:: ‘Notícias’
Atividades culturais e esportivas são boas opções para o fim de semana em Ilhéus
A Prefeitura de Ilhéus está concentrando serviços da Operação Verão Limpo em vários pontos da cidade para permitir que os moradores e turistas tenham um ambiente mais agradável, podendo aproveitar melhor as belezas naturais e arquitetônicas.
São várias as opções de laser para o fim de semana em Ilhéus, incluindo atividades culturais e esportivas. No domingo, dia 10, o Estádio Herval Soledade vai sediar um campeonato de Jiu Jitsu, a partir das 8 horas. O evento, com entrada franca, tem o apoio da Divisão de Esportes da Prefeitura Municipal. Já quem está em busca de boa forma física e saúde, uma boa opção é praticar um cooper ou caminhadas na Avenida Soares Lopes.
Recentemente o local foi contemplado com a Operação Verão Limpo realizada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e recebeu serviços de roçagem, varrição, pintura de meios-fios, bem como manutenção na iluminação. A Prefeitura está concentrando serviços da Operação Verão Limpo em vários pontos da cidade para permitir que os moradores e turistas tenham um ambiente mais agradável, podendo aproveitar melhor as belezas naturais e arquitetônicas.
Além dos 80 km de praias, os rios e lagoas do município, um passeio pelo centro de Ilhéus permite uma viagem histórica através dos casarões e monumentos como a Catedral de São Sebastião, o Vesúvio, o Bataclan, a Igreja Matriz de São Jorge, com seu museu de arte sacra, e a Casa de Cultura Jorge Amado, entre diversos outros. Para quem gosta de uma boa refeição, é possível apreciar a culinária dos restaurantes locais, que possuem um cardápio variado com opções que vão desde os sabores locais como moquecas e bobó de camarão, às comidas italianas e chinesas.
Já neste sábado dia, 9, às 20 horas, a Banda Afro Dilazenze se apresenta na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). O espetáculo musical faz parte da programação Novembro Negro, que traz uma série de espetáculos e eventos afro-culturais. As entradas custam R$ 20 a inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e associados do Cartão TPI. Ainda, no mesmo local, ocorre a segunda edição do projeto Conto e Cantigas. Neste sábado (09/11), as crianças poderão viajar pelo imaginário das lendas e mitos trazidos da África, através da contação de histórias acompanhada de trilha sonora, a partir das 16 horas. Para participar basta doar um livro infantojuvenil, que será incluído no acervo da Biblioteca Jorge de Souza Araújo, montada no espaço cultural.
Cinema – Está em cartaz na sala 1 do Cine Santa Clara em Ilhéus, sessões de 16h10 e 20h40 o filme “Thor: O Mundo Sombrio”, com classificação a partir de 12 anos. Na sala 2, o filme em cartaz é “Serra Pelada”, nas sessões de 18h15 e 20h15 com classificação de 14 anos.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Juiz explica o processo eletrônico da Justiça no auditório da Faculdade de Ilhéus
O Juiz da 3ª Vara do Trabalho da Comarca de Ilhéus, José Cairo Junior, proferiu palestra para alunos da Faculdade de Ilhéus, na noite de quinta-feira, dia 7, sobre Processo Judicial eletrônico (PJe), o novo sistema eletrônico de controle a ser implantado em todos os tribunais do país, conforme intenção do CNJ – Conselho Nacional de Justiça. O evento foi promovido pela coordenação do curso de Direito com apoio do Centro Acadêmico da Faculdade.
Segundo José Cairo, o PJe “nada mais é que a introdução da tecnologia da Informática e das telecomunicações no processo judicial. O Brasil está na frente dos outros países, como acontece na área eleitoral. O nosso país é pioneiro”. Ele afirma que a maioria dos tribunais tem o sistema de acompanhamento de processo na forma eletrônica, de forma que você pela internet tem como saber o acompanhamento do processo, mas você não tem ciência do conteúdo daquele ato processual. “E hoje, com o PJe, é possível acompanhar o processo e ter conhecimento do conteúdo dos atos processuais”, acrescentou.
Durante a exposição, ele falou sobre o panorama atual e as perspectivas na Justiça do Trabalho. E afirmou que “nós estamos muito a frente de outros países, como, por exemplo, a Espanha, em que alguns locais o processo ainda é costurado”. E deixou claro que “quem não souber trabalhar com o PJe, não vai poder atuar na área jurídica, seja com advogado, seja como magistrado, promotor público, entre outros.”.
Conforme o magistrado, o PJe já está instalado nos 24 tribunais regionais do Trabalho, com 681 varas com esse sistema, inclusive Ilhéus. Entre as vantagens citadas, estão a celeridade, maior rapidez na tramitação das demandas, unificação dos vários sistemas de processo judiciais eletrônicos, economia de tempo e de dinheiro.
Para o presidente OAB-Secção Ilhéus, Marcos Flávio Rhem, “a posição dos advogados na utilização do PJe, esse novo sistema, eletrônico, de peticionamento, de funcionamento de tudo na Justiça do Trabalho, é que a tendência pela recomendação do CNJ é ser um procedimento único em todas as unidades da federação.”. Ele conclui, dizendo “os advogados precisam se qualificar, adaptando-se à nova tecnologia, sob pena de ficarem alijados do mercado de trabalho”.
Banco do Nordeste
| Banco do Nordeste inaugura nova agência em Vitória da Conquista
Fortaleza (CE), 8 de novembro de 2013 – Nesta segunda-feira, 11 de novembro, será inaugurada nova agência do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista (BA), que terá foco no atendimento à Micro e Pequenas Empresas. A solenidade de inauguração está marcada para as 18h, na própria Agência, que fica na Avenida Frei Benjamim, nº 2.274, no Bairro Brasil. O evento será prestigiado pelo superintendente estadual do BNB na Bahia, Jorge Antônio Bagdêve de Oliveira, pelo gerente da nova unidade, Antônio Fernando Teixeira da Silva, por funcionários do Banco do Nordeste e autoridades locais. O plano de expansão do BNB contempla toda a área de atuação do Banco – região Nordeste e Norte de Minas Gerais e Espírito Santo. Só no segundo semestre de 2012, foram inauguradas 27 novas agências. Até o final de 2013, o planejamento é implantar mais 108 unidades. Além de oferecer um atendimento especializado, a agência de Vitória da Conquista e todas as demais instaladas pelo Banco do Nordeste atuarão de acordo com a política do Papel Zero, por meio da qual as unidades trabalham com a quantidade mínima de papel, já que os documentos passam por um processo de digitalização e posterior transferência para um arquivo central. Com essa tecnologia, há redução da necessidade de espaço físico, simplificação na armazenagem de dados, garantia de agilidade e mobilidade e diminui custos do processo. O Banco do Nordeste do Brasil S. A. é o maior banco de desenvolvimento regional da América Latina e diferencia-se das demais instituições financeiras pela missão que tem a cumprir: Atuar na promoção do desenvolvimento sustentável, como Banco Público competitivo e rentável. Sua visão é a de ser o Banco preferido na Região Nordeste, reconhecido pela excelência no atendimento e efetividade na promoção do desenvolvimento sustentável. Sua preocupação básica é executar uma política de desenvolvimento ágil e seletiva, capaz de contribuir de forma decisiva para a superação dos desafios e para a construção de um padrão de vida compatível com os recursos, potencialidades e oportunidades da Região. |
Ilheenses já podem usufruir do Pronto Socorro do Hospital São José
A solenidade de reinauguração contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla, e dos deputados federais Antonio Brito e Geraldo Simões. O pronto socorro começa a funcionar para o público nesta sexta-feira, a partir das 14 horas.
O provedor da Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus, Eusínio Lavigne Gesteira, reinaugurou nesta sexta-feira, dia 8, a Unidade de Urgência e Emergência do Hospital São José, que passou por obras de reforma e ampliação. A solenidade, realizada pela manhã, integrou as comemorações pelo centenário da instituição, contou com a presença do prefeito Jabes Ribeiro, do vice e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá) e do secretário estadual de Saúde, Jorge Solla. As intervenções foram festejadas por diversos representantes da comunidade, já que a unidade beneficia o atendimento público da saúde no Município.
Na UESC eventos abordam “Educação Física: Desafios da Práxis Pedagógica e da Pesquisa”
Podem se inscrever estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, docentes de cursos de Educação Física e Professores da Educação Básica
Até o dia 21 as inscrições para II Congresso de Educação Física, I Simpósio de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação Física e o II Encontro Estadual dos Coordenadores de Educação Física das Direcs-BA estão abertas aos estudantes dos cursos de licenciatura em Educação Física, docentes de cursos de Educação Física e professores da Educação Básica, através do endereço http://conefs-sppgef.
Os eventos serão realizados pela Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Bahia e o Doutorado Interinstitucional em Educação Física UESC/Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, nos dias 2,3 e 4 de dezembro, no auditório do Centro de Arte e Cultura Governador Paulo Souto, no Campus, professor Soane Nazaré de Andrade, em Ilhéus.
Coordenados pelos professores Cristiano de Sant’Anna Bahia, Ana Maria Alvarenga, e Nayara Alves Severo terá como tema central “Educação Física: Desafios da Práxis Pedagógica e da Pesquisa”. Os eventosestão vinculados ao Projeto de Extensão Temporário da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade.
Creche Solidariedade promove caruru beneficente em Ilhéus
O evento promovido pela Associação de Mulheres de Ilhéus, no dia 22 de novembro, ao meio dia, com a finalidade de arrecadar fundos para manutenção das atividades existentes na Creche.
A Associação de Mulheres de Ilhéus (ASMI), mantenedora da Creche Solidariedade, promove um caruru beneficente no próximo dia 22 de novembro, ao meio dia, com a finalidade de arrecadar fundos para manutenção das atividades existentes na entidade que acolhe gratuitamente 160 crianças. O evento acontecerá na sede da Creche, localizada na Rua Lírio, 525, no Bairro Nelson Costa, zona sul da cidade.
A Creche Solidariedade sedia uma escola de educação infantil, com crianças de 4 a 5 anos, através de convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Seduc), que disponibiliza profissionais do setor para as atividades de ensino. As aulas são ministradas nos turnos da manhã, das 7h30 às 11h30, e no período da tarde, das 13h30 às 17h30.
Como entidade sem fins lucrativos, a Associação de Mulheres de Ilhéus realiza eventos com a finalidade de obter recursos para manutenção e investimentos na creche. A presidente da ASMI, professora Ana Margarida Amado, conclama pelo comparecimento da sociedade ilheense ao evento como forma de contribuir para o desenvolvimento social da comunidade.
As crianças assistidas pela Creche Solidariedade também se beneficiam com atividades extracurriculares, como passeios a instituições sociais e culturais, e pelo projeto de saúde bucal, que tem a visita mensal de um dentista. O espaço, que foi criado em 2004, também atende a mulheres vítimas de violência. Segundo Ana Margarida Amado, “apesar da maioria das crianças ser originária do próprio bairro, a instituição recebe crianças de outras localidades e algumas com necessidades especiais e ainda promove oficinas de aprendizagem para os pais dos alunos.”
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Prefeitura de Canavieiras
Procuradoria da República e Polícia Federal requisitam documentos para investigação
Cumprindo o dever constitucional inerente ao mandato, o prefeito de Canavieiras, Almir Melo, entregou, nesta quarta-feira (6), diversos documentos do Município à Polícia Federal e ao Ministério Público Federal, ambos sediados em Ilhéus. Os documentos foram solicitados pelas duas instituições e agora passam a ser peças integrantes de inquéritos abertos contra a gestão anterior do Município de Canavieiras.
O prefeito Almir Melo lamenta que o Município de Canavieiras tenha que passar por situações vexatórias como essas, que produz reflexos junto aos governos Federal e Estadual, fontes originárias dos recursos a serem aplicados. “Já atravessamos por muitas dificuldades para manter a prefeitura fora dos cadastros restritivos e espero que essas investigações não se tornem um empecilho para atrairmos novos recursos para Canavieiras”, ressaltou o prefeito.
À Polícia Federal, o prefeito entregou todas as cópias dos documentos integrantes dos procedimentos licitatórios de nºs 24/2005, 30/2005, 33/2005 e 36/2005. Em relação aos documentos constantes do processo licitatório de 55/2005, o prefeito Almir Melo solicitou a dilação de prazo ao delegado da Polícia Federal, pois ainda não foi localizado.
Esses processos licitatórios estão sob investigação da Polícia Federal por ter sido alvo de denúncias feitas à época pelo vereador Jorge Garcia e pelo vice-prefeito à época, João Brasil. As licitações foram realizadas no ano de 2005 e se destinavam à aquisição de veículos do tipo ônibus, para o transporte de alunos da rede municipal da educação.
Quadra poliesportiva – O prefeito Almir Melo também atendeu à solicitação do Ministério Público Federal, através do Procurador da República, Ovídio Augusto Amoedo Machado, que investiga o convênio 202128/2001, firmado entre o Município de Canavieiras e o Ministério dos Esportes. O contrato é referente liberação de recursos para a construção/reforma de uma quadra poliesportiva no Colégio Noécia Cavalcante.
A requisição do Ministério Público Federal, referente ao Inquérito Civil Público nº 1.14.001.000435/2013-26, abrange todos os processos de pagamento e notas fiscais referentes à execução do objeto do convênio – construção/reforma da quadra poliesportiva. Essa obra foi paralisada assim que o prefeito Almir Melo foi empossado, já que a medição financeira não condizia com o observado na obra física.
Doação de área federal – O Ministério Público Federal determinou ao Poder Público Municipal que revogue a Lei Municipal 682/2003, que efetivou a doação de uma área de 193 mil e 870 metros quadrados à empresa Royal Charlote Administradora de Bens Imóveis Ltda. A área, conhecida como “Areal”, seria destinada à construção de um centro de apoio náutico.
A revogação da Lei enviada pelo gestor anterior à apreciação e aprovação do Legislativo, foi contestada pela Superintendência de Patrimônio da União (SPU), órgão do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. A área doada, segundo o SPU, é parte integrante do patrimônio da União, portanto, o prefeito à época, não tinha competência para doá-las a terceiros.
Na vistoria realizada in loco pelos técnicos da SPU em 10 de julho deste ano, ficou constatado que a área localizada na confluência dos rios Pardo e Patipe e ruas Barão do Rio Banco e Ruy Barbosa é de propriedade da União. De acordo com o trabalho dos técnicos da SPU, a área é composta por 3.019,60 m2 de terreno de marinha, uma lagoa com 32.276,60 m2 e, finalmente, 155.763,39 m2 de acrescido de marinha, conforme a planta georreferenciada apresentada.
Com a finalidade de atender à determinação do Ministério Público Federal e à Superintendência do Patrimônio da União e sanar a invasão de competência do Município em área federal, o prefeito Almir Melo enviou o projeto de lei 015/2013, para revogar a lei municipal 682/2003. Na Justificativa, o prefeito Almir Melo ressaltou a importância da anulação da lei anterior pela flagrante violação dos direitos de propriedade da União.
Mutirão da Cidadania ocorre em Sambaituba nesta sexta-feira
Até as 14 horas, moradores do distrito terão acesso a serviços das secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Social, reunidos na Escola Nucleada de Sambaituba.
Moradores do distrito de Sambaituba são contemplados nesta sexta-feira, dia 8, com o Mutirão da Cidadania que ocorre até as 14 horas na Escola Nucleada do local. A ação é de iniciativa da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Desenvolvimento Social (SDS) e Saúde (Sesau), em parceria com outras instituições.
A Sesau está oferecendo serviços odontológicos, pediátricos, ginecológicos e atendimento com clínico geral através da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e pelos profissionais do Melhor em Casa. Ainda, o mutirão possibilita atendimentos do programa Bolsa Família, inscrições no Balcão de Emprego, informações sobre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), além do atendimento do CrediBahia. A equipe do Laboratório Biolife está realizando teste de glicemia no evento.
A população também tem acesso a orientações sobre programas de habitação e sobre o requerimento da Carteira do Idoso e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Outros serviços prestados aos cidadãos são corte de cabelo, informações diversas e encaminhamentos sobre serviços do SAC, como RG, CPF, Carteira de Trabalho e Junta do Serviço Militar. São realizadas ainda pesagem de crianças e de mulheres para o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan).
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Conselho Tutelar de Ilhéus recebe doação de computador
Um computador doado pela empresa Kelow Informática vai ajudar o Conselho Tutelar a agilizar seus serviços voltados para crianças e adolescente.
A equipe do Conselho Tutelar de Ilhéus recebeu na última semana a doação de um micro computador da empresa Kelow Informática. A ação foi bem recebida pelos conselheiros que reconheceram o apoio da empresa, já que precisam de estrutura para trabalhar. “Devido ao número de ocorrências e diligências que a equipe realiza, a chegada de um computador é uma ajuda para agilizar os nossos serviços”, informou Jorge Conceição, membro do Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar tem como prerrogativa investigar denúncias realizadas através do Ministério Público, Disque 100, Vara da Infância, Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, entre outros, para atender casos de violação de direitos da criança e do adolescente, intervindo em situações de negligência familiar. Também tem a função de verificar por quais problemas os jovens não estão frequentando a escola, e ainda cuida da produção de requisições para serviços no âmbito da saúde, solicitação de documentos e encaminhamentos para os programas existentes na Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS).
Contatos – As pessoas que quiserem entrar em contato podem utilizar o telefone fixo 73-3231-3929 ou pelos telefones celulares que ficam disponíveis 24 horas por dia: 73-8881-9895 e 73-8881-7733 para a região Norte/Oeste da cidade, e, 73-8881-7470 e 73-8881-8535 para a região Centro/Sul. A instituição funciona das 8 até as 18 horas, de segunda a sexta-feira, na Rua Dom Manoel Paiva, travessa Lusitânia nº 18, centro, antiga Rua do Café, tendo sempre um plantonista 24 horas para atender as solicitações existentes.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Santa Casa de Misericórdia de Ilhéus
Data importante para a cidade de Ilhéus.
Hospital São José
Reinauguração do Pronto Socorro – Urgência e Emergência – (24 horas).
Para não correr risco de esquecer os nomes dos presentes, abraço a ala feminina do Hospital na pessoa de Marly Arruda (AMIGA/IRMÃ) e os Médicos, provedoria, servidores, enfermeiros e outros na pessoa do Dr Juvenal Mascarenhas Nassri (AMIGO/Irmão).
Bjão para todos com votos de mais sucesso/conquistas e fiquem com DEUS (Sempre!).
Rabat.
Presença do Secretário de Estado (Saúde) Jorge Solla, prefeito municipal Jabes Ribeiro, Vice prefeito Cacá, deputados, vereadores, políticos da cidade de Ilhéus e cidades circunvizinhas, imprensa e profissionais da área de saúde da capital e região sul da Bahia
GALERIA DA ALEMANHA EXPÕE ARTE DA ILHEENSE JANE HILDA NESTE MÊS DE NOVEMBRO
Ilhéus se faz presente nos circuitos da arte européia, mais uma vez, com a participação de obras da artista plástica ilheense Jane Hilda Badaró na exposição coletiva “Quando as Idéias se Encontram”, na SchauArt Galeria, em Wesel, na Alemanha, de 23 de novembro a 3 de dezembro próximos, sob curadoria de Heloiza de Aquino Azevedo, Comissária em Exposições e Salões de Arte Internacionais. Também estarão na mostra outros artistas brasileiros, como Denise Berbert, Erica Colen, João de Oliveira, Beth Sant’Anna, Luiz Carlos A. Lima, Marilda Dib, Renato Araújo e Rose SchauArt, além de Alemão Art.

JANE HILDA.
“Jane Hilda, pintora naif, retrata em seu trabalho a fantasia, sentimentos singelos e sonhos em cores alegres e traços marcantes. Na maioria das vezes, os trabalhos de Jane representam o seu entorno, suas raízes culturais, histórias, memórias e suas vivências tanto no real como no imaginário”, diz Heloíza de Aquino Azevedo, que representa a artista ilheense na Europa. Para ela, “somente comentar ou somente ler sobre os trabalhos de Jane Hilda Badaró não basta, é necessário observar de perto, é preciso enxergar com olhos de criança e sentir com o coração de quem já vive há 90 anos”.
Imagine quando o verão chegar
—
TARDE/NOITE – 07 11 2013





























































