WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

 www.camaradeilheus.com.br

16 ascom/cmi                                                              Data: 22/03/2013

 

 Câmara de Ilhéus comemora – Dia do Cacau- com sessão especial

 

Vereador Ivo Evangelista_Foto Clodoaldo Ribeiro

Vereador Ivo Evangelista_Foto Clodoaldo Ribeiro

A Câmara Municipal de Ilhéus realiza, nesta quarta-feira (27), uma sessão especial para comemorar o Dia do Cacau. O requerimento que motiva o evento é de autoria do vereador  e primeiro- secretário da Mesa  Diretora, Ivo Evangelista (PRB).

    Em sua justificativa, o vereador Ivo, enfatiza que “ os problemas inerentes  à  agricultura cacaueira e, ao produto, Cacau-  cobram-se uma constante discursão  por parte de todos os envolvidos , para que se encontrem soluções satisfatórias. E, que esta data ( 26/03/ ),Dia do Cacau, não pode passar em branco.”

      Para abrilhantar este importante momento e assunto, foram convidadas as seguintes instituições:    Amurc, Ceplac,  Associação  Comercial,  Car, Sindicato Rural de Ilhéus,Apc , Cnpc,Secretarias  de  Agricultura do Estado e do Município, Cdl, Sindicato dos Arrumadores,Sindicato  dos Estivadores,Biofábrica, Coofasulba, Apc Cooperativa,  Agricultura Familiar, Ebda, Ipc, dentre outros.

        Lembrete:  O cacau produzido no Brasil tem sido muito elogiado. E, vem se tornando referência no desenvolvimento de grãos mais resistentes e consequentemente melhores, isto graças ao autovalor de mercado que o chocolate possui. Em 2010, foi realizado o Salão do Chocolate de Paris e em  termos de qualidade, o cacau brasileiro saiu vitorioso com sete amostras classificadas entre as 50 melhores do mundo, ganhando o título de Cacau de Excelência como melhor cacau da América Latina, na categoria Cacau Chocolate. O cacaueiro foi introduzido na Bahia em 1746 e, atualmente, o estado baiano é o maior produtor nacional de cacau, atendendo os mercados interno e externo. 

Lançado na UESC o Projeto Rondon Sul da Bahia

O I Fórum Regional do Projeto Rondon, envolvendo as quatro instituições localizadas no Sul da Bahia que têm participado de Operações do Projeto Rondon, foi realizado no Auditório Professor Altamirando Marques, do Curso de Direito da Universidade Estadual de Santa Cruz, na ultima quarta-feira (20). Além da UESC, participaram a Faculdade Madre Thaís ( FMT – Ilhéus), Faculdade de Ilhéus e Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC – Itabuna).

I Fórum Regional do Projeto Rondon UESC_ 2013.

I Fórum Regional do Projeto Rondon UESC_ 2013.


Durante o evento foi apresentada a proposta de Projeto do Rondon Regional, temporariamente batizado de Rondon Sul Bahia, que tem sua primeira operação prevista para julho de 2013, em três municípios da região. “Foi uma oportunidade sem igual, um marco para a extensão universitária em nossa região. Pela primeira vez quatro instituições de ensino superior se unem para viabilizar um projeto dessa envergadura, que muito pode contribuir para a participação de universitários nos processos de desenvolvimento dos municípios da região sul da Bahia, em especial do Território de Identidade Litoral Sul”, afirmou o prof. Guilhardes Júnior, articulador do Projeto Rondon na UESC e coordenador da atividade.

:: LEIA MAIS »

CDL DE ILHÉUS GANHA APOIO DO DEPUTADO PEDRO TAVARES

O deputado estadual Pedro Tavares (PMDB) acompanhado do vice-prefeito e Secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá) e outras lideranças políticas municipais do partido, participaram da reunião de diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus, realizada na última quinta-feira (21.03), na sede do Sincomércio, no centro da cidade.

CDL_ILHÉUS

CDL_ILHÉUS

As discussões – que inicialmente girariam em torno da concretização da Campanha Tríplice 2013 da CDL – foram muito além, abrangendo ideias, projetos, parcerias e ações que podem trazer, na prática, melhorias para os mais diversos setores do município como agricultura, turismo e, sobretudo, para o comércio.

:: LEIA MAIS »

OS REFRIGERANTES ESTÃO LIGADOS A 180.000 MORTES ANUAIS.

O consumo de refrigerantes, sucos industrializados e outras bebidas açucaradas pode estar associado a cerca de 180 mil mortes por ano no mundo, de acordo com uma pesquisa apresentada nesta semana no Congresso da Associação Americana de Cardiologia.

Especialistas afirmam que o consumo dessas bebidas poder gerar resistência à insulina e levar ao diabetes tipo 2, além de aumentar o risco de obesidade.

Cerca de 80% dessas mortes ocorreram em países de rendas média e baixa.


Publicado no Jornal FOLHA DE SÃO PAULO, em 20-03-2013
Enviada por Juventino Ribeiro.

Prefeito espera que TCM dê resposta sobre a Saúde na próxima terça-feira

O prefeito Jabes Ribeiro afirmou esperar que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) dê, na próxima terça-feira, dia 26, uma resposta definitiva a respeito do Termo de Ajuste de Conduta (TAC), firmado pela Prefeitura de Ilhéus com os representantes das instituições hospitalares prestadoras de serviço ao SUS, de modo a resolver o impasse em relação aos pagamentos relativos aos meses de janeiro e fevereiro deste ano. Ele deu esta informação durante entrevista no estúdio da Rádio Santa Cruz, no programa Balanço Total, hoje, 22, comandado pelo radialista Jota Carlos, fazendo questão de repetir, porém, que em nenhum momento se negou a fazer o repasse do dinheiro, sendo obrigado a isto somente porque a legislação impede que a Prefeitura faça qualquer pagamento a empresa ou instituição que não estiver com todas as certidões negativas emitidas pelos órgãos públicos.

O prefeito Jabes Ribeiro durante entrevista no estúdio da rádio Santa Cruz - Foto Gidelzo Silva - Secom Ilhéus.

O prefeito Jabes Ribeiro durante entrevista no estúdio da rádio Santa Cruz – Foto Gidelzo Silva – Secom Ilhéus.

– Acredito – acrescentou Jabes Ribeiro – que o TCM se pronuncie na terça-feira, mas não creio que os conselheiros concedam uma liberação definitiva, sendo mais provável que seja aberto um prazo para que as instituições possam se regularizar. Caso isto aconteça, faremos os pagamentos dos serviços já prestados e iremos aguardar que, dentro do prazo fixado pelo tribunal, todas as instituições providenciem a documentação necessária, evitando que, futuramente, novo impasse seja estabelecido. O dinheiro para o pagamento nós temos, só não podemos, eu e a secretária da Saúde, é autorizar o repasse infringindo a legislação. É preciso que todos entendam isto de uma vez.

:: LEIA MAIS »

Programa Na Trilha do Esporte abre inscrição em Ilhéus

A partir dessa segunda-feira, dia 25, até quinta-feira (28), estão abertas as inscrições, no município de Ilhéus, para 100 vagas nos cursos de qualificação do Programa Na Trilha do Esporte, promovido pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Estado da Bahia (Setre) e a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb).

Estão disponibilizadas vagas nos cursos de Capotaria Náutica (20 vagas), Mecânica Náutica (20) e Facilitador de atividades esportivas e de lazer (60). As inscrições acontecem na unidade do SineBahia do município, localizada na Rua Eustáquio Bastos nº 308, sala 04, Centro.

Pré-requisitos:
– Ter idade entre 16 e 29 anos;
– Estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ambos na rede pública de ensino;
– Estar em situação de desemprego involuntário;
– Pertencer a uma família cadastrada no Programa Bolsa Família do Governo Federal.

Documentos necessários:
– Cópia do CPF;
– Cópia do RG;
– Cópia do Cartão do Bolsa Família (do inscrito ou do responsável pelo jovem);
– Cópia do histórico de conclusão do ensino médio ou declaração escolar; comprovando que o jovem cursa o ensino médio ou comprovante de matrícula atual.


Ascom/Setre

Sindicato dos Radialistas de Ilhéus

Sindicato dos Radialistas de Ilhéus

CNPJ 16.473.407/0001-76

REUNIÃO MENSAL

CONVOCAÇÃO

O Presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, no uso de suas atribuições legais, convoca todos os diretores desta entidade, bem como os associados que estejam em dia com suas contribuições, para a reunião ordinária mensal que acontece dia 26/03, às 14h30min em primeira chamada; e última chamada às 15h com qualquer número, em sua sede à Rua Antônio Lavigne de Lemos, 39, centro da cidade de Ilhéus, para tratar da seguinte pauta:

a) ACT, 2013;

b) Seminário sobre ética e imprensa;

c) Encaminhamento atribuições dos diretores acordadas reunião anterior;

d) Taxa assistencial;

e) GRCS, 2013

f) O que ocorrer.

    Ilhéus-Ba, 20 de Março de 2013.

DINO ROCHA

Secretário Geral

CDL de Ilhéus firma parceria com a CEPLAC

Diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas de Ilhéus se reuniram nesta quinta-feira (21.03) com o superintendente da Ceplac Juvenal Maynart. O encontro foi na sede do órgão, localizada na BR 415, e de acordo com o presidente da CDL de Ilhéus, Paulo Ganem, teve como objetivo firmar uma parceria entre as instituições. “Nos últimos anos, a CDL de Ilhéus esteve um tanto quanto distante da Ceplac. Nesta gestão queremos estreitar os laços, apoiar as ações e lutas desse órgão que sempre foi de fundamental importância para nossa região, sobretudo para nosso comércio, assim como contar com a Ceplac para apoiar as ações da nossa entidade”, disse Paulo.

Diretores da CDL se reúnem com Juvenal Maynart, superintendente da CEPLAC.

Diretores da CDL se reúnem com Juvenal Maynart, superintendente da CEPLAC.

Entre os assuntos em pauta, estava a Campanha Tríplice 2013. Evento realizado anualmente pela CDL para fomentar as vendas no comércio durante importantes datas comemorativas dos meses de maio e junho: Dia das Mães, Dia dos Namorados e São João. A Ceplac se comprometeu a colaborar dentro das possibilidades da instituição no que for necessário. “Maynart foi extremamente receptivo, nos acolheu com muito carinho e deixou claro que vai nos apoiar sempre que precisarmos.  Ele já disponibilizou o auditório do escritório local da Ceplac, no centro de Ilhéus, para que possamos realizar a palestra motivacional voltada para comerciantes e comerciários, será a primeira ação da nossa Campanha. Uma ajuda muito legal, um lugar estratégico onde o público alvo poderá sair do trabalho direto pra lá, sem transtornos, sem trânsito, sem gastos com transporte”, finalizou Ganem.

Participaram ainda da reunião, os diretores da CDL Clóvis Júnior, Paulo Sérgio dos Santos e Maria José Oliveira; o assessor da CDL Antônio Carlos, a assessora da Ceplac Roberta Oliveira, o assessor da Secretaria de Indústria e Comércio, além de Rodrigo Tavares (representando o vice-prefeito de Ilhéus e secretário da pasta, Carlos Machado- Cacá).

TPI leva sua programação a novo espaço na Avenida Soares Lopes

O TPI e grupos agregados deixam a Casa dos Artistas e levam sua programação a um novo local na Avenida Soares Lopes. A partir do dia 06 de abril, as ações do grupo ilheense acontecerão em uma tenda, montada ao lado do campo da ADEB. A estreia será com o musical infanto-juvenil da Cia. Boi da Cara Preta Lendas da Lagoa Encantada, às 2
TEATRO POPULAR DE ILHÉUS (TPI).

TEATRO POPULAR DE ILHÉUS (TPI).

Antes da mudança para o novo endereço, o TPI será responsável pelas atrações do espaço A Tenda é Nossa, no Aleluia Ilhéus, entre os próximos dias 28 e 31. A participação no evento foi garantida a convite do Sebrae, um dos patrocinadores do festival. A organização técnica e artística do espaço ficou a cargo do grupo, contando com atrações de teatro, música, dança e circo, sempre a partir das 16 horas.

:: LEIA MAIS »

Show do Padre Fábio de Melo vai abrir o Aleluia Ilhéus Festival

A abertura oficial do “Aleluia Ilhéus Festival” acontecerá no próximo dia 27 de março, às 20 horas, no Centro de Convenções Luis Eduardo Magalhães, com a realização do Seminário Floresta de Chocolate e a presença do prefeito Jabes Ribeiro e outras autoridades. Mas as festividades terão início no dia 28, quinta-feira, a partir das 18 horas, na Avenida Soares Lopes, sendo que, às 22 horas, no palco principal, será apresentado, o primeiro grande show musical do evento com o padre Fábio de Melo, cantor, compositor e escritor, considerado um dos maiores sucessos da música religiosa no Brasil. Os shows serão sempre em horário compatível com a programação litúrgica da Diocese de Ilhéus.

Padre e Cantor Fábio de Melo.

Padre e Cantor Fábio de Melo.


Antes do show de Fábio de Melo, a banda Amigas na Fé apresentará canções de sucesso e o hino do centenário da Diocese de Ilhéus. Com uma expressiva discografia, o padre Fábio de Melo tem alcançado sucesso pela facilidade com que se comunica com o público de todas as idades, para muitos um fenômeno pop da igreja católica. No último dia 17, através do programa Fantástico, da rede Globo, ele apresentou a canção “Seja Bem-vindo”, que recepcionará o Papa Francisco por ocasião de sua visita ao Brasil, durante a Jornada Mundial da Juventude, em junho. o dia 29, em horário compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus; n

Na Sexta-feira Santa, a programação musical do Aleluia terá início no palco dos estandes da “Economia Criativa”, por volta das 18 horas, com os artistas locais Robson Carvalho, Lito Vieira e Délio Santiago, além da apresentação da peça “O Bandido Honesto”, da Cia. Casa Aberta de Teatro Ilhéus. No palco principal, às 21 horas, haverá show com o pianista Márcio Thadeu & Banda e, em seguida, um concerto com a Filarmônica Capitania dos Ilhéos, formada por jovens musicistas da cidade sob a regência do maestro Letto Nicolau, com a participação especial de quatro músicos da Orquestra Sinfônica da Bahia.

Uma das atrações mais aguardadas do Aleluia Ilhéus, a banda Roupa Nova fará seu espetáculo na noite do dia 30, por volta das 22 horas, mostrando os grandes de SUS carreira. Antes, porém, o público terá a oportunidade de assistir ao show de lançamento do CD Pão Francês, das artistas locais Brena Gonçalves e Laís Marques, talentos revelados nos últimos anos em Ilhéus. No último dia do evento, 31, o grande show será a apresentação da trupe musical O Teatro Mágico, considerado o principal fenômeno da internet no Brasil, cujo vídeo já obteve mais de seis milhões de acessos. foi acessado por mais de seis milhões. Antes, de O Teatro Mágico, será realizado o show da banda Scambo, o pop/rock de maior sucesso da Bahia na Atualidade.


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.03.2013

Secretária ilheense é eleita presidente do Fórum Regional de Educação do Território Litoral Sul

Secretária de Educação Marlúcia Rocha – Foto Alfredo Filho – Secom.

Durante reunião realizada nesta última quinta-feira, dia 21, na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc), a secretária de Educação da Prefeitura de Ilhéus, professora doutora Marlúcia Mendes da Rocha, foi eleita, por unanimidade, a nova presidente do Fórum Regional dos Secretários de Educação do Território Litoral Sul. A posse da nova diretoria do colegiado, que tem como proposta central discutir as políticas públicas voltadas para o setor no território sul, acontecerá no próximo dia 8 de abril, a partir das 9 horas, no campus da Uesc, localizada na rodovia Jorge Amado (BR-415).

Na opinião da secretária Marlúcia Mendes, a escolha do seu nome para presidir o fórum regional representa uma deferência especial ao município de Ilhéus, que sempre foi um dos principais polos aglutinadores do Sul da Bahia. “Minha eleição é mais uma prova inquestionável da importância desta cidade no que concerne ao processo de discussão e formatação de políticas verdadeiramente voltadas para o setor educacional”, reitera.

Marlúcia Mendes destaca que uma das principais propostas do seu mandato, que irá até 2015, é incrementar o oferecimento de cursos de capacitação. “Além disso, também estaremos trabalhando o avanço da educação no campo, a necessidade da inclusão digital, o problema da evasão escolar e as questões ligadas ao profissionalismo e empregabilidade”, informa a secretária, acrescentando que o Fórum deverá se reunir a cada dois meses, sempre na Universidade.

Composição – Além da professora Marlúcia Mendes da Rocha (presidente), os secretários municipais de Educação do Território Litoral Sul também elegeram, na última quinta-feira (21), a secretária de Educação de Coaraci, Rosilene Vila Nova Cavalcante (vice-presidente); a secretária de Floresta Azul, Sayonara Cristina dos Santos (secretária executiva); e a secretária de Educação de Firmino Alves, Andréa Morais dos Santos (tesoureira).


Secretaria de Comunicação Social (Secom)
Ilhéus – 22.03.13

Infraestrutura logística e fortalecimento da cadeia do cacau são prioridades para o Litoral Sul

“Queremos transformar Ilhéus a capital do cacau e do chocolate”. A frase é do coordenador do colegiado do Litoral Sul, Joelson Ferreira, e demonstra que a sociedade civil está atenta não somente as intervenções estruturantes em curso ou planejadas no território, como a construção da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e a duplicação da BR 415, que liga Ilhéus a Itabuna. O comentário foi nesta sexta-feira (22), no município de Itabuna (433 quilômetros de Salvador), durante a segunda plenária dos Diálogos Territoriais, que reuniu prefeitos, deputados, empresários, além de representantes da sociedade civil.
 

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO

SECRETARIA DO PLANEJAMENTO

Entre as ações realizadas para fortalecer a cadeia produtiva do cacau, está à repactuação das dívidas de 95% dos pequenos e médios agricultores. Paralelo a isto, a produção de cacau na Bahia foi ampliada de 202 mil toneladas, em 2008, para 257 mil toneladas, em 2012, o que significa um aumento de 27%. De acordo com Ferreira, ainda sim, há dificuldades. “A importação de produtos com baixa qualidade e preços reduzidos forçam a queda do valor do cacau no mercado como um todo e deixa os produtores em dificuldade”, destaca o coordenador do colegiado do Litoral Sul.





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia