:: ‘Notícias’
Rubens Paiva foi assassinado sob tortura, diz comissão
O coordenador da Comissão Nacional da Verdade, Claudio Fonteles, não tem mais dúvida de que o o ex-deputado Rubem Paiva foi assassinado sob tortura, nas dependências do DOI-Codi do Rio de Janeiro.
A conclusão do ex-procurador geral da República é baseada no cruzamento de informações contidas no Arquivo Nacional com os documentos que foram entregues à polícia do Rio Grande do Sul pela família do coronel Júlio Miguel Molina Dias, assassinado em Porto Alegre, em novembro. Segundo Fonteles, esses documentos, somados a depoimentos de pessoas que participaram dos eventos, desmontam a versão do Exército de que Paiva foi sequestrado após ter sido preso pelos militares.
As conclusões foram anunciadas nesta segunda-feira, 4, no site da Comissão. Fazem parte da série de textos “O Estado Ditatorial Militar”, que o coordenador começou a divulgar em novembro.
Parte do material já era conhecida. Fonteles adiantou suas conclusões em recente entrevista à jornalista Miriam Leitão, da Globonews. Por outro lado, um dos documentos apresentados agora no site oficial da comissão já estava na edição de hoje da Folha de S. Paulo, em reportagem de Patrícia Brito.
Encontro pretende criar Fóruns Municipais de Administração e de Procuradores do Litoral Sul
A Associação dos Municípios Sul, Extremo Sul e Sudoeste Baiano – Amurc e a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Estadual de Santa Cruz – Uesc estarão promovendo nesta terça-feira (5), a partir das 9 horas, na própria universidade, o Encontro dos Secretários de Administração e de Procuradores Municipais da Região Litoral Sul. O objetivo será para a orientação às principais demandas locais e a formação de dois Fóruns Municipais dentro das expectativas do Programa de Apoio Gerencial Institucional às Prefeituras da Região Litoral Sul – AGIR-LS.
O projeto foi apresentado aos prefeitos eleitos e reeleitos, ainda no final da gestão do ex-presidente Cláudio Dourado e agora será uma das prioridades do atual gestor da Amurc e prefeito de Ibicaraí, Lenildo Alves de Santana, que acredita na importância do programa para a elaboração de projetos e o desenvolvimento de ações estruturantes. “A meta é qualificar e aperfeiçoar os gestores públicos municipais nas ações estratégicas para o desenvolvimento local”, destacou.
Em uma ação conjunta, profissionais acadêmicos dos departamentos de Administração e de Direito da Uesc estarão orientando os representantes municipais das áreas específicas, com suas principais demandas para atuarem de forma eficiente na Gestão Pública. O encontro, que segue até às 12 horas, será ainda, uma oportunidade para a criação de Fóruns que visam aumentar a eficiência e a eficácia na execução e condução de políticas públicas.
Local
Os secretários de Administração estarão reunidos na sala de Multimeios do Departamento de Economia, localizada no 1º andar do Pavilhão Pedro Calmon, enquanto os Procuradores dos municípios buscarão atendimento às demandas locais no auditório de Direito, localizado no 2º andar do Pavilhão de Direito.
Salários da Educação já foram creditados em Itabuna
O salário de janeiro dos profissionais lotados na Secretaria da Educação foi pago nesta segunda-feira, conforme havia informado na semana passada o Secretário de Fazenda, Marcos Antônio Cerqueira. Ainda na sexta-feira, a prefeitura havia autorizado aos bancos o crédito referente à folha de pagamento dos professores e servidores da Educação, mas um problema técnico acabou impedindo a transferência. O problema foi contornado e os salários já estavam na conta nesta segunda-feira cedo.
De acordo com Marcos Cerqueira o pagamento foi feito dentro do prazo legal, pois a Prefeitura teria até o quinto dia útil para efetuar os depósitos, ou seja, até o dia 7 deste mês. “Efetuamos o pagamento antes do determinado por lei, mesmo com todas as dificuldades e sem receber o repasse do Governo Federal. Isso demonstra o interesse da administração de atender os servidores da melhor forma possível. A determinação do prefeito Claudevane Leite é no sentido da valorização dos servidores de todas as áreas e não mediremos esforços para que isso aconteça”, afirmou o secretário da Fazenda.
Marcos Cerqueira reiterou a abertura da pauta de negociações com os sindicatos com o objetivo de atender melhor os servidores da Educação. “Temos feito às demonstrações de contas, dos históricos financeiros, do que entra e do que sai nas contas da prefeitura, de forma transparente, para atender da melhor forma possível os profissionais da educação, pois temos muito zelo por eles”, concluiu o secretário.
—
Prefeitura Municipal de Itabuna
Departamento de Comunicação Social
ILHÉUS / Mais de 2.600 se inscrevem para os cursos do Pronatec
O objetivo do programa é incluir no mercado de trabalho famílias de baixa renda, pessoas inscritas no Sistema Nacional de Emprego (SINE) ou em situação de seguro-desemprego, além de beneficiários do Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Os cursos são inteiramente gratuitos e são resultado do trabalho conjunto, ainda, da Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus (SDS) e do Instituto Federal da Bahia (IFBA).
Cada aluno receberá material didático gratuito para acompanhar as aulas, e, ao final de cada 15 dias, o valor correspondente a R$ 9 diários para despesas com transporte e lanche. Os cursos têm duração de dois a três meses e irão acontecer na sede do IFBA, na rodovia Ilhéus-Itabuna, próximo ao campus da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc). Adolescentes que estão prestes a terminar o ensino médio e adultos que buscam qualificação profissional foram maioria nas inscrições do programa.
O titular da SDS, Jamil Ocké, considera que o número de inscrições demonstra que a população aceitou bem a iniciativa dos cursos e está interessada em se qualificar profissionalmente. A coordenadora do projeto pela SDS, Cristiane Almeida, assinala que os cursos oferecem aos alunos condições reais de competir no mercado de trabalho, além de atender a demanda das indústrias e novas empresas que serão instaladas em Ilhéus
ILHÉUS / Fé e devoção se destacam em festa à Iemanjá
Fiéis e admiradores da Rainha do Mar se reuniram no último sábado, 02 de fevereiro, em três pontos da cidade Ilhéus – na prainha da Maramata, na Praça Dom Eduardo e na praia do Cristo – para saudar Iemanjá, a senhora das águas salgadas e protetora dos pescadores. Uma multidão acompanhou o festejo, que contou com a presença de terreiros de candomblé, levando suas oferendas e presentes para ofertar a orixá, como ato de agradecimento e proteção recebida. O cortejo marítimo com as oferendas saiu por volta das 17 horas.
Instalações elétricas da Escola Raimundo do Basílio serão substituídas
A secretária de Educação, Marlúcia Mendes, retomou as visitas às unidades educacionais da rede municipal de Ilhéus. O objetivo é fazer vistorias minuciosas para identificar as condições de atendimento aos alunos e efetuar as melhorias necessárias, em cada escola, contanto também com o apoio da comunidade. Na última sexta-feira, 1º de janeiro, a visita foi realizada na Escola Municipal do Basílio que terá a rede elétrica totalmente substituída para a instalação de computadores. A visita à unidade foi acompanhada pelo vereador Raimundo do Basílio.
—
AI/PMI
Deputada Ângela Sousa cobra serviço de esgotamento para bairros de Ilhéus
Resultado Processo Seletivo IFBA 2013
O IFBA divulga hoje, dia 1º de fevereiro de 2013, o Resultado do Processo Seletivo 2013.
Clique aqui e confira o resultado.
O Boletim de Desempenho será divulgado na segunda-feira, dia 4 de fevereiro.
Para a efetivação da matrícula, o candidato deve comparecer no setor de protocolo do Campus Ilhéus e deverá apresentar a seguinte documentação:
a) Documento Oficial de Identidade (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
b) CPF (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
c) Certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou equivalente, acompanhado de Histórico Escolar completo (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
d) Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
e) 02 (duas) fotos 3×4;
f) Título de Eleitor, com comprovação de quitação com a Justiça Eleitoral (para maiores de 18 anos) (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
g) Prova de que está em dia com suas obrigações militares (sexo masculino) para os maiores de 18 anos (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada);
h) Comprovante de Vacinação Antitetânica (fotocópia com o original ou fotocópia autenticada).
O candidato que não comparecer para a matrícula nos prazos determinados perderá o direito à vaga.
OBS: A documentação a que se refere às alíneas f e g deverão ser apresentadas apenas para comprovação e transcrição de dados. A documentação a que se refere à alínea c, sendo incompleta ou falsa, invalidará a aprovação no Exame, impossibilitando a matrícula.
O IFBA Ilhéus deseja parabéns aos aprovados.
APPI pede ao MPT a apuração sobre demissão dos concursados
O Ministério Público do Trabalho já está apurando a situação da demissão dos trabalhadores concursados da Prefeitura de Ilhéus, dispensados através do decreto 006/2013, assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro. O pedido de apuração do caso e reintegração dos concursados foi feito pela diretoria da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, através do ofício 007/2013, encaminhado para as promotoras públicas do Ministério Público do Trabalho, Cláudia de Mendonça Braga Soares e Vanessa Griz Moreira Giz Rodrigues. O pedido também foi feito à Promotora de Justiça do Ministério Público Estadual, Karina Gomes Cherubini.
No documento a APPI informa que anular as nomeações decorrentes de concurso público, com a justificativa do período eleitoral, é ilegal, sobretudo as nomeações oriundas de decisão judicial, já que várias pessoas que constam na lista de demissões foram nomeadas através de mandado de segurança. A APPI lembrou ainda que não houve aumento de despesa com pessoal decorrentes das nomeações deste período na Secretaria de Educação, tendo em vista que para cada servidor nomeado foi demitido um contrato temporário. A justificativa do prefeito Jabes Ribeiro para demitir os concursados foi o aumento de despesas com pessoal nos últimos seis meses da gestão anterior, fato contestado pela direção da APPI/APLB-Sindicato.
As apurações já começaram. A primeira audiência para discutir sobre a demissão dos concursados está marcada para o dia 18 de janeiro, na sede regional do Ministério Público do Trabalho, em Itabuna. A procuradora do Trabalho, Claudia Soares, disse que, a princípio, não havia proibição para nomear concursados, “desde que os servidores tivessem sido aprovados em concurso homologado três meses antes das eleições”, o que, segundo a direção da APPI, aconteceu. O sindicato pede agora a revogação do decreto 006/2013 e o retorno imediato dos servidores concursados.
ASCOM – APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau
UTI do Hospital de Ilhéus vai funcionar no mês de março

Vice prefeito de Ilhéus se reune com o diretor do Hospital de Ilhéus – Dr. Jorge Viana – Foto Alfredo FIlho- Secom (3)
O Hospital de Ilhéus vai colocar em funcionamento, no início do próximo mês de março, uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade para 16 leitos e equipamentos de última geração. A informação foi transmitida pelo diretor do hospital, Jorge Vianna, ao vice-prefeito e secretário municipal de Indústria e Comércio, Cacá Machado, que visitou, na sexta-feira, dia 1º, as dependências da nova UTI, localizada na praça Barão do Rio Branco, no bairro da Cidade Nova.
CLUBE DO SAMBA Joãozinho Alfaiate
Neste domingo o espaço cultural Clube do Samba Joãozinho Alfaiate, promoveu uma tarde dedicada aos antigos carnavais.
Como sempre com a presença de inúmeras pessoas, que curtiram as inesquecíveis marcinhas carnavalescas interpretadas pelos nossos artistas Bebeto, Itassucy e Keketa, que deram um show inesquecível.
O espaço cultural comandado pelo grande IVAN, a cada domingo oferece aos seus freqüentadores o melhor da música popular brasileira, num ambiente super agradável e acolhedor.
Parabéns Mestre Ivan, a música é um bálsamo para a alma.
Grande abraço!
ZÉCARLOS JUNIOR
UFC 156: Aldo mantém cinturão, Minotouro vence e Pezão massacra Overeem
Todos os brasileiros do card principal venceram suas lutas
Se a torcida brasileira invadiu Las Vegas para acompanhar o UFC 156, na madrugada de sábado para este domingo, os lutadores brasileiros invadiram e dominaram o octógono. Principal luta da noite, José Aldo venceu Frank Edgar por decisão unâmine e manteve o cinturão dos pesos-pena da categoria. Aldo foi absoluto nos cinco rounds e não deu chances ao americano de impor seu jogo.
“Eu sabia que o Edgar é um grande lutador. Para vencê-lo, tinha que trabalhar round a round. Quero deixar um grande beijo aos brasileiros. Quero dedicar essa vitória ao povo de Santa Maria pelo acidente que aconteceu lá. Espero que a vitória conforte um pouco vocês”, disse José Aldo, que defendeu o cinturão pela quarta vez no UFC.
Pezão x Overeem
Mas o grande resultado da noite foi a luta entre o holandês Alistair Overeem e o paraibano Antonio Pezão. Retornando ao UFC após um ano de suspensão por doping, Overeem dava a entender que voltaria com tudo no objetivo de conquistar o título dos pesos-pesados. Falastrão e provocador ele não resistiu no entanto ao brasileiro. Depois de perder os dois primeiros rounds, Pezão acertou o braço e também o rosto do rival, que beijou a lona no terceiro round.
Após o nocaute, Pezão precisou ser contido pelo árbitro da luta para se afastar de Overeem, caído. Isso porque o brasileiro não gostou das declarações e provocações do holandês de que venceria a luta com facilidade. “Luta se vence dentro do octógono, não fora. Mas acredito muito nos meus técnicos”, vibrou o paraibano.
No co-evento principal, o baiano Rogério Minotouro passou por Rashad Evans, ex-campeão da categoria meio-pesado, por decisão unânime. Como vem numa crescente no UFC, aumentam as chances do brasileiro lutar pelo título da categoria, que hoje pertence ao americano Jon Jones – antes desta possível luta, Jon Jones enfrenta Chael Sonnen na final de nova edição do TUF, nos EUA. Ainda no card principal, o brasileiro Demian Maia não deu chances ao mericano John Fitch. Num plano de jogo eficiente, Maia anulou as principais armas do adversário e também venceu por pontos.
Matéria original: iBahia
—
Da Redação
CORREIODABAHIA
http://www.correio24horas.com.br/esportes/detalhes/detalhes-1/artigo/ufc-156-aldo-mantem-cinturao-minotouro-vence-e-pezao-massacra-overeem/


























































