:: ‘Notícias’
Ilhéus está inscrita no Programa Cidades Digitais
O município de Ilhéus foi inscrito no Programa Cidades Digitais, do Governo Federal, que tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos. Caso seja selecionada, Ilhéus passará a contar com uma imensa rede para conexão à internet, composta por 26 km de fibra ótica, que alcançará pontos extremos da cidade, como Iguape, na zona norte, N. S. da Vitória, na zona sul, e Salobrinho, na zona oeste. Além de beneficiar inúmeros órgãos, como escolas, faculdades e unidades de saúde, o programa possibilitará a criação de pontos de acesso para uso livre pela população e a capacitação de servidores públicos visando à utilização de novas ferramentas.

Na primeira fase da seleção para o programa, ocorrida em 2011, Ilhéus não conseguiu se inscrever. Com a reabertura do processo, o município ficou inicialmente excluído, uma vez que a seleção foi restrita a cidades de até 50 mil habitantes. Todavia, em virtude da importância do programa, o prefeito Jabes Ribeiro se reuniu há algumas semanas com o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, que garantiu que a sua equipe técnica analisaria uma solução capaz de permitir a participação de Ilhéus no processo de seleção para o programa.
Nestlé emite nota sobre nova importação de cacau
Chegou ao Porto do Malhado em Ilhéus, na última sexta-feira (12/04), uma carga de cacau oriunda de Gana, com mais de 3 mil toneladas de amêndoas, com destino à Nestlé. A carga já foi liberada e está sendo encaminhada a processadora em Itabuna.
E empresa através de sua assessoria, informou ao Mercado do Cacau que a empresa utiliza 70% de amêndoas de cacau originárias do Brasil, e dessa forma contribui para o desenvolvimento local e economia nacional.
Veja abaixo a nota na íntegra.
A Nestlé informa que, atualmente, 70% das amêndoas de cacau utilizadas em seu processo produtivo são adquiridas de produtores nacionais, incentivando, assim, a agricultura local e contribuindo com a economia do país na geração de empregos e renda desses produtores. Somente uma parte desta commoditie deriva de importação e é utilizada como matéria-prima fundamental para a composição do blend, responsável por manter as características essenciais nos produtos comercializados pela companhia e já aprovados pelos consumidores locais. Esta proporção tem sido constante nos últimos cinco anos.
Fonte: Mercado do Cacau
Educação, diversão e combate à dengue em Ilhéus
Uma forma divertida de educar e combater a proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue. Nesta quinta-feira, 18, estudantes do ensino fundamental I e II nas escolas das redes pública e particular de Ilhéus participarão do Dia da Educação para Controle e Prevenção da Dengue nas Escolas, um programa da Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab) que, em Ilhéus, conta com a parceria das secretarias municipais de Educação e Saúde.
Serão distribuídas revistinhas em quadrinhos elaboradas especialmente para o público escolar. Para os estudantes do Ensino Fundamental I, a revista traz como tema “O mosquito que Queria Ser Rei”, com figuras para colorir. Para os alunos do Fundamental II, o tema é “Vamos acabar com a Dengue”.
Além da distribuição, a campanha envolve uma dinâmica que consiste em apresentação do material, com explicação sobre a situação epidemiológica do município e a importância da mobilização; leitura da revista em grupo ou individualmente, realizando as tarefas sugeridas pelas revistas e um debate, proposto pelo professor da turma sobre a temática, possibilitando que cada aluno tire suas dúvidas.
Ainda, a dinâmica envolve uma tarefa para casa: a caça ao possível foco da dengue em casa. O objetivo dessa tarefa é que os alunos identifiquem, em suas casas e na sua rua, possíveis focos de dengue e anotar cada um para serem posteriormente comentados em sala de aula. O professor deve incentivar a participação dos pais na tarefa como uma maneira de incluí-los na mobilização contra a dengue.
Sintomas – De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, 90% dos focos do mosquito estão nas casas e apartamentos. Os principais sinais e sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, enjoos, vômitos, moleza no corpo, dor abdominal, diarreia, manchas vermelhas no corpo que podem ou não aparecer, sangramento – que pode ou não acontecer.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 17.04.2013
V Tennis Cup Ilha de Comandatuba
A expectativa é grande para o início do V Tennis Cup Ilha de Comandatuba , etapa do Circuíto Tênis Bahia 2013. O torneio será realizado nos dias 4 e 05 de maio no complexo tenístico do Hotel Transamérica que conta com 10 quadras rápidas de piso sintético.
O charmoso Circuíto organizado pela veterana Agda Silva de Salvador promove além da competição, uma oportunidade de confraternização entre tenistas de várias gerações provindos da capital e do interior, envolve também participantes de outros estados
Nessa edição, a arbitragem geral ficará a cargo da “lenda viva” do tênis Baiano, o renomado Mestre Pedro Silva, “campeão dos campeões”. Serão disputadas as seguintes categorias: Open Masculino, Infanto-juvenil , Damas e Seniors por faixa de idades 35, 40, 45, 50, 55, 60, 65, 70 anos, provas de simples e duplas masculinas e mistas.
O professor Luís Rogério Menezes (Charinho) está organizando um grupo de alunos e tenistas da região interessados em participar do evento. O Ilheense vem prestigiando o torneio desde as suas primeiras edições , ele relembra que já fez partidas memoráveis no local e conquistou alguns títulos na Categoria Open em simples e duplas. “Esperamos mais uma vez juntamente com a nossa equipe representar bem a região, afirma Charinho”.
A organizadora do evento preparou um pacote promocional para facilitar a participação dos tenistas do interior. Para maiores informações entrar em contato com Luís Rogério Menezes pelo telefone (73) 9983 6690, ou e-mail : charinho@uol.com.br
ILHÉUS / Tem início nesta quinta o Abril Para Dança
Nesta quinta-feira, 18, quem passar pela Praça Pedro Mattos, em frente ao Teatro Municipal de Ilhéus, poderá assistir a espetáculos de dança, montados por grupos da cidade. Às 18 horas, terá início o Programa Abril Para Dança, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult), em comemoração ao Dia Internacional da Dança, 29 de abril, instituído pelo Comitê Internacional da Dança, da Unesco. As apresentações vão ocorrer também na sexta-feira, 19, e nos próximos dias 25 e 26 de abril.
Entre as principais atrações programadas para o lançamento do projeto, destacam-se a Academia Núcleo de Dança, que contará com performances do Balé da Terceira Idade, sob direção e coreografia da professora Isabella Kruschewsky, coreografias de jazz conduzidas por Luciana Kruschewsky e Dança de Salão, orientada por Bianca Lavigne e voltada para a terceira idade.
Segundo Paulo Atto, a partir da edição do dia 19, o Projeto Abril para Dança também será palco para o trabalho artístico de atrações como o Bloco Afro Dilazenze, Grupo Chiranjinho Crew, Ballet Conexão, Quadrilha Junina Forró do Dinossauro, Dulce Drummond – Academia Dinâmica e Movimento, Quadrilha Junina Cia do Forró, Styllo Nois, Space Dance e A-rrisca Cia de Dança. “Além de homenagear o Dia Internacional da Dança, celebrado em todo o mundo no próximo dia 29, o projeto também será importante para envolvermos um grande número de grupos artísticos, fortalecendo as diversas linguagens da dança”, diz Paulo Atto.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 17.04.2013
Bahia Pesca fortalece assistência técnica com entrega de 25 carros a unidades regionais
Para dinamizar a assistência técnica oferecida a pescadores e aquicultores em todo o Estado, a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), entregou na manhã de hoje (17), 25 carros às suas unidades regionais. Com os veículos a empresa pretende dar um atendimento mais ágil e eficiente às famílias de pescadores e aquicultores cadastradas nos projetos desenvolvidos pela Bahia Pesca e àquelas ligadas ao Programa Vida Melhor da Casa Civil.
A partir de agora os mais de 125 mil pescadores, marisqueiras e demais produtores rurais poderão contar com a presença contínua do técnico da Bahia Pesca para orientar o desenvolvimento das atividades in loco. “A assistência técnica precisa ser fortalecida porque ela permeia todas as ações da empresa, possibilitando o desenvolvimento sustentável dos programas e a articulação entre as instituições e o nosso público”, enfatizou o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, acrescentando que a ATER – Assistência Técnica e Extensão Rural – é um importante instrumento para impulsionar a atividade em todo o território baiano.
O presidente lembrou ainda que a Bahia é a primeira unidade da Federação a atender às exigências da Lei Federal e Estadual da ATER, voltada para os segmentos da pesca e aquicultura. “Nossa proposta é estar inteiramente afinados com as demandas locais, levando as ações efetivas para a inclusão definitiva dos pequenos produtores no mercado da pesca e aquicultura”, acrescentou Peixoto, ressaltando que o fomento à pesca artesanal é uma determinação do governo do estado, objetivando o desenvolvimento sustentável da atividade e, consequentemente, a melhoria da qualidade de vida daqueles que vivem da pesca e aqüicultura na Bahia.
—
Ascom/Bahia Pesca
ILHÉUS / FESTA SANTA RITA DE CÁSSIA – 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Profissionais da Bahia Pesca discutem novos rumos para projetos da empresa
“Uma empresa se consolida através do fortalecimento de seus projetos, do desenvolvimento técnico, econômico e social, proporcionados quando ultrapassamos obstáculos e desafios”. Com essas palavras o presidente da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), Cássio Peixoto, iniciou a reunião de alinhamento técnico da empresa na manhã desta terça-feira (16), em Salvador, no auditório do Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA). Cerca de 40 profissionais discutiram os projetos, avaliaram as ações e delinearam as próximas etapas de trabalho a serem desenvolvidas em 2013 para alavancar a empresa, colocando a Bahia na vanguarda da atividade em todo o País.
O secretário de Agricultura, engenheiro agrônomo, Eduardo Salles, participou do encontro e disse que é preciso planejar as atividades, estabelecendo metas para a pesca e aquicultura baiana. “Estamos vivendo um momento delicado com a estiagem, e isso requer proatividade, planejamento estratégico e alternativas produtivas para minimizar as dificuldades enfrentadas pela Bahia”, enfatizou Salles, ressaltando que a Bahia Pesca deve ser instrumentalizada para impulsionar os projetos, incrementando a economia do Estado. “Agora é o momento de mudar a história da pesca e aquicultura da Bahia. Por isso, a Seagri vai investir na Bahia Pesca e buscar novas parcerias para incrementar essa grande empresa que tem muito a contribuir com o governo do Estado, com os pescadores e aquicultores”, completou Salles.
Comunicado da Dioceses de Ilheús
A DIOCESE DE ILHÉUS INFORMA:
Em comemoração ao ¨Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem anos de história à luz da fé no Deus Uno eTrino¨ a imagem do padroeiro da cidade e da Diocese, São Jorge, percorrerá com seus fiéis as paróquias pertencentes a Diocese de Ilhéus, seguindo as respectivas zonais: (Cidades/paróquias).
Zonal Norte I.
Ituberá – Santo André
Igrapiúna – Nossa Senhora das Dores
Camamú –Nossa Senhora Assunção
Maraú- São Sebastião
Itacaré – São Miguel Arcanjo
Zonal Norte II.
Prefeito Jabes Ribeiro anuncia obras em programas de rádio
O prefeito também informou que uma patrulha mecânica que ele havia solicitado ao Derba, por empréstimo, já está no município para a recuperação e melhoria das estradas do interior do município. Jabes também falou sobre as obras de saneamento básico da bacia do Pontal, bem como do projeto que visa melhorar as condições de vida nos morros de Ilhéus, além do que irá promover a requalificação do mercado do Malhado, todos eles em andamento ou encaminhados para órgãos federais e estaduais. “Isto mostra que, apesar de todos os problemas que estamos enfrentando, vamos seguindo em busca dos nossos compromissos de conseguir resolver questões básicas para a população ilheense, procurando fazer o município retomar o caminho do desenvolvimento”, afirmou.
Secretário solicita à indústria do cacau que reveja programação de importação
O secretário estadual da Agricultura (Seagri), engenheiro agrônomo Eduardo Salles solicitou na manhã desta segunda-feira (15) à Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau (AIPC), que reveja sua programação de importação de cacau, e desvie para outros destinos ao menos parte das próximas cargas que estão para chegar. A solicitação foi feita durante reunião, na Seagri, com o presidente da AIPC e diretor da Cargill, Miguel Sieh; com o secretário executivo da associação, Walter Tegani, e com Marcelo Grimaldi, consultor da entidade.
A produção baiana de cacau na safra passada foi maior do que a previsão, e as empresas beneficiadoras de cacau contrataram importações de amêndoas maiores do que necessitavam. Em função disso, o cacau produzido na Bahia teve o seu prêmio reduzido e, na visão dos produtores, vem prejudicando a comercialização por falta de oferta de compra. Os representantes da indústria processadora disseram que vão estudar a possibilidade, mas que a missão não é fácil em função da crise na Europa, que fez o consumo cair.
CAMPANHA TRÍPLICE DA CDL DE ILHÉUS PROMOVE PALESTRA MOTIVACIONAL GRATUITA
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus vai promover no dia 29 de abril uma palestra motivacional com o tema: Onde estamos¿ O que queremos¿ Para onde vamos¿, que aborda assuntos como liderança, atendimento e vendas. O evento – resultado de uma parceria com o SEBRAE – marca a abertura da Campanha Tríplice 2013 e de acordo com o presidente da CDL, Paulo Ganem, será interessante tanto para comerciantes quanto para comerciários. “A Campanha Tríplice é promocional e pretende sempre fomentar as vendas no comércio da nossa cidade. Para isso, além de incentivos como as tradicionais premiações, a decoração das ruas e lojas, precisamos também elevar a auto-estima dos lojistas e funcionários e, sobretudo, capacitá-los. Daí estabelecermos esta parceria com o SEBRAE para trazer uma profissional gabaritada para falar de temas que possamos colocar em prática neste período em que comemoramos três importantes datas: Dia da Mães, dos Namorados e São João”, explicou Paulo.
A palestra será realizada pela consultora em diagnósticos empresariais do SEBRAE Marta Ayres que é bacharel em Letras pela Universidade Santa Úrsula-RJ, é especialista em Marketing pela Cândido Mendes -RJ, em Psicologia Social pela SBDG –RS, e tem diversos cursos de Coaching, como o de Equipes e o Emocional. Além disso, Marta estuda Humanidades há mais de vinte anos. “Já acompanhei palestras da Marta Ayres, é muito bacana, e sem dúvida alguma vai trazer informações valiosas, novidades que vão acrescentar e muito em termos teóricos e práticos os nossos comerciantes e comerciários. Com isso ganha o comércio, ganham os consumidores e ganha a nossa cidade.”, finalizou Ganem.
A palestra que é gratuita será realizada no auditório do escritório local da CEPLAC, na Praça Cairú, no Centro de Ilhéus, às 19h. Informações adicionais pelo telefone: 3084-4525.






























































