual Ângela Sousa (PSD) foi homenageada com o título de Amiga da Santa Casa de Ilhéus pelos relevantes serviços prestados ao Hospital São José e Maternidade Santa Helena e pelo trabalho que vem desenvolvendo buscando melhorar a saúde na região. A homenagem aconteceu durante a solenidade de reinauguração da Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São José, na manhã de sexta-feira (08) quando foi entregue a unidade de emergência totalmente reformada e ampliada com o objetivo de prestar melhores serviços à comunidade, inclusive do Sistema Único de Saúde (SUS).

Durante a solenidade a deputada Ângela Sousa destacou a importância da Santa Casa de Misericórdia para a saúde em Ilhéus, oferecendo um atendimento de excelência e buscando cada vez mais ampliar os serviços. Ela também relembrou o empenho do seu mandato e da direção da unidade de saúde para que a Santa Casa voltasse a oferecer o atendimento pelo Planserv, beneficiando milhares de servidores públicos estaduais. Também foram homenageados com o título de Amigo da Santa Casa de Ilhéus o diretor-presidente da Bahia Mineração, José Viveiros, o deputado federal Antônio Brito, o prefeito Jabes Ribeiro, o secretário de Saúde de Ilhéus, José Antônio Ocké, e o deputado federal Geraldo Simões.

A reinauguração da Unidade de Emergência do Hospital São José faz parte das comemorações pelo Centenário da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, fundada em 13 de dezembro de 1913. Para melhorar ainda mais o atendimento, foram reformadas as salas de recepção, do serviço social, dois consultórios médicos para atendimento aos usuários do SUS e o consultório para os pacientes que possuem planos de saúde. A obra beneficiou a sala de emergência, que agora conta com uma mini Unidade Intensiva (UI), as instalações da farmácia, o posto de enfermagem e a enfermaria de observação.

De acordo com o provedor da Santa Casa, Eusínio Lavigne Gesteira, a reforma e ampliação da unidade hospitalar foram realizadas em parceria com a empresa Bahia Mineração (Bamin). Ele explicou que essas obras fazem parte do processo de reestruturação do Hospital que, recentemente, também reinaugurou a Unidade de Terapia Intensiva (UTI), reformada e ampliada, e adquiriu um aparelho Tomógrafo de última geração. A unidade de emergência contará com uma equipe multidisciplinar composta de profissionais da área da medicina, enfermagem, assistência social e técnicos de enfermagem. O coordenador clínico será o médico Juvenal Nassari, com a consultoria técnica da enfermeira Marleide Figueiredo.

Agrissênior Notícias – Nº 453 – 13 de novembro de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

CONVITE

Pontal

Pontal


Abobreira.

Apresentação da Banda Percussiva do Dilazenze

Banda Percussiva Dilazenze preparou um show muito especial, para compor a programação do Novembro Negro. A apresentação será hoje as 20:00h, na tenda do teatro popular de Ilhéus.

Banda Percussiva do Dilazenze.

Banda Percussiva do Dilazenze.

 

Você não pode ficar de fora, adquira logo o seu ingresso e venha curtir o melhor da musica afro Brasileira.

PARTICIPE !!!!

BINGO DINO ROCHA

Novos leitos de UTI para o SUS no Hospital de Ilhéus

O convênio foi assinado manhã desta sexta, dia 8, pelo secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla. Agora, a comunidade de Ilhéus já dispõe de leitos de UTI no Hospital Geral Luiz Viana Filho, no Hospital São José e no Hospital de Ilhéus.

O secretário de Saúde do Estado, Jorge Solla, assinou convênio na manhã desta sexta-feira, dia 8, com a diretoria do Hospital de Ilhéus, através do qual a instituição vai disponibilizar seis leitos da novíssima Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e seis leitos de pós UTI para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). O convênio conta com a intermediação da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e amplia a rede de atendimento de alta complexidade para a comunidade.

No início deste ano, a população de Ilhéus contava apenas com leitos de UTI instalados no Hospital Geral Luiz Viana Filho. Agora, a partir do esforço conjuntos das secretarias de Saúde do Estado e do Município, a comunidade conta com mais leitos de UTI disponíveis no Hospital São José e no Hospital de Ilhéus. Segundo o prefeito Jabes Ribeiro, novas parcerias estão sendo viabilizadas no sentido de reestruturar e ampliar a rede de atendimento da saúde pública, que foi encontrada praticamente paralisada no início de seu atual mandato.

A UTI do Hospital de Ilhéus foi inaugurada no dia 26 de julho, com oito leitos instalados, mas possui capacidade para 16. O coordenador médico da Unidade, Nilson Ribeiro, destacou a arquitetura moderna da UTI, em forma de salão, de cujo posto médico se pode visualizar todos os pacientes. Além disso, há monitoramento em vídeo e todos os leitos estão preparados para tratamento de hemodiálise, com monitores individuais de TV, e especialistas em fisioterapia, psicologia, nutrologia, fonaudiologia, entre outros.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia