:: ‘Notícias’
Treinador Ilheense marca presença em Recife
O treinador Ilheense Luís Rogério Menezes (Charinho) esteve em Recife recentemente participando de mais uma importante jornada de reciclagem profissional em tênis, na oportunidade pode demonstrar também nas quadras o seu talento no esporte .
Dessa vez concluiu um curso de 32 h denominado Treinador -Chefe ministrado pelo brilhante palestrante de nível internacional Daniel Rosenbaum, profundo conhecedor da matéria sobre gestão e o ensino do Tênis.
Esse curso faz parte do plano de desenvolvimento da Federação Paulista de Tênis (FPT), foi promovido em para Recife por iniciativa do professor Jean Rocha com o propósito de capacitar os treinadores do Nordeste.
O evento aconteceu na sede do charmoso Recife Tênis Clube, o local foi idealizado para desenvolver a prática de esportes de raquetes, contém atualmente 06 quadras de tênis cobertas, 04 quadras de squash e 01 quadra de Paddle.
Segundo o relato de Charinho, o curso foi excelente, serviu para ampliar ainda mais a sua visão e o conhecimento sobre o trabalho com o tênis, seja dentro ou fora da quadra. “Na realidade já sabia o quanto seria qualitativo e proveitoso, pois, já havia participado de outros cursos com Daniel promovidos pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT).
Durante sua estadia em Recife, Charinho aproveitou os intervalos para fazer intercâmbio e marcar presença nas quadras, além do tênis, teve a oportunidade de praticar o Paddle e também se destacou jogando Beach Tênis na praia de Boa viagem.

Charinho com a Turma do Paddle no Recife Tênis Clube
O evento foi realizado nas dependências do Recife tênis Clube idealizado com uma excelente estrutura para a prática de esportes de raquetes, atualmente conta com 06 quadras de tênis cobertas, 04 quadras de squash e 01 de paddle
Dessa vez concretizou o curso denominado Treinador Chefe ministrado pelo brilhante palestrante Daniel Rosenbaum
Prefeitura de Canavieiras
Cooperativa de Costureiras ganha apoio da Prefeitura
A Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Canavieiras elabora projeto para oferecer curso de corte e costura para senhoras, com a finalidade de aumentar a renda familiar. A proposta contempla pessoas já assistidas, bem como membros da Cooperativa de Confecções do Sul da Bahia, em fase de organização e formalização.
Explica o secretário da Assistência Social, Demóstenes Chachá, que entre os objetivos do curso estão levar novos conhecimentos e ampliar a ocupação das pessoas com atividades produtivas, geração emprego e renda. “Esta tem sido a proposta do prefeito Almir Melo, oferecer novas perspectivas econômicas para a população, mantendo-as em constante atividade econômicas”, informa.
Em fase de formalização como pessoa jurídica, a Cooperativa de Confecções do Sul da Bahia reúne 21 cooperadas, que estão em busca de novos conhecimentos na área de corte e costura. De acordo com as cooperadas Lizandra Santos de Jesus e Eliana Alves da Silva, a entidade já conta com o apoio da Prefeitura, que irá ceder um espaço para abrigar a unidade produtiva.
Assim que estiver com a documentação em dia, a cooperativa conta com a doação de 14 máquinas de costura industrial que deverão ser doadas pela empresa Veracel, segundo informações das duas cooperadas. Os cursos serão ministrados pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), com vagas para as cooperadas e demais pessoas de reconhecida vulnerabilidade e risco social.
O Centro de Referência de Assistência Social (Cras) é uma unidade pública estatal descentralizada da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). O Cras atua como a principal porta de entrada do Sistema Único de Assistência Social (Suas), dada sua capilaridade nos territórios e é responsável pela organização e oferta de serviços da Proteção Social Básica nas áreas de vulnerabilidade e risco social.
Ilhéus adere a movimento de prefeitos, mas mantém serviços essenciais
O prefeito Jabes Ribeiro decretou ponto facultativo nos setores administrativos das repartições internas e externas da Prefeitura de Ilhéus, nesta sexta-feira, dia 25, no turno vespertino, ficando o expediente, portanto, 8 às 13 horas. Os serviços de educação, saúde e de outras áreas essenciais serão mantidos.
Em razão da importância que atribui à mobilização dos prefeitos da Bahia defesa do pacto federativo e pela autonomia financeira dos municípios, bandeiras que tem defendido ao longo de sua vida pública, o prefeito Jabes Ribeiro decretou ponto facultativo nos setores administrativos das repartições internas e externas da Prefeitura de Ilhéus, nesta sexta-feira, dia 25, no turno vespertino, ficando o expediente, portanto, 8 às 13 horas. Estão fora da abrangência do decreto as áreas da educação e da saúde, bem como outros serviços e atividades considerados de natureza essencial, a exemplo de limpeza urbana, iluminação pública e segurança.
O decreto atende à convocação do Movimento SOS Municípios, articulado pela União dos Municípios da Bahia (UPB), Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e demais associações municipalistas que definiu o dia 25 de outubro como a data em que os municípios marcariam sua posição em torno do assunto. Apesar de a convocação ter sido para que as prefeituras baianas fechassem suas portas durante todo o dia, o prefeito ilheense observa que a grave situação que o município atravessa não permite que todas as atividades sejam suspensas.
Assim, decidiu marcar a posição de Ilhéus, de apoio à mobilização, mas procurou uma forma de evitar prejuízos à população, especialmente nos casos das áreas de saúde e de Educação, que deverão funcionar normalmente, além de outros setores onde a prestação de serviços é essencial. O objetivo do Movimento SOS Municípios é pressionar o Congresso Nacional para que seja dada maior agilidade na apreciação e aprovação de Propostas de Emendas Constitucionais e Projetos de Lei de interesse dos municípios.
No sul da Bahia, o movimento é coordenado pela Associação dos Prefeitos do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (Amurc) e a paralisação foi decidida em encontro no dia 9 de outubro, reunindo a Diretoria da UPB, os presidentes das Associações Municipalistas Regionais, presidentes de Consórcios Públicos Intermunicipais e Prefeitos.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Oficinas de Dança do Ventre para adultos e crianças na Tenda TPI
Adultos e crianças poderão aprender noções de Dança do Ventre, através do projeto de intercâmbio Changement. As aulas serão ministradas pelas professoras Rafaella Canabrava, de Ilhéus, e Priscila Mohanna, de Vitória da Conquista, nas tardes de sexta-feira, sábado e domingo (25, 26 e 27). As atividades acontecem na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e a taxa de inscrição custa R$ 10. Mais detalhes pelo telefone (73) 4102-0580.
A professora Rafaella Canabrava ministrará aulas para o público infantil nesta sexta-feira e para adultos no domingo, sempre a partir das 16 horas. Já a professora Priscilla Mohanna trabalhará, neste sábado, às 15 horas com as crianças e às 18 horas com adultos. Às 17h30min do domingo, haverá apresentações de Dança do Ventre com participantes das oficinas e bailarinas profissionais.
Difundida pelo mundo através dos árabes, a Dança do Ventre surgiu há mais de cinco mil anos no Oriente Médio e Ásia Meridional. Sua prática traz benefícios para as musculaturas do abdômen, pernas, braços, costas e glúteos, circulação sanguínea, postura corporal, flexibilidade, resistência física, coordenação motora e equilíbrio.
Batukerê
As crianças e adolescentes do projeto Batukerê darão um show de dança e percussão afro na Tenda Teatro Popular de Ilhéus (TPI). As apresentações acontecem nestas quinta e sexta-feira (24 e 25), às 19 horas. As entradas custam R$ 20 a inteira e R$ 10 para estudantes, idosos e sócios do Cartão TPI.
Alunos de Direito incentivam conscientização ambiental entre freqüentadores da praia em Ilhéus
Os estudantes do quinto semestre matutino do curso de Direito da Faculdade de Ilhéus realizaram trabalho de conscientização ambiental junto a freqüentadores da Praia do Sul, com a limpeza do local, abordagens e distribuição de folhetos. As atividades foram desenvolvidas, no último sábado, 19, como parte do Seminário Interdisciplinar, sob a tutoria da professora Darlúcia Palafoz.
Este ano, a coordenação do curso de Direito orientou que os trabalhos fossem todos voltados para ações sociais, estabelecendo diálogos com a comunidade. A campanha por maior atenção com o meio ambiente aconteceu nas proximidades da cabana Guarani, no Km 3 da Rodovia Ilhéus/Olivença.
Os estudantes se concentraram por volta das 8h30min, na sede da Faculdade de Ilhéus, quando receberam as orientações da professora tutora. Em seguida, já na praia, eles coletaram 50 sacos grandes de lixo numa área de 100 metros de extensão, no período de duas horas.
Segundo a professora Darlúcia Palafoz, o objetivo do evento foi alcançado, apesar da chuva que persistiu durante toda a manhã. Enquanto a turma do quinto semestre realizava o trabalho de conscientização ambiental na Zona Sul, outras turmas do curso de Direito desenvolviam mobilizações sociais no centro da cidade, em frente à Catedral de São Sebastião e na Rua Marquês de Paranaguá, acompanhados por outros tutores.
ILHÉUS / Prefeito e vice conhecem novo projeto da Central do Malhado
Segundo Jabes Ribeiro a nova proposta, que será apresentada aos comerciantes que atuam na Central, transforma radicalmente a situação do local, disciplinando as atividades, ampliando o número de vagas de estacionamento e com novos equipamentos inclusive para a área cultural.

Diretor-presidente da Companhia de Ações Regionais, José Vivaldo Mendonça, prefeito Jabes Ribeiro e o vice-prefeito Carlos Machado – Foto CAR.
Uma Central de Abastecimento que, além de atender de forma confortável e em plenas condições de higiene e fácil acesso aos moradores de Ilhéus e região, deverá se transformar num polo de inclusão social e de movimentação turística. Estas são as características que marcarão a Central de Abastecimento do Malhado, após a conclusão do projeto de requalificação do local, que foi apresentado pelo diretor-presidente da Companhia de Ações Regionais (CAR), José Vivaldo Mendonça, ao prefeito Jabes Ribeiro e ao vice-prefeito Carlos Machado (Cacá), em Salvador, na quarta-feira, dia 23.
ACADEMIA DE LETRAS DE ILHÉUS / HAPPY HOUR COM VINÍCIUS DE MORAES
Amanhã tem happy hour com Vinícius de Moraes na Academia de Letras de Ilhéus. O professor Samuel Mattos (UESC) nos blindará com uma palestra bem descontraída sobre a vida e obra do compositor e poeta que completou 100 anos de nascimento no último dia 19. Todos vocês são nossos convidados.
FELICIDADE TOTAL !!!!!!
Chegou RAUL CESAR
Filho de Alexandre Landi Viana e Karine Vieira Nicácio.
A torcida foi grande e a expectativa também. O abençoado Raul Cesar já chega promovendo a maior alegria ao seu redor.
O Ir.’. Alexandre alugou o face, email, sinais de fumaça para anunciar essa bela notícia. O bebe nasceu medindo 48 cm e pesando 3,300 Kg.
Irmão, Cunha, SOBRINHO e familiares nossos parabéns com votos de SAÚDE e PAZ.
Grande abraço e fiquem com DEUS (Sempre!).
Rabat.’. & Banda.
Serviços melhoram o dia a dia da cidade de Ilhéus
Os serviços de manutenção visam melhorar o visual de ruas, avenidas e praças com o objetivo de organizar cada vez mais a cidade e, com isso, elevar a autoestima da população

Avenida Soares Lopes é contemplada com roçagem e limpeza – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 23.10.13.
Com o objetivo de melhorar a organização e o visual das ruas, avenidas e praças de Ilhéus, o governo municipal continua executando uma série de serviços de manutenção em vários locais da cidade. O programa é uma ação permanente da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), cujo trabalho também é considerado fundamental para elevar a autoestima da comunidade.
De acordo com informações do superintendente de Obras da Sedur, Ednaldo Azevedo, as intervenções envolvem raspagem de sarjetas, pintura de meios-fios, poda de árvores, roçagem e limpeza em geral, entre outros. “Vale ressaltar a importância da raspagem de sarjetas, realizada naquele espaço localizado entre a via pública e o meio-fio. É fundamental retirar a areia que fica depositada ali com vistas a evitar o entupimento da rede de drenagem e, consequentemente, a ocorrência de alagamentos”, alerta.

Avenida Soares Lopes é contemplada com roçagem e limpeza – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus) 23.10.13.
Por sua vez, o gerente de Serviços Públicos da Sedur, Demerval Fortunato, informa que o trabalho encontra-se concentrado em alguns pontos da cidade, como a Avenida Soares Lopes, um dos cartões postais de Ilhéus. “Lá, estamos realizando roçagem, raspagem de sarjetas e pintura de meios-fios”, completa. Outra localidade contemplada com a ação, segundo informou, é a Avenida Itabuna, uma das mais importantes da cidade, beneficiada com limpeza, roçagem de encostas e pintura de meios-fios.
Demerval Fortunato salienta que serviços semelhantes, também abrangendo roçagem, limpeza geral e pintura de meios-fios, foram executados na Avenida Lomanto Júnior, a principal artéria do bairro do Pontal. O gerente de Serviços Públicos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano afirma que as mesmas ações, acrescidas da substituição de lâmpadas, foram realizadas, ainda, na Praça J. J. Seabra, localizada na zona central da cidade.
Patrolamento –Fortunato acrescenta que, após beneficiar o Jardim Savóia e o Jardim Pontal, os bairros Santo Antônio de Pádua e Nossa Senhora da Vitória, na Zona Sul de Ilhéus, estão sendo favorecidos durante esta semana por serviços de terraplenagem e patrolamento. “Como não poderia deixar de ser, essa atividade busca beneficiar os bairros que ainda possuem ruas não pavimentadas”, completa o gerente de Serviços Públicos.
—
Secretaria de Comunicação Social
Rua Santos Dumont (Anexo das Secretarias), 4º andar, Centro
Novas audiências do Porto Sul em Ilhéus e Itabuna serão realizadas em dezembro
Cumprindo o acordo entre Governo da Bahia, Ministério Público, Bahia Mineração (Bamin) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), serão realizadas, nos dias 12 e 13 de dezembro, duas novas audiências públicas do Porto Sul, nos municípios de Ilhéus e Itabuna (BA). O objetivo é ampliar o diálogo com os setores da sociedade envolvidos na implantação do empreendimento portuário, para a total compreensão do projeto.
Durante os encontros, serão apresentados e discutidos o Estudo de Impacto Ambiental (EIA), os Cadernos de Resposta aos questionamentos prévios, Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) atualizado, e estudos complementares, realizados pelo governo baiano.
Para o secretário estadual da Casa Civil, Rui Costa, que coordena o projeto do Porto Sul, as audiências reforçam o compromisso de um governo com transparência. “Estes encontros permitem um diálogo aberto com a população. É um espaço de troca de informações, onde apresentaremos diretamente aos envolvidos o que está sendo feito e quais serão os próximos passos. Isso é fundamental para o bom andamento do projeto, para melhorias no aspecto construtivo e mitigação dos efeitos físico, biótico e socioeconômicos”. Ainda segundo Rui Costa, a Licença Prévia do porto segue mantida.
Desde 2011, já foram realizadas sete audiências públicas, que ocorreram em Uruçuca, Itacaré, Coaraci, Itajuípe, Barro Preto e Itabuna, em 2012, além de Ilhéus, no ano de 2011. Ao todo, participaram das audiências do complexo portuário mais de 8.500 pessoas. Foram realizados três seminários técnicos, nos meses de abril, julho e setembro deste ano, com membros do Ministério Público.
—
DT .
Prefeituras fecharão as portas nesta sexta para chamar a atenção do Congresso
Paralisar as atividades nesta sexta-feira (25/10) e manter apenas os serviços básicos das prefeituras em funcionamento foi a forma encontrada pelos municípios baianos para denunciar a grave crise financeira das administrações municipais. Com a medida, o movimento encabeçado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) espera chamar a atenção do Congresso Nacional para a aprovação da PEC 39/2013, que amplia em 2% o repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Até o momento, 206 prefeituras aderiram ao movimento chamado “SOS Municípios”. Associações municipalistas de outros quatro estados do Nordeste, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe, já articulam os prefeitos para repetir a iniciativa da Bahia.
A PEC 39 foi apresentada em agosto pela senadora gaúcha Ana Amélia (PP-RS) e prevê que a União distribuirá mais 2% da arrecadação do Imposto de Renda e do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ao FPM, a serem repassados no primeiro decêndio do mês de julho de cada ano. Com a aprovação, serão injetados R$ 7,5 bilhões nos cofres municipais. A matéria está parada no Senado, aguardando designação de relatoria.






























































