:: ‘Notícias’
Agrissênior Notícias – Nº 413 – 06 de fevereiro 2013
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
ACOMPANHADO POR FÁBIO MAGAL, ISAAC ALBAGLI VISITA BAIRROS DA ZONA SUL
O Vereador Fábio Magal (PSC) acompanhou o secretário de desenvolvimento urbano de Ilhéus, Isaac Albagli, durante uma visita na zona sul da cidade, na manhã deste sábado, 02.
Solicitado pelo vereador, Isaac vistoriou locais que geram muitas reclamações de moradores.

No campo de areia do bairro Hernani Sá (Urbis), entre os caminhos 07 e 08, parte do alambrado caiu. As ferragens quebradas oferecem riscos aos adultos, jovens e crianças que praticam futebol.
Isaac Albagli afirmou que vai mandar consertar o alambrado, medida emergencial para evitar acidentes. Posteriormente, uma reforma completa do campo será realizada. O secretário pediu a Magal um prazo, já que o município não vive uma boa situação financeira.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
MEDO
Ilhéus, que nos últimos 32 anos tem perdido tantas atrações turísticas, como a Festa do Cacau, Garota Coca Cola, Ilhéus Folia, Troféu Imprensa do Cacau e outras, sofre agora a ameaça de perder as paradas dos transatlânticos da Costa Cruzeiros. Na temporada 2011/2012, tivemos 46 visitas de transatlânticos, cujos milhares de turistas movimentaram o turismo e o comércio da cidade, costumeiramente fracos. Na atual temporada, que está por terminar em março próximo, o número de paradas dos navios caiu para 29. E agora, tomamos conhecimento de que na próxima temporada 2013/2014 poderemos perder as visitas dos transatlânticos da Costa Cruzeiros. A decisão parece que ainda não é definitiva, e necessita que o governador, prefeito, ministro do turismo, políticos, e entidades representativas do turismo e do comércio, entrem na briga, tentando resolver os impasses apontados, que não dizem respeito apenas ao Porto de Ilhéus, que são os altos custos das paradas e serviços prestados pelos portos em geral. Cabe ao Governo Federal, mandar que os Portos reduzam suas exigências descabidas. E cabe aos senadores e deputados federais, encaminhar esse pedido à Presidenta, em benefício do Turismo nacional.
PORTO DE ILHÉUS
Estamos de pleno acordo com o texto publicado no Diário de Ilhéus (dias 26 e 27/01), de autoria do COESO, de Audicemiro Ferreira Duarte da Luz e de Emmerson Tavares, consultor portuário, quando abordam os problemas com a privatização do Porto de Ilhéus. Com 10% (dez por cento) do que o governo gastou nos últimos anos nos portos de Salvador e Aratu, daria para satisfazer as pequenas pretensões de melhoria do Porto de Ilhéus, que praticamente se resumem a uma dragagem, conclusão da retro-área, construção de mais alguns armazéns, e novos equipamentos. Foi bem lembrada a burrice tucana privatizando a Vale do Rio Doce, que poderia ser, hoje, a segunda maior estatal do Brasil, ao lado da Petrobrás. Precisamos ficar atentos, governo e população, ao modo de privatização a ser adotado.
IMOBILISMO
Prefeitura de Itabuna
Recadastramento de servidores vai até a próxima semana
O processo de recadastramento está sendo realizado no térreo do Anexo Único da Prefeitura de Ilhéus, localizado na Rua Santos Dumont, centro da cidade, de segunda a sexta-feira, sempre das 8h30min às 18 horas. A medida foi adotada pelo prefeito Jabes Ribeiro, com o objetivo de atualizar os dados cadastrais e identificar a unidade administrativa em que o servidor se encontra efetivamente trabalhando, além de outras informações.
UGT declara apoio a Jabes Ribeiro
—
ai/pmi
Começa organização de condomínios do Minha Casa Minha Vida
A partir da próxima terça-feira (05), a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social começa a realizar, junto com a RVC Assessoria e Consultoria Ltda, reuniões com os moradores dos conjuntos habitacionais do programa Minha Casa Minha Vida, com o objetivo de orientar para o processo de formação dos condomínios do local. Durante as reuniões, os moradores de cada empreendimento irão receber orientações, esclarecimento de dúvidas, e atendimento em relação à convivência em condomínio.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Social, Jamil Ocké, o objetivo da secretaria, com os encontros, “é mostrar aos novos moradores que eles devem cuidar dos seus imóveis com bastante zelo e garantir a tranquilidade na convivência com os outros condôminos”. A equipe técnica irá orientar os moradores com questões primordiais como eleição e acompanhamento da gestão do síndico, padronização do imóvel, organização e utilização do espaço coletivo, coleta de lixo, participação em assembleias, criação de animais de estimação, entre outros.
As reuniões irão ocorrer do dia 05 (terça-feira) até o dia 08 (sexta-feira), no auditório da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira – CEPLAC, localizado na Praça Cairu, s/n, Centro, Ilhéus. Os encontros serão realizados por empreendimentos e as listas com horários e nomes estão disponíveis na sede da Secretaria de Desenvolvimento Social na Rua Mário Alfredo, S/N, Avenida Itabuna, e também na sede do empreendimento Minha Casa Minha Vida, Banco da Vitória, KM 05, Rodovia Ilhéus – Itabuna.
Jabes estará com o governador em Uruçuca e Itajuípe
O prefeito Jabes Ribeiro vai acompanhar, a convite do mesmo, as atividades do governador Jaques Wagner neste sábado (2), na região cacaueira. Às 9h, governador inaugura o sistema de esgotamento sanitário de Serra Grande (Uruçuca), uma das mais importantes áreas de preservação ambiental do litoral sul da Bahia. A obra é resultado de uma parceria entre os governos federal e estadual e representa investimentos totais de R$ 4, 7 milhões, beneficiando diretamente a mais de dois mil moradores do local, além de ajudar turistas e visitantes.
Depois, às 11hs, o governador vai a Itajuípe, onde participa da solenidade de entrega de um mamógrafo para a Fundação Lurdes Lucas. A aquisição do equipamento, que vai beneficiar diretamente à população feminina de Itajuípe e municípios próximos, foi resultante da colaboração direta do Governo do Estado, que investiu R$ 245 mil na compra, por meio da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab).
Ministério da Integração Nacional
Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação Social
Ministério da Integração abre inscrições para capacitar 2 mil agentes de Defesa Civil
Inscrições podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. Medida integra conjunto de ações de capacitação realizadas pelo Ministério da Integração Nacional
O Ministério da Integração Nacional, por meio da Secretaria Nacional de Defesa Civil, abriu inscrições para a terceira edição do Curso de Capacitação Básica em Defesa Civil. As aulas do curso, que é gratuito, serão ministradas na modalidade de ensino à distância (EAD) para Agentes da Defesa Civil. São duas mil vagas e os interessados podem se inscrever até o dia 28 de fevereiro. As aulas vão de 11 de março a 10 de maio de 2013.
O eixo central da capacitação é a realização de atividades baseadas em leitura de textos, complementada por vídeo-aulas, exercícios e fóruns de discussão sobre Defesa Civil e ações de redução de riscos de desastres.
A metodologia adotada é baseada no processo de ensino-aprendizagem, com foco na construção do conhecimento por meio da troca de experiências e práticas de cada participante.
Para o coordenador geral de Prevenção e Preparação do Ministério da Integração Nacional, Wandemberg Venceslau Rosendo dos Santos, “o ensino à distância permite que a Secretaria Nacional de Defesa Civil atinja um grande número de pessoas que não teriam acesso ao ensino presencial”. Ele adiantou, ainda, que o curso dispõe de um Ambiente Virtual de Ensino-Aprendizagem (AVEA), no qual o aluno tem acesso ao conteúdo. O curso também irá oferecer aos agentes duas teleconferências; vídeo-aulas; um livro-texto digital (em formato PDF), além de serviço de tutoria.
O curso vai abordar os seguintes temas: Defesa Civil no Brasil; Sistema Nacional de Defesa Civil; Ciclo de Gestão de Defesa Civil; Estudo dos Desastres; e Implantação e Operacionalização de Coordenadoria Municipal de Defesa Civil.
Esta terceira edição é promovida em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Inscrições: http://www.defesacivil.
Acordo entre Prefeitura e Sindicato acaba greve em Ilhéus
Após negociação com a Secretaria de Administração Municipal, os servidores da Prefeitura de Ilhéus suspenderam a paralisação, decisão tomada em assembléia na manhã desta sexta-feira, dia 1º. De acordo com o secretário de Administração, Ricardo Machado, os representantes do sindicato dos servidores municipais (Sinsepi) concordaram com a proposta apresentada e recomendaram à categoria o retorno imediato ao trabalho.
Entre os pontos principais acordados, a Prefeitura assumiu o compromisso de enviar, para pagamento, as folhas salariais relativas ao mês de dezembro à medida que a Justiça desbloqueie os recursos do município, até o limite de cada valor bloqueado. Também ficou estipulado que voltarão a ser pagos, até a próxima quarta-feira (dia 6), os valores relativos à insalubridade a todos aqueles servidores que realmente desenvolvam atividades consideradas insalubres, segundo levantamento já realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur).
Além de não se promover o corte do ponto dos funcionários que deixaram de trabalhar nos dois dias de greve, Ricardo Machado informou também ter ficado estabelecido que as comissões criadas durante reunião do prefeito Jabes Ribeiro com os representantes dos sindicatos e vereadores, no dia 25 de janeiro, começarão a trabalhar, tão logo todos os nomes que as comporão sejam definidos, para encontrar soluções que resolvam os passivos que ainda existam em relação aos servidores municipais.
Bloco Malokeiros do Malha
Mesmo com a decisão da Prefeitura de Ilhéus de não realizar o carnaval oficial esse ano, a maior festa popular da cidade terá um brilho especial com o desfile de blocos independentes, que prometem levar muita alegria nos bairros. E a festa começa mais cedo esse ano em Ilhéus com o desfile do bloco Malokeiros do Malha, um dos mais tradicionais da cidade, que abrirá o carnaval 2013 da cidade neste sábado (02), no dia de Iemanjá, a partir das 16 horas, no praça principal do bairro do Malhado. O bloco desfilará com cerca de 500 foliões, com direito a cervejas, cordão de isolamento, segurança e muita animação.
O bloco Malokeiros do Malha vai contar ainda com o Mega-Trio Mel & Cia e com a animação da banda Um Love a Mais. Serão mais de 130 caixas de cervejas na concentração e no percurso da folia. De acordo com os organizadores, a concentração está prevista para as 16 horas de sábado, na praça do Malhado. Logo depois o bloco desfilará pelas avenidas Litorânea Norte e Antônio Carlos Magalhães, retornando para a praça central, onde a festa continua. As camisas para participar do bloco já estão à venda no stand montado na praça do Malhado, no Acarajé da Praça em Lukas Motos e também com Quinho.
O Malokeiros do Malha foi fundado em 2006 e desde então virou uma referência do bairro. O bloco começou com apenas 20 integrantes e dessa vez a expectativa é de 500 participantes. Além do clima de amizade e de paz, o bloco pretende manter as mesmas características dos anos anteriores, levando alegria, diversão e opção de lazer para os moradores do bairro do Malhado e visitantes. “Mais uma vez vamos abrir o carnaval de Ilhéus com muita alegria e tranquilidade”, afirmaram. A direção do bloco também informou que já entrou em contato com as polícias Militar e Civil que garantiram o apoio e a segurança para a realização da festa.




























































