:: ‘Notícias’
Palestra sobre Bairro Criativo sorteio de vários brindes
Com uma palestra da coordenadora regional do Sebrae-BA, Claudiana Figueiredo, será deflagrado o processo de transformação do Pontal, num Bairro Criativo, modelo de comunidade onde são estimuladas e apoiadas iniciativas comerciais, empresariais e culturais capazes de, além de fortalecer os laços comunitários, fazer crescer a economia e a cultura locais. Uma iniciativa do Movimento Pontalense de Cidadania, a palestra Economia Criativa/Bairros Criativos, além de sua importância para a comunidade, ainda terá um atrativo a mais: a distribuição, por sorteio, de diversos brindes, como obras doadas por artistas ilheenses, peças cedidas por bordadeiras e artesãos e até cortesias para treinamentos e consultoria do Sebrae.
A palestra vai acontecer na próxima terça-feira, dia 29, a partir das 19h30, no Salão Paroquial da Igreja de São João Batista, que fica na praça do mesmo nome, e será aberta à participação não apenas dos pontalenses, mas de qualquer interessado da comunidade de Ilhéus. O evento tem o apoio de diversos parceiros, interessados na transformação do Pontal, a exemplo da Academia Tonus, Faculdade de Ilhéus, Prefeitura Municipal de Ilhéus, Coofasulba, Instituto Nossa Ilhéus, M21, ATIL, Paróquia São Batista e Sebrae, entre outros.
José Henrique Abobreira, ativista político, ex-vice-prefeito de Ilhéus e um dos fundadores do Movimento Pontalense de Cidadania, explica que a decisão de convidar a coordenadora do Sebrae para debater com os moradores o conceito de Bairro Criativo foi tomada logo depois da apresentação do projeto de requalificação da praça São João Batista. Nos debates, os moradores sentiram a necessidade de dar uma nova dinâmica à localidade, estimulando a criação de espaços de convivência e ajudando a despertar novos talentos na arte de inovação e criatividade,gerando emprego e renda, assim como treinar os nossos comerciantes e futuros ocupantes dos quiosques que serão construídos assim como o espaço para feiras e atividades culturais.
SORTEIOS
Para os sorteios, como forma de colaborar com a iniciativa, a artista plástica Jane Hilda Badaró doou uma obra de arte, o artista muralista Rildo Foge irá fazer a pintura de um mural no bairro, a escritora Janete Lainha doou uma coleção de literatura de cordel e a o Ateliê de Arte Lúcia Laguardia cedeu também uma obra do seu acervo. Por sua vez, artesãos, bordadeiras e doceiras do Pontal deram vários brindes que, junto com os demais, serão sorteados entre os presentes e alguns servirão para homenagear figuras representativas do bairro, como o pontalense mais antigo que for à reunião.
Como parceiro da iniciativa, o Instituto Nossa Ilhéus também doou, para os sorteios, uma fotografia antiga que retrata de forma artística antigos saveiros do Pontal. Para os comerciantes e empresários do Pontal que comparecerem à reunião, serão sorteadas ainda cinco cortesias para treinamentos e uma consultoria In company do Sebrae (na qual técnicos do órgão levantam as necessidades da empresa e apontam as soluções adequadas a cada caso).
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
NOTÍCIAS DA AVEP
VITÓRIAS DE HAROLDO E ERISVAN
Casa cheia. Casa cheia. Com um número significativo de associados, dia 20 (domingo) pela manhã a Avep (Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) cumpriu a 16ª rodada da sua Programação de Babas de Praia 2013 realizando como de praxe dois jogos na praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara. No Campo Grimaldo mais uma vez a equipe do Capitão Haroldo ganhou, e desta feita dando um chocolate na do Cap. Paulo Gois pelo escore de 4 a 0, gols feitos por Ralio(2), Jamilton e Eduardo Cearense (contra). No Campo Martial com gol de Tabosa o time do Capitão Erisvan meteu uma gude presa no do Capitão Crispiniano.
Equipes no Campo Grimaldo: (Cap. Haroldo) – Marcelo, Melgaço, Heckel, Mario Cabeça Branca, Jamilton, Antonio Lopes, Claudio Assis, Luis Humberto, Haroldo(depois Muritiba) Danilo e Ralio X (Cap. Paulo Gois) – Ricardo, Paulo Gois, Galletti, Prof. Jorge Reis, Pedro Paulo, Ismar, Renatinho, Paulo Melo, Jatobá, Wendell e Carqueira(depois Eduardo Cearense)
Receberam Cartão Amarelo Luis Humberto e Danilo,
Equipes no Campo Martial: (Cap. Erisvan) –Rosivaldo, Valmick, Paulô, Torisco, Major, Cesinha, Adauto, Tabosa, Erisvan, Zugaib e Sena, X (Cap. Crispiniano) –Zeca, Djalma Peludo, Japonês, Silva, Vado, Slaibi(depois Dilton), Dr. Souto, Passos, Geraldo, Garrancho(depois Dadau) e Crispiniano
Tabosa, Djalma Peludo, Silva, Passos e Dilton foram “Amarelados”
“Azulados” Adauto e Dr. Souto
Os árbitros da Liga Ilheense de Futebol, Roberto Pereira Nascimento (Grimaldo) e Emanuel Messias de Lima arbitraram bem as partidas.
Comentários dos Observadores
No Campo Grimaldo foi notório o domínio da partida por parte da equipe de Haroldo. Seus atletas, de caba a rabo estiveram bem. Deu como se diz “um show de bola” na equipe adversária.
No Campo Grimaldo quem estava todo, todo foi o meia apoiador Zugaib, pois seu time barrou a sequência de vitórias que vinha obtendo o Cap. Crispiniano ao vencê-lo por 1 a 0.
Foi porreta a resposta dada a orientação do Cap. Paulo Gois ao comandado lateral direito Prof. Jorge Reis: “Professor, não avance não, pelo amor de Deus”; e o Professor: “Rapaz, eu não sou nenhum Pitbull não, pra andar avançando!”.
Por falar em Paulo Gois veio deste capitão a distinção de nota 9 ao beque adversário Heckel, que com modéstia –e sem– lhe respondera: “Valeu bicho. Obrigado pela deferência; afinal com trezentos anos de futebol parece que já aprendi. Mas observe que minha média é muito boa”.
Afinal terminou o jejum do volante desarmador de bola Cesinha. Depois de 7 jogos, conseguiu ganhar um.
Participaram como convidados os atletas Muritiba, Dilton e Paulo Melo
Notas
Terminado o encontro os associados avepianos foram festejar o aniversário do centro-avante Carqueija no Bar Dois Irmãos na Baixa Fria
Na oportunidade houve homenagem ao médio-apoiador Passos pela participação como técnico do Selecionado de Futebol Amador da cidade de Uruçuca na disputa do Campeonato Intermunicipal
Tudo indica estar surgindo uma parceria entre o Colo Colo e Galera do Fla dos respectivos avepianos beque de espera Paulô da BitWay e do atacante Crispiniano
Aguarde a programação da Festa de Fim de Ano promovido pela Banda Podre
A Banda Podre à frente o promoter Zezinho da Baixa Fria também promoverá em fevereiro 2014 o 4ª Baba das Estrelas. Haverá muitas novidades. Caberá a cada participante entrar com $30,00 (trinta reais) a título de colaboração. Contato através do telefone (73) 88187734
Legião da Boa Vontade (LBV)
Uma boa solução
Paiva Netto
O problema do mundo não é primordialmente o pecado, mas a carência de Amor que o gera. “Deus é Amor”, definiu João, Evangelista e Profeta, o Discípulo Amado do Divino Mestre, em sua Primeira Epístola, 4:16: “E nós conhecemos e cremos no amor que Deus tem por nós. Deus é Amor, e aquele que permanece no amor permanece em Deus, e Deus, nele”.
No filme “Irmão Sol, Irmã Lua” (1972), de Franco Zeffirelli, há uma cena antológica: na ocasião em que recebeu, em Roma, Francisco de Assis (1181-1226), o Papa Inocêncio III (1160-1216), profundamente comovido pela presença e pelas palavras de “Il Poverello”, quase que em êxtase exclamou: “Erros podem ser perdoados. Nossa obsessão com o pecado original nos faz muitas vezes esquecer nossa inocência original!”.
Jesus trouxe aos povos a correta visão do Pai Celeste: Caridade, Fraternidade, Compaixão, Solidariedade e também a perfeita Justiça, porque, sem ela, vigora a impunidade, fomentadora da corrupção que estabelece o caos.
Homem com leucemia aguda precisa de doação de sangue
Por Radar Notícias
Itabuna – Ailton Souza de Carvalho Filho, de 28 anos, sofre de leucemia aguda e precisa de doação de sangue. O paciente passa por tratamento de quimioterapia no Hospital São Lucas. O pai dele, Ailton Carvalho, conta que as doações podem ser de qualquer tipo sanguíneo.
Aqueles que puderem doar sangue, devem comparecer ao Banco de Sangue, localizado no Hospital Calixto Midlej, e informar o nome do paciente para o qual estão doando.
Quem pode doar
-Pessoas com boas condições de saúde
-Ter idade entre 18 e 67 anos, ou adolescente a partir de 16 anos acompanhado de pessoa responsável
-Ter peso igual ou maior a 50 quilos
-Comparecer ao Banco de Sangue munido de documento de identificação com foto
-Estar alimentado
Jovens do Batukerê apresentam música e dança afro na Tenda TPI
As crianças e adolescentes do projeto Batukerê darão um show de dança e percussão afro na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). As apresentações acontecem nestas quinta e sexta-feira (24 e 25), às 19 horas. As entradas custam R$ 20 a inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI.
No espetáculo, o público poderá conhecer os resultados das atividades realizadas pelo Grupo de Preservação da Cultura Negra Dilazenze. Os jovens mostrarão o que aprenderam nas aulas de dança afro, percussão, teatro, artes plásticas, música e capoeira.
Dança do Ventre no Changement
O projeto de intercâmbio Changement trabalhará a Dança do Ventre em aulas ministradas pelas professoras Rafaella Canabrava, de Ilhéus, e Priscila Mohanna, de Vitória da Conquista. Adultos e crianças poderão aprender noções da dança oriental, em oficinas que acontecerão nas tardes de sexta-feira, sábado e domingo. As inscrições custam R$ 10. Mais informações pelo telefone (73) 4102-0580.
Saúde reabrirá mais três postos médicos em Ilhéus
Fechados desde o ano passado, durante o governo anterior, os centros de saúde Herval Soledade, no Pontal, o Euler Ázaro e o Programa de Saúde da Família III, no Teotônio Vilela, serão reabertos para a população nesta sexta-feira, dia 25, a partir das 14 horas.
O Secretário de Saúde da Prefeitura de Ilhéus, José Antonio Ocké, informou que a partir da próxima sexta-feira, dia 25, às 14 horas, mais três postos médicos serão reabertos na cidade para prestar serviços à população. Fechados pelo governo passado, voltarão a funcionar o Centro de Saúde Euler Ázaro e o Programa de Saúde da Família (PSF III), localizados no bairro Teotônio Vilela, e o Centro de Saúde Herval Soledade, no bairro do Pontal.
O Centro de Saúde Euler Àzaro, no Teotônio Vilela, estava fechado há mais de um ano. No início deste mês, após reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizada no próprio bairro, a Secretaria de Saúde iniciou um mutirão de reforma da unidade de atendimento em parceria com a associação de moradores local. A Prefeitura arcou com as despesas de aquisição de materiais para a reforma, além de equipamentos e novo mobiliário, e a população e servidores da Secretaria colaboraram com serviços de limpeza, reparos e pintura.
Prefeitura de Canavieiras
Uniube estuda a implantação de Pólo Educacional em Canavieiras
Os dirigentes do Polo Itabuna da Universidade de Uberaba (Unibe), Nérope Martinelli e Mércia Aguiar, estiveram em Canavieiras para estudar a possibilidade de implantar um Polo Educacional na cidade. Recebidos pela secretária da Educação, Emília Cristina dos Santos e o secretário da Agricultura e Meio Ambiente, João Brasil, os dirigentes fizeram uma exposição do projeto elaborado para Canavieiras.
Na proposta apresentada pelos representantes da Uniube – Polo Itabuna, podem ser implantados os cursos de Agronegócios, Administração, Matemática, História, Letras, Geografia e Pedagogia. O projeto atenderia servidores municipais e moradores de Canavieiras, através de cursos de Educação à Distância (EAD).
Segundo Nérope Martinelli, o objetivo é proporcionar aos moradores e servidores interessados a oportunidade de graduarem-se nos cursos ofertados, proporcionando o acesso a mais conhecimentos. A Uniube, segundo os empresários, é uma universidade com mais de 65 anos de experiência e oferece cursos de graduação em todas as áreas do conhecimento.
Martinelli destaca a importância dos cursos e as facilidades para cursá-los na própria cidade, com material pedagógico impresso e virtual, além do acompanhamento de pessoal especializado. Ele explicou que para se matricular é preciso que os alunos tenham cursado ensino médio e se submetam ao processo vestibular.
Ressalta, Martinelli, que o curso de agronegócios, especificamente, é fundamental para a região Sul da Bahia, que tem como principal matriz econômica a agricultura e a pecuária. “Essa é a oportunidade de o empresário rural administrar o seu negócio com outra visão, a exemplo do que já é feito em outras regiões brasileiras”, finalizou.
Alunos de Direito promovem ação social
A comunidade do Santo Antônio, em Ilhéus, recebeu os alunos do 7º semestre do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus na Escola Nucleada do Santo Antônio, onde, acompanhados pelo Prof. José Ricardo Chagas, ofereceram à comunidade local atendimento de natureza técnico-jurídica, esclarecendo dúvidas, informando direitos e os encaminhando, conforme suas necessidades, aos órgãos competentes.
Além desse serviço social, os alunos realizaram junto à comunidade uma pesquisa sócio-jurídica, focado na onda de protestos desencadeada em todas as partes do país, buscando assim refletir e debater acerca da participação popular no estado democrático. No decorrer dos trabalhos, fora apresentada à comunidade uma palestra, contando com a participação dos antigos líderes do movimento Reúne Ilhéus, onde, com o objetivo precípuo de discussão acadêmica-jurídica, fora discorrido acerca da origem dos movimentos sociais: o direito ao transporte público.
Prefeito de Ilhéus se reúne com administradores de bairros e de distritos
O encontro ocorreu no auditório do Hotel Barravento e contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e do gerente de Ações Regionais, José Victor Pessoa, com o objetivo de discutir melhorias nos serviços prestados à população.
Com o objetivo de discutir melhorias nos serviços prestados à população e traçar novos planos de ação para o próximo ano, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, se reuniu nesta terça-feira, dia 22, com administradores de bairros e de distritos. O encontro, que contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado (Cacá), e do gerente de Ações Regionais, José Victor Pessoa, ocorreu no auditório do Hotel Barravento.
Na oportunidade, o prefeito comentou as dificuldades encontradas na administração municipal e ressaltou os esforços da gestão para buscar verbas junto aos governos federal e estadual para investir na mobilidade urbana. Durante a reunião, Jabes Ribeiro reafirmou o compromisso de dialogar sempre com a comunidade e ressaltou o trabalho de parceria com a população, com outros entes governamentais e com setores empresariais.
Na avaliação do gerente de Ações Regionais, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), a reunião foi extremamente positiva. A partir do próximo ano, o prefeito sugeriu que os encontros serão mensais.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.10.2013
CECA discutiu, em Ilhéus, políticas públicas para a infância e juventude
O encontro realizado em Ilhéus reuniu conselheiros tutelares e de direitos das crianças e dos adolescentes de diversos municípios. O secretário Jamil Ocké, de Desenvolvimento Social, agradeceu a oportunidade de Ilhéus sediar o evento.

O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, fala para os membros do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA) – Foto Luciane Silva.
Com a participação de representantes de várias cidades do Sul e Extremo Sul da Bahia, como Ilhéus, Itabuna, Camacan, Jussari e Barro Preto, o Conselho Estadual da Criança e do Adolescente (CECA) discutiu, nos dias 17 e 18 de outubro, em Ilhéus, a situação das crianças e adolescentes dos municípios dessa região. O evento foi direcionado para conselheiros dos Conselhos Tutelares e dos Conselhos Municipais de Direitos das Criança e do Adolescente e contou com a participação da sociedade civil, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e da Vara da Justiça da Infância e Juventude.
A audiência pública, realizada na Loja Maçônica Regeneração Sul Baiano, discutiu as demandas de políticas públicas e garantias de direitos de crianças e adolescentes, preconizadas pela Constituição Federal (art. 227) e pelo o Estatuto da Criança e do Adolescente, criado pela lei n° 8.069 de 13 de julho de 1990, que garantem o direito à vida, saúde, liberdade, respeito, dignidade, convivência familiar e comunitária, educação, cultura, esporte, lazer, profissionalização e proteção no trabalho para todas as crianças e adolescentes.
O secretário Jamil Ocké, de Desenvolvimento Social, agradeceu a oportunidade de Ilhéus sediar o evento e ressaltou que “é de extrema importância o debate dessas demandas com o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Prefeitura, órgãos públicos e sociedade civil, para que os direitos das crianças e dos adolescentes do município sejam garantidos”.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro







































































