WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Trabalhadores de Ilhéus vão aderir à greve nacional da educação

 Greve Nacional

Greve Nacional


Os trabalhadores em educação de todas as escolas públicas de Ilhéus estarão aderindo à Greve Nacional da categoria, promovida pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que acontecerá entre os dias 23 e 25 de abril. O objetivo é debater a valorização dos profissionais de educação e intensificar a luta para que o piso salarial nacional seja efetivamente aplicado em todo o país. Somente em Ilhéus, cerca de dois mil trabalhadores em educação estarão aderindo à paralisação, que atendem a cerca de 40 mil estudantes das redes municipal e estadual.

Além da paralisação e do debate sobre a valorização da educação pública, a APPI-APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, realizará no próximo dia 25 de abril, às 8h30min, no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (antigo Colégio Estadual de Ilhéus), a assembleia temática sobre Aposentadoria e Saúde, com o objetivo de esclarecer a categoria sobre a questão da previdência. A assembleia temática será aberta com a exibição do vídeo “Vida Viva”. Em seguida acontecerá a palestra sobre “Aposentadoria por tempo de serviço e fator previdenciário”, tendo como facilitados o representante da Previdência Social de Itabuna, Murilo Franco. Ainda na parte da manhã será realizada a palestra sobre “Regime próprio da Previdência”, ministrada pelo advogado e assessor jurídico da APPI-APLB-Sindicato, Iruman Contreiras.

De acordo com a presidente da APPI, Enilda Mendonça, a assembleia temática será um momento importante para o esclarecimento de dúvidas, não somente para os trabalhadores em educação que estão em fase de aposentadoria, mas também aqueles interessados em conhecer mais os seus direitos. O encontro também pretende abordar outros assuntos ligados à questão da aposentadoria, como o perfil sócio-econômico, perfil funcional e participação sindical e social, além de questões motivacionais, como o envelhecimento com prazer.

A presidente da APPI informa que a greve nacional faz parte de uma das ações da 14ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, promovida pela CNTE, que debaterá questões como a importância da valorização dos trabalhadores em educação para a realização do direito à educação com qualidade e equidade. O presidente da CNTE, Roberto Leão, alerta que a proposta é chamar a atenção dos governos, de todas as esferas administrativas, para a importância de se cumprir integralmente a Lei do Piso do Magistério e de se valorizar todos os trabalhadores em educação com salário digno, carreira atraente, jornada compatível com as demandas profissionais e condições adequadas de trabalho.

Ciclo de Palestras – Estudos Culturais Contemporâneos

Criação e arte: Álvaro Coelho Designer Gráfico.

Criação e arte: Álvaro Coelho
Designer Gráfico.

Prefeitura de Itabuna

Vigilância Sanitária interdita fábrica de coco em Itabuna

Na manhã desta quinta-feira, 18, a Divisão de Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal de Saúde interditou uma fábrica de coco ralado situada no bairro São Judas em Itabuna, após denúncia anônima. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Antônio Carlos Carvalho, a fábrica estava funcionando normalmente, produzindo uma grande quantidade de coco desidratado, porém as condições são totalmente insalubres.

VIGILÂNCIA

VIGILÂNCIA


Os fiscais da Vigilância Sanitária também observaram botijões de gás em local impróprio, funcionários trabalhando com trajes indevidos e outros adereços proibidos por lei, como anéis e pulseiras, além da ausência de equipamentos necessários e obrigatórios. De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, estavam claros os riscos para a população, por conta da situação de contaminação. “É muito reaproveitamento, o coco fica exposto ao tempo, as máquinas estão enferrujadas e o local de lavagem e limpeza do coco antes de ser partido é junto do local de fabricação”, explicou Carvalho.

Segundo Antônio Carlos Carvalho não houve alternativa a não ser interditar a fábrica. Ele explicou que o setor não pretende fechar as indústrias que funcionam na cidade, mas adequá-las para que tenham um mínimo de segurança, sigam as normas de higiene e possam colocar no comércio de Itabuna produtos saudáveis, com qualidade segundo as normas de saúde.

___________________________________
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social

Governo capacita funcionários da Bahia Cacau

Com o objetivo de elevar a qualidade dos chocolates produzidos pela Bahia Cacau, primeira fábrica de chocolates da agricultura familiar do país, o governo estadual, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa da Sedir, realizou, nesta terça-feira (16), no município de Ibicaraí, na região sul do estado, uma capacitação envolvendo vários funcionários da unidade.

O curso, também destinado a técnicos da CAR e membros da Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária da Bacia do Rio Salgado e Adjacências (COOPFESBA), entidade responsável pela gestão da fábrica, permitiu à unidade receber a capacitação em Classificação de Cacau de Qualidade.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a CAR e a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – Ceplac, órgão do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que atua nos estados da Bahia, Espírito Santo, Pará, Amazonas, Rondônia e Mato Grosso.

De acordo com os técnicos da área de qualidade da CEPLAC, William Souza da Silva e Joseval Menezes de Martins, para obter um produto final de qualidade é necessário classificar o cacau observando fatores como aroma, umidade e existência de mofo antes da aquisição das amêndoas.

:: LEIA MAIS »

EXPOSIÇÃO / Jane Hilda Badaró

JANE HILDA EXPÕE NO MUSEU DA PIEDADE, NA CASA DE CULTURA  SÁ BARRETO, NO JOQUEY CLUB DE SÃO PAULO, E ABRE SEU ATELIÊ PARA VISITAÇÃO PÚBLICA.

JANE HILDA_ EXPOSIÇÃO.

  ANARLEIDE MENEZES  E  JANE HILDA

 Sob a curadoria de Anarleide Menezes, cerca de vinte (20) pinturas da artista plástica Jane Hilda Badaró- de fases distintas do seu processo criativo – podem ser vistas de 20 de abril a 20 de maio, no Museu da Piedade, situado no Convento gótico das Freiras Ursulinas – datado de 1916. O Museu tem a missão de contribuir para a valorização da história da Região Sul da Bahia, promover a Consolidação da memória social, ser instrumento de acesso a bens culturais para a comunidade local, além de ser importante pólo de visitação turística de Ilhéus, pela sua bela arquitetura.

Artista Plástica, Jane Hilda Badaró.

Artista Plástica, Jane Hilda Badaró.

Trabalhos de Jane Hilda podem ser visitados também no Restaurante e Casa de Cultura Sá Barreto – bairro Jardim Savóia – em Ilhéus. Conforme Raymundo Sá Barreto Neto, curador daquela Casa de Cultura, “estão ali expostas pinturas que a artista ilheense fez no ano de 2012, e que compõem a série realizada em homenagem ao centenário de nascimento do escritor Jorge Amado”. Para ele, as telas estão muito bem contextualizadas ali, visto que o saudoso historiador e Tabelião Sá Barreto, era conhecido como “o arquivo vivo de Jorge Amado”, de quem era grande amigo.

Na sequência de seus agendamentos, Jane Hilda destaca a abertura do seu Ateliê, a partir do mês de maio, instalado na casa onde reside e viveu a infância – um sobrado antigo, que marca suas raízes familiares, na Avenida Soares, centro da cidade. “Pretendo estar presente quando as pessoas vierem conhecer minha arte, por isso o Ateliê ficará aberto em horários diversificados – conforme minhas conveniências diárias – visto que tenho também atividades acadêmicas e jurídicas a cumprir”, diz.  Além de artista plástica ela é advogada e professora do curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz- UESC.

Ainda em maio vindouro, Jane Hilda participa da VII Exposição Coletiva do Jockey Club de São Paulo, sob curadoria de Fabio Porchat, diretor da Academia Latino Americana de Arte. A ALA, entidade a qual ela se filiou à partir de convite do próprio Porchat, é uma das mais expansivas e profícuas entidades culturais pátrias, colaborando como carro-chefe para o estreitamento cultural dos países latino-americanos e congregando artistas e intelectuais por meio de eventos nacionais e internacionais do mais alto nível técnico e artístico.

15º ENCONESPE DO CENTRO ESPÍRITA PORTO DA ESPERANÇA – ILHEÚS-BA

CLIQUE PARA AMPLIAR.

CLIQUE PARA AMPLIAR.

Saudações a São Jorge pela proteção ao município de Ilhéus

Única Imagem de São Jorge sem o cavalo da América Latina - Foto Alfredo Filho - Secom Ilhéus (2)

Única Imagem de São Jorge sem o cavalo da América Latina – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.

A próxima terça-feira, 23 de abril, é dia de louvor a São Jorge, o santo guerreiro protetor de Ilhéus. E o clima de saudações ao padroeiro já se espalhou pela cidade desde domingo, dia 14, quando teve início a novena em adoração ao santo, com uma carreata organizada pela Diocese de Ilhéus, convidando a população para a festa, que ocorre na Igreja Matriz de São Jorge, no centro da cidade.

Este ano, o tema central da festa é Jubileu da Diocese de Ilhéus, Cem Anos de História à Luz da Fé no Deus Uno e Trino. Conforme o Padre Ednilson Vivas as festividades começam sempre às 19 horas, com uma missa. Em seguida, há palestras e debates sobre um tema da contemporaneidade, com a participação de grupos, entidades e convidados representantes de todas as zonas e paróquias do município.

Logo após as orações e debates, ocorre uma quermesse, no largo da igreja, com a promoção de jogos e a comercialização de comidas típicas e salgados diversos, com renda destinada a ações da igreja. Todas as noites são animadas por um grupo musical. Para o maior conforto dos fiéis e devotos, a Prefeitura Municipal de Ilhéus assegurou serviços básicos durante os dias da festa, como limpeza e iluminação, bem como a estrutura do palco, toldos e barracas.

:: LEIA MAIS »

DIRETORIA DA CDL DE ILHÉUS SE REÚNE COM O PREFEITO JABES RIBEIRO

O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Ilhéus, Paulo Ganem, apresentou esta semana a nova diretoria da entidade ao Prefeito municipal, Jabes Ribeiro. O encontro, que contou com a participação do vice-prefeito Carlos Machado (Cacá) e alguns assessores, foi realizado no salão nobre do Palácio Paranaguá.

Prefeito _cdl

O assunto em destaque foi a Campanha Tríplice 2013, evento fixo do calendário anual de eventos da entidade e que tem como objetivo principal fomentar as vendas no comércio durante o período em que são comemorados os Dias das Mães, dos Namorados e São João. Os participantes conheceram as peças publicitárias e a formatação da Campanha que foram desenvolvidas pela Maximídia Propaganda e em breve estarão nas ruas e nos diferentes veículos de comunicação da nossa cidade e até região. As ações que vão movimentar o comércio – inclusive os de bairros – como decoração e iluminação, palestra motivacional e os sorteios de prêmios foram apresentados pelo gerente de relacionamento da CDL de Ilhéus, Marcus Vinícius Bastos.

O prefeito Jabes Ribeiro, como sempre fez em administrações anteriores, confirmou apoio à entidade na realização da Campanha, dentro das possibilidades da prefeitura. “Jabes Ribeiro, juntamente com o nosso companheiro lojista e agora vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio Carlos Machado (Cacá), foram extremamente receptivos e solícitos. Todos sabem a importância dessas campanhas promocionais e ações realizadas pela CDL para termos um comércio forte, consolidado, elevarmos a auto-estima dos comerciantes e comerciários e, sobretudo, para a arrecadação municipal. Temos certeza que, além dos nossos parceiros da iniciativa privada, teremos apoio total da prefeitura e o evento será um grande sucesso. Todos sairão ganhando”, concluiu Ganem.

Termina nesta sexta, 19, prazo para pagamento do IPTU com desconto de 20%

A Prefeitura de Ilhéus encerra nesta sexta-feira, 19, o prazo para o pagamento da cota única do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013, com o desconto de 20%. Os contribuintes que não receberam o carnê devem dirigir-se ao Setor de Tributos, localizado no térreo do Palácio Paranaguá, Centro, no período das 8h30 às 18 horas para efetuar o pagamento.

O boleto está disponível também no site www.ilheus.ba.gov.br, bastando informar o número da inscrição do imóvel para imprimir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM). O não pagamento do tributo no prazo correto gera multa e juros a cada dia de atraso.

Além da cota única com desconto, o IPTU pode ser parcelado em até oito vezes, sendo que a primeira parcela vence também nesta sexta, 19. Segundo o secretário municipal da Fazenda, Marco Carmo, estão cadastrados pela Prefeitura de Ilhéus 64.305 proprietários de imóveis que devem pagar o imposto.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 18.04.2013

Ilhéus deve vacinar mais de 34 mil pessoas contra a gripe

Iniciada esta semana, a campanha de vacinação contra a gripe (influenza) deve atingir mais de 34 mil pessoas em todo o município de Ilhéus. Segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até o dia 30 de maio, os postos de vacinação na zona urbana funcionarão das 8 às 17 horas. E no próximo sábado, 20, dia de mobilização nacional da campanha, além dos postos da zona urbana, equipes de vacinadores da rede municipal atenderá em postos extras instalados na Central de Abastecimento do Malhado e no Banco da Vitória.

Os grupos prioritários para receberem a vacina contra a gripe influenza são as crianças na faixa etária de seis meses a dois anos de idade, idosos, trabalhadores da saúde, gestantes, puerperas (até seis meses após o parto), doentes crônicos e indígenas. As categorias de doenças crônicas são respiratória, cardíaca, renal, hepática e neurológica.

A população da zona rural de Ilhéus está sendo atendida através de duas equipes em unidades móveis. Na terça-feira, dia 16, a campanha esteve nas localidades de Aritaguá e Sambaituba. Nessa quarta-feira, 17, as equipes estão vacinando nas comunidades de Couto, Urucutuca e Campinhos. E nesta quinta-feira, 18, o atendimento acontece em Santo Antonio e Carobeira. O período da campanha contra a gripe na zona rural prossegue até o proximo dia 26.

Zona urbana – As salas de vacina na zona urbana estão funcionando nos seguintes postos de saúde: na zona central, no CAE III (antigo Sesp), Almiro Vinhaes (Princesa Isabel), Programa de Saúde da Família (PSF/Conquista) e Policlínica Municipal da Conquista. Na zona sul, no Centro de Saúde do Hernani Sá (Urbis), Centro de Saúde de Olivença, e nos PSFs dos bairros Nelson Costa e Nossa Senhora da Vitória.

Na zona oeste, as salas de vacina funcionam nos postos de saúde I, II e IV do bairro Tetônio Vilela, no centro de saúde de Vila Cahoeira e nos PSFs I e II do Salobrinho. Na zona norte da cidade, a campanha de vacinação acontece no centro de saúde Sarah Kubitschek, no Malhado, no Centro Social Urbano (CSU) da Barra e no centro de saúde do Iguape.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 17.04.2013

ILHÉUS / 68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA

COMANDO DE POLICIAMENTO REGIONAL SUL

68ª COMPANHIA DE POLÍCIA MILITAR

 68ª CIPM REALIZA OPERAÇÃO E APREENDE GRANDE QUANTIDADE DE DROGAS NO ALTO DA GAMBOA

 No dia 17/04/2013, por volta das 16h10min, Policiais Militares desta CIPM, a bordo das viaturas PETO68, realizaram operações no Alto da Gamboa, resultando em apreensão de 10 quilos de maconha prensada distribuída em 22 tabletes e 504 gramas de cocaína.  Todo o material apreendido estava em poder de: ANTONIO ROBERTO DOS SANTOS, 35 anos, VANUZIA POLVORA PEREIRA, 35 anos e JONH VITOR SANTOS DE SOUZA, 21 anos. Os acusados e todo material apreendido foram apresentados no plantão da 7ª COORPIN.

CAPA R2CPRESS

Fotos: PM. MONT/R2CPRESS

O Comando da 68ª CIPM continua contando com o apoio da sociedade, através de denúncias, através do e-mail: denuncia68pm@hotmail.com.

Secretaria Municipal de Cultura (Secult)

Nota de esclarecimento

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) esclarece que não está boicotando o ator José Delmo e que o mesmo não possui nenhum vínculo formal com a entidade. Ao contrário, o ator teve licença para atuar durante os meses de janeiro a março, executando seu trabalho de “contador de histórias” no Auditório Sosígenes Costa, bem como no período do Aleluia Ilhéus Festival. O Auditório que foi utilizado pelo ator possui uma agenda com outros eventos. O ator foi informado em janeiro deste ano que haveria esta interrupção.

Contudo, é preciso esclarecer que a Casa de Cultura Jorge Amado, corresponde a um museu, cujo acervo contém peças que resgatam a história e memória do literato. Nesse sentido, torna-se inviável a promoção de outras manifestações no local, que deve estar livre para a circulação de turistas e moradores que querem apreciar e conhecer melhor a história do escritor. Ainda há o agravante de que espaço sendo público não pode favorecer a apenas e exclusivamente a um ator.

Portanto, a presença do ator José Delmo, no local de modo contínuo, como ele pretende – inclusive favorecendo a entrada de pessoas estranhas ao serviço cultural prestado – torna-se um inconveniente para os visitantes e, desse modo, acaba gerando problemas graves aos funcionários da casa, que precisam do espaço, assegurando a melhor conservação e preservação das peças, bem como para melhor atender às pessoas que frequentam o local. A decisão da Secult não foi tomada exclusivamente pelo Secretário, mas por todo o corpo técnico em comum acordo.


Secretaria Municipal de Cultura
Ilhéus – 17.04.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia