WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Curtas de ficção e animação encerram Cineclube de março

O Cineclube Équio Reis desta terça-feira (26) encerra o mês de março com dois curtas-metragens. A partir das 19 horas, na Casa dos Artistas de Ilhéus, serão exibidas a ficção Bordel e a animação Traços do Silêncio, produzidas por alunos do curso de Comunicação Social da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). A entrada é franca e ambos os vídeos são recomendados para maiores de 18

A ficção Bordel, de Camila Bahia, conta a história de um bordel cuja rotina é mudada após um cliente misterioso solicitar a prostituta mais famosa da casa. Já Traços do Silêncio, animação dirigida por Dimitri Vasconcelos e Raphael Nascimento, é um conto de terror no qual desenhos de uma garotinha expressam seus conflitos familiares. A atual edição do Cineclube Équio Reis é fruto da parceria entre a Uesc e o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus.

C O N V I T E

convitealeluia

Coletiva PED-RMS – Fevereiro 2013

A Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia da Secretaria do Planejamento (SEPLAN), e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE) convidam para a coletiva de divulgação dos resultados da Pesquisa de Emprego e Desemprego (PED) referente ao mês de FEVEREIRO de 2013. O encontro acontecerá dia 27/03 (quarta) às 10 horas, na sede da PED-RMS, no Comércio.

Pauta:
1. INFORME PED-RMS, com os indicadores mensais de desempenho da ocupação, do desemprego e dos rendimentos no mercado de trabalho metropolitano de Salvador. A Pesquisa é realizada na Região Metropolitana de Salvador, desde 1996, através de convênio entre a SEI, o DIEESE, a Fundação SEADE e a SETRE-BA, com o apoio do MTE-FAT.

2. BOLETIM METROPOLITANO DO SISTEMA PED, com os indicadores mensais de desempenho do mercado de trabalho do conjunto das sete regiões em que a PED é realizada (Porto Alegre, São Paulo, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza e Distrito Federal).

O quê: Coletiva de Imprensa – PED MÊS FEVEREIRO /2013
Onde: PED-RMS – Rua Álvares Cabral, nº 16, 3º andar, Edf. Oscar Cordeiro, Comércio (Próximo a praça Riachuelo, em frente ao restaurante Colón)
Quando: 27/03 (quarta), às 10h.


Informações: ASCOM/SEI

Domingo de Ramos na Diocese de Ilhéus-BA

No ultimo domingo (24/03) às 07h30 da manhã após um período de cinco domingos vivenciando no tempo quaresmal a caminhada de preparação para a Páscoa do Senhor, a Igreja iniciou a Semana Maior ou também “Semana Santa” com a celebração do Domingo de Ramos da Paixão do Senhor, cuja liturgia faz memória da entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

Diocese de Ilhéus  .

Diocese de Ilhéus .

Em todas as Paróquias da Diocese houve uma participação significativa de fiéis que acompanharam a procissão com Ramos nas mãos. Na Igreja Matriz de São Jorge, o Bispo Diocesano, Dom Mauro Montagnoli fez a Benção dos Ramos e em seguida convidou a todos os presentes para  participarem da Procissão em Direção a Catedral Diocesana, fazendo Memória a entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém montado num jumentinho contrasta com a concepção e mentalidade dos líderes religiosos de sua época e do próprio povo que esperava um messias forte e dominador.

O triunfo de Jesus será a sua cruz, quando levantado da terra atrairá todos a si. Assim nos foi lembrado pelo nosso Bispo Diocesano,

Por Paulo Costa

Aula de democracia

O III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do Estado da Bahia, realizado sexta-feira no Hotel Pestana, foi uma verdadeira aula de democracia para mais de 400 secretários e diretores de Agricultura dos municípios baianos, a maioria deles estreando nos cargos. Atentos, eles pareciam alunos no primeiro dia de aula. Com os olhos fixos nos palestrantes, eles ouviram com interesse e anotaram o que estava sendo ensinado. Todo staff da Secretaria Estadual da Agricultura (superintendentes, diretores e presidentes da EBDA/Adab/CDA/Bahia Pesca), e representantes da Conab, Car, Sema, MDA, BB, BNB, Sebrae, Faeb, e Senar-Ba apresentaram aos gestores municipais as políticas públicas estaduais e federais que eles podem executar em seus municípios, para desenvolver e fortalecer a agropecuária.

AULA DE DEMOCRACIA

AULA DE DEMOCRACIA


Para o secretário Eduardo Salles, gestão pública se faz assim, sem distinção de cores partidárias, visando o bem comum. Segundo ele disse, o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura constituiu-se no maior evento da agropecuária baiana, que se reuniu para alinhar ações estruturantes, principalmente no grave momento de seca como o que está sendo vivido.

Ascom Seagri – 24 de março de 2013
Josalto Alves

Maria Regina Canhos / Em nome do amor

Em nome do amor se faz tanta coisa que não tem nenhuma relação com ele. Mente-se, mata-se, engana-se, cala-se, morre-se! Em nome do amor se vive de aparência. E lobos se comportam como cordeiros… Pessoas aparentemente boníssimas se revelam más, escondidas detrás do manto do preconceito. Em nome do amor muita gente sofre sem merecer, porque a hipocrisia ainda é maior que o amor ao próximo e a preocupação com o seu bem estar. Mas, certamente Deus está acima de tudo isso. Acima das aparências, da hipocrisia, do preconceito. Ainda bem que Deus é um Pai amoroso; revestido de amor incondicional pela criatura, ciente de seus erros e fraquezas.

Algumas pessoas dizem amar, mas judiam da pessoa amada. Tratam-na com desrespeito, desconsideração, pouco caso, humilhação, indiferença. Isso, perdoem-me, não é amor. O amor pressupõe acolhimento, afeição, não julgamento. A maior parte das pessoas ama condicionalmente, ou seja, ama apenas quando lhes convêm. Se se age de acordo com o esperado, ótimo. Mas, se se age de modo contrário, que decepção; acabou o amor!

:: LEIA MAIS »

Agrissênior Notícias – N º 420 – 27 de março de 2013

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito)

Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O

por Hans  Schaeppi

 O  CULPADO

       Não sabemos quem é o culpado ou quem são os culpados desse imobilismo, dessa inércia, dessa paralisia aguda, que envolve as obras previstas para Ilhéus. Parece que nada anda. No caso do Porto de Ilhéus (o do Malhado), que já exportou milhões de toneladas de cacau, soja e outros produtos está completamente abandonado pela Codeba (Companhia Docas da Bahia), e nesse caso, a culpa somente pode ser atribuída ao governador Jaques Wagner, a quem está subordinada a Codeba. O Porto Sul, que faz parte do Projeto Intermodal, também depende do governo estadual, bem como, salvo engano, a ordem de serviço para o início da construção do terminal da Bamin. Do Aeroporto Internacional nem se fala mais. Ou será que o Intermodal Porto Sul continua sendo obstruído pelos inimigos de Ilhéus e Região, os verdadeiros ou falsos ambientalistas, remunerados, ou não, por ONGs internacionais?  Ou, talvez, os culpados sejamos nós, que ainda não obstruímos estradas, não fomos a Brasília acampar em frente ao Palácio da Alvorada, com faixas; ou deixamos de apertar aqueles, que de quatro em quatro anos nos procuram?

COLÔNIA DE FÉRIAS

       Depois de mais de 30 anos de luta, dificultada pela inexistência de um terreno que deveria ser doado pelos gestores desse período, vai ser afinal construída a Colônia de Férias, do SESC, que resolveu bancar também o terreno, além da obra. O imóvel do Sesc-Ilhéus, será construído na Praia do Norte, frente ao mar, e terá piscinas adulto e infantil, escola para menores, academia de ginástica, quadras esportivas e biblioteca, entre outros equipamentos, visando beneficiar os trabalhadores do comércio de Ilhéus e da região. O presidente do Sindicomércio, Antônio Costa, tem sido o grande batalhador para a consecução dessa obra; e agora encabeça um Documento dirigido à Federação do Comércio do Estado da Bahia (Fecomércio), para que seja incorporado ao projeto, uma área de hospedagem.

AEROPORTO INTERNACIONAL

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Secretaria de Saúde de Itabuna apresenta plano de contingência para a dengue
Prefeitura apóia a realização do Campeonato Amador de Itabuna
Governo do Estado promove Diálogo Territorial em Itabuna
Letramento e escrita será foco do Mais Educação em Itabuna
Prefeitura recupera estrada e anuncia patrulha mecânica para a zona rural
Vigilância Sanitária interdita fábrica clandestina

:: LEIA MAIS »

Solenidade marca início das comemorações do Ano da Contabilidade no Brasil

Foi lançada oficialmente no início dessa semana a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”. O anúncio foi feito em uma sessão solene do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 18 de março, e faz parte de uma série de ações que ocorrerão ao longo do ano visando à valorização da classe contábil. Além desse mote, serão abordados assuntos como ética, responsabilidade social e ambiental e temas técnicos ligados à profissão e à gestão das organizações.

Oficialmente, a profissão reúne hoje 486 mil profissionais, 81 mil organizações e 450 mil alunos de Ciências Contábeis. O trabalho desses cerca de 500 mil profissionais registrados como contadores ou técnicos de Contabilidade envolve mais de 2,5 milhões de pessoas, entre empresários, empreendedores, docentes e consultores, entre outros. Apesar dos expressivos números, essa foi a primeira vez que, em quase 70 anos de história da regulamentação da profissão no país, representantes de entidades contábeis nacionais foram recebidos em uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Para Eduardo Pocetti, presidente nacional do Ibracon, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (www.ibracon.com.br), o ano de 2013 já se apresenta como mais um grande marco para a contabilidade brasileira. “Um dos nossos objetivos ao fazer essa campanha é unir as principais lideranças e órgãos ligados à área contábil para que a profissão seja ainda mais reconhecida e valorizada em sua unidade e representatividade diante da sociedade, das instituições e do segmento empresarial brasileiro”, destaca o executivo.

:: LEIA MAIS »

Secretários municipais de Agricultura discutem políticas públicas para executar em seus municípios

Políticas públicas estaduais e federais voltadas para o setor agropecuário foram apresentadas a mais de mil participantes do III Encontro dos Secretários Municipais da Agricultura do Estado da Bahia, nesta sexta-feira (22), durante todo o dia, no Hotel Pestana, em Salvador. Programas como o Garantia Safra, o Mais alimentos, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Crédito Assistido, Crédito Emergencial, além de 18 projetos estruturantes prontos para serem executados, precisando tão somente de emendas parlamentares que podem ser solicitadas pelos gestores municipais aos seus deputados, foram explicados a mais de 400 secretários municipais e diretores de Agricultura, a maioria estreando no cargo. Em paralelo ao encontro de secretários, a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária reuniu mais de 600 membros das 22 câmaras, que estão elaborando os planos estaduais para os próximos 20 anos.

III ENCONTRO DE SECRETARIOS

III ENCONTRO DE SECRETARIOS

Para o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, “esses encontros representam o momento maior da agropecuária baiana, que se reuniu aqui para alinhar ações estruturantes”. Ele destacou que o momento é de união, e estimulou os secretários a apoiar as associações e cooperativas de produtores, afirmando que “sem associativismo e sem cooperativismo a agropecuária não se desenvolve”.

No final da tarde, um debate com os secretários, do qual participaram o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles; o diretor geral da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), Paulo Emílio Torres; o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri (SDA), Raimundo Sampaio; o diretor Executivo da CAR/Sedir, Vivaldo Mendonça; a presidente da União dos Prefeitos da Bahia e prefeita de Cardeal da Silva, Maria Quitéria Mendes; o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto; o diretor de Agricultura da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Marcelo Matos, e o superintendente de Agricultura Familiar da Seagri (Suaf) Wilson Dias, esclareceu as dúvidas de centenas de secretários.

Considerando que na última eleição municipal foram eleitos 291 novos prefeitos e que os novos secretariados não conhecem com detalhes o novo sistema de convênios o governo federal, o Siconv, a presidente da UBP e o secretário estadual da Agricultura concordaram em realizar um curso especial sobre como utilizar o Siconv, no auditório da Seagri, em data a ser definida. O secretário solicitou ainda à presidente da UPB que crie um departamento de projetos para o setor agropecuário, para assessorar os secretários municipais de Agricultura.

Capacitados

:: LEIA MAIS »

CIPE-CACAUEIRA

POLÍCIA MILITAR DA BAHIA
COMANDO DE POLICIAMENTO ESPECIALIZADO
CIPE – CACAUEIRA

CIPE-CACAUEIRA CUMPRE MANDADO DE PRISAO EM ILHEUS.

“Zoi”,.

“Zoi”,.


Na data de 22-03-13, Policiais Militares da CIPE-CACAUEIRA, cumpriram mandado de prisão expedido pelo Exmo. Senhor Juiz titular da 1ª Vara Crime da comarca de Ilhéus, em desfavor de Luís Correa dos Santos, conhecido como “Zoi”, acusado de roubos e furtos no centro da cidade. O mesmo foi localizado na Rua Bento Berilo e conduzido para a 7ª COORPIN para adoção das medidas legais conforme ocorrência nº 0512/2013.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia