WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Embaixada Galera do Fla Ilhéus Rumo ao Maracanã.

A Embaixada Galera do Fla Ilhéus, esta a caminho da cidade do Rio de janeiro, onde participará do 4º Encontro internacional das Embaixadas do Clube de Regatas Flamengo.

Arquivo : Embaixada Galera do Fla

Arquivo : Embaixada Galera do Fla

Nosso Embaixador Crispiniano Cerqueira, junto com 56 membros da nossa Embaixada, representará a nossa querida cidade de Ilhéus neste grandioso e importante evento do futebol nacional. Além da participação no evento, a Embaixada Galera do Fla Ilhéus, participará de uma reunião, junto ao presidente do Flamengo Sr. Eduardo Bandeira de Melo, onde serão debatidos assuntos pertinentes ao esporte, e projetos sociais prospectado para Ilhéus e região em 2014. Salientou Crispiniano Cerqueira que, através do esporte,teremos sim novos rumos para nossos jovens e crianças de toda região.

Nossos Músicos

Caro amigo, Rabat
Tenho postado sobre nossos músicos, numa insistente tentativa de angaria o devido e justo reconhecimento e até mesmo, inicialmente, o necessário conhecimento por nosso jovens, desses baluartes da cultura nativa, que deveriam ser muito mais admirados e respeitados, tanto pelos ilheenses quanto pelas autoridades e produtores.
Por isso decidi escrever sobre EDU NETO e ITASSUCY, e pretendo escrever sobre tantos outros, a exemplo de Saul Barbosa e Gilberto Sena.
Como havia lhe falado em outra oportunidade, gostaria que vc examinasse nossos textos e se achar apropriado, publicá-los no seu blog. Não seii como fazer para compartllhar, por isso, inform-lhe nosso endereço para que possas visualizar nossos textos. jahblessreggaeband.blogspot.com .
Agradeço a sua atenção, amigo.
Luciano Sales Cerqueira – Advogado, músico, compositor, vocalista e guitarrista da banda de reggae JAH BLESS.

VOZES DO BRASIL EM ILHÉUS

Projeto leva para o palco do Centro de Convenções música de qualidade a preços populares

CAPA R2CPRESS

Depois de abrir a turnê em Porto Seguro, no início de outubro, o projeto Vozes do Brasil desembarca agora em Ilhéus, com shows de Flávio Venturini e Christiano Reiz, no dia 1° de novembro e Margareth Menezes e Juba Gonzaga, no dia 02. Com o objetivo de entrelaçar diferentes vozes e ritmos da Música Popular Brasileira, o projeto promove uma verdadeira conexão reunindo um time de grandes artistas nacionais além de nomes regionais. As apresentações acontecem às 19h, no Centro de Convenções de Ilhéus – Auditório Jorge Amado, com ingressos a R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia).

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Canavieiras

Modelo de Gestão implantada em Canavieiras já produz resultados

Prefeitura de Canavieiras - Foto Ascom PM Canavieiras.

Prefeitura de Canavieiras – Foto Ascom PM Canavieiras.

 

Enquadrar as despesas do Município às receitas foi uma das primeiras medidas adotadas pelo prefeito de Canavieiras, Almir Melo, assim que assumiu o mandato, em janeiro deste ano. Essas providências administrativas são consideradas importantes para manter a normalidade dos serviços públicos prestados à população, bem como o pagamento dos servidores e fornecedores.

Explica o prefeito Almir Melo, o planejamento financeiro elaborado para trabalhar com o orçamento de 2013 exigiu alguns ajustes, no sentido de adequar a capacidade de manter o custeio da máquina pública e novos investimentos. “Apesar de todas as dificuldades, estamos mantendo os pagamentos em dia”, informa o prefeito.

Entre as primeiras ações tomadas pelo prefeito Almir Melo foi a liquidação pendências financeiras junto à União, com a finalidade de retirar o Município de Canavieiras do Cadastro Único de Convênios (CAUC). Devido às 14 restrições, o Município estava sem condições de firmar convênios e receber recursos para a implantação de obras e serviços junto aos governos federal e estadual.

Economia – A redução dos custos da máquina administrativa, aliada às ações de recuperação de receitas municipais atualmente permitem que Canavieiras possa firmar convênios com instituições públicas federais e estaduais. Projetos de urbanização do bairro Pedro Menezes, da orla, construções de unidades habitacionais nas áreas urbana e rural já são realidade.

O prefeito Almir Melo diz que foi preciso adotar ações enérgicas – muitas vezes incompreendidas – para manter o equilíbrio das contas do Município, cujos resultados positivos já podem ser vistos. “Adequamos nossa frota de veículos à realidade financeira e conseguimos reduzir as despesas com combustíveis em um terço do que se gastava no passado, dentre outras providências”, diz o prefeito.

Em 2012 – por exemplo –, os gastos com combustíveis chegaram a cerca de R$ 2,8 milhões, enquanto hoje as despesas com abastecimento dos veículos devem fechar o ano de 2013 em torno de apenas R$ 900 mil. O prefeito também ressalta que todos os compromissos assumidos são honrados, inclusive com as contribuições previdenciárias.

Cavalgada resgata tradição e ecoturismo em Ilhéus

 A Maramata e a Secretaria de Agricultura e Pesca promovem  a Cavalgada de Magali, com saída da Praça do Banco da Vitória e chegada no Parque de Exposições, na zona do sul, passando pelos distritos de Maria Jape, Rio de Engenho, Santo Antônio e Couto.

 

Cavalgada Ecológica 2013 - Imagem Divulgação.

Cavalgada Ecológica 2013 – Imagem Divulgação.

Um resgate da história de Ilhéus e um estímulo ao ecoturismo é o objetivo da Cavalgada de Magali, que vai correr no próximo dia 15 de novembro, no feriado da Proclamação da República. O evento, promovido pela Prefeitura de Ilhéus, através da Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Seagri), terá início às 8 horas, na Praça do Banco da Vitória, com destino ao Parque de Exposições, na zona do sul, passando por distritos do município, permitindo a contemplação das áreas bucólicas que compõem a paisagem ilheense.

Segundo o presidente da Maramata, Fred Andrade, logo na concentração haverá varias atividades culturais como músicas, apresentação de grupos afros e a narração da história de Sebastião Magali, o nova-iorquino que chegou ao município em 1907, com um grupo de amigos, dizendo que era artista de circo. Sem seguida, terá partida a cavalgada, cujo roteiro inclui os distritos de Maria Jape, Rio de Engenho, Santo Antônio e Couto.

Para quem optar por não ir a cavalo, durante o evento será realizada uma caminhada com o mesmo destino nesta primeira Cavalgada Ecológica da República. Na chegada ao Parque de Exposições será realizado um churrasco com a apresentação da banda Mansão do Cavalo e do cantor Márcio Santos, além de premiações para a amazona mais nova e mais velha, cavaleiro mais velho e o mais novo, assim como o cavalo mais ornamentado, e o cavaleiro e amazona mais animados.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus reativa 31 unidades de saúde em 10 meses

A Secretaria de Saúde já conta com uma rede de 31 unidades de saúde em funcionamento – 25 na Atenção Básica e seis na área de Alta e Média Complexidade. Até o final de novembro, três novos centros serão reabertos. E mais nove estão em obras de construção.

Os moradores de Ilhéus já contam com uma rede de 31 unidades de saúde da rede municipal em funcionamento, sendo 25 postos vinculados à Atenção Básica. Outras seis unidades de atendimento são da rede de Média e Alta Complexidade, voltadas para especialidades médicas. Os postos foram reativados pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) nos últimos 10 meses. Até o final deste mês de novembro, serão reinaugurados os centros de saúde do Alto do Basílio – com duas equipes do PSF, do Banco da Vitória e do Ilhéus II.

O prefeito Jabes Ribeiro destaca que tem sido difícil reestruturar a rede de saúde do Município, já que recebeu a secretaria da área totalmente desestruturada, onde foram constatadas diversas irregularidades, como atesta a auditoria feita pelo Denasus, órgão do Ministério da Saúde. “A população pode ter certeza que estamos fazendo todos os esforços para ampliar o atendimento de saúde pública, mas é preciso contar com a colaboração de todos, servidores e cidadãos, porque a situação financeira da Prefeitura, e dos municípios de modo geral, está comprometida com gastos de pessoal”, atesta Jabes Ribeiro.

Conforme informa o prefeito, já se encontram em obras de construção as novas unidades de saúde Almiro Vinhais, na Avenida Princesa Isabel, a de Vila São José, Teotônio Vilela, Avenida Roberto Santos (Esperança), Olivença, Conquista, Banco da Vitória, São Miguel e Iguape. As obras de ampliação vão beneficiar o Centro de Saúde Avançado da Zona Sul, no Bairro Hernani Sá, e as unidades de saúde da família de Banco Central e Couto-Santo Antônio.

:: LEIA MAIS »

Fórum Nacional Eólico discute um setor de bilhões em Salvador

Com abertura do governador Jacques Wagner, evento acontece nos dias 13 e 14 de novembro 
 
Nos dias 13 e 14 de novembro, a capital baiana Salvador será sede do Fórum Nacional Eólico (FNE), evento que chega a sua 5ª edição consolidando-se como um dos mais respeitáveis congressos do setor, que é considerado um dos mais promissores do cenário energético do País. O segmento eólico deve mais que quadruplicar a sua participação na matriz energética brasileira até 2021, saltando dos atuais 2% para 9%, gerando no período um volume de negócios superior a US$ 50 bilhões.
 
Hoje, a fonte eólica contribui com cerca de 2,8 gigawatts (GW), e a estimativa é que percentual suba para 16 GW nos próximos oito anos, tendo a região Nordeste como destaque, e o Estado da Bahia como um dos protagonistas. Com abertura do governador Jacques Wagner, e presença de autoridades dos ministérios do Desenvolvimento, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia; representantes da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Operador Nacional do Sistema (ONS), Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); entre outros nomes de peso; o evento receberá ainda centenas de investidores nacionais e internacionais.
 
O FNE acontece num momento de forte aquecimento do setor eólico, principal destaque do próximo leilão de energia do governo – agendado para 18 de novembro. Entre discussões e debates sobre os desafios e oportunidades do segmento, a programação trará painéis específicos sobre ambiente regulatório, investimentos, pesquisa e tecnologia, potencial de negócios, perspectivas do mercado, licenciamento ambiental, construções de linhas de transmissão, entre outros temas, e reservará momento especial para o lançamento do Atlas Eólico da Bahia.
 
Iniciativa do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), o FNE é uma realização da VIEX Americas, com o apoio oficial do Governo do Estado da Bahia e da Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica). A edição 2013 marcará também a atualização da Carta dos Ventos, documento que contempla os principais pleitos e demandas do setor, e que será entregue a tomadores de decisão do Poder Público comprometidos com o desenvolvimento do segmento eólico como uma fonte de energia segura, confiável, renovável e viável para o abastecimento do País.
 
Alguns dados de potencial e força do setor eólico
Em razão das condições de clima e relevo, bem como pelo avanço tecnológico registrado nos últimos anos, o Brasil foi citado pelo Global Wind Energy Council, que congrega organizações e empresas do setor eólico, como um dos países de maior potencial na geração de energia pelo vento.
Estatísticas do setor sustentam que o uso do vento para gerar energia no País cresceu 73% em 2012, beneficiando cinco milhões de brasileiros por mês.
Estudo da ABEEólica aponta que o Brasil conta atualmente com 119 parques eólicos, dos quais 24 instalados na Bahia. Aproximadamente 135 estão em construção, sendo 22 na Bahia.
 
Serviço
Fórum Nacional Eólico 2013 
Quando: 13 e 14 de novembro
Local: Gran Hotel Stella Maris Resort e Conventions – Salvador (BA) 
Para mais informações: www.cartadosventos.com.br 

O que podemos aprender com Israel

Há algo que me intriga há algum tempo: o que leva um país com apenas 7,9 milhões de habitantes (o Paraná tem 10,4 milhões), um território minúsculo (menor que o estado de Sergipe), terras ruins, sem recursos naturais, com apenas 64 anos de existência, e em constantes conflitos militares… a ser um dos maiores centros de inovação do mundo; ter 63 empresas de tecnologia listadas na bolsa Nasdaq (mais que Europa, Japão, China e Índia somados), ter registrado 7.652 patentes no exterior entre 2002 e 2005, e ter ganho 31% dos prêmios Nobel de Medicina e 27% dos Nobel de Física?

Em resumo: o que explica o extraordinário desenvolvimento econômico e tecnológico de Israel? Pela lista de carências e problemas citados no parágrafo anterior, Israel tinha tudo para ser apenas mais um país atrasado e miserável. Mas, além de não ser, o país transformou-se em um caso único de inovação, tecnologia e desenvolvimento. Muitas das maravilhas que usamos hoje vêm de lá. O pen-drive, a memória flash de computador e muitos medicamentos que salvam vidas estão na lista de patentes de Israel.

Qualquer explicação rápida é leviana. Muitos dirão que é o dinheiro dos norte-americanos e dos judeus espalhados pelo mundo que faz o sucesso de Israel. Não é. Primeiro, porque nenhuma montanha de dinheiro transforma uma nação de atrasados e ignorantes em gênios da inovação e ganhadores de prêmios Nobel. Segundo, grande parte do dinheiro recebido por Israel foi gasta em defesa e conflitos militares. Terceiro, o apadrinhamento militar de Israel nos primeiros anos de sua fundação não foi dado pelos Estados Unidos, mas pela França, cujo apoio cessou somente em 1967, após a Guerra dos Seis Dias.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus apoia Parada da Diversidade

A Secretaria de Saúde manterá os serviços de testagem, aconselhamento e distribuição de preservativos e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano intensificará as ações de limpeza e ordenamento do trânsito durante o evento, no domingo dia 3, na Avenida Soares Lopes, a partir das 13 horas.

Parada Gay de Ilhéus - Foto arquivo..

Parada Gay de Ilhéus – Foto arquivo..

A 9ª Parada da Diversidade Sexual de Ilhéus acontece no próximo domingo, dia 3 novembro, na Avenida Soares Lopes, sob a coordenação das organizações não governamentais Saphos e Eros, com o objetivo de defender a livre orientação sexual e as ações de combate às doenças sexualmente transmissíveis. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Saúde (Sesau) e de Desenvolvimento Urbano (Sedur), e do Ministério da Saúde, que mantêm programas de ações para o enfrentamento epidemiológico das DSTs e AIDS no município.

:: LEIA MAIS »

Bahia realizará a III Conferência de Economia Solidária em 2014

De 21 a 23 de maio de 2014 o Governo do Estado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) realizará a III Conferência Estadual de Economia Solidária, em Salvador, sob o tema: “Construindo um Plano Nacional de Economia Solidária para promover o direito de produzir e viver de forma associativa e sustentável”. O encontro estadual foi definido nesta quarta-feira (30), a partir do decreto 14.780, assinado pelo Governador Jaques Wagner, que também instituiu a Comissão Organizadora do evento com 21 representantes.

A Conferência Estadual de Economia Solidária será preparatória para a Conferência Nacional, que acontecerá em outubro de 2014, em Brasília, quando será realizado um balanço sobre os avanços, limites e desafios da Economia Solidária no país, considerando as deliberações das Conferências Nacionais.

A III Conferência Estadual terá, ainda, as seguintes finalidades: promover o debate sobre o processo de integração das ações de apoio à economia solidária, fomentadas pelo Governo e pela Sociedade Civil; e elaborar os planos municipais, territoriais de economia solidária; as propostas para construção do Plano Nacional de Economia Solidária contendo uma visão de futuro, diagnóstico, eixos estratégico de ação, programas e projetos estratégicos e modelo de gestão, para o fortalecimento da economia solidária no país.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Canavieiras

Câmara de Turismo cobra mais investimentos em energia elétrica

Reunião Costa do Cacau em Canavieiras Foto Walmir Rosário

Os constantes cortes no fornecimento de energia elétrica nos municípios que integram a Câmara de Turismo da Costa do Cacau foi um dos temas da reunião realizada nesta quarta-feira (30), em Canavieiras. O problema, considerado recorrente, tem sido alvo de inúmeras reclamações de moradores e empresários, notadamente os do segmento do turismo.

Convidada a participar da reunião pela presidente da Câmara de Turismo, Mari Gandara, a gestora de atendimento regional da Coelba, Adriana Teodoro, ouviu as reclamações dos conselheiros da Câmara e dos empresários. Acompanhada de assessores técnicos, a gestora falou sobre os serviços disponibilizados para a região e ressaltou o plano de investimentos para os municípios do Sul da Bahia, notadamente da Costa do Cacau.

Entre as reclamações mais constantes estão as “quedas” no fornecimento de energia elétrica e os consequentes prejuízos causados pelos defeitos e até “queima” de aparelhos elétricos. Segundo os empresários, os contínuos problemas no fornecimento já fazem parte do cotidiano e alguns deles nem prestam reclamações por entenderem como “normais” na prestação do serviço.

:: LEIA MAIS »

Calvagada e Caminhada da República

Amantes das Cavalgadas;

Participe você e sua família da Cavalgada e Caminhada Ecológica da Republica no feriado de 15/nov.

Promoção: Prefeitura Municipal de Ilhéus

Percurso de 25 km entre Banco da Vitoria/Maria Jape/Rio do Engenho/Santo Antonio/Couto e Parque de Exposição de Ilhéus.

Conheça o Alambique que fabrica uma dos melhores aguardente do Brasil: Cachaça Rio do Engenho, a Fábrica de Chocolate Itacaré, Rio do Engenho com sua Igreja (2ª. mais antiga do Brasil) e as belezas das Praias do Sul – Parque de Exposição de Ilhéus.

Você poderá participar montado a cavalo, caminhando ou de carro.


AIC – Associação Ilheenses de Criadores
Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus
Maramata





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia