:: ‘Notícias’
Ilhéus mantém coleta de lixo na zona rural
A Gerência de Ações Regionais da Prefeitura continua realizando o serviço de retirada de lixo domiciliar e comercial em localidades da zona rural de Ilhéus. O titular da pasta, José Victor Pessoa, informou que nos distritos de Banco Central e Inema e no povoado de Pimenteira, a Prefeitura concluiu os serviços em dois dias seguidos, diante da quantidade acumulada de resíduos sólidos.
José Victor Pessoa explicou que “para evitar que esses locais se transformassem em lixões, o atual governo vem retirando semanalmente inúmeras caçambas com toneladas de lixo. Mesmo com a carência de máquinas e equipamentos, priorizamos a coleta, cuja meta é evitar o aumento do acúmulo de detritos no interior do município.”
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.03.2013
Mudança de regime não prejudica servidores e tem apoio do Sinsepi
A aprovação da Lei Municipal 3.654, que instituiu o Regime Estatutário, em substituição ao regime celetista que vigorava na Prefeitura de Ilhéus, não representará nenhum prejuízo financeiro ou legal para os servidores do município, como fez questão de garantir, nesta quinta-feira, dia 28, o secretário de Administração, Ricardo Machado. A alteração do regime também não vai contra os interesses do funcionalismo, uma vez que a proposta de adoção do Regime Estatutário foi feita pela entidade que representa a maioria dos servidores ilheenses, o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos de Ilhéus (Sinsepi), durante reunião com o prefeito Jabes Ribeiro, sob a alegação de que a alteração do regime iria valorizar mais os servidores.
Ricardo Machado fez questão de esclarecer, ainda, que não haverá um “vazio” institucional durante os seis meses determinados pela nova lei para que seja elaborado o Estatuto que norteará as relações de trabalho dos servidores com a administração municipal. “No texto da própria lei, aprovada pela Câmara Municipal, está dito, no artigo 3º, que até a edição da Lei do Estatuto, prevista para 180 dias, serão aplicadas, supletivamente, as normas da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Portanto, os servidores não ficarão desamparados, em termos legais, durante aquele período”, explicou.
O secretário de Administração também observou que, coerente com a postura de transparência e de parceria da atual gestão, o artigo segundo da nova lei determina que a elaboração do Projeto de Lei do estatuto terá a contribuição direta do funcionalismo, por meio de Comissão criada pelo Poder Executivo especialmente para aquele fim, “com a participação dos sindicatos que integram o quadro de servidores do Município”. Por fim, ele observa que a mudança para o regime estatutário vai incorporar alguns direitos que o servidores celetistas não têm, a exemplo da licença prêmio.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.03.2013
CIPE-CACAUEIRA.
Para ler em TELa CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Jabes Ribeiro confere estrutura do Aleluia Ilhéus Festival
O prefeito Jabes Ribeiro conferiu os preparativos finais do Aleluia Ilhéus Festival. Na manhã desta quinta-feira, 28, ele percorreu todo o trajeto onde vai ocorrer o evento na Avenida Soares Lopes. O prefeito visitou os estandes, conversou com expositores, transeuntes, e com o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky. “O nosso objetivo é potencializar o turismo no município e na região, com um evento que inaugura um novo conceito de produto turístico”, destacou o prefeito. “O Aleluia Ilhéus, demonstra que quando há articulação é possível a realização de qualquer projeto”, concluiu.

Prefeito Jabes Ribeiro visita as estruturas do Aleluia Ilhéus Festival – Foto Alfredo Filho – Secom Ilhéus
Antes de visitar o circuito onde vão ocorrer os shows e exposições de artes e negócios do evento, Jabes Ribeiro passou pelo Seminário Florestas de Chocolate, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, onde professores, empresários e a sociedade civil discutiram o desenvolvimento turístico a partir da cacauicultura.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 28.03.2013
Prefeitura de Itabuna
Mais de 20 mil famílias de bairros carentes de Itabuna e nove instituições assistenciais de atendimento a idosos, crianças e adolescentes receberam hoje, 28, entre 1 kg e 1,5kg de corvina inteira congelada em embalagens plásticas distribuídas pela Prefeitura. A entrega do pescado se iniciou logo nas primeiras horas da manhã, mediante a apresentação de senhas distribuídas aos presidentes das associações de moradores dos bairros, que indicaram à administração municipal as famílias beneficiárias de cada comunidade.
A distribuição do peixe para o almoço da Semana Santa foi determinada pelo prefeito Claudevane Leite que mobilizou funcionários das secretarias de Assistência Social, Administração e Transportes e Trânsito e Guarda Municipal, além de voluntários que fizeram a entrega em diversos pontos da cidade com o apoio da Polícia Militar. Na avaliação da secretária de Administração, Mariana Alcântara, o trabalho transcorreu dentro da expectativa tendo sido distribuídas até as 11 horas da manhã cerca de 60% dos 37,5 mil quilos, superior em 10 mil quilos a quantidade entregue pelo Município ano passado.
Na abertura, autoridades destacam ineditismo do Aleluia Ilhéus Festival
“Este evento só se consolidará se for um evento da cidade. Não pode ser só da Prefeitura. Precisa ser da população, dos segmentos organizados, de cada um de nós. Só assim ele entrará definitivamente para o calendário turístico de Ilhéus, da Bahia e do Brasil”. A declaração foi feita pelo prefeito Jabes Ribeiro na noite de ontem, 27, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, durante a cerimônia de abertura do “Aleluia Ilhéus”, festival que se estende até domingo, 31, na avenida Soares Lopes, integrando uma série de atividades desenvolvidas nas áreas das artes, negócios e economia criativa. O ato solene, que também marcou o início do Seminário Florestas de Chocolate, foi prestigiado por diversas autoridades municipais, regionais e estaduais.
O prefeito Jabes Ribeiro lembrou que o Aleluia Ilhéus Festival nasceu das dificuldades encontradas na Prefeitura, a partir de 1º de janeiro, e da impossibilidade de realizar o carnaval. “Em virtude do completo esfacelamento das contas públicas do município não tínhamos a menor condição de realizar o carnaval. Só que é nesses momentos de dificuldades que a criatividade, o desejo de inovar e o comprometimento com o serviço público precisam aparecer”, enfatizou, agradecendo, na sequência, a todos que contribuíram para que o Aleluia Ilhéus se tornasse uma realidade e um grande evento de turismo, cultura e negócios.
Diocese de Ilhéus Realiza a Celebração dos Santos Óleos
Com a Presidência do Bispo Diocesano de Ilhéus, Dom Mauro Montagnoli, deu-se início na Catedral Diocesana de Ilhéus, nesta terça-feira, 26, às 18h00 a Celebração da Benção dos Óleos que serão utilizados durante a realização dos Sacramentos: Batismo, Crisma, Ordem e Unção dos Enfermos.
Além da Presença de Vossa Excelência Reverendíssima, estavam presentes na Celebração o Clero Diocesano, Religiosos, Seminaristas, Diáconos e um grande números de Fiéis das Paróquias pertencentes a nossa Diocese. Em sua Homilia, Dom Mauro Destacou que: “Esta solene liturgia transformou-se em oportunidade para reunir todo o presbitério em torno do seu bispo e para fazer da celebração uma festa do sacerdócio. Os textos bíblicos e as orações desta missa evidenciam e recordam essa realidade.”
Após a Homilia, os Padres presentes fizeram a Renovação das Promessas Sacerdotais e em seguida tivemos o momento tão sublime da Celebração que foi a Benção dos Óleos. A animação ficou por conta do Coral Dom Eduardo da Paróquia São Jorge.
—
Por Paulo Costa
Prefeitura de Ilhéus antecipa pagamento de salários
Segundo o secretário, o plano do governo é realizar o pagamento do restante da folha salarial da Educação no prazo legal, ou seja, até o quinto dia útil do mês subseqüente. Com relação às demais secretarias, a informação é de que os créditos salariais estarão disponíveis a partir da zero hora desta quinta-feira.
—
AI/PMI
Prefeitura de Itabuna

Vigilância interdita criadouro de porcos e fiscaliza produtos da Semana Santa
Páscoa Solidária beneficia alunos da Fundação Marimbeta
Prefeitura de Itabuna distribuirá peixe a famílias carentes amanhã
Vigilância interdita criadouro de porcos e fiscaliza produtos da Semana Santa
Prefeitura alerta para a necessidade do Cartão SUS
Prefeitura paga salários de março de parte dos servidores
Quinta-Feira Santa será ponto facultativo em Itabuna
Prefeitura conclui limpeza de terreno no Fonseca
Nota de Esclarecimento sobre as Seleções Simplificadas na Secretarias de Saúde e da Assistência Social
Ilhéus abre exposição no Dia do Teatro
A Fundação Cultural de Ilhéus (Fundaci) abriu hoje, 27 de março, Dia Mundial do Teatro, 27 de março, a exposição “O que é Teatro?”, produzida pelo Programa Território das Artes, através de parceria entre o Ministério da Cultura de Portugal e o Teatro Castro Alves (TCA), através da Fundação Cultural do Estado da Bahia e Secretaria da Cultura.
A exposição está aberta ao público no foyer do Teatro Municipal de Ilhéus e na Casa de Cultura Jorge Amado, até o dia 6 de abril. Durante o feriadão da Semana Santa, a visitação pode ser feita, no Teatro Municipal, no horário das 14 às 19 horas, e na Casa de Jorge Amado, das 9 às 20 horas. Após o feriadão, a exposição pode ser vista no Teatro Municipal, das 9 às 18 horas, e na Casa de Jorge Amado, 9 horas ao meio dia e 14 às 18 horas.
“O que é Teatro?” revela curiosidades sobre a sociedade e o teatro, cenas e cenários, a importância do ator na cena, as técnicas e tecnologias desenvolvidas e a inclusão de outras artes, como a música, no cenário teatral. Outra curiosidade que chama atenção dos visitantes é a apresentação do acervo de figurinos usados por artistas que apresentaram espetáculos no Teatro Castro Alves, em Salvador.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 27.03.2013
































































