:: ‘Notícias’
Vereadores de Salvador conhecem projeto da ponte Salvador-Itaparica
Como conter ou se apropriar da especulação imobiliária que acontece no centro antigo da capital baiana e nos municípios de Itaparica e Vera Cruz, tendo como horizonte a construção da ponte Salvador-Itaparica a partir de 2014? Este foi um dos questionamentos dos vereadores de Salvador para o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, durante o encontro realizado nesta terça-feira (26) à noite, na sede da Secretaria do Planejamento (Seplan).
De acordo com o titular da pasta do Planejamento, este é um dos desafios da modelagem econômico-financeira do empreendimento, mas existem instrumentos jurídico-institucionais praticados em outros lugares, a exemplo do projeto do Porto Maravilha, no Rio de Janeiro, que devem ser analisados. “Para atrair o interesse de investidores e conseguir financiamento para as obras, o município autorizou o aumento do potencial construtivo na região, ou seja, permitiu a construção além dos limites atuais, com exceção das áreas de preservação. Para explorar este novo potencial construtivo, os interessados deveriam comprar os Certificados de Potencial Adicional Construtivo (CEPACs) e todo o valor arrecadado com a venda dos CEPACs foi, obrigatoriamente, investido na melhoria da infraestrutura urbana e em serviços na região”, explica Gabrielli.
Este foi o primeiro encontro entre o secretário e a recém-criada comissão especial para acompanhamento do projeto de construção da ponte Salvador-Itaparica. Na oportunidade, o secretário adiantou que na primeira quinzena de abril, a Seplan lançará editais de licitação para selecionar as empresas que farão o detalhamento dos estudos para a construção do empreendimento, a exemplo dos projetos de engenharia, estudos de impacto ambiental e socioeconômico (EIA/RIMA) e de impacto cultural e paisagístico.
Parceria
Projeto da Ponte Salvador-Itaparica é apresentado na Assembleia Legislativa
Na primeira quinzena de abril, a Secretaria do Planejamento da Bahia (Seplan) lançará editais de licitação para selecionar as empresas que farão o detalhamento dos estudos para a construção da Ponte Salvador-Itaparica, a exemplo dos projetos de engenharia, estudos de impacto ambiental e socioeconômico (EIA/RIMA) e de impacto cultural e paisagístico. O anúncio foi feito pelo secretário do Planejamento, José Sergio Gabrielli, na manhã de hoje (26), na Assembleia Legislativa, onde esteve como convidado da audiência realizada pela Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da instituição.
Com a presença de 31 deputados, a sessão especial foi uma oportunidade do secretário apresentar o projeto do Sistema Viário Oeste (SVO), do qual a ponte faz parte, bem como tirar as dúvidas dos legisladores estaduais. Entre as questões mais frequentes expostas pelos deputados estava a fonte de recursos para financiar o projeto, estimado em R$ 7 bilhões. Gabrielli explicou que o ano de 2013 será dedicado ao detalhamento e aprofundamento dos estudos e um desses aspectos é a modelagem econômico-financeira, que indicará o modelo de financiamento.
O secretário esclareceu que o valor estimado não é apenas para a construção da ponte, mas sim para o conjunto de intervenções que integram o SVO, como a duplicação das rodovias, desapropriações e investimentos em infraestretura. Segundo Gabrielli, 40% do custo da construção é com as fundações da ponte. Porém, a partir de informações técnicas sobre o subsolo da Baía de Todos-os-Santos, obtidas com as sondagens de geotecnia, que também farão parte do conjunto de editais a serem lançados em abril, poderão ser apresentadas soluções tecnológicas de engenharia que possam reduzir os valores.
“Esse projeto é muito importante para o desenvolvimento econômico e social do Estado e tem forte impacto, principalmente, no Recôncavo, Região Metropolitana de Salvador e Baixo Sul. Nossa perspectiva é de maximizar os impactos positivos e minimizar os negativos. Por isso, estamos nos debruçando em estudos detalhados”, destacou Gabrielli.
Indagado pelo deputado Uziel Bueno, presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa, sobre pedágio na ponte, o secretário reiterou que a modelagem econômico-financeira ainda está sendo desenvolvida, porém, há a determinação de que os valores a serem cobrados não poderão ultrapassar os que são praticados hoje no sistema ferryboat.
68ª CIPM
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão aas 4 setinhas (Lado direito).
Câmara Municipal de Ilhéus
ASSESSORIA DE IMPRENSA
| Nº | 17 | Ascom/CMI |
Data | 26/03/2013 |
| Desempenho positivo faz Câmara Municipal bater recorde, nessa legislatura |
Em seu discurso de posse à presidência da mesa diretora da Câmara Municipal de Vereadores de Ilhéus para o biênio 2013/2014, o vereador Josevaldo V.Machado, o popular Dr. Jó, chamou à atenção de todos os demais edis de que iria trabalhar, arduamente, para aproximar o povo do legislativo e, que esta casa, andaria lado a lado com os ilheenses, e acima de tudo, com seriedade e transparência. E, assim, tornar-se-à, inconteste, a afirmativa acima, quando observamos assiduidade dos vereadores nas sessões, numa clara demonstração de suas responsabilidades, por ocasionarem um recorde, absoluto, alcançado em comparação ao mesmo período das duas últimas legislaturas na aprovação de Projetos de Leis( 039 ); Indicações ( 251 ); Requerimentos ( 048 ); Moções ( 023 ) e Projetos de Resoluções ( 004 ).
Segundo observadores, os dezenove vereadores, muito contribuíram para este brilhante desempenho da Casa do Povo( Câmara Municipal), nesses quarenta dias de legislatura. E, na ótica de Ivo Evangelista- “ o desempenho dessa legislatura, rogamos ao nosso Deus, deverá continuar sempre assim, atenta aos interesses do povo da nossa Ilhéus, ”enfatizou o parlamentar.
Promoção: Páscoa Deliciosa Mercado do Cacau

Celebrando a semana da Páscoa, o Portal Mercado do Cacau lança sua segunda promoção via rede social: “Páscoa Deliciosa Mercado do Cacau” presenteando a um sortudo com uma deliciosa cesta com chocolates.
Para participar basta o usuário curtir a Fanpage do Mercado do Cacau, acessar através da página a promoção, participar e compartilhar o flyer da promoção.
Para concorrer a Cesta o internauta deverá:
1. Curtir a Fanpage do Portal Mercado do Cacau!
2. Acesse na aba a barra de “Promoções” e em “Quero Participar”
3. Compartilhar o “flyer” da promoção “Páscoa Deliciosa Mercado do Cacau!”
Simples assim! Boa sorte!
Convidamos também os nossos seguidores do Twitter que também são bem vindos ao Facebook e podem participar a promoção cumprindo as instruções acima!
A fanpage do Portal Mercado do Cacau disponibiliza hoje através dos feeds de noticias, os principais conteúdos do dia permitindo a interação do fã com o Portal, os internautas podem comentar a noticia, curtir, compartilhar, multiplicando em sua Linha do Tempo os conteúdos que forem do seu interesse.
O Portal Mercado do Cacau é um site especialista em conteúdos do Agronegócio com foco no Cacau e Chocolate e disponibiliza, notícias, cotações, previsão do tempo, artigos escrito por especialistas da cacauicultura, eventos, e também hospeda a TV Mercado, uma web tv com temas relacionados unicamente sobre agronegócio. E o melhor, todo o conteúdo é disponibilizado de forma gratuita!
Curta o Portal Mercado do Cacau no Facebook e acesse o site www.mecadodocacau.com.br e receba informações atualizadas sobre a cultura do cacau e agronegócio geral!
Prefeitura de Ilhéus intensifica melhorias nas estradas vicinais
A Prefeitura de Ilhéus, através da Gerência de Ações Regionais, segue com melhorias da malha viária que liga a cidade à zona rural. Nesta terça-feira, 26, a gerência realizou o serviço de patrolamento na via que á acesso ao distrito de Ribeira das Pedras. Segundo o titular da pasta, José Víctor Pessoa, a ação teve início na estrada vicinal que faz a ligação entre o bairro do Iguape e as localidades de Aritaguá, Sambaituba e Vila Olímpio.
José Víctor Pessoa afirmou que o objetivo da atual gestão é facilitar o tráfego de veículos, buscando sempre priorizar os pontos críticos onde estão concentradas ladeiras e o maior tráfego. A conclusão desta ação de patrolamento está prevista para ocorrer na fazenda Santa Rita, às margens da rodovia Ilhéus-Uruçuca.
A Gerência de Ações Regionais também prestou o mesmo serviço na zona sul da cidade. “Já recuperamos dois trechos da estrada do povoado de Sapucaeira, região de Olivença, que impediam a passagem de veículos naquela localidade. O nosso cronograma prevê para abril a recuperação de toda a estrada”, disse o gerente.
—
AI/PMI
Aleluia Ilhéus Festival valoriza artistas locais
Segundo o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, pelo menos 200 artistas locais, entre músicos, atores, artistas plásticos, artesãos e dançarinos, terão a oportunidade de mostrar seus trabalhos durante o ‘Aleluia Ilhéus Festival’, que vai ocorrer entre os próximos dias 28 e 31 de março, durante o feriado da Semana Santa. “Uma das propostas do evento é incentivar e valorizar a produção de artistas locais, reafirmando a identidade cultural da cidade”, frisou o secretário, ressaltando também a importância do evento para dinamizar o setor turístico do município.
Após o seminário de abertura, na quarta-feira 27, no Centro de Convenções Luís Eduardo Magalhães, o Aleluia Ilhéus Festival terá uma imensa programação, envolvendo várias vertentes da produção artística regional e nacional. Na quinta-feira, 28, se apresenta no palco montado na Praça Dom Eduardo, o músico Robson Carvalho, com um show de voz e violão. Em seguida, a atriz Janete Lainha exibe o espetáculo ‘É hora do Cordel’, depois entram em cena os intérpretes da MPB, Délio Santiago e Lito Vieira.
O evento vai contar com a estreia do Circo-Teatro Popular, armado na Avenida Soares Lopes, que traz a Companhia Casa Aberta de Teatro com ‘O bando honesto’. Ainda na mesma noite, o público poderá prestigiar o ‘Auto do boi da cara preta’. Depois, é a vez do grupo Arte no Atto, com ‘A Via Sacra em versos’, seguido do Teatro Popular, com ‘Teodorico Majestade’.
Na mesma noite, a coordenação do ‘Aleluia Ilhéus Festival’ reservou espaços para o espetáculo ‘Estátua viva’, o grupo Maktub Performance, com ‘Coronéis e coronéis’, Chiranjinho Dance e a apresentação de baianas e do grupo Meninas da Fé, com o hino do centenário da diocese de Ilhéus. O padre Fábio de Mello será o responsável pelo encerramento da programação da quinta-feira, 28.
Programação da sexta-feira
DJ e escritores marcam presença nesta quarta na Casa dos Artistas
O DJ Jef Rodriguez e os escritores Daniela Galdino e Piligra serão as atrações desta quarta-feira (27). Às 17 horas, o vocalista da banda OQuadro monta sua pick up e toca suas pesquisas musicais mais recentes em frente à Casa dos Artistas. Mais tarde, a partir das 19 horas, a Mondrongo Livros, editora do Teatro Popular de Ilhéus (TPI), realiza o segundo encontro com escritores deste mês, no interior do espaço cultural. As duas atrações são gratuitas.
Além de música, o projeto Transeunte também traz poesia. Na última quarta-feira (20), Gustavo Felicíssimo foi convidado a declamar poemas, tendo o blues como música de fundo para o recital. Amanhã, está garantida a participação de André Rosa. O DJ Jef Rodriguez ainda aproveita a oportunidade para trazer alguns de seus alunos da Fundação Fé e Alegria para colocarem em prática a discotecagem.
O encontro com escritores será mediado por Gustavo Felicíssimo, coordenador de Literatura do TPI. “Os convidados falarão a respeito do processo criativo, influências, seus livros e sobre questões fundamentais que envolvem a criação, tudo com a participação ativa do público”, explica o mediador.
Outro objetivo do encontro é difundir a obra de autores sulbaianos entre os leitores da região. Na primeira edição, foram convidados Rodrigo Melo e Heitor Brasileiro Filho, que, recentemente, lançaram suas obras pela Mondrongo Livros. Amanhã, além da parte literária, estão previstas performances das cantoras Potira Castro e Neia Dendê.
Secretário apresenta na Assembleia o projeto do Sistema Viário Oeste
O secretário do Planejamento do estado da Bahia, José Sérgio Gabrielli, participou na manhã desta terça-feira (26) de uma reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa, sob a presidência dos deputados estaduais Herbert Barbosa (DEM) e Ângela Sousa (PSD), onde apresentou aos parlamentares o Projeto do Sistema Viário Oeste. A audiência contou com a participação de diversos deputados estaduais da base do governo e da oposição. O projeto do Sistema Viário Oeste inclui a Ponte Salvador-Itaparica, considerada como uma obra de grande importante para o desenvolvimento da Bahia.
De acordo com o secretário José Sérgio Gabrielli, a ponte é indutora de desenvolvimento econômico e social na capital e na ilha, o que vai possibilitar também o surgimento de um polo industrial e logístico. Ele adiantou que já no primeiro trimestre de 2014 será lançado o edital para a concessão da Ponte Salvador-Itaparica. O cronograma já foi estabelecido e inclui a publicação de estudos de engenharia e de impacto ambiental, bem como um plano de atração de indústrias.
ILHÉUS / Prefeitura inicia entrega de carnês do IPTU nesta terça-feira, 26
Como o tema ‘Vamos reconstruir Ilhéus’, a Prefeitura Municipal começou a distribuir na manhã desta terça-feira, 26, o carnê de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU). Para oferecer maior comodidade aos cidadãos, a prefeitura estendeu o prazo para pagamento da cota única até o dia 19 de abril, com desconto de 20%. Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento do imposto, poderá fazê-lo em até oito vezes, sendo a primeira parcela com vencimento no dia próximo dia 19/04 e as demais no dia cinco de cada mês.

Carnês do IPTU 2013 também podem ser adquiridos no setor de tributos da Prefeitura – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus.
A distribuição dos carnês teve início pelos condomínios e casas das zonas Norte e Sul. O secretário da Fazenda, Marco Carmo, explica que nessas localidades existem muitas casas de veraneio e a maioria dos proprietários não é de Ilhéus. “A ideia é aproveitar o feriado da semana santa para realizar a entrega dos carnês aos proprietários”, comentou o secretário.
Internet
EBDA apresenta Programas e Projetos no III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura
Diretores e técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), participaram, nesta sexta-feira (22), no hotel Pestana, em Salvador, do III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado da Bahia, e da III Conferência Estadual das Câmeras Setoriais da Agropecuária. O evento, promovido pela Seagri reuniu um grande número de agricultores, autoridades e profissionais envolvidos com o agronegócio, no Estado.
O simpósio teve como objetivo apresentar ao público as Políticas Públicas estaduais e federais executadas pelas instituições vinculadas à Secretaria de Agricultura. Foram mostrados os planejamentos, metas, e projetos referentes ao desenvolvimento e expansão do setor agropecuário baiano.
A EBDA, representada pela sua diretoria Executiva, apresentou as ações e os planos de trabalho desenvolvidos pela Empresa em todos os Territórios de Identidade da Bahia. O Programa Segurança Alimentar do Rebanho da Agricultura Familiar e Quintais Agroflorestais, ambos executados pela instituição, foram apresentados na Conferência pelos diretores Marcelo Matos e João Bosco.
O diretor de Pecuária, Marcelo Matos, disse que o evento é de grande importância para a agricultura familiar baiana. “Esta é uma oportunidade para se mostrar os trabalhos desenvolvidos na área, e tornar público as ações que estão sendo realizadas pelos Governos Estadual e Federal, principalmente a execução das Políticas Públicas no campo, que tem melhorado significativamente as condições de vida do agricultor familiar”, declarou Matos.
Estiveram presentes no evento, secretários de Agricultura de todo o Estado, e representantes das entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), além dos órgãos responsáveis pela promoção e desenvolvimento das atividades agrícolas.
Câmaras Setoriais
Ciclo de palestras marca abertura do Aleluia Ilhéus Festival
A primeira discussão da quinta-feira terá como eixo temático a Indicação geográfica sul da Bahia, Integração da Cadeia Produtiva do Cacau e Chocolate ao Turismo, conduzida pelo presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio, e professor do IFBA, a partir das 9 horas. Em seguida, o empresário Juarez Valduga, trará a Experiência do Enoturismo na Serra Gaucha, mostrando o desenvolvimento do turismo na região, a partir da produção do vinho.
Já partir das 11 horas, o economista da Comissão Executiva do Plano da lavoura Cacaueira (Ceplac), Antônio Costa Zuguaib, discutirá ‘O fator chocolate na economia regional’. Fechando o ciclo, o superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) na Bahia, Edval Passos Souza, vai proferir palestra sobre Economia Criativa.
































































