:: ‘Notícias’
Repasse de verba para saúde pode levar em conta IDH do município
Repasse de verba para saúde pode levar em conta IDH do município

O Projeto de Lei Complementar 207/12, em análise na Câmara, cria dois novos critérios para o repasse de recursos federais para estados, municípios e o Distrito Federal aplicarem em saúde: a proporção da população que é usuária de planos de saúde e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da localidade beneficiada.
Hoje, a distribuição desses recursos leva em consideração o perfil demográfico da região; o perfil epidemiológico da população a ser coberta; a rede de saúde na área, inclusive seu desempenho no período anterior e a previsão de investimentos; a participação do setor de saúde nos orçamentos estaduais e municipais e o ressarcimento do atendimento a serviços prestados para outras esferas de governo (Lei 8.080/90).
Diocese de Ilhéus
Para ler em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Prefeitura de Itabuna
Faculdade de Ilhéus inicia ano letivo no dia 14
A Faculdade de Ilhéus inicia o ano letivo de 2013 logo após o carnaval, no dia 14 de fevereiro. A instituição estará recepcionando alunos veteranos e calouros dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Nutrição e Psicologia, no campus próprio localizado na rodovia Ilhéus-Canavieiras, km 1,5, bairro São Francisco, zona sul da cidade.
Esta semana, os professores da instituição estão realizando o planejamento acadêmico do semestre, incluindo o plano de trabalho interdisciplinar, que envolve todos os cursos da Faculdade. Também no dia 14 de fevereiro, tem início o período de solicitação para mudança de turno e curso; inclusão, trancamento e exclusão de disciplina; e mudança de horário.
Formatura – A Faculdade de Ilhéus realiza, no próximo dia 16 de fevereiro, a solenidade de colação de grau da segunda turma do curso de Nutrição, às 19 horas, no auditório Professora Adélia Melo. A cerimônia será presidida pelo diretor geral da instituição, professor Almir Milanesi.
Saúde paga parcela da dívida com a Santa Casa de Ilhéus
A Secretaria Municipal de Saúde de Ilhéus pagou, nesta quinta-feira, dia 7, uma parcela da dívida com a Santa Casa da Misericórdia (Hospital São José e Maternidade Santa Helena), referente ao último mês de dezembro, no valor de R$ 188 mil. Segundo a secretária Ledívia Espinheira, o governo municipal está envidando todos os esforços para regularizar pendências relativas aos serviços de saúde diante da total desorganização encontrada no setor.
Com relação à parcela em aberto da dívida de dezembro, a secretária informa que fará o repasse logo após o fechamento do faturamento total do mês, cuja produtividade está sendo apurada pela central de regulação. Ledívia afirma que o objetivo da secretaria é regularizar a situação o mais rápido possível, pois entende a importância dos serviços de pronto-socorro, internamento e maternidade prestados à população ilheense pela Santa Casa.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 07.02.2013
ILHÉUS É LINDA DEMAIS !!!!!
—
Encaminhada por Marcus Dias
Governo do Estado entrega espaço para acolher crianças em situação de risco no Carnaval
Durante o período do carnaval, as crianças que se perderem ou se encontrarem em situação de risco social contarão com um local de acolhimento. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), em parceria com o Judiciário, disponibilizará o Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciac), em Ondina (Alto de Ondina s/n), que funcionará como abrigo para 30 crianças encaminhadas pela 1ª Vara de Infância da Salvador ou pelo Conselho Tutelar. A unidade será aberta nesta quinta-feira (7), às 15 h, com a presença da secretária Maria Moraes, da Sedes, do juiz da 1ª Vara de Infância e Juventude, Valter Ribeiro, Eliana Bloisi, coordenadora de Infância e Juventude do Ministério Público Estadual (MPE), representantes de conselhos tutelares, deputados estaduais e federais, vereadores e outras autoridades.
O público atendido pelo Ciac é, em geral, formado por filhos de ambulantes e catadores de lixo. Além de alimentação e higiene, são oferecidas atividades lúdicas e pedagógicas em sala de jogos, sala de televisão, informática, biblioteca e refeitório, com pessoal capacitado para o atendimento.
SERVIÇO:
O quê: Abertura da Unidade de Acolhimento para as crianças em situação de risco no carnaval
Onde: Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ciac) – Alto de Ondina s/n .
Hora: 15h
ASCOM/SEDES
Contatos: Sedes 3115-9882
Rita Tavares: 8763-2998
Conceição Ferreira: 9946-2133
Paloma Ayres: 8828-5899
Prefeitura retira mais lixo na zona rural e recupera estradas
O titular da pasta, José Víctor Pessoa, diz que em algumas localidades o lixo não era coletado há cerca de seis meses. ”Nossa preocupação é evitar que esses locais se transformassem em lixões”, assinala.
Segundo ele, mesmo com a carência de máquinas e outros equipamentos, que se encontram em fase de recuperação, o governo municipal vai continuar a coleta nas localidades do Serrado, Couto, Santo Antonio, Rio do Engenho, Inema e Pimenteira.
Estradas – Em paralelo à coleta de lixo, a prefeitura já recuperou a malha viária da estrada da Lagoa Encantada e parte da estrada do povoado de Carobeira, onde resta apenas três quilômetros para a conclusão do serviço.
O gerente de Ações Regionais informa que na estrada da localidade de Sapucaeira foram feitas intervenções com a colocação de algumas caçambas de cascalho, faltando, no momento, programar a ida da motoniveladora para espalhá-lo em pontos críticos e fazer o patrolamento.
—
Secretaria de Comunicação Social (Secom)
07.02.2013
Documentos sobre Paiva são ‘reveladores’, diz ministro da Justiça
Comissão da Verdade revelou que ex-deputado foi assassinado por três agentes do Exército
BRASÍLIA – O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, disse nesta quinta-feira, 7, que considerou “absolutamente reveladores” os novos documentos obtidos pela Comissão Nacional da Verdade, que esclareceram as circunstâncias da prisão do ex-deputado Rubens Paiva.
De acordo com o coordenador da comissão, Cláudio Fonteles, é possível afirmar “categoricamente” que Paiva foi morto nas instalações do DOI-Codi em janeiro de 1971. No final do ano passado, a comissão recebeu papéis encontrados na casa do coronel reformado do Exército Júlio Miguel Molinas Dias, assassinado em novembro de 2012 quando chegava em casa, em Porto Alegre.
Segundo Fonteles, Rubens Paiva foi morto sob tortura por três agentes do Exército nos porões do DOI-Codi. Um já estaria morto e outros dois devem ser convocados para depor.
ILHÉUS / Prefeitura quita salários da educação correspondentes a janeiro
O secretário da Fazenda, Marco Antônio Porto Carmo, informa que, mesmo encontrando uma situação financeira e administrativa desastrosa na prefeitura, a atual gestão está somando todos os esforços para fechar a folha de pagamento dos os servidores até o quinto dia útil de cada mês. “Estamos negociando com os credores para alcançarmos o equilíbrio financeiro, e nos programando para manter a folha em dia; o nosso objetivo é pagar antes do prazo determinado por lei”, frisou o secretário.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 07.02.2013
Prefeito de Ilhéus discute ações para fortalecimento de defesa da mulher
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu em seu gabinete, na tarde de quarta-feira, 6, o vereador Alzimário Belmonte (Gurita) e as delegadas Ângela Lopes e Márcia Cristina Rezende, da Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam). Durante a audiência, entre outros temas de políticas de defesa da mulher, foi discutida a construção de uma sede própria da delegacia em uma área do município.

Reunião do prefeito com vereador Gurita e as titulares da Delegacia da Mulher – Foto Alfredo Filho – Secom.
Atualmente, o órgão encontra-se sediado em um imóvel alugado, localizado na avenida Soares Lopes. Ângela Lopes, delegada titular, explicou que a cada cinco anos o contrato expira, demandando tempo para encontrar outro local apropriado.
BAILE DE CARNAVAL
ESTARÁ SENDO REALIZADO NA PRÓXIMA SEXTA-FEIRA, NO CLUBE SOCIAL DE ILHÉUS, O BAILE DE CARNAVAL “AMIGOS DA GABRIELA”. ESTE EVENTO É UMA EXCELENTE OPORTUNIDADE PARA OS AMANTES DE BAILE DE CARNAVAL EM CLUBES REVIVEREM A ALEGRIA DE BRINCAR FESTAS CARNAVALESCAS COM AS MARAVILHOSAS MARCHINHAS ENTRE AMIGOS COM SEGURANÇA E CONFORTO COM A NIMAÇÃO DA BANDA CIRCUITO FECHADO COM KEKETA, ANNE DE CIDRA E ITASSUSY. PRÊMIOS PARA A MELHOR FANTASIA E ORIGINALIDADE. OS INGRESSOS ESTÃO SENDO VENDIDOS: 1) Secretaria do Clube Social; Casa Camarim (Rua Jorge Amado, 120- 1o. andar); Casa dos Artistas; Pontal – Atelier das Carnes e Fredesko na Praça São João (Pontal); Pizzaria Mãos & Artes (Conquista). Em Itabuna: Shopping Jequitibá (Bicho Festeiro) e Central de Ingresso s – Av. Beira Rio. Em Olivença: Restaurante Tororomba. Telefones para informações: 73-32314352 88537856 91722900 ou 71-8139732.
—
Janete




























































