WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia
secom bahia


junho 2026
D S T Q Q S S
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  






:: ‘Notícias’

Expectativa da população sobre o “Aleluia Ilhéus Festival” é positiva

A realização da primeira edição do “Aleluia Ilhéus Festival”, durante o feriado da Semana Santa, entre os dias 28 a 31 de março, tem causado uma expectativa positiva na população e em segmentos organizados do município. Além de proporcional alternativas de lazer, um dos aspectos mais lembrados e elogiados pelos munícipes e visitantes é a possibilidade do “Aleluia Festival” se consolidar e atrair, anualmente, um grande número de turistas para Ilhéus nessa época do ano.

Fotos: Alfredo Filho - Secom_Ilhéus.

Fotos: Alfredo Filho – Secom_Ilhéus.

O evento, aberto ao público, acontecerá na Avenida Soares Lopes, no trecho entre as praças Dom Eduardo e Castro Alves, com shows musicais, teatrais, apresentação de grupos de dança e de circo, seminários temáticos no centro de convenções, exposições de artes plásticas e literatura, e gastronomia. No palco a ser montado ao lado da Catedral de São Sebastião, se apresentarão, sempre a partir das 22 horas, o Padre Fábio de Melo, no dia 28; a Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, no dia 29, em horário compatibilizado com a programação da Diocese de Ilhéus; a banda Roupa Nova, no dia 30, e O Teatro Mágico, no dia 31.

:: LEIA MAIS »

Oferta de vagas para emprego na Rota

A Rota Transportes, uma das mais conceituadas empresas do transporte de passageiros na Bahia, está recebendo currículos para análise visando o preenchimento de vagas no Setor de Manutenção, para as funções de Mecânico e de Eletricista Automotivo. A idade mínima para os candidatos é de 18 anos, tanto para o sexo masculino como para o sexo feminino.

O setor de Recursos Humanos da empresa informa que é desejável que os interessados já tenham experiência nas funções. Os contatos podem ser feitos através dos seguintes emails:  cintia.miranda@rotatransportes.com.br ou danielle.feitosa@rotatransportes.com.br

Organização prever déficit de cacau nos próximos dois anos

Segundo a Organização Internacional do cacau (ICCO) haverá um déficit mundial do fruto nos próximos dois anos. Isto em virtude de pragas, doenças e envelhecimento das plantações.

“Nós agora temos o que chamamos de um défice estrutural, porque as árvores de cacau estão envelhecendo, assim como os agricultores também estão velhos e os jovens não querem assumir as plantações”, disse o Diretor Executivo Jean-Marc Anga, em uma conferência na Indonésia.

A organização espera um déficit de 45 mil toneladas na safra de 2012 – 2013 que termina em setembro. A escassez pode apoiar os preços que caíram 5,4% este ano em Nova York.

De acordo com a Barry Callebaut (maior fabricante de chocolate com sede em Zurique), os processadores estão expandindo sua capacidade de moagem para atender a demanda do mercado. Uma vez que, o consumo de chocolate tem crescido de 2 a 3% ao ano.

Ainda conforme o relatório da ICCO, a demanda mundial de chocolate deverá ultrapassar a oferta nos próximos 10 ou 20 anos. Isto porque o consumo de chocolate nos países produtores de cacau está em ascensão, já que estes estão descobrindo os benefícios do consumo de chocolate, afirmou Anga.

Os dados da Organização também apontam um aumento nas moagens de 1,5% em 2012 – 2013 em relação ao ano anterior, e uma queda na produção de 1,8%. Lembrando que o mercado teve um excedente de 86.000 toneladas em 2011 – 2012.

Para os especialistas do mercado de cacau, este fator deverá valorizar o produto no mercado internacional e consequentemente melhorar o preço pago ao produtor no mercado interno, que está em média R$61,00 – 63,00 a arroba no eixo Ilhéus – Itabuna.


Fonte: Mercado do Cacau com informações da bloomberg.

Festival Internacional do Chocolate e Cacau

Para ler em TELA CHEIA clique onde estão aas 4 setinhas (Lado direito).

Agência Câmara dos Deputados

Presidente Henrique Alves promete resolver impasse de Feliciano até terça

“Do jeito que está tornou-se insustentável”, avalia o presidente da Câmara.

O presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves, prometeu nesta quinta-feira resolver até o proximo dia 26 o impasse sobre a permanência do deputado Pastor Marco Feliciano (PSC-SP) à frente da Comissão de Direitos Humanos.

“Posso assegurar que esta casa vai tomar uma decisão a curtíssimo prazo porque a Comissão de Direitos Humanos, pela sua importância, não pode ficar neste impasse. Agora, passou a ser também responsabilidade do presidente da Câmara dos Deputados”, disse.

Segundo ele, a permanência de Feliciano como presidente criou um clima de radicalização inaceitável. “Esta Casa tem de primar pelo equilíbrio, pela serenidade, pela objetividade, pelo trabalho parlamentar. E do jeito que está tornou-se insustentável”, afirmou.

:: LEIA MAIS »

Prefeitura de Itabuna

CAPA R2CPRESS
Auditoria na Saúde investiga desvio de R$ 2,4 milhões
Prefeitura quer ampliação de programas habitacionais
Programa “Viver sem Limite” será apresentado em Itabuna
Prefeitura de Itabuna distribui três toneladas de sementes de milho e feijão
Mudanças no trânsito da Avenida do Cinqüentenário têm boa avaliação

:: LEIA MAIS »

Jabes Ribeiro pede a ministro apoio para retomar programa Viva o Morro

O prefeito Jabes Ribeiro apresentou ao ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, durante audiência na sede do Ministério, em Brasília, a proposta de retomada do programa Viva o Morro, que prevê a realização de uma série de intervenções, a exemplo de saneamento básico, pavimentação, urbanização, iluminação e contenção de encostas, em localidades situadas nas partes altas de Ilhéus. O Viva o Morro foi implantado durante a primeira gestão de Jabes Ribeiro, mas não teve continuidade nos últimos oito anos, resultando no abandono daquelas comunidades e até na deterioração do trabalho que já havia sido feito.

Prefeito Jabes Ribeiro com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e os deputados federais Mário Negromonte e João Leão.

Prefeito Jabes Ribeiro com o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro e os deputados federais Mário Negromonte e João Leão.


O ministro garantiu ao prefeito ilheense e aos deputados federais Mário Negromonte, presidente regional do PP, e João Leão, vice-líder da legenda na Câmara Federal, ter todo interesse em dar apoio à implementação do programa, em razão da sua importância social, uma vez que visa dar melhores condições de vida à população das áreas beneficiadas. Ele solicitou ao prefeito que conclua o projeto, que já está sendo elaborado pelas equipes técnicas da atual gestão, para que possa incluir a nova fase do Viva o Morro nos recursos destinados ao Programa de Aceleração do Crescimento – PAC 2.

:: LEIA MAIS »

Gabrielli detalha projeto da ponte Salvador-Itaparica na Assembleia Legislativa

logo seplanNa próxima terça-feira (26), às 11h, o secretário do Planejamento da Bahia, José Sergio Gabrielli, fará uma apresentação sobre o projeto da ponte Salvador-Itaparica, durante uma audiência pública, na Assembleia Legislativa. O convite partiu da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da instituição.

Na oportunidade, o titular da pasta do Planejamento explicará que a ponte Salvador-Itaparica é parte de um projeto indutor de desenvolvimento econômico e social, cujo objetivo é criar um novo dinamismo no eixo litorâneo sul, permitindo o surgimento de um novo polo industrial e logístico na Região Metropolitana de Salvador (RMS), ancorado por investimentos já em curso (estaleiros em São Roque do Paraguaçu) ou projetados (nova retroárea do porto de Salvador).

————

21/03/2013
Assessoria de Comunicação
Secretaria do Planejamento do Estado da Bahia

EDUCAÇÃO SANITÁRIA TRABALHA POR UM FUTURO MAIS CONSCIENTE

Acreditar no potencial do homem como mola propulsora de seu próprio desenvolvimento, entender a educação como veículo de transformação e ter consciência de que o conhecimento é fundamental em todas as situações de vida. Estes são os fundamentos da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Secretaria da Agricultura (Seagri), no desenvolvimento da atividade de Educação Sanitária, ao lançar na última terça-feira (19), na Fundação José Carvalho em Pojuca, o Manual do Aluno.

Com o lema “Adab na Escola Formando Jovens Sanitaristas”, a Agência busca inserir o tema transversal, Defesa Agropecuária, no currículo escolar das instituições de ensino estaduais e municipais da Bahia. “Este trabalho visa transformar professores e alunos em cidadãos atuantes, responsáveis e multiplicadores de conhecimento, rompendo barreiras cultuais e proporcionando uma agropecuária mais segura”, explicou o diretor geral da Adab, Paulo Emílio Torres, para o público composto por educadores da Fundação e dos municípios de Mata de São João, Pojuca, Alagoinhas e Aramari. “Acredito no poder de transformação que o conhecimento traz para o cidadão e espero que cada aluno seja um porta-voz multiplicador de informação”, disse.

O resultado positivo obtido pela parceria entre a Adab e a Fundação José Carvalho motivou a presença da presidente da instituição, Marilene Ferreira, que sempre incentiva projetos que agregam valores e atendem à missão de educar com qualidade. “O Manual do Aluno é um material lúdico e rico e, principalmente, é um ponto de partida para o importante, duradouro e colaborativo trabalho de educar”, disse a presidente, lembrando que, com 30 anos de dedicação à Fundação, o objetivo de vida sempre foi preparar o futuro para as próximas gerações.

:: LEIA MAIS »

Secretário de Ilhéus eleito presidente do Fórum Regional de Assistência Social

O Fórum Regional de Assistência Social elegeu, na quarta-feira, 20, durante reunião realizada na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), a nova mesa diretora do colegiado, tendo como presidente o secretário de Desenvolvimento Social do município de Ilhéus, Jamil Ocké. O objetivo do fórum é discutir metas, propostas, observar o quadro de necessidades e dificuldades pelas quais as secretarias vêm passando além de fortalecer e estreitar os laços entre os municípios.

Nova diretoria do Fórum Regional de Assistência Social - Secom Ilhéus

Nova diretoria do Fórum Regional de Assistência Social – Secom Ilhéus


A eleição foi realizada com a participação de diversos secretários municipais. Os candidatos puderam apresentar propostas para a região no âmbito dos programas sociais. Além da eleição de presidente e vice, foram escolhidos os primeiro e segundos secretários e tesoureiros. Atualmente, fazem parte deste fórum as seguintes cidades do litoral sul baiano: Almadina, Iguaí, Arataca, Barro Preto, Camacan, Ilhéus, Itacaré, Itapé, Santa Luzia, Una, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Buerarema, Itabuna, Jussari, Mascote, Pau Brasil, Uruçuca, Ibicaraí, Ibirapitanga, Aurelino Leal, Itajuípe, Itapitanga, Maraú, entre outras.

:: LEIA MAIS »

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA www.camaradeilheus.com.br

15                                                               Data: 21/03/2013

 

 Novo Projeto de Lei pode garantir gratuidade aos 60 anos no transporte coletivo…

 

Vereador Escuta autor do projeto gratuidade 60 anos foto clodoaldo Ribeiro

Vereador Escuta autor do projeto gratuidade 60 anos foto clodoaldo Ribeiro

O legislativo ilheense está demonstrando de maneira, clara e inconteste ,sua imagem de pureza democrática e aberto às  questões  plurais da nossa sociedade. A cada sessão, nota-se o aumento significativo de requerimentos, indicações, moções e projetos, todos , imperiosamente necessários e significativos ao nosso povo. Notável exemplo do que acima expomos,  fora a entrega  na Comissão de Justiça e Transporte  da Câmara, na sessão da última, quarta-feira (20), presidida pelo vereador-presidente- Josevaldo Machado(PCdoB), popularmente  chamado de Dr.Jó- o Projeto de Lei, nº 036, de autoria do vereador Luiz Carlos dos Santos(Escuta)PP , que “ dá nova redação ao artigo 4º da Lei nº 2.939, de 27 de novembro de 2001, regulamentando a concessão de gratuidade à pessoa com idade superior e/ou igual aos 60( sessenta) anos no sistema de transporte coletivo do município.” No  Artigo 2º-“ Fica o Município de Ilhéus, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e as empresas do setor que operam no município, a se adaptarem ao disposto nesta lei, no prazo de  180 (cento e oitenta)dias”.

   Segundo entendimento do-  vereador Escuta-, este  novo projeto ou emenda, visa corrigir  uma enorme injustiça para com os idosos do município de Ilhéus, visto que não gozam do que explicíta o Estatuto do Idoso criado em 2003 e da Lei Estadual de 2004, que dispõe  sobre  Política Estadual do Idoso que, define também, em seu artigo 2º, como pessoa idosa, toda pessoa maior que 60(sessenta)anos. Além desta justificava “os meus eleitores idosos, seus filhos e netos cobravam de mim essa atitude, afim de se corrigir tamanha injustiça” ,enfatizou o vereador.

   Outro projeto, não menos importante para a comunidade ilheense e, deverasmente, necessário é o de nº 037/2013 em que – Institui a Semana de Conscientizaçao dos Direitos dos Animais no Município de Ilhéus. Segundo o seu autor, vereador Ivo Evangelista(PRB) inspirou-se na seguinte frase: “ A grandeza de uma nação pode ser julgada pelo modo que seus animais são tratados”-  (Mahatma Gandhi). Justificou, ainda, o parlamentar que” proteger a fauna e flora, atualmente, é mais do que um discurso ecológico e a importância de se instituir a ‘ a Semana de Conscientização dos Direitos dos Animais, está diretamente ligada com a necessidade de se reconhecer que todos têm direito à vida, independentemente da forma que esta se assume.’

       

Malthez de Athayde- DRT/1949

Câmara Municipal de Ilhéus

ASSESSORIA DE IMPRENSA

www.camaradeilheus.com.br

Nº 14

Ascom/Cmi

Data: 20/03/2013

Câmara de Vereadores e Ademi/Sul preocupadas com novo PDU

DR JÓ_foto Clodoaldo Ribeiro (12)

DR JÓ_foto Clodoaldo Ribeiro (12)

Na realização da sétima sessão ordinária , da última, terça-feira (19), conduzida pelo presidente Josevaldo Machado(PCdoB, auxiliado pelos vereadores Ivo Evangelista(PRB) e Rafael Benevides(PP), primeiro e segundo-secretários, respectivamente – em atendimento ao requerimento de nº 036/2013 de autoria do vereador Aldemir Almeida(PSB)e aprovado pelo plenário, concedeu ao presidente da ADEMI/SUL-BA, entidade representativa do segmento empresarial da construção civil no município, Dr. Marlon Silveira, expôr a preocupação dos empresários do setor quanto ao cumprimento da Lei 3.598, no município, que verte sobre o uso e ocupação do solo. Segundo à Ademi/Sul, os empresários estão, extremamente, preocupados com a demora nas liberações dos alvarás para novas construções, cuja documentações encontram-se aprovadas em vários agentes do sistema financeiro da habitação, podendo perder suas validades.

Vários vereadores expressaram opiniões, sobre questão, a exemplo de- Alisson Mendonça, “ que chamou à atenção do governo para efetuar uma análise plural sobre o assunto, visto que a construção civil é um segmento gerador de muitos postos de trabalho, etc”. , e, o Dr Jó – garantiu que “ à mesa diretora, e os demais edis, examinarão com maior profundidade o projeto e a lei 3.598, para que não haja prejuízos para os empresários, trabalhadores, como, também, para à cidade no tocante à sua estética e organização sobre o uso e ocupação do solo.


Malthez de Athayde/ Drt/Ba 1949





















WebtivaHOSTING // webtiva.com . Webdesign da Bahia