WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Praça Castro Alves será palco do projeto Transeunte

A partir das 17 horas desta quarta-feira (17), o DJ Jef Rodriguez monta sua pick up na Praça Castro Alves, em Ilhéus, para dar início ao projeto Transeunte deste mês. Além de trazer pesquisas musicais recentes, a iniciativa abre espaço para a literatura. Desta vez, serão lidos textos do autor de contos e crônicas Rodrigo Melo, que lançou sua primeira obra, O sangue que corre nas veias, pela Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus. A apresentação é gratuita.

O Transeunte começou em janeiro deste ano, dando nova trilha sonora aos fins de tarde da Rua Jorge Amado. Sua estreia na Praça Castro Alves estava marcada para a semana passada, mas, como o projeto acontece a céu aberto, precisou ser adiado devido ao mau tempo. A iniciativa é uma das atrações da programação do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) e acontecerá todas as quartas-feiras, no novo local.

Para o diretor do TPI, Romualdo Lisboa, a mudança do grupo para a Avenida Soares Lopes possibilitou a ampliação de ações que já vêm sendo desenvolvidas e a execução de novas. Além do Transeunte, na Praça Castro Alves, a A-RRISCA Cia. de Dança também prepara uma apresentação especial para o espaço. No próximo sábado (20), às 17h30min, os bailarinos apresentam a intervenção urbana Outros Olhares.

Espetáculos da semana

A Tenda do Teatro Popular de Ilhéus traz dois espetáculos teatrais nesta semana. Às 20 horas desta sexta-feira (19), será apresentada a sátira em cordel Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito. Há seis anos em cartaz, a comédia do TPI mostra o lado ridículo dos bastidores da corrupção, mostrando a crise dos conchavos políticos da fictícia cidade de Ilha Bela.

E no sábado, às 18 horas, a Cia. Boi da Cara Preta apresenta o musical infanto-juvenil Auto do Boi da Cara Preta. Com a alegria própria dos festejos populares, a montagem conta as desventuras do vaqueiro Mateus para atender os anseios de sua mulher, Catarina, que está grávida e ansiosa para comer a língua do boi do temido coronel Firmino.

Futebol Solidário promete alegria e emoção em Itabuna

Ver e torcer por astros do esporte e do futebol brasileiro, mesmo aposentados, é sem dúvida um grande momento para qualquer torcedor, principalmente por aqueles momentos que ficarão marcados para sempre na memória. Este é o caso dos ex-atletas Romário, tetra campeão do mundo do futebol pela Seleção Brasileira, e do ex-boxeador Acelino Popó Freitas, diversas vezes campeão mundial.

Foto: Reprodução site Popó

Foto: Reprodução site Popó


Romário e Popó estarão em Itabuna no próximo dia 25 para um jogo beneficente, no Estádio Luiz Viana Filho, às 20 horas. A seu lado o palhaço Tiririca, humorista de uma rede de TV. A unir as três celebridades midiáticas o fato de serem deputados federais – Rio de Janeiro, Bahia e São Paulo – e reforçar o time de parlamentares que enfrentará o time do Itabuna em uma partida emocionante e solidária.
A totalidade da renda da partida será revertida para entidades carentes como a APAE e outras relacionadas à assistência a dependentes químicos. O ingresso será mediante a entrega de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
O crack tem destruído a vida de milhares de famílias não só em Itabuna, levando nossos jovens para um caminho quase sempre sem volta. Mas o combate ao crack e outras drogas é um compromisso do prefeito de Itabuna, Claudevane Leite, que idealizou a partida junto com o ex-boxeador Acelino Popó.
De acordo com os organizadores do evento, os alimentos deverão ser trocados por ingressos no dia do jogo das 8 às 19 horas somente na Vila Olímpica.
O evento está sendo promovido pelas secretarias municipais de Esportes e Recreação e da Administração. Além de prestigiar o evento esportivo, os parlamentares participantes estão custeando suas próprias despesas com transporte, hospedagem e alimentação.

__________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Obras de reforma dos postos de saúde são retomadas em Ilhéus

Paralisadas desde novembro do ano passado, as obras de reforma dos postos de saúde Herval Soledade (Pontal), do Banco da Vitória, Ilhéus II, do Nossa Senhora da Vitória, do Alto do Basílio e do Iguape, serão retomadas esta semana, pela empresa responsável pelos serviços, a SC Construtora Ltda. Por determinação do prefeito Jabes Ribeiro, os técnicos da secretaria de Saúde e do Setor de Obras da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur) concluíram as negociações com a empresa, que abandonou as obras, em 2012, alegando falta de pagamento da administração anterior.

Vistoria técnica aos postos de saúde - Foto Alfredo Filho - Secom.

Vistoria técnica aos postos de saúde – Foto Alfredo Filho – Secom.


Além de interromper as obras, o governo anterior não prestou conta dos recursos recebidos através de convênio com o Governo Federal para reforma prediais em unidades do Programa de Saúde da Família (PSF), o que prejudicou diretamente as comunidades desses bairros. “Eles desmontaram o sistema de saúde de maneira irresponsável, como atesta o relatório da auditoria realizada na secretaria. Por isso, já solicitamos ao Denasus que faça auditoria própria e apure as responsabilidades diante desses problemas”, afirmou o prefeito.

Reestabelecimento de serviços – Jabes lembrou que recebeu o setor de saúde completamente aniquilado. Por outro lado, nos últimos três meses, a atual administração já reativou o atendimento médico em 17 postos e unidades de saúde, implantou o pronto atendimento da dengue, montou força tarefa de combate à proliferação da doença com a realização de mutirões em diversos bairros, restabeleceu o serviço de vacinação e de distribuição de medicamentos.

Vistoria técnica aos postos de saúde - Foto Alfredo Filho - Secom

Vistoria técnica aos postos de saúde – Foto Alfredo Filho – Secom


Além disso, o prefeito ressaltou que a gestão tem mantido o pagamento dos salários dos servidores em dia, além da negociação para quitar salários atrasados do governo anterior. No plano do atendimento de urgência, a secretaria de Saúde tem feitos esforços para realizar o pagamento aos prestadores de serviços, como hospitais e laboratórios, atrasado desde o ano passado, o que gerou sérios problemas para a população.

Novo hospital – Jabes disse que tem também trabalhado para viabilizar a construção de um novo Hospital Geral para Ilhéus, através do governo do Estado, e que duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) serão construídas para ampliar o atendimento médico de emergência para a cidade.


SECOM/ILHÉUS

Associação de Futebol do Alto do Ceará (AFAC)

 

Resultado 2ª ROD 14/04

1º Jogo NATURE POLPAS 2 x 0 CLONE DIGITAL

natclo

2º Jogo AQUI TEM 0 x 5 ARMARINHO GUIMARÃES

SAM_3035SAM_3037

CLASSIFICAÇAO APÓS 2ª RODADA

TIME CASSIF.
1º ARM. GUIMARAES
2º NATURE POLPAS
3º CLONE DIGITAL
4º AQUI TEM

 

 

ITABUNA / Prefeitura divulga aprovados em processo seletivo

A Secretaria da Administração da Prefeitura de Itabuna divulgou na noite de segunda-feira, a relação com os nomes dos aprovados na primeira etapa (avaliação curricular) das seleções simplificadas para as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.
As listas com os nomes dos candidatos e as respectivas funções foram afixadas na Portaria do Centro Administrativo Firmino Alves, no Bairro São Caetano. Também já estão publicadas no site.
Desde o inicio da manhã, a movimentação tem sido grande por parte dos candidatos que participaram da 1ª etapa do processo seletivo. A próxima etapa, marcada para os dias 23, 24 e 25, constará de entrevistas dos aprovados na avaliação de currículos.
_____________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Prefeitura promove campanha contra dengue nas escolas

A prefeitura de Ilhéus, através das secretarias municipais de Saúde e de Educação, em parceria com a secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), promove, na próxima quinta-feira, 18, o “Dia da Educação para Controle e Prevenção da Dengue nas Escolas”. As atividades de prevenção à doença serão estimuladas entre os alunos do ensino fundamental I e II nas escolas das redes pública e particular de ensino.

Serão distribuídas milhares de revistinhas em quadrinhos elaboradas especialmente para o público escolar. Para os estudantes do Ensino Fundamental I, a revista traz como tema “O mosquito que Queria Ser Rei”, com figuras para colorir. Para os alunos do Fundamental II, o tema é “Vamos acabar com a Dengue”.

Além disso, a equipe de enfermeiras do Serviço de Vigilância Epidemiológica de Ilhéus elaborou material informativo com dados a ser transmitidos, durante a aula, aos alunos de todas as escolas do município. A proposta é que os professores adotem uma “hora/aula” para as atividades, da seguinte forma: cinco minutos para apresentação do material e falar sobre a importância da campanha.

Trinta minutos podem ser utilizados com a leitura (individual ou em grupo) e atividades da revista. Após o período de leitura, o professor deve propor uma discussão sobre o tema, durante dez minutos, para que cada aluno tire suas dúvidas.

Sintomas – De acordo com o Serviço de Vigilância Epidemiológica, 90% dos focos do mosquito estão nas casas e apartamentos. Os principais sinais e sintomas da dengue são febre, dor de cabeça, dor no corpo, dor nos olhos, dor nas articulações, enjoos, vômitos, moleza no corpo, dor abdominal, diarreia, manchas vermelhas no corpo que podem ou não aparecer, sangramento – que pode ou não acontecer.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.04.2013

68ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO E APREENDE DROGAS E ARMAS EM ILHÉUS, DURANTE O FINAL DE SEMANA.

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO E APREENDE DROGAS E ARMAS EM ILHÉUS, DURANTE O FINAL DE SEMANA.

 

FINAL DE SEMANA

FOTOS PM / MONT-R2CPRESS.

 Nos dias 12, 13 e 14/04/2013 (sexta, sábado e domingo) Policiais Militares desta CIPM, realizaram operações nos bairros da Conquista, Malhado e Avenida Itabuna, resultando em apreensões de armas, drogas e recuperação de veículo e objetos roubados.

Ocorrências:

RECUPERAÇÃO DE MOTO ROUBADO

No dia 12/04, a guarnição da VTR 6801, após denúncia anônima, deslocou até a Avenida Itabuna, onde foi constatado que havia uma moto Yamaha YBR, Preta, placa de Uruçuca JMY 7420, abandonada no local, sendo removida para a DP, onde foi constatado que se tratava de um veículo roubado.

ROUBO

As 09h45min, do dia 13/04 durante ronda no Malhado a guarnição das motos PETO 68, foi informada de um roubo na praia do Marciano, sendo as vitima 03 mulheres e que os elementos haviam fugido, sentido a Rua Uruguaiana, onde foram alcançados e detidos: CHARLES MATOS DA SILVA, 37 anos, e V N, 16 anos, com os mesmos foram recuperados uma maquina fotográfica digital e uma bolsa contendo objetos pessoais, sendo reconhecidos pelas vítimas. Os acusados foram conduzidos até a DP.

APREENSÃO DE DROGAS E ARMA DE FOGO

:: LEIA MAIS »

Ilhéus recebeu competidores de Enduro no final de semana

O esporte radical tomou conta de Ilhéus neste final de semana. Na sexta-feira, 12, cerca de 500 participantes do Campeonato Brasileiro de Enduro, incluindo atletas e equipes, chegaram à cidade, completando parte do trajeto, que teve saída em Porto Seguro, passando por Canavieiras, com chegada em Itacaré, no domingo, 14. Segundo o coordenador geral da prova, Carlos Conceição, Ilhéus é parada obrigatória. “A cidade possui uma infraestrutura adequada tanto para a realização da prova, quanto para o acolhimento das equipes com hotéis, bares e restaurantes confortáveis”, afirmou.

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, recebeu os atletas do Campeonato - Foto Alfredo Filho

O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio, Carlos Machado, recebeu os atletas do Campeonato – Foto Alfredo Filho

Os 200 atletas e suas equipes, começaram a chegar na cidade por volta das 12h30min e foram recebidos pelo vice-prefeito e secretário municipal de Indústria e Comércio, Carlos Machado. A prova compreende as categorias de moto e de quadriciclos, reunindo competidores de todo o país.

Este é o segundo ano que a competição passou por Ilhéus. Aqui os competidores descansaram, receberam instruções para as etapas seguintes e aproveitaram os atrativos turísticos da cidade. “A prova acaba sendo também uma atividade turística, afinal são competidores de todo o país e muitos deles não conhecem as cidades baianas, e, por gostarem, acabam voltando com suas famílias e amigos”, destacou Conceição.

Cerca de 500 participantes do Campeonato Brasileiro de Enduro agitaram Ilhéus - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus (14)

Cerca de 500 participantes do Campeonato Brasileiro de Enduro agitaram Ilhéus – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.

Enduro é uma modalidade fora de estrada de motocicílistico. É uma prova de regularidade que realiza-se num percurso de veredas, pistas ou estradas abertas à circulação normal. Integradas ao percurso, encontram-se várias provas classificatórias (organizadas em locais fechados ao tráfego normal, sob quaisquer codições do tempo), na qual o desempenho do piloto é determinante para sua classificação no enduro.

Devem realizar-se três ou mais voltas ao percurso em cada dia de prova. Cada volta deve ter uma distância máxima de 50 km, incluindo as classificatórias. O tempo máximo para percorrer cada volta deve ser de 1h30min, e a duração de cada dia de competição deve ser entre cinco horas e sete horas.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.04.2013

MPF/BA participa de ato público contra a PEC 37 que tira o poder de investigação do MP e órgãos de controle

“A investigação é indissociável da missão constitucional do Ministério Público na titularidade da ação penal”, disse a procuradora da República Melina Flores durante a mobilização na sede do Ministério Público Estadual da Bahia

O Ministério Público Federal na Bahia (MPF/BA), representado pela procuradora da República Melina Montoya Flores, participou na última sexta-feira, 12, do ato público contra a aprovação da proposta da Emenda à Constituição nº037 (PEC 37), na sede do Ministério Público Estadual (MP-BA). Em tramitação no Congresso Nacional, a emenda, caso aprovada, tira o poder de investigação criminal do Ministério Público e de outras instituições. A mobilização, que ocorreu em várias unidades do Ministério Público no Brasil, contou com a presença de diversas autoridades públicas, jurídicas e políticas, além de jornalistas, representantes de conselhos de classe, de órgãos, entidades e membros da sociedade civil. Todos disseram não à emenda, já batizada de PEC da impunidade.

Integrante da Divisão de Combate à Corrupção (Diccor) do MPF/BA, Melina destacou que a PEC retira do Ministério Público e dos órgãos de controle a função essencial de investigar, restringindo-a à polícia judiciária. “É um retrocesso inegável a aprovação de uma emenda dessa natureza, tendo em vista que a investigação é indissociável da missão constitucional do Ministério Público na titularidade da ação penal”, afirmou a procuradora, destacando importantes atuações resultantes desse poder de investigação do MPF, a exemplo das Operações Sanguessuga, Anaconda e, especialmente, do caso do Mensalão, cujo resultado foi destaque, até mesmo, em âmbito internacional.

:: LEIA MAIS »

Maria Regina Canhos / Um dia de prostração

Não há como fugir de certos dias escuros e sombrios em que a tristeza parece tomar conta de tudo e deixar poucas opções. A gente se sente mal, “pra baixo”, com uma melancolia que agrada e atrapalha ao mesmo tempo. Digo agrada porque, às vezes, a gente parece até gostar de estar triste. Parece ser ocasião para um contato íntimo; encontro consigo mesmo, introspecção e análise crítica de nossa postura diante dos acontecimentos. Momento de constatações e propositura de novas alternativas diante de mesmas situações vivenciadas, talvez, durante anos a fio sem qualquer perspectiva de mudança. Digo atrapalha porque, normalmente, ao entrarmos nesse turbilhão de constatações não conseguimos nos desvencilhar tão facilmente quanto pensávamos que seria possível. Às vezes, ficamos horas assim; às vezes, dias. Devemos estar atentos para que nossa prostração não evolua para a angústia ou a depressão. Tudo vai depender da ênfase que dermos a ela. Devemos nos esforçar para dosar o tempo que despendemos entristecidos. Ele não deve ultrapassar o período necessário para as constatações mais emergentes. Se você está triste há vários dias, cuidado e preste atenção, pois pode estar supervalorizando sua prostração e caminhando para a autocomiseração, tipo de coisa que não ajuda em nada.

:: LEIA MAIS »

ILHÉUS / Contribuintes têm até esta sexta-feira, 19, para pagar IPTU com 20% de desconto

Contribuintes têm até esta sexta-feira, 19, para efetuar o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013, com o desconto de 20%, no Setor de Tributos da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), no térreo do Palácio Paranaguá, no período das 8h30 às 18 horas. Com o tema ‘Vamos Reconstruir Ilhéus’, a prefeitura oferece ao contribuinte duas opções de pagamento do imposto. Além da cota única com desconto, é possível pagar o IPTU em até oito vezes, sendo que a primeira parcela vence também nesta sexta, 19. Dos 64.305 imóveis cadastrados pela Prefeitura Municipal de Ilhéus, 80% já receberam o carnê de pagamento.

O contribuinte que não recebeu o carnê em sua residência deve procurar o Setor de Tributos da Sefaz no horário comercial. Ainda é possível imprimir o boleto através do site da Prefeitura (www.ilheus.ba.gov.br). Basta informar o número da inscrição do imóvel para obter o Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

Quem não efetuar o pagamento do IPTU no tempo determinado deve ficar atento às penalidades aplicadas como multa e juros a cada dia de atraso. Quem estiver com pendências com o imposto relativas a anos anteriores deve procurar, em horário comercial, a administração tributária do município.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 15.04.2013

Reiniciam ensaios da próxima peça do Teatro Popular de Ilhéus

O elenco do Teatro Popular de Ilhéus (TPI) volta a ensaiar seu próximo espetáculo: 1789 – Engenho de Santana – Uma Revolução Histórica. O cronograma de atividades foi reiniciado no último dia 08 e seguem de segunda a sexta-feira, na Tenda do TPI, na Avenida Soares Lopes. Durante as tardes de quinta-feira, atores, atrizes, músicos e bailarinos participam de estudo dirigido com o historiador pós-doutor Marcelo Henrique Dias. A data prevista para estreia é 02 de julho.

A montagem foi uma das contempladas pelo edital setorial de teatro do Fundo de Cultura da Bahia. Suas atividades preparatórias começaram em novembro do ano passado, com o projeto de debates Improviso, Oxente! sobre a Ilhéus do período colonial e o Engenho de Santana. Mas, com a demora de liberação dos recursos, sofreram uma pausa.  As ações puderam recomeçar após o pagamento da primeira parcela do financiamento previsto, permitindo o cumprimento do cronograma estabelecido.

Além dos artistas do TPI, o espetáculo conta com atores, músicos e bailarinos do Terreiro Matamba Tombenci Neto. O grupo é remanescente do Engenho de Santana, onde, entre 1789 e 1791, aconteceu a rebelião dos escravos que inspira a peça. Além dos ensaios, leituras e estudos regulares, entre os dias 24 e 27 deste mês, o elenco participará de oficina com o dramaturgo e diretor teatral Márcio Meirelles.

O espetáculo

Para contar a história da primeira greve do Brasil, 1789 – Engenho de Santana – Uma Revolução Histórica começa no futuro, em uma fábrica de processamento de cacau no ano de 2089. Nela, funcionários insatisfeitos, relembram o levante dos escravos ocorrido 300 anos antes. E, assim, começará a ser contada a história de quando negros paralisaram seus trabalhos, tomaram o Engenho e entregaram uma carta de reivindicações aos colonos. O texto e a direção são de Romualdo Lisboa. A produção é de Pawlo Cidade, através da entidade sociocultural Associação Comunidade Tia Marita.

 





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia