WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Dia D do Novembro Azul alerta para os perigos do diabetes e câncer de próstata

Durante o evento realizado nesta quinta-feira, dia 14, na Praça Dom Eduardo, como uma das iniciativas para marcar a Campanha do Novembro Azul em Ilhéus, a Prefeitura Municipal ofereceu testes de glicemia e informações para a prevenção e combate às doenças, além de outros serviços de saúde e de assistência já oferecidos nos Mutirões da Cidadania.

Dia D do Novembro Azul -  Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)  14.11.2013

Dia D do Novembro Azul – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 14.11.2013

A Praça Dom Eduardo (em frente à Catedral de São Sebastião), na Avenida Soares Lopes, foi palco nesta quinta-feira, dia 14, de um grande evento de saúde e cidadania, que contou com o trabalho de 95 profissionais. Promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), o Dia D da campanha Novembro Azul, ofereceu atividades variadas de combate ao câncer de próstata para homens a partir dos 40 anos e de prevenção e controle do diabetes e diversos outros serviços do Mutirão da Cidadania.

Além da realização do Dia D, a Prefeitura de Ilhéus pintou provisoriamente o guarda corpo da ponte Lomanto Junior de azul, como um sinal de alerta para a população, e até o final do mês unidades de saúde estarão oferecendo serviços similares para o combate e prevenção do diabetes e do câncer de próstata. Presente no evento, o prefeito Jabes Ribeiro, acompanhado do vereador Ivo Evangelista (PRB), conferiu o teor de açúcar no organismo e destacou a importância da prevenção. “Este evento chama a atenção sobre as problemáticas do câncer de próstata e do diabetes, mostrando, principalmente que as medidas preventivas são indispensáveis para controlar o desenvolvimento de doenças”, destacou o prefeito.

Dia D do Novembro Azul -  Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)  14.11.2013.

Dia D do Novembro Azul – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 14.11.2013.

No evento, os cidadãos tiveram acesso a teste de glicemia, aferição de pressão arterial, consultas nas áreas de nutrição, fisioterapia, oftalmologia, odontologia, além de vacinas, informações sobre DST/AIDS, oferecidas pelo Núcleo de Educação e Promoção à Saúde de Ilhéus (Nepsi) exames laboratoriais, e atividades físicas variadas. Ainda, a SDS levou para o Dia D, os serviços prestados nos Mutirões da Cidadania, já que nesta sexta-feira, dia 15, será feriado da Proclamação da República. Assim, a população também recebeu informações variadas sobre os programas Bolsa Família, Pronatec, Minha Casa, Minha Vida, BPC (Benefício de Prestação Continuada), Balcão de Empregos e Conselho Tutelar.

:: LEIA MAIS »

VAI COMEÇAR O TORNEIO DE PESCA DA GABRIELA

PROGRAMAÇÃO TORNEIO GABRIELA

SÁBADO DIA 16-11-2013

X – Ás 10.30 horas hasteamento das Bandeiras , Hino Nacional,

abertura do torneio com o Sr. Presidente da C.B.P.D.S. Sr.

Eduardo Paim Bracony, juramento dos atletas.

X – 11,00 horas inicio do sorteio dos setores de pesca.

X – 13.00 horas inicio da primeira etapa.

X – 17.00 horas termino da primeira etapa.

X – 17.50 inicio da pesagem.

X – 20.00 horas a 23.00 horas coquetel no Indaiá com o resulta-

do da primeira etapa.

DOMINGO DIA 17-11

X – 7.00 horas inicio da segunda etapa.

X – 11.00 horas termino da segunda etapa.

X – 12.00 inicio da pesagem.

X – 2.30 entrega da premiação e sorteios.

A DIRETORIA DO CLUPESIL agradece a participação de todos.

QUE VENÇA O MELHOR

Ceplac e UFSB desenvolvem parceria para criação de Parque Tecnológico

 O superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, recebeu na segunda-feira (11), uma missão da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), para discutir detalhes da formatação e implantação do Parque Tecnológico da Ceplac, na área da sede regional do órgão, às margens da BR-415 (quilômetro 22). O parque terá como objetivo desenvolver produtos e processos que possam ser incorporados por empresas, a partir de pesquisas conduzidas por estudantes em cursos de pós-graduações e buscará parcerias ainda com diversas instituições públicas e privadas, que incentivem ou demandem inovações tecnológicas.

O superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, afirma que um parque tecnológico se justifica na região, principalmente, pela crescente demanda de consumo de derivados de cacau, especialmente chocolate, cujo consumo cresce em média de 10% ao ano no Brasil. “É um crescimento em ritmo chinês, e nós deveremos estar preparados para oferecer esses produtos, o que vai agregar um valor altíssimo à nossa commoditie”.

Juvenal ainda chama a atenção para outras potencialidades que poderão ser exploradas a partir de um diagnóstico do uso do solo no sul da Bahia, com as culturas agrícolas instaladas e estabelecendo uma demanda com a cadeia agroindustrial. “Além do cacau e chocolate, serão incorporadas outras cadeias, a exemplo de frutas e sucos, madeira e celulose, dendê e biodiesel. Poderemos, ainda, seguir por outras vertentes, como a preservação e recuperação ambiental, a biotecnologia e a agroecologia, de acordo com o que nos apresentou o setor de Planejamento da Ceplac”.

Do projeto à ação

:: LEIA MAIS »

Amurc defende a socialização do debate sobre Região Metropolitana no Sul da Bahia

No seminário dedicado ao debate sobre a criação da Região Metropolitana do Sul da Bahia, realizado nesta quarta-feira (13), em Ilhéus, o presidente da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc, Lenildo Santana destacou que a entidade já está intensificando a discussão junto aos prefeitos e reforçou que essa proposta precisa ser ampliada entre os poderes constituídos da sociedade civil.

Seminário Região Metropolitana Lenildo Santana (e) FOTO MARCOS SOUZA

A criação da Região Metropolitana envolve as cidades de Itabuna e Ilhéus, além dos municípios circunvizinhos, com o objetivo de agregar serviços e atrair recursos dos entes federais e estaduais. Nesse contexto, Lenildo sinaliza que esse projeto vai permitir que a região venha atingir rigor econômico e social, atendendo as demandas mais urgentes dos municípios. “Para isso, conclamo os prefeitos a envidar esforços ao longo do processo, para “amadurecer” o projeto e trazer a sociedade para essa discussão”, destacou.

Entre os prefeitos do Território Litoral Sul, o projeto gera uma perspectiva de desenvolvimento para a região, diante das dificuldades financeiras que estão sendo vivenciadas pelos municípios. Para a prefeita de Floresta Azul, Sandra Cardoso a discussão foi bem pertinente, diante dos investimentos estruturantes que já estão sendo instalados. “A proposta será uma solução para questões em comum da região, a exemplo dos Resíduos Sólidos, e gerará o retorno do desenvolvimento para a nossa região”.

Para as prefeitas de Uruçuca, Fernanda Silva e de Almadina, Alba Gleide, a criação da Região Metropolitana é uma proposta de fundamental importância, pois agrega e proporciona investimentos para os municípios. O projeto prevê o envolvimento em conjunto dos gestores municipais com o objetivo de pensar coletivamente para fortalecer a região. “O prefeito sai da lógica de olhar somente o seu município para pensar dentro do contexto regional”, destaca Fernanda Silva.

No seminário foi criada a Carta do Sul da Bahia: Declaração de Intenções para firmar o compromisso dos gestores e das entidades civis organizadas, de modo que eles possam continuar as ações em favor da criação da Região Metropolitana na região. O evento foi organizado pela Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, a Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc, Prefeituras de Itabuna e Ilhéus e a Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia – Amurc.

30° Torneio de Pesca da Gabriela acontece neste final de semana em Ilhéus

Este final de semana será movimentado na Praia do Acuípe, onde acontecerá mais um torneio de pesca. A previsão é que cerca 100 pescadores de todas as partes do país participem do evento.

CAMPEONATO DE PESCA  - ARQUIVO SECOM.

CAMPEONATO DE PESCA – ARQUIVO SECOM.

O Clube de Pesca de Ilhéus realiza neste final de semana, dias 16 e 17, o 30° Torneio de Pesca da Gabriela, na Praia do Acuípe, na rodovia Ilhéus/Una – próximo ao Village Indaiá. O evento, considerado um dos mais importantes da Bahia, contará com a presença do presidente da Confederação Brasileira de Pesca e Desportos Subaquáticos (CBPDS), Eduardo Bacony, que deverá confirmar o nome de Ilhéus para sediar o Campeonato Brasileiro de Pesca em 2014.

:: LEIA MAIS »

Professor Soane Nazaré recebe título de Cidadão Ilheense

A Câmara Municipal outorgará o título de Cidadão Ilheense por iniciativa do vereador Alzimário Belmonte (Gurita) ao professor Soane Nazaré. O homenageado foi fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus e da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

Soane Nazaré - Arquivo Internet.

Soane Nazaré – Arquivo Internet.

Considerado uma das grandes personalidades do século XX da área de educação para o Sul da Bahia, o professor Soane Nazaré de Andrade será homenageado com a outorga do título de Cidadão Ilheense pela Câmara Municipal, durante sessão solene nesta quinta-feira, dia 14, às 18 horas, no Plenário Theodolindo Ferreira. Soane foi fundador da Faculdade de Direito de Ilhéus e da Federação das Escolas Superiores de Ilhéus e Itabuna (Fespi), que originaram a atual Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

O título de Cidadão Ilheense foi proposto pelo vereador Alzimário Belmonte (PP), conhecido como Professor Gurita, e aprovado pelo plenário. “A homenagem é uma iniciativa simples se considerarmos a enorme contribuição do Professor Soane para a educação de nosso povo e para o desenvolvimento de nossa região”, afirma o legislador. O prefeito Jabes Ribeiro elogiou a iniciativa da Câmara e confirmou presença durante a sessão de outorga do título.

Soane Nazaré de Andrade nasceu no distrito de Água Preta, Uruçuca, em 1933, e mudou-se para Ilhéus aos seis anos de idade. Estudou na Escola Afonso de Carvalho e no Instituto Municipal de Educação (IME). Em Salvador, foi aluno do Colégio da Bahia e graduou-se na Faculdade de Direito da Bahia, em 1953. Foi professor no IME, diretor da Penitenciária do Estado da Bahia, chefe de Gabinete do Ministro das Comunicações, Carlos Símas, de 1968 a 1969, e Delegado do Brasil na Conferência das Comunicações Via Satélite em Genebra, Suíça, em 1969.

Como fundador e primeiro diretor da FESPI, atuou de forma dinâmica para o desenvolvimento do ensino superior na região Sul da Bahia, cujo reconhecimento deu ao campus da UESC o seu nome. Em 25 de junho de 1981, tornou-se membro da Academia de Letras de Ilhéus (ALI), na cadeira 38, cujo Patrono foi Pethion Villar e o fundador, Flávio de Paula. Foi idealizador e primeiro diretor da Fundação Universidade do Mar e da Mata (Maramata) e criador do Museu do Mar da Capitania, onde implantou políticas para formação de consciência cidadã em benefício da preservação do meio ambiente. Foi também secretário municipal de Governo no terceiro mandato do prefeito Jabes Ribeiro e candidato a Prefeito de Ilhéus na eleição de 2004.

Filho de Adjovânio Andrade e Selika Nazaré Andrade, casou-se com Heloisa Cavalcante Andrade, com quem teve quatro filhos: Ana Virgínia, Luis Frederico, Soane Jr. e Maria Valéria. Luis Frederico Andrade é o atual diretor da Fundação Maramata, em Ilhéus.


Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro

Pintura da ponte e Dia D marcam o Novembro Azul em Ilhéus

O mutirão, com vários serviços gratuitos, será realizado nesta quinta-feira, dia 14, na Praça Dom Eduardo, mas até o final do mês as unidades médicas municipais realizam consultas, palestras e oficinas, destacando a importância da prevenção e do combate ao diabetes e ao câncer de próstata.

Pintura provisória da Ponte Lomanto Júnior, lembra da importância da prevenção e combate dos diabetes e câncer de próstata - Foto Gidelzo Silva.

Pintura provisória da Ponte Lomanto Júnior, lembra da importância da prevenção e combate dos diabetes e câncer de próstata – Foto Gidelzo Silva.

Para marcar a Campanha Novembro Azul, que acontece em todo o Brasil, a Prefeitura de Ilhéus, além de promover, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) o Dia D de Combate ao Câncer de Próstata e Dia Mundial do Diabetes, mudou, provisoriamente, para o azul a cor da balaustrada da Ponte Lomanto Júnior, que liga o centro da cidade à zona sul, visando fazer com que a população se conscientize da importância da data. O Dia D será caracterizado por um mutirão de serviços na Praça Dom Eduardo, no centro da cidade, das 8 às 17 horas, com o objetivo de intensificar ações de prevenção ao diabetes e câncer de próstata.

:: LEIA MAIS »

Comunidade conhece o pré-projeto da Feira Criativa do Pontal

O projeto prevê a reforma completa da Praça São João Batista e a formatação, para o mesmo local, de uma Feira Integrada de Artes e Negócios, dando ênfase à difusão da criatividade, ao fomento de novos negócios e ao entretenimento e lazer em geral.

Feira Criativa - Pontal - Foto Alfredo Filho Secom.

Feira Criativa – Pontal – Foto Alfredo Filho Secom.

A comunidade do Pontal, na Zona Sul de Ilhéus, cumpriu na noite da última terça-feira, dia 12, nas dependências do Colégio da Polícia Militar (CPM), mais uma importante etapa no sentido de transformar a localidade em um Bairro Criativo. Entre outras intervenções, o projeto prevê a reforma completa da Praça São João Batista e a formatação, para o mesmo local, de uma Feira Integrada de Artes e Negócios. Na oportunidade, a coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, apresentou o pré-projeto da feira criativa, espaço que reunirá artesãos, músicos, comerciantes, artistas plásticos e microempreendedores.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / 68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).

Prefeitura de Canavieiras

Reforma e ampliação de Unidade de Saúde é iniciada

Unidade de Saúde Edmundo Lopes de Castro Foto Walmir Rosário.

Unidade de Saúde Edmundo Lopes de Castro Foto Walmir Rosário.

 Os secretários de Obras e Transportes, Almir Melo Júnior, e da Saúde, Roberta Barros, inspecionaram na tarde desta terça-feira (12) as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde Edmundo Lopes de Castro. Os serviços estão sendo executados com recursos no valor de R$ 125.678,80, do Governo Federal, através do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde.

Segundo o prefeito Almir Melo, a liberação da verba contou com a articulação do deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), quer tem se empenhado para conseguir recursos para obras e serviços em Canavieiras. Com isso, o Governo Federal habilitou o Município de Canavieiras para o programa responsável pela ampliação do atendimento ambulatorial da população.

:: LEIA MAIS »

Organização dos blocos afro foi tema de debate na Tenda

          O Cineclube Équio Reis e o projeto de debates Improviso, Oxente! estão juntos na programação Novembro Negro, série de atividades alusivas ao mês da Consciência Negra. Na última terça-feira (12), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus, foram exibidos vídeos sobre os blocos afro Mini-Kongo e Dilazenze. Em seguida, houve bate-papo com o convidado Renato Sena sobre “A trajetória de resistência do Bloco Afro Olodum”. Para ele, a organização é tudo e, através da unidade, é possível ampliar conquistas.

          Renato Sena é soteropolitano e tem relação muito próxima com Ilhéus há décadas, acompanhando a implantação de vários blocos afro. Ele atuou no Olodum durante 22 anos, desde a fundação em 1979, viveu o auge e fases críticas. De acordo com o convidado, o bloco foi criado com muita dificuldade e sem apoio por moradores do Pelourinho, que não tinham acesso aos blocos tradicionais de Salvador. “Com João Jorge assumindo a diretoria, o Olodum se transformou em um grupo cultural, além do bloco carnavalesco”, informou.

          Segundo Renato Sena, até hoje as entidades pequenas têm dificuldade para participar do carnaval, pois sofrem com a falta de patrocínio e articulação conjunta, além da dependência do poder público e influência política partidarista. “Blocos menores e perseguidos políticos são colocados em circuitos alternativos ou horários inconvenientes, com a mínima cobertura da imprensa. Isso afasta patrocinadores, já que há menos exposição das marcas”, explicou.

          A respeito dos projetos sociais executados pelos blocos afro, Renato Sena destacou a responsabilidade com as crianças a fim de não se perderem talentos. Para ele, é preciso trabalhar a consciência desde cedo para a valorização da arte aprendida, disciplina e profissionalismo. Na ótica do antigo dirigente do Olodum, o sonho de muitos jovens é a fama, algo que nem sempre acontece, causando frustração por não entenderem sua importância para a cultura local. Ou então, quem experimenta o estrelato pode se deslumbrar, não administrar bem os êxitos e acabar perdendo tudo.

Teodorico sexta e sábado

          A sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito estará em cartaz nesta sexta-feira e sábado (15 e 16), na Tenda Teatro Popular de Ilhéus. As sessões começam às 20 horas e as entradas custam R$ 20 a inteira e R$ 10 para estudantes, idosos ou sócios do Cartão TPI. A classificação indicativa é de 14 anos. A comédia escrita e dirigida por Romualdo Lisboa revela a face ridícula da política suja e a importância da mobilização popular.

Prefeitura prossegue com recuperação de acessos aos distritos

A Gerência de Ações Regionais concluiu o encascalhamento na estrada do Banco do Pedro e colocou dois tubos de PVC na via que liga Itariri a Valão, regularizando o fluxo de veículos no local. As ações prosseguem nas estadas da Fazenda Renascer, Castelo Novo e Lava-pés.

FOTOS BY SECOM_ILHÉUS

FOTOS BY SECOM_ILHÉUS

A Prefeitura de Ilhéus, através da Gerência de Ações Regionais, prossegue com a recuperação das estradas vicinais que dão acesso aos distritos do município. Recentemente, foram realizados o encascalhamento da estrada de Banco do Pedro e colocados dois tubos de PVC, um de seis e outro de quatro metros, por 90 centímetros de diâmetro, na via que liga Itariri a Valão, permitindo o fluxo de veículos no local.

Na última segunda-feira, dia 11, o gerente de Ações Regionais, José Victor Pessoa, informou a integrantes do acampamento dos Sem-terra Nova Vitória e da Associação de Pequenos Produtores de Itariri e de Valão que faria nesta semana a implantação dos tubos. A estrada estava interditada por conta das chuvas que incidiram nos últimos dias em Ilhéus, provocando desgastes no local. Pessoa explicou aos moradores que foi preciso deslocar a equipe que estava realizando o encascalhamento em outros distritos para regularizar o fluxo de veículos na região.

A partir desta quarta-feira dia, 13, a Gerência de Ações Regionais dá continuidade ao encascalhamento nas estradas da Fazenda Renascer a Castelo Novo e a que liga o distrito à rodovia BA 262, que estão em fase de conclusão; em seguida irá terminar o mesmo serviço no acesso a Lava-pés. Após estas intervenções, a equipe do órgão voltará a atuar nas estradas de Itariri e Valão, e no assentamento nova vitória, colocando cascalho nos pontos críticos, seguindo o cronograma operacional do órgão.

Secretaria de Comunicação (Secom)

Ilhéus – 13.11.13  





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia