:: ‘Notícias’
Cidadão em situação de rua é atendido por agentes municipais
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social está tentando localizar a família do jovem para tomar as devidas medidas de atenção ao cidadão em situação de rua.
A Prefeitura de Ilhéus, através das secretarias de Desenvolvimento Social (SDS) e de Saúde (Sesau), em parceria com a Polícia Militar, conseguiu realizar uma intervenção assistencial com o jovem Anderson de Andrade Conceição, que vive em situação de rua. A equipe, formada por psicólogos e assistentes social, acolheu o cidadão e o encaminhou ao Hospital Geral Luiz Viana Filho para avaliação médica, na terça-feira, dia 06. Toda a ação ocorreu no período das 8 às 13h30.
CURSO DE RÁDIO OPERADOR / ILHÉUS–BAHIA
DATA: 27 A 29 DE AGOSTO 2013
HORÁRIO: O curso será realizado no Horário Noite
LOCAL–RUA TIRADENTES 90-1 ANDAR-CENTRO-ILHÉUS-Bahia.
OBJETIVO DO CURSO: Preparar o aluno para prova da ANATEL e habilita-lo para enfrentar uma sala de rádio e seus procedimentos cotidianos.
PROGRAMA: No curso de Rádio Operador você vai aprender sobre Código Fonético Internacional, procedimentos na sala de rádio, termos técnicos, rádio telegrama, legislação da classe, prioridades das comunicações, proibições na sala de rádio, nomenclatura das faixas de frequência, indicativo de silêncio, noções básicas de salvatagem, S.M.S, embarque e desembarque aéreo, regras gerais de segurança e treinamento no atendimento de aeronaves e embarcações, dentre outros assuntos.
O CURSO SERÁ MINISTRADO POR WILDE ACRE: PROFISSIONAL com larga experiência em Rádio e telefonia; trabalha na área Offshore com Navios, Plataformas há vários anos, com um alto nível de conhecimento como rádio operador e um índice de 100 por cento de alunos aprovados nas provas da Anatel.
METODOLOGIA: O curso será realizado em três dias de aula teórica, um dia de aula prática, aulas de legislação, conhecimento técnico, operação rádio telefonia, aula pratica em VHF, SSB. Com professor do Rio de janeiro que trabalha como rádio Operador ha vários anos.
CERTIFICADO E CARTEIRA: O certificado e a carteira será emitida pela ANATEL. Após o curso o aluno irá fazer uma prova na ANATEL, onde receberá a carteira e certificado de Rádio Operador.
MARCAÇÃO DE PROVA: A Coordenação do Curso marcará a sua prova na ANATEL.
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Maior de 18 anos.
Escolaridade – 1º grau
DOCUMENTOS: cópia de RG, CPF, e Comprovante de residência.
OPORTUNIDADES APÓS O CURSO: O professor passará vários endereços de empresas para o aluno encaminhar o currículo para analise.
Não damos garantia de emprego, e sim endereço das empresas.
Nao Precisa de ingles para ser radio operador o ingles e um diferencial.
A ferrovia leste/oeste vai precisar de Mao de obra qualificada inclusive de Rádios Operadores.
O Samu, Corpo de Bombeiros, Aeroportos, vão recrutar vários Radio Operadores que sejam credenciados pela ANATEL. (toda sala de radio tem que ter radio operadores credenciados pela ANATEL).
O PRE-SAL é uma realidade e precisará de mão de obra qualificada.
O curso possui foco total na prova da ANATEL (para obter a carteira profissional da área, com alto índice de aprovação),o profissional habilitado atua em Plataformas de Petróleo, Navios, Sondas de Perfuração e em diversos outros locais, e em terra também.
Tenha a carteira de rádio operador e abra um leque de oportunidades em uma carreira que possui média salarial entre R$ 1.900,00 e R$ 6.500,00!
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
Rua Tiradendes-90-1 andar-Centro -ILHESUS–BAHIA
TEL: (73)91345523 ou (73) 91265640
E-MAIL: wilde_acre@hotmail.com
Conselho de Cooperativismo da Bahia conhece experiência de sucesso do Paraná
Apresentada nesta terça-feira, dia 6, durante reunião do Conselho Estadual de Cooperativismo da Bahia, a bem-sucedida experiência do cooperativismo no estado do Paraná, no sul do Brasil, vai servir de base para a elaboração de um plano estadual para o segmento na Bahia. A reunião para que o colegiado do cooperativismo aprofunde a discussão já está marcada para o dia 3 de setembro próximo.
Os números expressivos do cooperativismo paranaense foram apresentados pelo superintendente da Ocepar – Sistema de Cooperativas do Paraná, José Roberto Ricken. No encontro, realizado na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que teve abertura feita pelo secretário Nilton Vasconcelos, o superintendente informou que “atualmente, 18% da economia do Paraná estão nas mãos das cooperativas, e para este ano a previsão é de um faturamento da ordem de R$ 38,5 bilhões, sendo R$ 2,2 bilhões só com exportações”, destacou.
Segundo relatou, foi no início dos anos 70 que o cooperativismo começou a ser criado no Paraná. No segundo momento, aconteceu o crescimento, no terceiro a fase de organização. “Agora, estamos no momento jovem, preparando uma nova geração para cuidar das cooperativas no futuro, e para isso estamos investindo em formação. Foram realizados 44 cursos de pós-graduação com 1.672 alunos e agora vamos oferecer a primeira turma de mestrado”.
José Roberto Ricken falou sobre a importância da autogestão no sistema de cooperativas, destacando que em muitos municípios paranaenses a cooperativa é a principal geradora de renda, empregos e de tributos. “O modelo do Paraná tem um grande significado na evolução econômica e social das pessoas, com excelentes resultados, gerando cerca de 67 mil empregos no estado”.
Além disso, Ricken citou que é preciso respeitar as características de cada região, porque é preciso também diversificar. “As cooperativas têm de agregar valor, diversificar produtos e áreas, pois, assim, mesmo quando um produto vai mal, outro pode se sobressair”, finaliza.
Bahia intensifica pesquisas para cultivo do bijupirá em pequena escala
A Bahia, pioneira na reprodução de bijupirá em cativeiro, entrou em uma nova fase na pesquisa sobre a espécie:diminuir os custos de produção para piscicultores de baixa renda. O objetivo será alcançado após convênio de cooperação técnica entre a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e a Seta Aquicultura, que vai promover também uma Assistência Técnica de qualidade para os aquicultores.
“Com a cooperação poderemos aproveitar melhor o grande potencial da costa baiana para a piscicultura marinha, atender aos pequenos e médios produtores, dinamizar a economia local através da geração de emprego e renda e contribuir para a melhoria dos indicadores sociais e econômicos locais, especialmente nas comunidades das baías de Camamu e da Baía de Todos os Santos”, afirma o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto.
O assessor de projetos institucionais da Bahia Pesca, Eduardo Rodrigues explica que o Estado já domina a tecnologia de reprodução do bijupirá. “Entretanto, as técnicas para cultivo de engorda, especialmente voltada para a pequena produção que permita a inserção do pequeno e médio produtor na atividade, ainda precisa ser desenvolvida no litoral da Bahia”, diz Rodrigues, esclarecendo que, conforme o convênio, a Bahia Pesca irá fornecer os alevinos de bijupirá necessários à execução das pesquisas, além de disponibilizar equipamentos e infraestrutura de transporte dos peixes e o laboratório do Centro de Pesquisas da Fazenda Oruabo, localizado em Santo Amaro-BA.
Em contrapartida, os técnicos da empresa terão acesso à Unidade de Pesquisa da Seta Aquicultura em Igrapiuna-BA, onde são realizados os testes e validação do sistema de produção do bijupirá. A Uneb e a Seta já construíram o módulo de produção, composto por protótipos de tanques-rede e estruturas de apoio, e estão desenvolvendo a engorda juntamente com a comunidade pesqueira de Igrapiuna.
—
Ascom Bahia Pesca
Jornalista: Jan Penalva
NOTÍCIAS DA AVEP
MARCONI GOLEIA FRED
A Associação dos Veteranos de Esporte Praiano –AVEP cumpriu dia 4 (domingo) de julho pela manhã sua 11ª rodada da Programação 2013 de “baba de praia”, com a realização de um único jogo em que a equipe do Capitão Marconi goleou a do Capitão Fred pelo escore de 4 a 1. Crispiniano(3) e Melgaço para os vencedores e Renatinho para os perdedores foram os autores dos gols. O encontro se deu como de costume na praia da Av. Soares Lopes, imediações do Ed. Santa Clara. Desta feita, em vez de dois jogos como de praxe, só houve um, realizado no Campo Grimaldo. Na primeira etapa apitou Robson Luiz Miranda Pereira, na segunda, Emanoel Messias de Lima, ambos os juízes da Liga Ilheense de Futebol com atuações sem análises negativas por parte dos observadores.
Comentários
Como ficaram atletas de fora, embora insuficiente para a formação de mais duas equipes, no momento da “chamada” houve um acordo de cavalheiros entre os capitães que consistira em estes poderem substituir três atletas de suas equipes pelos respectivos reservas. Outros foram sorteados. De alguns associados, especialmente dos que costumam chegar antes das seis da matina para assinar o “baba”, ouviu-se que não estarão mais dispostos a ceder o lugar. Também que a cooperação é importante, mas por outro lado que a autonomia dos capitães de sacar da equipe o atleta que lhe convier poderá ferir o processo democrático da ordem de chegada. Concluíram apelando para que todos procurem chegar cedo, para que não haja desconfortos
Segundo os plantonistas o quadro do Cap. Marconi jogou um primeiro tempo primoroso, porém no segundo tomou um sufoco do time do Cap. Fred. Viram o lateral-esquerdo Sizinio, o direito Haroldo, o goleiro Zeca, o meia Marconi e o centro-avante Crispiniano como os destaques da partida
Sim, sim, na sede provisória, a diretoria da AVEP ofereceu aos associados dois suculentos caldos, um de “aipim” e outro de “vaca atolada” .
Creas de Ilhéus reabilita 27 adolescentes para o convívio social
Os jovens foram reabilitados, segundo parecer da Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública de Ilhéus, após cumprirem medidas socioeducativas.
Trinta e um adolescentes de Ilhéus, na faixa etária entre 13 e 19 anos, que cometiam atos infracionários, foram reabilitados para o convívio social, segundo parecer da Vara da Infância e da Juventude, Ministério Público e Defensoria Pública, após cumprirem as medidas socioeducativas realizadas pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social – Medidas Socioeducativas (Creas-SME). O programa é resultado da parceria entre a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (SMS), com os governos Federal e Estadual.
Segundo a coordenadora de Medidas Socioeducativas do Creas do município, Fanny Magalhães Rossi, os adolescentes passaram por oficinas de arte, espiritualidade, sexualidade, emprego e renda, cidadania, reforço escolar. Também participaram de atividades em grupo e em família e foram acompanhados por psicológicos e assistentes sociais.
Fanny Rossi ressalta que é imprescindível ao processo de reabilitação que os adolescentes estejam matriculados e frequentando assiduamente a escola. “Além disso, segundo a determinação da Vara da Infância, alguns adolescentes cumprem medidas através da Prestação de Serviços Comunitários (PSC)”, completa.
Agência Câmara de Notícias
Conselho de Comunicação propõe mudança em projeto do direito de resposta
Proposta aguarda votação no Plenário do Senado. Se for aprovada pelos senadores, será encaminhada para votação na Câmara.

O Conselho de Comunicação Social do Congresso aprovou nesta segunda-feira (5) sugestão de mudança no Projeto de Lei do Senado 141/11, que regulamenta o direito de resposta nos meios de comunicação. Para os conselheiros, a proposta deve limitar esse direito a casos de informação errônea ou inverídica.
Pela redação do projeto, tem direito à reposta ou retificação da informação todo indivíduo que se sentir ofendido em matéria divulgada, publicada ou transmitida em veículo de comunicação social. De acordo com o conselheiro Ronaldo Lemos, um dos autores da modificação, “a preocupação é basear esse direito em critérios objetivos, pois a versão original fala apenas em ofensa, que é um conceito muito subjetivo”.
Na opinião do especialista, se o direito de resposta não for definido de forma clara, pode prejudicar a circulação de ideias, pois os entrevistados podem deixar de falar o que pensam por medo de ofenderem alguém e serem processados. “Isso poderia resfriar o debate, e o que a gente quer é mais discussão”, argumenta.
Proposta
De autoria do senador Roberto Requião (PMDB-PR), o projeto regula os procedimentos para o exercício do direito de reposta. Determina, por exemplo, que o cidadão que se sentir ofendido por uma matéria jornalística tem até 60 dias após a publicação ou veiculação para cobrar do veículo a resposta ou retificação.
Caso o meio de comunicação não atenda ao pedido em sete dias, o interessado poderá encaminhar a solicitação à Justiça. Nesse caso, o juiz terá 24 horas para comunicar o fato ao veículo citado, que terá dez dias para apresentar justificação. Compete ao juiz, se houver provas suficientes, fixar a data e as demais condições para a publicação ou divulgação da resposta ou retificação. De qualquer forma, a retratação deverá ter o mesmo destaque, tamanho ou duração do texto que deu origem ao processo.
Desde que o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou a Lei de Imprensa (6.250/67) inconstitucional, em abril de 2009, o direito de resposta, embora previsto na Constituição, está sem regulamentação no País. O projeto do Senado foi aprovado na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania e está pronto para ser votado pelos senadores no plenário.
Edição – Pierre Triboli
Produção de hortas estimula alimentação saudável nas escolas de Ilhéus
A Fundação Cargill é a principal parceira do projeto de educação nutricional em hortas escolares na rede municipal.

Projeto ‘De grão em grão’ realizado na Escola Municipal Vovô Isaac – Foto Gidelzo Silva (Secom-Ilhéus) 06.06.2013.
Em parceria com a Prefeitura Municipal de Ilhéus, através das secretarias municipais de Educação (Seduc) e de Agricultura e Pesca (Seap), a Fundação Cargill promove o programa ‘De grão em grão’, que difunde conceitos sobre alimentação saudável, acessível, segura e sustentável para alunos, educadores e merendeiras, com técnicas agrícolas e atividades lúdicas em hortas escolares. A iniciativa beneficia cerca de 800 alunos, 40 professores e 15 merendeiras de 15 escolas do município.
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM RECUPERA MOTO ROUBADA
No dia 05/08/2013, por volta das 10h30min, na central de Abastecimento, a guarnição da viatura 6812, foi solicitada por ADENILTON PEREIRA DE MELO, 32, residente em Ibicaraí – BA, o qual informou que sua moto HYPE 50cc, cor vermelha, chassi LHJXCBLD8B0213393, teria sido roubada no dia 27/07/2013, conforme ocorrência 02904-13 DRFR, e fora vista na no bairro do Malhado com 02 ocupantes. A guarnição efetuou diligência, interceptando a motoneta na Avenida Princesa Izabel, sendo presos em flagrante: LUCAS LIMA DE JESUS, 22 anos, Rua santa Inês – Av. Princesa Izabel e JOSUEL GOMES PEREIRA, (condutor) 26 anos. Na DP o Auto de Prisão em flagrante, Artigo 180 do CPB, foi lavrado pelo Delegado plantonista.
As denúncias também podem ser feitas pelo e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.
Conselho do Cooperativismo da Bahia vai conhecer a experiência do Paraná
A experiência do cooperativismo no Paraná será conhecida nesta terça-feira (6) pelo Conselho Estadual de Cooperativismo da Bahia (Cecoop-Ba), em reunião marcada para as 9h, na Secretaria do Trabalho Emprego Renda e Esporte (Setre), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
A apresentação será feita por José Roberto Ricken, superintendente da Ocepar – Sistema do Cooperativismo do Paraná. Ele irá mostrar o trabalho desenvolvido pelos paranaenses, que se transformou em modelo em todo o país, principalmente no que diz respeito aos avanços das políticas públicas voltadas para o segmento cooperativista.
Cooperativismo na América Latina – Na quarta, dia 7, o cooperativismo volta a ser tema de reunião que acontece a partir das 9h, também na Setre. Na oportunidade, a chilena Linda Deelen, representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), irá falar sobre a presença do cooperativismo na América Latina.
Em Salvador para participar do Encontro Internacional de Agendas Subnacionais do Trabalho Decente, que acontece até amanhã (06) no Hotel Deville, em Itapuã, Linda Deelen é especialista principal em Pequena Empresa e Desenvolvimento Econômico da OIT para o Cone Sul e América Latina.
—
Ascom/ Setre
05.08.2013
Lançada licitação para compras de trilhos da Fiol
A estatal Valec lançou nesta segunda-feira, 5, a nova licitação para aquisição de trilhos que serão usados na construção da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol) na Bahia. A data de abertura do pregão está marcada para dia 18 de setembro, quando ocorrerá a abertura dos envelopes na sede da empresa, em Brasília. O tipo de licitação será por menor preço global por lote.
São 147 mil toneladas de trilhos para os trechos entre o município de Ilhéus, no litoral, até o de Barreiras, no extremo oeste baiano. A licitação dividida em cinco lotes, que compreendem 1.100 quilômetros de todo o traçado da ferrovia (1.527 km), tem valor total de R$ 559 milhões.
O secretário da Casa Civil do Governo da Bahia, Rui Costa, explica que a licitação é essencial para que a Fiol avance. “Com este edital, a ferrovia afasta mais um ponto crítico e garante avanço das obras, de acordo com o cronograma, desta, que é a maior intervenção logística no estado. Atraindo, assim, o potencial de desenvolvimento em várias cadeias da produção baiana”, disse Rui Costa, secretário responsável pelo monitoramento da Fiol por parte do Governo da Bahia.
A divisão da nova licitação em lotes, segundo o coordenador de acompanhamento de Políticas de Infraestrutura da Casa Civil, Eracy Lafuente, irá ampliar a concorrência, “garantindo maior competição internacional e, assim, êxito no processo licitatório”.
No último mês, a Ferrovia Oeste Leste teve dois lotes liberados pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A concessão de licença de instalação contemplou a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco e o trecho entre Caetité a Bom Jesus da Lapa.
—
Camila Peres
Assessora de imprensa
Casa Civil































































