:: ‘Notícias’
Aeroporto e rodovias são prioridades para o Extremo Sul
A construção de um aeroporto comercial no Território Extremo Sul, com linhas regulares, a duplicação da BR 101 e a extensão da BA 290 até a fronteira com Minas Gerais. Estas foram as principais solicitações apresentadas ao secretário do Planejamento do Estado, José Sergio Gabrielli, que esteve presente ao Encontro dos Prefeitos do Extremo Sul, nesta quinta-feira (21), no município de Alcobaça (distante 768 km da capital baiana), e reuniu mais de 200 pessoas, além de prefeitos e secretários municipais.

De acordo com o prefeito de Alcobaça, Bernardo Olívio, o evento teve o objetivo de identificar as principais demandas do território, além de debater a criação de consórcios públicos e fortalecimento das políticas territoriais. “O fundamental é que o Estado conheça profundamente a realidade dos municípios e incremente os investimentos a fim de melhorar a vida dos cidadãos”, destaca.
Segundo o titular da pasta do Planejamento, os investimentos em infraestrutura logística são uma das prioridades do Governo do Estado neste ano e, sem dúvida, o Extremo Sul está contemplado. “Até 2015, em toda a Bahia, o Estado e a União investirão, somente em infraestrutura, R$ 17 bilhões, o que demonstra a importância das rodovias, ferrovias, portos, energia e comunicação”, afirma Gabrielli.
Agropecuária baiana se reúne em Salvador
Seagri apresenta políticas públicas aos secretários municipais de Agricultura
Secretários de Agricultura dos municípios baianos, a maioria no primeiro ano de mandato, depois das eleições municipais, reúnem-se nesta sexta-feira (22) em Salvador, para participar do III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do estado da Bahia, promovido pela Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). O secretário Eduardo Salles explica que o encontro, no Hotel Pestana, será uma importantíssima reunião de trabalho, durante a qual serão apresentadas aos gestores municipais todas as políticas públicas disponíveis nos governos estadual e federal que podem ser executadas para fortalecer e desenvolver a agropecuária dos seus municípios. O encontro começa às 7 horas e será encerrado às 19 horas, com a presença do governador Jaques Wagner. O evento deve reunir mais de 800 pessoas.
Em paralelo ao encontro de secretários, acontece a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária, instâncias criadas pela Seagri, com participação de todos os elos das cadeias produtivas. São 22 as câmaras setoriais, que estão elaborando os planos estaduais para os próximos 20 anos, a exemplo da Câmara da Seringueira, que já lançou seu planejamento estratégico, e a Câmara do Leite, que lança o Plano Estadual do Leite, ainda neste semestre.
O evento será encerrado com a entrega do prêmio “Destaque Agronegócio 2012” aos produtores indicados pelas câmaras setoriais, selecionados em função do desempenho e resultados alcançados em 2012, ano castigado pela seca.
Ascom Seagri – 21 de março de 2013
Josalto Alves
Saúde promove campanha de vacinação em Ilhéus
A Prefeitura Municipal de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo campanha de vacinação nos bairros onde os postos de saúde estavam desativados. A varredura vacinal teve início no bairro Teotônio Vilela, na última segunda-feira,18, e na manhã desta quinta-feira foi estendida ao bairro Basílio, local onde as vacinas contra tétano, hepatite, pneumo, BCG e rotavirus estão sendo aplicadas em crianças, adultos e idosos.
A técnica de enfermagem, Marlene de Jesus, destacou a importância da ação nos bairros. “A vacinação é a maneira mais eficaz de evitar diversas doenças. Estamos desenvolvendo ações para imunizar a população”. A dona de casa Juliana de Souza Carilo levou sua filha, Júlia Carilo, para receber a vacina contra a pneumo. A criança foi medicada e a agente de saúde responsável fez o acompanhamento da carteira de vacinação, orientando a mãe a retornar em maio para aplicação de outra dose da vacina.
As pessoas que não possuem mais a carteira de vacinação estão sendo orientadas a procurar o agente de saúde da sua localidade, para que o documento seja refeito através do cartão espelho. Os moradores do bairro Basílio e redondezas que quiserem atualizar e completar a carteira vacinal, devem se dirigir à Igreja Adventista do bairro, ao lado da Igreja Católica, das 8 horas às 16h30min.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 21.03.2013
Obra da Ferrovia Oeste-Leste será tema de amplo seminário
A Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia se reuniu nesta terça-feira (19) para discutir, dentre outros assuntos, sobre a realização do seminário com o tema “Fiol: a Bahia quer, o Brasil precisa!”, que acontecerá no dia 26 de abril no município de Barreiras. A proposta do seminário é destravar a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol). O presidente da Comissão, Herbert Barbosa (DEM) alertou o colegiado sobre a reunião conjunta com a Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, que acontecerá no dia 10 de abril, com o propósito de discutir sobre a organização do seminário.
Herbert Barbosa defendeu a importância da participação dos deputados nesse encontro preparatório para o seminário, considerando o quanto a Fiol representa para o desenvolvimento de toda a Bahia. A deputada estadual Ângela Sousa (PSD), vice-presidente Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, que presidiu grande parte da reunião, reforçou a necessidade da participação não somente dos deputados, como também dos representantes dos governos Federal, Estadual, prefeituras e também da sociedade civil organizada, tendo em vista que a construção da ferrovia será um passo importante para a construção também do Porto Sul. Para ela, não existe ferrovia sem porto e nem porto sem ferrovia, daí a necessidade de se discutir amplamente sobre a implantação desses equipamentos, buscando resolver os eventuais entraves que tem atrasado a implantação do Completo Intermodal Porto Sul.
Ministro promete estudar inclusão de Ilhéus no Cidades Digitais
O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, garantiu ao prefeito Jabes Ribeiro, durante audiência em Brasília, que vai analisar com sua equipe técnica uma solução que permita a participação de Ilhéus no processo de seleção para o programa Cidades Digitais. Durante a reunião, na qual estava acompanhado dos deputados federais Mário Negromonte e João Leão, ambos do PP, o prefeito ilheense apresentou ao ministro uma série de razões que justificam a inclusão do município no programa, a exemplo da existência de três faculdades, uma unidade do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), além da Universidade Estadual de Santa Cruz, com a participação do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).

A partir da esquerda, deputado Mário Negromonte, ministro Paulo Bernardo, prefeito Jabes Ribeiro e deputado João Leão
A primeira fase do processo de seleção para o programa Cidades Digitais aconteceu em 2011, mas Ilhéus não foi inscrito, aparentemente por desinteresse da administração anterior. Agora, o processo foi reaberto, mas apenas para localidades com população de até 50 mil habitantes, o que exclui a participação do município ilheense, que possui cerca de 190 mil habitantes, daí a solicitação de Jabes Ribeiro estar sendo feita em caráter excepcional. Apesar de não receber a garantia da inclusão, o prefeito saiu satisfeito da reunião, destacando a boa acolhida do ministro que lhe prometeu solicitar à equipe do Ministério estudar uma forma de tentar acatar o pedido encaminhado e dar uma resposta o mais breve possível.
PAC – O programa Cidades Digitais, que tem como objetivo modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios por meio da construção de redes de fibras óticas, conta com recursos do PAC-2 (Programa de Aceleração do Crescimento). As cidades selecionadas serão apoiadas com a construção da rede para conexão à internet dos órgãos públicos, como escolas e unidades de saúde, instalação de aplicativos de governo eletrônicos, criação de pontos públicos de acesso à internet para uso livre pela população e a formação e capacitação de servidores públicos para utilização das ferramentas. Por todos estes motivos, a atual administração municipal considera da maior importância a inclusão de Ilhéus.
Jabes Ribeiro e os deputados Mário Negromonte e João Leão mostraram ao ministro Paulo Bernardo os dados econômicos e populacionais de Ilhéus, argumentando que a não participação no Cidades Digitais deve causar sérios prejuízos ao município, ao impedir o acesso a instrumentos capazes de contribuir para o seu desenvolvimento tecnológico e educacional. O prefeito lembrou, ainda, que reforça esta necessidade o fato de Ilhéus também abrigar um pólo de informática, que conta com cerca de 80 empresas instaladas, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Informática, que atende a aproximadamente 30 empresas, possuir uma rede de ensino com 62 escolas públicas para atendimento a estudantes do pré-escolar e fundamental, além de ter um sistema de saúde complexo, com vários postos de atendimento, três hospitais, sendo um deles mantido pelo governo estadual.
—
AI/PMI.
Empossado novo diretor da Polícia Federal em Ilhéus
Tomou posse na manhã desta quinta-feira, 21, o novo diretor da Delegacia de Polícia Federal em Ilhéus, delegado Mário Vinícius Neves de Lima, com ato solene realizado na sede da unidade, localizada na Avenida Esperança. Oriundo da DPF de Salgueiro, Pernambuco, Mário Vinícius substitui a delegada Denise Dias de Oliveira Cavalcante.
Após destacar o orgulho de ser policial federal, Mário Lima elogiou o efetivo da PF em Ilhéus, qualificando como “altamente qualificado e comprometido com a defesa da sociedade brasileira e das instituições democráticas”. O delegado chefe ressaltou que, “ao chegar ao município, encontrou muita cobrança, o que aumenta a minha responsabilidade, mas, também, muito apoio, o que me fortalece e encoraja”.
Diocese de Ilhéus
SEMANA SANTA
PARÓQUIA SÃO JORGE E CATEDRAL DIOCESANA
24/03 – Domingo de Ramos
Comemoração da Entrada do Senhor em Jerusalém
07:30 h Benção dos Ramos
Igreja São Jorge – procissão para a Catedral
08:00 h Missa Solene na Catedral
25/03 – Segunda-feira Santa
19:00 h – Via Sacra – Comunidade da Vitória
26/03 – Terça-feira Santa
18:00 h Benção dos Óleos e Consagração do Crisma – Catedral
27/03 Quarta-feira Santa
19:00 h Procissão do Encontro
Mulheres saem da São Jorge/Homens saem da Catedral
Encontro em frente a Prefeitura
28/03 Quinta-feira Santa
19:00 h Celebração Solene da Ceia do Senhor
20:30 h Adoração Geral (jovens, homens, mulheres…)
29/03 Sexta-feira Santa
Celebração da Paixão do Senhor
Das 08:00 às 17:00 h Adoração por grupos
17:00 Ação Litúrgica da Paixão do Senhor
Em seguida Procissão do Senhor Morto
30/03 Sábado Santo
20:00 h Celebração da Vigília Pascal – Ressureição
Início da Vigília Igreja São Jorge – Caminhada para Catedral
Missa da Ressurreição
31/03 Domingo – Páscoa
08:00 h Missa Solene da Páscoa – Catedral
09:30 h Celebração do Batismo – Catedral
17:00 h Missa da Páscoa – Igreja São Jorge
19:00 h Missa da Páscoa com a Juventude – Catedral
O Cristo nossa Páscoa foi imolado.
UMA FELIZ E ABENÇOADA PÁSCOA PARA TODOS!!!
Prefeitura de Itabuna

Emasa comemora Dia Mundial da Água
Prefeitura garante peixe às famílias carentes de Itabuna
Prefeitura contrata carros escolares em caráter emergencial
Taxistas recebem bem propostas da Prefeitura para categoria
Projeto Dentista do Bem beneficia alunos da rede de ensino de Itabuna
Assistência Social prioriza ações destinadas às famílias carentes
ILHÉUS / Beneficiários do Bolsa Família devem atualizar dados na SDS
Os beneficiários do programa Bolsa Família devem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (SDS) – localizada na Rua Mário Alfredo/Avenida Itabuna – nos períodos das 8 às 12horas e das 13h30 às 17h30, para atualizarem seus cadastros. O processo de recadastramento, interrompido por determinação do governo Federal, foi retomando nesta terça-feira, 19, após finalização do processo de implantação da nova versão do Sistema de Informações Sociais (Siiso).
Os responsáveis devem comparecer à secretaria portando todos os documentos originais: RG, CPF, Titulo de Eleitor, Carteira de Trabalho, Comprovante de Residência, além da Certidão de Nascimento ou RG e atestado escolar dos menores de 18 anos. Atenção: Os documentos que deverão ser apresentados são, apenas, dos integrantes da família que residem naquele endereço.
As famílias devem atualizar seus dados anualmente para permanecer recebendo o beneficio do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). “Muitas famílias mudam de endereço, as crianças mudam de escola ou avançam de série e a própria composição familiar pode mudar, por isso é necessário recadastrar para que essas famílias não tenham seu beneficio cortado”, destaca a técnica do programa, Sirley Mello.
O recadastramento anual é importante para que a SDS e o MDS façam o acompanhamento das famílias inscritas no CAD Único e a inclusão destes nos referidos programas.
Número de Identificação Social – A Assistente Social, Cristiane Almeida, explica que o cadastramento da família no CAD Único, Cadastro Único para Programas Sociais doGoverno Federal, permite que seja gerado o Número de Identificação Social (NIS). De posse do NIS os beneficiários podem participar de qualquer programa do Governo Federal como “Bolsa Família”, “PRONATEC”, “Minha Casa, Minha Vida” entre outros, desde que as famílias estejam no perfil dos programas.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 20.03.2013
Seagri promove III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia
Paralela à programação do Encontro acontece a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária
A Secretaria de Agricultura (Seagri) realiza nesta sexta-feira (22) o III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura do estado da Bahia e a III Conferência Estadual das Câmaras Setoriais da Agropecuária. O evento acontece no hotel Pestana das 7 às 20 horas. Também fará parte da programação a entrega do prêmio “Destaque Agronegócio 2012” aos produtores indicados pelas câmaras setoriais, selecionados em função do desempenho e resultados alcançados, mesmo num ano castigado pela seca. A estimativa é de que este ano o evento reúna mais de 800 pessoas.
O III Encontro de Secretários Municipais de Agricultura da Bahia tem o objetivo de apresentar aos gestores as políticas públicas estaduais e federais referentes ao setor agropecuário. Durante a reunião de trabalho, os diretores e presidentes dos órgãos vinculados à Seagri e os superintendentes vão apresentar as ações planejadas e desenvolvidas pelo governo, esclarecendo as dúvidas e explicando os passos para efetivar cada ação.
A Seagri vem estimulando a criação de Fóruns de Secretários de Agricultura por território de identidade, instância proposta para a discussão dos problemas e busca de alternativas de desenvolvimento e fortalecimento da agricultura em cada região.
Câmaras Setoriais
68ª CIPM
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (Lado direito).
Ilhéus planeja terceira UPA para o Teotônio Vilela
Em oficina promovida pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), na tarde terça-feira, 19, a secretaria de Saúde de Ilhéus, Ledívia Espinheira, pleiteou mais uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) para o município, que deverá ser instalada no Teotônio Vilela, além das que foram aprovadas para as zonas Sul e Norte de Ilhéus. “Cabe agora aguardar a decisão do Ministério da Saúde, mas acredito que o resultado será favorável”, enfatizou a secretária.
Durante a oficina, foi realizada reunião extraordinária das Comissões de Intergestores Regionais (CIR) da Macrorregião Sul. O encontro reuniu os secretários municipais de saúde – ou seus representantes – dos municípios que compõem quatro Diretorias Regionais de Saúde (Dires), cujos pólos são as cidades de Ilhéus, Itabuna, Jequié e Valença.






























































