:: ‘Notícias’
Ilhéus celebra Dia Mundial do Meio Ambiente com palestras, oficinas e exposições
O Dia Mundial do Meio Ambiente, próxima quarta-feira, 5 de junho, será marcado em Ilhéus por palestras, oficinas e exposições em uma programação realizada pela Fundação Universidade Livre do Mar e da Mara (Maramata), da Prefeitura Municipal, em parceria com a Faculdade de Ilhéus. Das 9 às 16 horas, haverá oficinas e exposições de trabalhos, na instituição municipal, localizada no bairro Nova Brasília, na zona sul da cidade.
Já o auditório da Faculdade de Ilhéus sediará, a partir das 19h30, a realização de três palestras: “Conhecendo a Maramata”, com o presidente da instituição, Luiz Frederico Cavalcanti de Andrade; “Corredores Ecológicos – Biodiversidade”, com o gerente de Gestão Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Urbanismo (Semau), Alex Assis Coutinho; e “Biodiversidade”, com o Doutor em Ecologia e Recursos Naturais, Alexandre Schiawetti.

Para Luiz Frederico Cavalcanti de Andrade, presidente Maramata, o dia 5 de Junho é uma data que provoca uma ampla reflexão sobre a participação do homem na sustentabilidade cíclica das ferramentas de desenvolvimento social, cultural e econômica do planeta. “No bojo desse processo, é fundamental observar que fazemos parte dessa nave, desse planeta terra. De posse desse conceito, teremos maiores possibilidades de nortear o tema proposto pela Organização das Nações Unidas (ONU) que é a biodiversidade”, acrescenta Luiz Frederico.
Também em comemoração à data, na terça-feira, dia 4, a Maramata vai oferecer uma feijoada às mães das crianças e adolescentes que fazem parte do projeto Meninos Guerreiros.
5 de Junho – O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 1972, marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano. Celebrado anualmente desde então no dia 5 de Junho, o Dia do Meio Ambiente catalisa a atenção e a ação política de povos e países para aumentar a conscientização e a preservação ambiental.
Entre outros, os principais objetivos das comemorações são: mostrar o lado humano das questões ambientais; capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável; promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais; e advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem de um futuro mais seguro e mais próspero.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 31.05.2013
2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS

A 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE ILHÉUS, SOBRE O TEMA: O Plano Nacional de Educação – PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração, está sendo organizada pela Comissão formada pelos representantes da SEDUC, DIREC-06, APPI, CME, CACS/FUNDEB, COMITÊ DE MOBILIZAÇÃO SOCIAL PELA EDUCAÇÃO DE ILHÉUS, PAIS , ESTUDANTES, CÂMARA DE VEREADORES, UNCME, ESCOLAS PRIVADAS, GESTORES DE ESCOLAS PÚBLICAS, e acontecerá nos dias 03 e 04 de junho de 2013 no auditório da Faculdade de Ilhéus.
É um momento importante e especial na história das políticas públicas do setor, constituindo-se em espaço de deliberação e participação coletiva, envolvendo diferentes segmentos, setores e profissionais interessados na construção de políticas de Estado. Tem como objetivo geral Propor política Nacional de Educação, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino. Nos objetivos específicos teremos entre outros: Avaliar a implementação das deliberações da Conferência Nacional de Educação/2010, verificando impactos e procedendo às atualizações de propostas para a elaboração de políticas nacionais de educação. Os eixos em destaque para as discussões e retirada de propostas para a Conferência Estadual serão:
CORPUS CHRISTI – DEFINIÇÃO E HISTÓRIA
Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.
É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de ‘preceito’, isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.
A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, “para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo.” É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).
A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “Cristo todo” no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.
Ameaçado de prisão e multa, secretário alerta para gravidade do posicionamento do Ministério Público
A questão será levada à presidente Dilma Rousseff e à Procuradoria Geral do Estado
“Vou continuar defendendo o que é correto. Tenho a tranquilidade de que estamos buscando o caminho da sustentabilidade, preservando as questões sociais e a economia de todo o País, além dos cuidados com o meio ambiente e com a saúde da população”, afirmou o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, ao saber que, em face de Ação Civil Pública movida contra ele pelo Ministério Público Estadual, a 1ª Vara da Fazenda Pública, Comarca de Barreiras, proibiu a aplicação do Benzoato de Emamectina, único produto eficaz para combater a lagarta Helicoverpa Armigera, que está destruindo as lavouras de milho, soja e algodão de nove municípios do Oeste baiano e que já avança em mais quatro estados do Brasil.
Em reuniões com os MPs Estadual e Federal, ficou clara a ameaça de prisão do secretário caso o produto fosse aplicado. Salles disse que tão logo seja notificado oficialmente, encaminhará o assunto à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para defendê-lo na Justiça. Na última terça-feira, ao participar da abertura da Bahia Farm Show, em Luis Eduardo Magalhães, o governador Jaques Wagner afirmou que levará o pleito dos produtores à presidente Dilma, e que os apoiará na busca de solução definitiva para esse problema.
“O Benzoato de Emamectina já é utilizado em 70 países, entre eles os Estados Unidos, Austrália e até o que possui uma das legislações mais rigorosas do mundo, o Japão, e muitos aplicam inclusive em plantações de tomate, sem qualquer efeito danoso registrado. Será que esses países são irresponsáveis?”. Será que só o Brasil e os promotores do MP estão corretos?, questiona Salles, lembrando que o produto foi importado com autorização expressa do Ministério da Agricultura (MAPA).
O secretário alerta que, além da Bahia, a praga que não existia no Brasil e “estranhamente” já chegou aos estados do Paraná, Goiás, Piauí e Mato Grosso, podendo se espalhar por todo o País, com reflexos terríveis na economia nacional. Além da soja, milho e algodão, a lagarta está atacando o feijão de corda, o Gurutuba e o feijão fradinho, matéria prima do acarajé e principal cultura da agricultura familiar. A lagarta também já foi encontrada nas plantas nativas do cerrado, capins e milheto.
Projeto de Lei de implantação do Conselho Antidrogas será objeto do Vereador Cosme Araújo.
Diante do alarme e da alta destruição que vem ocasionando as drogas em muitas famílias ilheenses, o Vereador Cosme Araújo, sugere ao executivo, via Projeto de Lei com todas as suas disposições, implantação do Conselho Municipal Antidrogas, em face do consumo assustador de drogas ilícitas pelos jovens e adolescentes.
“Nosso município não pode se manter a margem da real situação. Deve integra-se na ação conjunta e articulada de todos os órgãos estaduais e federais que compõem o Sistema Nacional Antidrogas. Como seres humanos e parlamentares, temos a obrigação de dar a nossa contribuição à Causa”, pontua Araújo.
O PL que será apresentado nos próximos dias visa organizar os esforços e iniciativas de todos no engajamento e colaboração, por meio do desenvolvimento das ações referentes à prevenção do uso indevido de drogas, bem como daquelas relacionadas com o tratamento, recuperação e principalmente, inserção social de indivíduos que apresentem transtornos decorrentes.
São drogas ilícitas: maconha, cocaína, crack, ecstasy, LSD, inalantes, heroína e outras. Por serem proibidas, as drogas ilícitas entram no país de forma ilegal através do tráfico que promove a comercialização negra, ou seja, a comercialização feita sem a autorização das autoridades. Dentre as consequências que as drogas ilícitas trazem pode-se dar ênfase à violência gerada por elas em todas as fases de produção até o consumidor final. As demais consequências são: arritmia cardíaca, trombose, AVC, necrose cerebral, insuficiência renal e cardíaca, depressão, disforia, alterações nas funções motoras, perda de memória, disfunções no sistema reprodutor e respiratório, câncer, espinhas, convulsões, desidratação, náuseas e exaustão. Além de todo o prejuízo à saúde, as drogas vem destruindo famílias.
—
AI/V.
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL
68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR
68ª CIPM PRENDE DUPLA DE ASSALTANTES DE ÓTICAS E RECUPERA PRODUTOS ROUBADOS
ROUBO
Por volta das 16h00min, do dia 28/05/2013, a guarnição da vtr 6801, conduziu da Rua da Linha, na Barra para 7ª COORPIN, JARDEL DOS REIS DIAS, maior de idade e INÁCIO ROSA DUARTE NETO, 20 anos, ambos residentes no bairro Mandacaru em Jequié-BA, pelo fato dos mesmos terem assaltado as óticas: Centro Ótico de Ilhéus e Ótica Boa Visão, localizadas no Centro e Malhado, respectivamente. Com os acusados foram recuperados: 01 celular Alcatel, 01 celular LG; 01celular SAMSUNG; 01 celular MOTOROLA; 01 cheque do banco Itaú, R$102,85; treze óculos. Também fora apreendida em poder dos acusados, uma motocicleta POP 100, cor vermelha, placa policial NTQ1957. Os acusados e todo o material apreendido foram apresentados na DP, ao Delegado plantonista, onde foram autuados em flagrante por roubo.
Ponte Salvador-Ilha de Itaparica será a segunda mais alta do mundo
A construção da ponte Salvador-Ilha de Itaparica não impedirá o tráfego de navios de grande porte na Baía de Todos-os-Santos (BTS), a exemplo do porta-aviões da série Nimitz, que é o maior do mundo, com aproximadamente 63 metros de altura e 77 metros de largura. A informação foi apresentada pelo secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, durante a palestra realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA), nesta quarta-feira (29), a convite do fórum A Cidade Também é Nossa, que reúne 26 associações e representantes da sociedade civil.

José Sergio Gabrielli, durante a palestra realizada no auditório do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (CREA).
De acordo com o secretário, a ponte Salvador-Ilha de Itaparica será a segunda mais alta do mundo, com 70 metros de altura em relação à água, só ficando atrás da ponte Stonecutters, em Hong Kong, na China, que possui 73 metros. “Ainda aprofundaremos os estudos no que se refere ao vão central, que terá entre 600 e 750 metros de largura, e também será um dos maiores do mundo”, afirma Gabrielli.
O debate sobre o modelo construtivo foi apenas um entre os assuntos abordados, tendo sido explicitado também pelo titular da pasta do Planejamento os três principais motivos para a construção do empreendimento. “Queremos aumentar a eficiência logística na Região Metropolitana de Salvador (RMS), facilitando o fluxo de mercadorias e serviços, melhorar as condições de vida da população, que ganhará novo eixo de expansão urbana e melhores condições de mobilidade, além de promover o desenvolvimento socioeconômico do Recôncavo Sul e Baixo-Sul”, pontua Gabrielli.
Estiveram presentes diversas entidades, entre elas: Conselho Nacional de Cineclubes, Associação Brasileira de Segurança do Trabalho (Abest), Grupo de apoio à cidadania ambiental (Gacia), Instituto de Arquitetos do Brasil (seção Bahia), Conselho Nacional de Arquitetura e Urbanismo, Movimento Desocupa, Conselho de Mobilidade de Salvador, Associação de Bairros de Salvador, Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas da Bahia e Conselho de Arquitetura e Urbanismo.
__
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia
Prefeitura analisa situação de imóveis para pagar aluguéis
A Prefeitura de Ilhéus está adotando medidas para regularizar a situação dos imóveis particulares que estão alugados ao município, especialmente para o uso como escolas, unidades da saúde e da assistência social. Durante reunião com proprietários de imóveis, o prefeito Jabes Ribeiro criou uma comissão para que todos os casos sejam estudados para que os débitos existentes sejam quitados o mais rapidamente possível, inclusive as dívidas deixadas pela gestão passada.
Um dos problemas existentes para a regularização é a falta de certidões exigidas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a exemplo da regularidade perante a Receita Federal, com base no Imposto de Renda; e Previdência Social, além de outras com o próprio município, como a quitação do IPTU. Como a administração anterior não deixou os arquivos de 2011 e 2012, o TCM está exigindo novas certidões negativas para que o município possa efetuar o pagamento.
Ilhéus: Fazenda confirma pagamento da folha de maio nesta quinta
O secretário municipal de Fazenda, Marco Antônio Carmo, esclareceu, na manhã desta quarta-feira, que a folha de pagamento dos servidores da Prefeitura de Ilhéus, referente ao mês de maio, foi enviada, desde terça-feira, 28, à instituição bancária para as providências devidas, mas que os valores estarão disponíveis nas respectivas contas a partir da zero hora de quinta-feira, dia 30.
Com relação ao salário dos funcionários lotados na Secretaria de Saúde, o pagamento da folha também ocorrerá nesta quinta-feira, 30. Por outro lado, o secretário de Administração, Ricardo Machado, informa que o pagamento da folha dos servidores da Secretaria de Educação será iniciado nesta quinta-feira, para os salários até o valor de R$ 1.899,00, em virtude das limitações de verbas oriundas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
Segundo Machado, o total de receita disponível pelo Fundeb, até o momento, é de R$ 950 mil. No entanto, ressalta que “à medida que os recursos financeiros forem chegando, o pagamento dos demais lotes de salários destes servidores será reiniciado imediatamente”. O secretário lembra que uma das prioridades do prefeito Jabes Ribeiro é a quitação dos salários dos servidores até o quinto dia útil de cada mês.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 29.05.2013
Prefeitura de Ilhéus amplia proteção ao General Osório
Embora medidas para proteção do prédio General Osório venham sendo tomadas desde janeiro, enquanto a Prefeitura tenta conseguir os recursos necessários para a completa reforma do histórico equipamento público, a nova ocorrência desta madrugada da quarta-feira, dia 29, com o registro de um princípio de incêndio, levou a administração municipal a intensificar as ações para evitar novos danos. Além da conclusão do trabalho de implantação de tapumes ao redor de todo o prédio, a Guarda Municipal passará a dar proteção 24 horas ao local e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) vai começar o mais rápido possível a realização de uma operação de limpeza, com retirada de todo o entulho acumulado nas dependências, e uma pequena reforma de espaços que serão ocupados por guardas municipais, num posto de ação permanente.

Local-onde-houve-o-princípio-de-incendio-no-Prédio-General-Osório-Foto-Alfredo-Filho-Secom-Ilhéus. MONT:R2CPRESS
As medidas foram anunciadas pelo secretário de Administração, Ricardo Machado, ao fazer uma visita ao prédio do General Osório, na manhã desta quarta-feira, acompanhado do secretário de Comunicação Social, Paixão Barbosa, do comandante da Guarda Municipal, coronel Valmir Santos Silva e do chefe de operações da corporação, César Cardozo da Silva. Durante a visita, eles percorreram todas as dependências, inclusive a área onde um usuário de substâncias psicoativas provocou um incêndio, provavelmente ao atear fogo a papéis velhos. O Corpo de Bombeiros atuou rapidamente, impedindo que o fogo se proliferasse por todo o prédio, atingindo apenas pequena parte do assoalho de madeira do primeiro andar. Uma equipe do SAMU foi chamada para socorrer o dependente químico, que desmaiou ao inalar fumaça, levando-o para o Hospital Regional Luiz Viana Filho.
Forró do Batuba: uma festa que agrega valores
Véspera de feriado, o já consagrado Forró do Batuba, agitará Ilhéus nesta quarta-feira, 29, no Batuba Beach, em Olivença. E muito mais do que isso: um evento com esse porte movimenta a economia da cidade, com a presença de turistas e nativos que consomem desde hospedagem e alimentação à transporte e até mesmo vestuário.
O São João é uma das festas mais tradicionais da Bahia e a maior festa regional do Brasil. Diante dessa perspectiva é que o Forró do Batuba foi criado em 2009 em Ilhéus, e em pouco tempo, integra o calendário festivo da cidade, no que se refere a eventos da iniciativa privada. Neste ano, especialmente, o sucesso tem mais um potencializador: Jorge e Mateus, a dupla sertaneja que mistura o romântico com o axé, e vem ocupando um lugar de destaque no cenário nacional.
O produtor de eventos, Rafael Espírito Santo, conta que o primeiro desafio foi conseguir uma data na agenda cheia da dupla, requisitada por diversos empresários e produtores. “Formamos uma parceria para conseguir trazer os artistas. Ilhéus é uma das cidades da Bahia que mais pedia o show de Jorge e Mateus, segundo pesquisa da própria produção”, frisa. “A resposta já está sendo positiva, porque era muito esperado”, acrescenta.
Rafael, que trabalha no ramo há 14 anos, lembra que a segurança e a satisfação do público são os pontos fundamentais para o sucesso e a consolidação de um evento. “A responsabilidade civil é um aspecto que precisa ser honrado com muita seriedade. Uma festa que reúne milhares de pessoas necessita de segurança, postos médicos, saídas de emergências. As pessoas precisam de todo o suporte, elas estão indo para se divertir” conta.
O show terá ainda a animação da banda regional Lordão e o agito da dupla sertaneja, os goianos Matheus e Kauan. Os ingressos podem ser adquiridos no Stand do Karioka, Encantur, Opaba Praia Hotel, em Ilhéus. Já na cidade vizinha Itabuna, o ponto de venda é a Central de Ingresso e Bicho Festeiro. A folia está marcada para iniciar às 22:00 horas.
Diocese de Ilhéus
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).



























































