WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

ILHÉUS / Ginásio de Esportes Herval Soledade é beneficiado com reformas

A prefeitura está realizando revisão do sistema de iluminação, pinturas e recuperação do alambrado do ginásio, onde a Diretoria de Esportes desenvolve projetos sócio-esportivos.

Intervenções no Ginásio de Esportes Herval Soledade - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)

Intervenções no Ginásio de Esportes Herval Soledade – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus)

As parcerias continuam sendo uma das principais alternativas da Prefeitura de Ilhéus para enfrentar as dificuldades econômicas que ainda marcam o dia-a-dia do município. Atendendo a essa estratégia de governo, o diretor da Divisão de Esportes, Roberto Andrade, informa que o Ginásio Herval Soledade, um dos principais palcos do esporte amador ilheense, localizado na Avenida Canavieiras, vem passando por uma série de reparos e melhorias.

Segundo Andrade, em parceria com a Igreja Adventista do Sétimo Dia, desde o ultimo dia 15, o espaço está sendo favorecido com a pintura das arquibancadas e das paredes internas. Outra melhoria importante foi a revisão completa do sistema de iluminação do Ginásio de Esportes, desenvolvida em parceria com a Loja Força e Luz. Já finalizada, a intervenção incluiu a troca de bocais e reatores, além da colocação de 30 lâmpadas de 400 watts.

:: LEIA MAIS »

Artista plástico Rildo Foge retrata tempos áureos de Ilhéus em grafite

O artista plástico Rildo Foge está finalizando a intervenção urbana “Por uma Ilhéus mais Viva”. Utilizando a técnica do grafite, ele retrata cenas cotidianas das décadas de 1920 e 30, quando o povo grapiúna vivenciava o apogeu da lavoura cacaueira. Ao todo, serão oito painéis em muros e paredões de imóveis públicos e privados, autorizados pelos seus proprietários ou responsáveis. O lançamento será no próximo dia 25.

Painel de Rildo Foge na Ponta da Pedra - foto Karoline Vital.

Painel de Rildo Foge na Ponta da Pedra – foto Karoline Vital.


Anteriormente, o artista realizou o projeto com recursos próprios. Desta vez, conta com patrocínio da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), através do edital do Calendário das Artes, o que permitiu a ampliação das obras de arte urbana. A iniciativa conta ainda com apoio do Teatro Popular de Ilhéus. Além dos painéis, será criado um folheto com fotos, informações e localização dos painéis para facilitar o acesso às obras de arte. A maior parte está no Centro Histórico e pontos turísticos da cidade.

O lançamento da intervenção urbana foi programado para integrar as comemorações oficiais dos 479 anos de fundação e 132 anos de emancipação política de Ilhéus, em 28 de junho. Mas, as fortes chuvas atrasaram o cronograma das pinturas, já que todas são ao ar livre. Através do grafite, uma das expressões urbanas com notoriedade crescente, Rildo Foge passa a riqueza e beleza dos tempos áureos da cidade.

Prefeitura de Ilhéus colabora com PF em investigação

Mario Vinicius, delegado da Polícia Federal - Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

Mario Vinicius, delegado da Polícia Federal – Foto Gidelzo Silva (Secom Ilhéus).

Na manhã desta quinta-feira, dia 18, o secretário Ricardo Machado entregou aos agentes da Policia Federal, documentos requisitados para apuração do caso.

Durante a manhã desta quinta-feira, dia 18, o secretário de Administração, Ricardo Machado, seguindo a determinação do prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, acompanhou agentes da Polícia Federal, nas instalações da prefeitura, fornecendo os documentos necessários à investigação desenvolvida sob o nome de Operação Pelargós. Deflagrada nesta quinta, a ação da PF tem como objetivo apurar os desvios de recursos públicos conveniados para atender ao Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar, nos anos 2009/2010 (gestão do ex-prefeito Newton Lima), no município.

Conforme informou Ricardo Machado, foram entregues à PF as cópias dos pregões números 06 e 20 do ano de 2009, a dispensa de licitação por emergência 04/2009 e os respectivos contratos que derivaram estas licitações. Ainda, atendendo a requisição da polícia, a prefeitura também designou três servidores municipais da comissão de licitação para prestar esclarecimentos à polícia.

Apenas os processos de pagamento das empresas que ganharam as licitações, que se encontram no setor de contabilidade, não foram entregues à polícia, porque não havia servidores atuando, nesta quinta, no setor, por conta da paralisação dos servidores. Contudo, informa Machado, os documentos serão encaminhados à Polícia Federal assim que os servidores voltarem aos seus postos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 18.07.2013

18 de Julho: Dia de Mandela

Mandela

Por Mphakama Mbete, Embaixador da África do Sul no Brasil

Para muitas pessoas em todo o mundo, Nelson Mandela é o símbolo da paz, da reconciliação e da construção da nação. Sua dedicação de toda uma vida à luta contra a opressão racial, ao fim pacífico do apartheid e à colocação dos alicerces de uma nova e democrática África do Sul concedeu-lhe o Prêmio Nobel da Paz em 1993.

Nelson Mandela tornou-se o primeiro presidente negro, democraticamente eleito da África do Sul, que revolucionou a abordagem e o estilo em todo o continente. O seu primeiro mandato serviu de exemplo notável para o mundo, um fenômeno singular no contexto africano, devido a várias ditaduras e a tendência de se apegar ao poder no continente. Durante o seu mandato, ele trabalhou incansavelmente na resolução de conflitos na África e no mundo, agindo como símbolo de união entre diferentes grupos políticos, religiosos, culturais e raciais. .

Nelson Mandela nasceu em 18 de julho de 1918 no distrito de Qunu, Província do Cabo Oriental. Ele frequentou a Escola Metodista de Healdtown, Fort Beaufort e depois foi estudar na Universidade de Fort Hare, onde se envolveu em política estudantil. Foi em Fort Hare que conheceu Oliver Tambo, tornando-se amigos íntimos, sendo que ambos foram expulsos em 1940, como resultado da participação dos dois em uma greve estudantil.

Mandela saiu de Transkei, parcialmente para evitar um casamento tribal arranjado e mudou-se para Johannesburg onde conseguiu um emprego de policial em uma mina. Logo depois ele conheceu Walter Sisulu que o ajudou a conseguir artigos em uma firma de advocacia. Conseguiu seu bacharelado em Artes por correspondência em 1941, e estudou Direito na Universidade de Witwatersrand. Em dezembro de 1952, Mandela e Oliver Tambo constituíram a primeira parceria em uma firma de advogados negros no país.

:: LEIA MAIS »

MPF/BA oficia à Siemens sobre irregularidades nas licitações do metrô de Salvador

O MPF/BA quer saber se a multinacional alemã Siemens, que esta semana denunciou ao Cade um esquema de cartel e superfaturamento em obras públicas, tem interesse em colaborar com as investigações relativas ao Consórcio Metrosal. A Siemens foi uma das empresas participantes da licitação do metrô de Salvador, em 1999.

A Divisão de Combate à Corrupção (Diccor) do Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA) também quer saber se houve conluio entre empresas nas licitações do metrô de Salvador, a exemplo do cartel delatado pela alemã Siemens às autoridades antitruste brasileiras nas licitações para aquisição de equipamento ferroviário e para a construção e manutenção de linhas metroviárias em São Paulo e Distrito Federal. Na última terça-feira, 16 de julho, o MPF/BA oficiou a multinacional a fim de que preste informações sobre eventuais irregularidades ocorridas na licitação do metrô de Salvador, realizada em 1999, e sobre o interesse da companhia em colaborar com as investigações do MPF/BA relativas ao Consórcio Metrosal.

:: LEIA MAIS »

Servidores municipais de Ilhéus decidem continuar a paralisação

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira (18), em frente ao Palácio Paranaguá, sede da Prefeitura de Ilhéus, os trabalhadores de todas as categorias de servidores públicos municipais decidiram continuar a paralisação de advertência, já que até agora o governo municipal não apresentou nenhuma proposta de reposição salarial. A paralisação, prevista inicialmente para a quarta e quinta-feira, está sendo realizada em sinal de protesto contra a demora do prefeito Jabes Ribeiro em assinar o acordo da campanha salarial 2013.

Paralisação

Paralisação


Os trabalhadores decidiram ainda que nesta sexta-feira o movimento de protesto continua com a realização de um ato público às 8 horas da manhã em frente ao Palácio Paranaguá. E na próxima segunda-feira será realizada uma assembleia às 8 horas da manhã, envolvendo todas as categorias de servidores municipais, quando os trabalhadores estarão decidindo conjuntamente sobre as medidas que serão adotadas como forma de sensibilizar o governo municipal para abrir o diálogo com as categorias. Os trabalhadores não descartam a possibilidade de uma greve geral caso o governo municipal não apresente uma proposta real de reajuste dos salários dos trabalhadores.

:: LEIA MAIS »

Marinha do Brasil

MARINHA DO BRASIL LICITAÇÃO REFEIÇÕES PRONTAS

Audiência pública na UESC sobre intolerância religiosa e igualdade racial

Debater, expor e requerer soluções para os casos ocorridos na região

Laikos, programa de extensão do curso de Direito da UESC, realizará a primeira audiência pública sobre intolerância religiosa e igualdade racial no Sul da Bahia. O evento tem a participação do Comitê Permanente e Independente Contra a Violência de Estado (Salvador), da Rede de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Sepromi) e do Núcleo de Estudos Afro-baianos Regionais (Kàwé).

A iniciativa, segundo a coordenação do Laikos, se justifica diante dos casos reiterados de violação do direito constitucional de liberdade religiosa e de culto e de igualdade racial nesta região. Neste sentido, está convidando estudantes, professores e representantes de organizações da sociedade civil interessada do eixo Ilhéus-Itabuna e das demais comunidades do Sul da Bahia para debater, expor e requerer soluções para os casos de intolerância religiosa e/ou violência racial sofrida ou de seu conhecimento.

Entre os diversos casos de violação ao direito de culto, de liberdade religiosa, de violência racial e institucionais nesta região, são citados os da ialorixá Bernadete Souza, em 2010, militante do movimento negro e coordenadora do assentamento Dom Helder Câmara; do babalorixá Fabrício Leal, em 2013, ambos em Ilhéus; e o assassinato do menor Jackson Antonio de Souza, 15 anos, filho de militante do movimento negro, membro da Casa do Boneco, em Itacaré, em 2013.

A audiência pública será realizada no dia 8 de agosto deste ano, das 9h às 12h e das 13h30min às 17h, no Auditório Paulo Souto, no campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), na Rodovia Ilhéus-Itabuna, km 16. O Programa Laikos é coordenado pela professora Saskya M. Lopes, docente do Departamento de Ciências Jurídicas da Universidade.


Uesc/Ascom

Movimento deixa sede do governo pacificamente

Embora a juíza da 2ª Vara Cível e da Fazenda Pública, Karina Nasseri, tivesse concedido liminar determinando aos integrantes do movimento Reúne Ilhéus a desocupação imediata da sede do governo municipal, sob pena da aplicação de uma multa diária no valor de R$ 2 mil, o prefeito Jabes Ribeiro optou por buscar uma solução pacífica, pedindo à subseção Ilhéus da Ordem dos Advogados do Brasil e aos secretários de Administração, Ricardo Machado, e de Relações Institucionais, Jailson Nascimento, que conversassem com o grupo. Após ouvir o presidente da OAB-Ilhéus, Marcos Rhem, e de tomar conhecimento do teor da liminar concedendo a manutenção de posse do Palácio Paranaguá, os integrantes do Reúne Ilhéus deixaram a Prefeitura pacificamente, sem necessidades da ação da Polícia Militar, na tarde desta quarta-feira, dia 17.

O prefeito Jabes Ribeiro observou que a administração municipal continuará aberta às conversas e reuniões com os movimentos sociais e afirmou que as ações do Reúne Ilhéus em favor da melhoria do transporte coletivo têm todo o seu apoio, “até porque nós somos os maiores interessados em que a população do nosso município tenha um transporte decente, que atenda às suas necessidades e a um custo o mais baixo possível”. O prefeito assegurou que tão logo receba a documentação que já foi solicitada às empresas de transporte ela será repassada aos coordenadores do movimento, como já aconteceu com todos os outros documentos pedidos pelo grupo à Prefeitura.

:: LEIA MAIS »

Diretórios do PSD na região reafirmam apoio à deputada estadual Ângela Sousa

Presidentes e dirigentes das comissões provisórias do Partido Social Democrata (PSD) dos municípios de Itabuna, Ilhéus e Ibicaraí se reuniram na noite desta terça-feira (16) para reafirmar o apoio ao mandato da deputada estadual Ângela Sousa, considerando que a atuação da parlamentar tem sido fundamental para garantir o avanço dos municípios regionais e tem funcionando como um elo entre o Sul da Bahia e o Governo do Estado. Participaram também do encontro o prefeito de Itabuna Claudevane Leite (PRB) e secretários municipais, que também garantiram o apoio ao mandato da deputada Ângela Sousa, reafirmando a luta pela melhoria da qualidade de vida na região e o papel importante na defesa do desenvolvimento regional.

FOTOS – CRISTIANO CRUZ

FOTO – CRISTIANO CRUZ

Durante o encontro o prefeito Claudevane Leite destacou que a deputada estadual Ângela Sousa tem sido uma ferrenha defensora dos municípios do Sul da Bahia, daí a necessidade da renovação do seu mandato, que tem demonstrado compromisso e trabalho. Ele citou como exemplo uma série de ações da deputada em defesa não somente do município de Itabuna, mas também de cidade circunvizinhas. De acordo com o prefeito Claudevane Leite, a deputada vai contar não somente com o seu apoio para a reeleição na Assembleia Legislativa da Bahia, como também dos secretários municipais e demais cargos de confiança que confiam e acreditam nesse projeto. Participaram ainda do encontro os presidente dos diretórios do PSD de Itabuna, Tony Coelho, de Ilhéus, Mário Alexandre, e de Ibucaraí, Helinho Barberino, que também garantiram o apoio do partido à reeleição da deputada Ângela Sousa.

Ainda durante o encontro a deputada agradeceu pelo apoio recebido dos correligionários regionais, do prefeito Claudevane Leite e secretários municipais de Itabuna, reafirmando que continuará esse trabalho de lutar e buscar obras, serviços e melhorias para os mais diversos municípios baianos. Ela explicou que quando luta por melhorias para os municípios não é nenhum favor que faz aos povo, mas sim um dever de todo político, que é eleito e recebe a confiança dos eleitores para representar os municípios. “E é esse trabalho que estamos desenvolvemos e continuaremos a realizar”, disse ela. Além dos diretórios municipais de Itabuna, Ibicaraí e Ilhéus, diversos outros prefeitos, vereadores, secretários municipais e lideranças comunitárias de dezenas de municípios baianos já garantiram o apoio ao mandato da deputada estadual Ângela Sousa, considerando a postura demonstrada nesses dois mandatos e a importância da região continuar contando com uma representante verdadeiramente comprometida com o crescimento e o desenvolvimento regional.

Secretário defende bloqueio da importação de banana do Equador

Na condição de presidente do Conselho Nacional de Secretários de Agricultura (Conseagri), o secretário da pasta na Bahia, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, reiterou, através de ofício ao ministro da Agricultura, Antonio Andrade, a posição da entidade, totalmente contrária à pretendida importação de banana do Equador. Ao pleitear o bloqueio do mercado brasileiro, Salles alerta que “a entrada desta fruta do Equador representa risco de introdução de doenças em nosso País que colocariam sob ameaça a lavoura, com prejuízos incalculáveis não apenas de natureza econômica mas também do ponto de vista social em conseqüência da redução de postos de trabalho e ampliação do êxodo rural que essa medida viria a ensejar”.

O presidente do Conseagri pondera que a importação do ponto de vista sanitário seria um desastre, pela possibilidade da entrada no Brasil de doenças inexistentes no Brasil e já instaladas no Equador, o que coloca sob ameaça a produção nacional. Além disso, os bananais equatorianos recebem 40 pulverizações com defensivos químicos por ano, quatro vezes mais que os brasileiros.

O secretário e presidente do Conseagri lembra que “a Bahia se tornou o primeiro estado brasileiro, reconhecido pelo Ministério da Agricultura como área livre da Sigatoka Negra”, ressaltando que “para o alcance e manutenção desse status, os papéis da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical, como responsável pela geração e pelo desenvolvimento de variedades resistentes à doença, e da Adab, com o órgão de fiscalização e da defesa sanitária foram fundamentais para a certificação”.

Presidente da Associação dos Produtores de Banana da Bahia, Ervino Kogler afirmou conhecer de perto os riscos que a importação da banana do Equador representa para o Brasil. “Estive no Equador e pude ver a grande quantidade de Moko e a forma incorreta com a qual os produtos agrícolas são armazenados naquele país.

Além disso, a importação da banana abre espaço para uma concorrência desleal e desnecessária, diante do baixo custo da produção do Equador, por conta dos baixos impostos, da mão de obra barata e das condições de trabalho ilegais, com participação de crianças na produção.

A praga

:: LEIA MAIS »

Técnicos da Setre comemoram participação na Feicoop

Técnicos da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre) comemoram a participação na 20ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop), realizada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, entre os dias 11 a 14 deste mês. Integrantes da Superintendência de Economia Solidária (Sesol) da Setre, Tatiana Reis, André Ferreira e Wallace Teixeira marcaram presença em uma série de eventos nacionais e internacionais, dentre eles o 2º Fórum Social de Economia Solidária e a 2ª Feira Mundial de Economia Solidária.

Levando a experiência da Bahia no segmento da Economia Solidária, como a “Metodologia de acompanhamento aos Fundos Rotativos”; “O apoio a eventos como parte de políticas públicas de Economia Solidária”; e “O trabalho desenvolvido pelo Conselho de Economia Solidária: Políticas Públicas e Sustentabilidade – Reflexões”, os técnicos da Setre distribuíram farto material didático e de divulgação editados pela Setre, como por exemplo: “Módulo de Formação em Economia Solidária” e a “Revista Bahia Análise & Dados, sobre o tema Cooperativismo”.

A coordenadora de Formação e Divulgação da Sesol, Tatiana Reis e o advogado Efson Lima, do Cesol Estadual, desenvolveram uma atividade sobre a Economia Solidária e o recorte de gênero e raça, para apresentar a proposta do Edital de Apoio ao Empreendedorismo Negro, que será lançado ainda este ano pela Setre. Tatiana Reis ainda participou da eleição da Coordenação do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

No final dos debates, a Política Pública de Economia Solidária da Bahia ganhou destaque, com estudantes do Mestrado de Economia Social da Universidade Nacional General Sarmiento(Argentina), demonstrando interesse em visitar Salvador para conhecer mais de perto o trabalho desenvolvido nesta área pelo Governo do Estado. A Feicoop aconteceu no Parque da Medianeira com a presença de mais de 200.000 pessoas circulando pelo pavilhão, oriundas de 27 países.


Ascom_Setre
Antonio Luiz Diniz





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia