:: ‘Notícias’
Cineclube Équio Reis volta à Tenda do Teatro Popular
Depois de circular por quatro bairros de Ilhéus, o Cineclube Équio Reis retorna à Tenda do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), no mês de agosto. O projeto do Núcleo de Produção Audiovisual do TPI volta a exibir vídeos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz. Nesta terça-feira (06), serão exibidos o documentário Marola e cinco vídeos minuto. As projeções começam às 19 horas e têm entrada franca.
Dirigido por Jaqueline Cerqueira, o documentário Marola, apresenta depoimentos de seis marisqueiras que vivem em Ilhéus. Na mesma noite, serão exibidos os vídeos minuto A Casa de Amélia, Elaine Matos e Emiron Gouveia; Sobre o Tempo, de Ana Paula Costa e Débora Barreto; Tempo e Espaço, de Ana Luiza Barreto e Márcia Amâncio; A Arte da Arte, de Islane Ribeiro, Natália Tavares e Taysa Almeida e Metavida, de Matheus Reis e Jann Erick Possati.
O Cineclube Équio Reis acontece desde 2009, exibindo filmes uma vez por semana, sempre com entrada gratuita. Em novembro de 2012, foi estabelecida parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, abrindo espaço para os produtos realizados ou apoiados pelo Curso de Comunicação Social.
Auto do Boi de quinta a sábado
O musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta será o segundo espetáculo apresentado em comemoração aos 18 anos do Teatro Popular de Ilhéus. A montagem da Cia. Boi da Cara Preta, Núcleo Infanto-juvenil do TPI, traz a alegria dos festejos do bumba meu boi e o colorido da cultura nordestina. A peça estará em cartaz de quinta-feira a sábado, sempre às 20 horas. As entradas custam R$ 20 e R$ 10. O texto é de Romualdo Lisboa, direção musical de Elielton Cabeça e direção geral de Tânia Barbosa.
Ilheenses discutem políticas culturais em Conferência Municipal
Durante a III Conferência Municipal de Ilhéus, artistas, poder públicos e sociedade civil discutiram os dois eixos temáticos propostos pelo governo federal, e aprofundaram o debate sobre o PPA

Abertura da III Conferência Municípal da Cultura de Ilhéus – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 02-08-13 (23)

Abertura da III Conferência Municípal da Cultura de Ilhéus – Foto Gidelzo Silva Secom-Ilhéus 02-08-13
A aprovação de propostas capazes de contribuir para a elaboração de políticas públicas culturais para os próximos anos foi um dos principais destaques da III Conferência Municipal de Cultura de Ilhéus, realizada no último final de semana (2 e 3 de agosto), no Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME). Além de encaminhar novas proposições, os participantes também elegeram três delegados que estarão representando o município na conferência territorial, prevista para acontecer na cidade de Itabuna, nos dias 30 e 31 deste mês. Na sexta-feira (2/08), a conferência atraiu 140 pessoas e no sábado (dia 3), cerca de 80.
POVO TUPINAMBÁ FAZ MANIFESTAÇÃO EM ILHÉUS.
Neste momento cerca de 100 lideranças indígenas do povo Tupinambá de Olivença faz caminhada de protesto em Ilhéus, eles saíram da Fundação – Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) com destino a Prefeitura Municipal de Ilhéus.
Entre as principais reivindicações das lideranças Tupinambá, estão:
Município de Una completou 89 anos emancipação política
Durante a inauguração da incubadora pública a prefeita Diane Rusciocelli falou do trabalho que vem sendo desenvolvido para colocar a cidade em ordem e dos projetos que já estão em fase de desenvolvimento para que sejam implementados já nos próximos meses. Deputada estadual Ângela Sousa destacou conquistas que estão sendo somadas nos últimos meses no município e conclamou a todos para que façam parte de trabalho, para que unidos possam transformar as dificuldades em vitórias. Já o pró-reitor de extensão da Uesc, Antônio Bonfim, falou da importância da incubadora pública para o fortalecimento do associativismo e do cooperativismo e da escolha do município de Una para desenvolver esse projeto.
Maramata sedia cursos sobre baleias
Os cursos são promovidos pela instituição 7 Mares, que trabalha com educação ambiental, e dirigidos a estudantes universitários e profissionais das ciências ambientais.
A Fundação Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata), órgão vinculado à Prefeitura de Ilhéus, abriu inscrições para os cursos de ‘Introdução à Biologia dos Cetáceos’ e ‘Cetáceos do Brasil’, que serão realizados nos próximos dias 17 e 18. A iniciativa é uma promoção da instituição 7 Mares, que atua com a promoção da educação ambiental em escolas e universidades, em parceria com a Maramata e o Grupo de Pesquisa em Mamíferos Aquáticos de Ilhéus (GPMAI).Os cursos são voltados para estudantes universitários e profissionais das ciências ambientais. Interessados devem procurar a Maramata, de segunda a sexta-feira, no período das 8 às 14 horas, ou podem se inscrever ou adquirir mais informações pelo e-mail setemares7@yahoo.com.br/. Os cetáceos constituem uma ordem de animais marinhos, pertencentes à classe dos mamíferos. O nome da ordem deriva do grego ketos que significa monstro marinho. Os cetáceos estão divididos em duas sub-ordens: as baleias sem dentes e as baleias com dentes.
As aulas vão ocorrer na sede da Maramata, nos turnos matutino e vespertino, e serão ministradas pelas biólogas e mestrandas em Zoologia, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Alice Lima e Letícia Vaz, e pelo biólogo e mestrando em Sistemas Aquáticos, na mesma instituição, Yuri Cruz. Além da exposição dialogada, os professores usarão recursos como filmes e sons de animais, materiais biológicos e exibição de slides em datashow.
Conteúdo – No módulo I – Introdução à Biologia dos Cetáceos – serão discutidos os tópicos evolução, morfologia e fisiologia; taxonomia; odontocetos e misticetos; biodiversidade (planeta, Brasil, Bahia) e temas em conservação, como caça, técnicas de pesquisa e ecoturismo. O módulo II – Cetáceos do Brasil – compreende estudos sobre baleias jubarte e franca, tópicos em sotalia guianensis, Tursiops truncatus, golfinho-rotador, além de ecologia, pesquisa (temas e metodologia) e instituições. A parceria também prevê a promoção de mais cinco módulos sobre temas ambientais, que devem ser realizados neste semestre.
Características dos cetáceos – As baleias sem dentes (subordem Mysticeti) são caracterizadas pelas cerdas bucais, estruturas parecidas com peneiras localizadas na parte superior da boca e são feitas de queratina. As baleias utilizam as “cerdas” para filtrar plâncton da água. Elas compreendem as maiores espécies de animais. Já as baleias com dentes (subordem Odontoceti) se alimentam de peixes e lulas. Uma habilidade notável deste grupo é a de localizar as suas presas por ecolocalização.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 05.08.2013
ADVOGADO COSME ARAÚJO HOMENAGEADO PELOS FORMANDOS DO CURSO DE DIREITO DA FACULDADE DE ILHÉUS.
Acadêmicos do curso de Direito 2013.1 da Faculdade de Ilhéus colaram grau no último sábado, 03/08. A solenidade, realizada no Centro de Convenções de Ilhéus, foi presidida pelo Diretor Geral da instituição, Almir Milanesi, e contou com a participação dos docentes, coordenadora do curso, paraninfo e como o patrono, os bacharéis em Direito escolheram o renomado advogado na área criminal, Dr. Cosme Araújo.
A turma homenageou o patrono com uma placa, em reconhecimento as inúmeras orientações, que foram passadas aos estagiários que passaram pelo escritório de advocacia, que ainda contou com o apoio da advogada Margareth Araújo. Para a escolha do agraciado, foi realizada consulta à comunidade acadêmica, representantes dos corpos Docente, Discente e Técnico-Administrativo avaliaram aspectos como atuação profissional ética, conhecimento jurídico e competência técnica.
“Cosme Araújo é um exemplo vivo para a comunidade jurídica. São mais de 30 anos dedicados à advocacia, e de importante trabalho social em prol da justiça, especialmente, para as pessoas que não tem condições financeiras de arcar com os honorários advocatícios”, ressaltou a bacharela Laís Gonçalves.
—
Texto: Fábio Roberto – DRT 6355.
Sicomércio Ilhéus
Ao
R2Cpress
At. Sr. Roberto Rabat
Ref.: – Dia dos Pais
Com o objetivo de melhorar as vendas para o período do Dia dos Pais, na Convenção Coletiva de Trabalho 2012/2013, acordamos com o Sindicato dos Comerciários, o seguinte horário de funcionamento do comércio em nossa cidade:
Dias 08 e 09 de agosto (5ª e 6ª feira) das 09:00 às 20:00 hs.
Dia 10 de agosto (sábado) das 09:00 às 18:00 hs.
Dia 15 de agosto (quinta-feira) – FERIADO MUNICIPAL – N. SRA. DA VITÓRIA
Comércio não abre.
Cordiais saudações,
Antonio Augusto Costa
Presidente
Boas vendas e um Feliz Dia dos Pais!
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
A DRAGAGEM
A prometida dragagem emergencial do Porto de Ilhéus poderá ser decidida até o dia 7 ou 8 de agosto, caso não haja impugnações até o próximo dia 5. O Edital foi realmente publicado no dia 22, conforme informação do Diretor da Codeba, Antônio Carlos Tramm, e publicado no Diário Oficial. Duas empresas estão concorrendo, e seus documentos de habilitação sendo examinados, devendo as propostas de preços serem abertas após o dia 5, caso não haja impugnações, como já dissemos. As informações nos foram fornecidas pela responsável pelo Setor de Licitação da Codeba. Agora, é aguardar, pois passou o medo de que a obra não fosse realizada, prejudicando a atracação de navios de maior calado, esse que voltará aos seus 10 metros. Ainda não é o ideal, mas já quebra o galho…
CONFERÊNCIA DE CULTURA
Aberta na sexta-feira passada, 02 de agosto, na sede do IME, terá prosseguimento, encerrando-se neste sábado, 03, a Conferência Municipal de Cultura, promovida pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura (Sedulc). Durante a Conferência, será debatido o Plano Plurianual de Cultura – PPA 2014-2017. Neste sábado, os trabalhos serão abertos às 08:30hs, com palestra sobre o tema “Uma política de estado para a cultura: Desafios do Sistema Municipal de Cultura”. No decorrer dos trabalhos, serão escolhidos os Delegados para a Conferência Territorial e Estadual; apresentação Institucional da Metodologia do PPA Municipal; planejamento em Grupo, do PPA Municipal 2014-2017; e apresentação dos trabalhos dos Grupos na Plenária Final. No mês de outubro acontecerá em Alagoinhas(BA), a V Conferência Estadual de Cultura da Bahia; e em Brasília acontecerá em novembro a III Conferência Nacional de Cultura.
FÓRUM DE OPORTUNIDADES
Agrissênior Notícias – Nº 439 – 7 de agosto de 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Prefeitura de Ilhéus requalifica iluminação pública
Após requalificar o sistema de requalificação, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai implantar um número telefônico gratuito para atender as demandas da população.
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), já iniciou o processo de requalificação do sistema de iluminação pública. Neste sábado, dia 03, os agentes da empresa Engelux, vencedora da licitação, iniciam o trabalho no bairro do Hernani Sá, na zona sul da cidade. A ação já foi realizada nos bairros do Pontal, Sapetinga, Jardim Pontal, parte do Teotônio Vilela e do Malhado, além de ruas do centro da cidade, avenidas Esperança (Governador Roberto Santos), Princesa Isabel e Soares Lopes.
Aluga-se CASA para FUNCIONAR excelente CLÍNICA MÉDICA
Rua Leite Mendes nº 15 (vista para o mar, próximo da catedral de São Sebastião), centro da cidade de Ilhéus – Bahia.
Dois pavimentos.
1º PAVIMENTO:
3 salas, 01 cozinha, 2 banheiros, 01 copa e 2 quartos.
2º PAVIMENTO:
5 suítes, 1 quitinete (cozinha, banheiro, quarto).
Contato no local ou pelo telefone 73 634 4611.
Presidente do Flamengo Eduardo Bandeira de Melo, reafirma apoio as Embaixadas e sócio torcedores do clube.
No encontro das Embaixadas do Flamengo em salvador, antes do jogo Bahia X Flamengo valido pelo brasileirão 2013, o presidente do Clube de Regatas Flamengo,o Sr Eduardo Bandeira de Melo, reafirmou apoio as Embaixadas da nação e sócio torcedores do clube, Projeto que vem crescendo a cada dia em todo Brasil.
Através de Benefícios, como descontos em ingressos e promoções em alguns jogos, o clube espera alcançar a sonhada marca de 100.000 sócios torcedores. Com isso o clube estará trabalhando junto as embaixadas da nação, campanhas como a do sócio torcedor entre outras.

Em encontro na cidade de salvador, o presidente do Flamengo, Reafirmou ao nosso embaixador Crispiniano Cerqueira ( Galera do Fla Ilhéus), Apoio as embaixadas do Flamengo.
Aproveitando a ocasião o Embaixador da Galera do Fla Ilhéus, Crispiniano Cerqueira, solicitou ao presidente que fosse realizado em nossa região um evento para lançarmos a campanha do sócio torcedor, alem de exposição do clube aqui na cidade de Ilhéus.É a Embaixada Galera do Fla Ilhéus buscando a cada dia projetos que venham revitalizar o esporte em Ilhéus e região.
—
Galera do Fla/IOS.































































