WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Dia do Cacau: O que comemorar?

Tradicionalmente, hoje (26.03) é comemorado o Dia do Cacau, mas há motivos para comemoração? No cenário mundial, a Organização Internacional do Cacau (ICCO) aponta que haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos em função de pragas, doenças e envelhecimento das plantações.

“Nós agora temos o que chamamos de um déficit estrutural, porque as árvores de cacau estão envelhecendo, assim como os agricultores também estão velhos e os jovens não querem assumir as plantações”, disse o Diretor Executivo Jean-Marc Anga, em uma conferência na Indonésia.

A organização espera um déficit de 45 mil toneladas na safra de 2012/2013, que termina em setembro. Os preços caíram 5,4% este ano em Nova York. Por outro lado, a maior fabricante de chocolate do mundo, Barry Callebaut (sede em Zurique), diz que os processadores estão expandindo sua capacidade de moagem para atender a demanda do mercado, que tem crescido de 2 a 3% ao ano.

No mercado interno o preço pago ao produtor está baixo, e de acordo com os produtores o valor de R$60,00@ (que tem sido pago nas últimas semanas na Bahia) é insuficiente para manter uma boa lavoura, que necessita de insumos e novos investimentos. Além disto, a concorrência com o mercado externo que não pagam encargos trabalhista é enorme.

:: LEIA MAIS »

Esquema de segurança e trânsito definido para o Aleluia Ilhéus Festival

Servidores da Secretaria de Turismo, guardas municipais, agentes de trânsito e policiais militares se reuniram na tarde de segunda-feira, 25, e percorreram todo o circuito do Aleluia Ilhéus Festival, analisando a logística de trânsito e segurança para o evento, que foi definida a fim de oferecer à população tranquilidade e conforto durante os quatro dias do evento.

SEGURANÇA_TRÂNSITO_ALELUIA_ILHÉUS_FOTO: ALFREDO_FILHO.

SEGURANÇA_TRÂNSITO_ALELUIA_ILHÉUS_FOTO: ALFREDO_FILHO.


O acesso principal ao circuito da festa será através do portal, localizado próximo à Praça Ruy Barbosa, na Avenida Soares Lopes. Outras vias como as ruas Jorge Amado e Dom Pedro II serão rotas alternativas. Para quem for utilizar o veículo próprio, poderá estacionar em toda a extensão da Avenida Soares Lopes, que não compreenda o trecho limitado para o festival, e a Avenida Dois de Julho, além das áreas ao entorno do Centro Histórico.

Já a segurança contará com o apoio da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guardas Municipais e seguranças privadas, cujo efetivo estará distribuído por toda a área de abrangência do evento. A Polícia Militar, que elaborou um plano especial de operações, terá sete postos elevados de observação dentro do circuito.

Estrutura – Segundo Carla Borges, produtora executiva de eventos, 20 pessoas estão trabalhando na montagem de toda estrutura do evento. Cerca de 60% dos estandes já foram alocados, e a previsão é que nesta terça-feira, 26, esteja tudo pronto para dar início a organização interna dos mesmos.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 26.03.2013

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Reuniões do “Viver sem limites” começam nesta terça
Campeonato Amador de Itabuna inicia com vitória do São Caetano
Unidades Básicas de Saúde de Itabuna recebem medicamentos
Professores itabunenses recebem formação continuada

:: LEIA MAIS »

Bilhete do Rio Cachoeira para o Prefeito Vane

Cyro de Mattos

 

Eu não me canso de dizer que estou morrendo,
Gente, dê-me a mão, antes tarde do que nunca.
Tenho sede, tenho fome, tenho de tudo
Saudade, do tempo que fugiu da música

Sempre bonita, das estações temperadas
Com sol e chuva. Peixes que ofertei a tantas
Bocas, água, areia de minhas moradas,
Meus sonhos quando a lua derramava prata.

Na triste descida que dia e noite faço
Em viscosas mágoas, pesadas de vômitos
Que me jogam, nesse volume de detritos

Contaminando-me a todo instante, no raso
E no fundo, lembro, sem saber pra onde vou,
Manhãs e tardes naquelas vagas do amor.

Bahia Pesca alinha ações com Ministério da Pesca e Aquicultura

Captação de recursos federais para o impulsionamento do polo de piscicultura no Território de Identidade de Itaparica, implantação de módulos produtivos em tanque-rede na região de Irecê e desenvolvimento dos projetos da Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri). Esses temas estiveram em pauta na última quarta-feira (20), durante encontro entre o presidente da Bahia Pesca, Cássio Peixoto, o Deputado Federal, Mário Negromonte e o Ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, em Brasília.

Bahia Pesca _ Ministro.

Bahia Pesca _ Ministro.


“As ações vão gerar um resultado exitoso, tanto do ponto de vista econômico, quanto social para as regiões”, apontou Cássio Peixoto. O Território de Identidade de Itaparica é responsável por cerca de 70% da produção de pescado do estado, atingindo a marca de 12 mil toneladas em 2012. Desse total, cerca de cinco mil toneladas são oriundas das associações de pequenos piscicultores.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

Ilhéus, 22 de março de 2013.

OF/CIRCULAR Nº. 059/13

Ilmº. Srs.

N E S T A

Prezado (a) Senhor (a),

Estamos convidando Vossa Senhoria para participar da Sessão Especial que será realizada no dia 27 de março do corrente ano, às 16:00 horas, no Plenário desta Casa Legislativa, em comemoração ao dia do cacau, conforme requerimento de  nº.042/13 proposição do Vereador Ivo Evangelista.

 

Aproveitamos a oportunidade para renovar protestos de estima e consideração.

                      Atenciosamente,

        

Educação fará seleção pública de professores para contratação temporária

Como forma de suprir as necessidades da rede municipal de ensino, as secretarias de Administração e de Educação (Seduc) da Prefeitura de Ilhéus estão elaborando edital de processo seletivo simplificado para contratação temporária, em caráter de urgência, de cerca de 90 professores, que irão substituir os profissionais licenciados. Além disso, segundo o secretário de Administração, Ricardo Machado, está prevista a convocação de professores aprovados no concurso público, de acordo com a demanda do Município.

Secretários.

Secretários.


A secretária de Educação, Marlúcia Rocha, enfatiza que um dos problemas da rede é o grande número de professores licenciados, que por isso estão fora da sala de aula. Outro sério problema enfrentado pela secretaria é a quantidade de professores faltosos. Marlúcia informa que as faltas injustificadas serão computadas através da folha de freqüência, e as medidas punitivas serão adotadas. De acordo com o secretário de Administração, “na gestão passada nenhuma medida era adotada para punir esses professores faltosos. Agora, nós vamos aplicar advertência, suspensão e, se for o caso, demissão por justa causa”.

:: LEIA MAIS »

Comissão fará visita ao lote 1 da Ferrovia Oeste/Leste em Ilhéus

Vice-presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo e membro titular da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste da Assembleia Legislativa da Bahia, a deputada estadual Ângela Sousa (PSD) participou na manhã desta segunda-feira (24), na União das Prefeituras da Bahia (UPB), em Salvador, do lançamento do Seminário “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa”, que será realizado no dia 26 de abril, no município de Barreiras. O seminário tem o objetivo de destravar e acelerar a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste.

Seminário da FIOL.

Seminário da FIOL.


Durante a solenidade de lançamento do evento, a deputada Ângela Sousa informou que a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, presidida pela deputada Ivana Bastos (PSD), confirmou a data de 10 de abril para a visita das entidades que organizam o seminário sobre a ferrovia, em Barreiras, para que apresente os detalhes do evento ao colegiado. De acordo com Ângela Sousa, também foi decidido pela comissão que no dia 19 de abril será realizada uma visita ao Lote 1, em Ilhéus, com as novas empresas contratadas para realização da obra e também com a presença da comunidade, com a proposta de debater a retomada do trabalho neste trecho. Ela explicou que, em contato com o superintendente da Valec, na Bahia, Alderney Fausto, foi informada que o Lote 1, com sede em Ilhéus, já teve o cancelamento do contrato com o consócio que estava realizando a obra e que, nos próximos dias, um novo consórcio assumirá o lote, provavelmente o grupo Queiroz Galvão e Camargo Correa.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Ilhéus estrutura Balcão do Empreendedor

As microempresas, empresas de pequeno porte e microempreendedores individuais de Ilhéus passarão a contar com mais um importante instrumento de auxílio técnico, formação e prestação de serviços. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Indústria e Comércio (Sedic), está estruturando o Balcão do Empreendedor, previsto para ser inaugurado em um prazo médio de 45 dias. Resultado da parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o novo equipamento funcionará no andar térreo do Anexo de Secretarias, localizado na rua Santos Dumont, centro da cidade.

Perspectiva do Balcão do Empreendedor.

Perspectiva do Balcão do Empreendedor.


O vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), lembra que a abertura do Balcão do Empreendedor atende a uma exigência da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, legislação que se encontra em fase final de implantação no município. “Com a Lei Geral e o Balcão do Empreendedor, teremos a oportunidade de apresentar as novas potencialidades do mercado, dinamizando, ainda mais, a economia municipal”, afirma Machado.

Entre os principais serviços oferecidos pelo Balcão do Empreendedor, destacam-se a prestação de assessoria para a formalização de novos microempreendedores, liberação de alvarás, cursos de capacitação, consultorias empresariais, auxílio para a entrega da Declaração Anual de Faturamento e a análise para a concessão de micro-créditos através do Desenbahia (Agência de Fomento do Estado da Bahia) e de diversas outras instituições financeiras.

Parceria

:: LEIA MAIS »

Associação de Futebol do Alto do Ceará (AFAC)

PARABÉNS PELA ORGANIZAÇÃO

Torneio inicio AFAC 24/03/13

1º Aqui tem mercado

2º Armarinho Guimarães

3º NATURE POLPAS DE FRUTAS

4º CLONE DIGITAL

SAM_2908SAM_2888SAM_2905
SAM_2889

CAMPEONATO BRASILEIRO DE AQUATHLON, SELETIVA PARA O MUNDIAL DE LONDRES

ILHÉUS NO PÓDIO EM FLORIANÓPOLIS

Neste sábado (23/03) foi realizada na Praia de Jurerë Internacional, em Florianópolis, a primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Aquathlon, seletiva para o mundial que acontecerá em Londres, em outubro deste ano. Representaram Ilhéus e a Bahia os atletas Fred Moares Lima (Vieth Nutrition/Astrisul) na Categoria Elite, e Alberto Barretto Kruschewsky (VO3 Assessoria/Astrisul) nas categorias por idade, faixa de 45 a 49 anos.
O Aquathlon é uma variação do Triathlon na qual os atletas percorrem 2,5 km de corrida, pegam óculos de natação e touca para percorrer 1 Km nado livre e voltam, no final, a correr 2,5 km.

PÓDIO ALBERTO

Fred Moraes Lima foi o segundo colocado na Elite, enquanto Alberto Kruschewsky ficou em quarto na cetegoria 45-49 anos. Ambos os atletas têm vaga quase que assegurada para o mundial de Londres em outubro. Fred Moraes Lima, que mora em Ilhéus há pouco tempo, alertou para as dificuldades da prova em Florianópolis, com nível muito alto em todos os momentos. “É legal poder participar de eventos com grandes nomes da modalidade presentes, o que só nos faz crescer como atletas”, disse Fred. Alberto Kruschewsky, que volta de uma contusão, espera poder estar presente também na segunda etapa, em Ponta Negra (Manaus). “Demos um passo importante em uma prova de altíssimo nível técnico. Embora a vaga esteja 99% garantida temos que ir ainda a Manaus, mas antes temos o Panamercano de Triatlo em João Pessoa e outros eventos pelo caminho, encarando um de cada vez”, disse Alberto.

SAC de Ilhéus emite Identidade de Estrangeiro

O serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) de Ilhéus já está emitindo o documento de Identidade de Estrangeiro, um documento para identificação do estrangeiro naturalizado ou nato, equivalente ao Registro Geral (carteira de Identidade). A informação foi concedida pela gerente da unidade no município, Sayonara Machado, durante a comemoração do 12º ano da implantação do SAC-Ilhéus. “O brasileiro naturalizado precisa apresentar o documento de naturalização e a certidão trasladada, para ter sua certidão nacional. Já o brasileiro nato, basta apresentar a certidão de nascimento”, informou a gerente.

Durante o evento, o prefeito Jabes Ribeiro destacou a importância do SAC para os cidadãos ilheenses. “O SAC é uma unidade integrada que reúne diversos órgãos e entidades das esferas federal, estadual e municipal, oferecendo diversos serviços em um local centralizado, facilitando a vida da população”, afirmou.

O coordenador local da Secretaria de Segurança Pública (SSP), Fábio Santos, conduziu o evento que homenageou os funcionários com medalhas e brindes. Participaram da festa, além dos funcionários do SAC, o Secretário de Desenvolvimento Social e ex-gerente da unidade, Jamil Ocké, e o Chefe de Gabinete, Victor da Veiga, além de representantes do poder legislativo. O pastor Pedro Chagas proferiu uma mensagem bíblica, enfatizando a importância da servidão do funcionalismo público no atendimento à comunidade.

Serviços – O Serviço de Atendimento ao Cidadão realiza a emissão de documentos como Registro Geral (carteira de identidade), CPF, passaporte, carteira de trabalho, bem como contém estandes do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), da Junta de Serviço Militar (JSM), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Credibahia, Planserv/Ceprev, Tribunal de Justiça (TJ), além do Serviço de Atendimento Jurídico, e Ouvidoria da Polícia Militar.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 25.03.2013





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia