:: ‘Notícias’
Mesmo sem Carnaval, Ilhéus tem bailes e blocos alternativos
Este ano, Ilhéus não terá festa oficial de Carnaval, em virtude da grave crise financeira encontrada no Município. Mesmo assim, a tradição da folia momesca proporciona iniciativas comunitárias e privadas em vários pontos da cidade. Nesta sexta-feira, dia 8, por exemplo, o Clube Social de Ilhéus promove o Baile Amigos da Gabriela, com a banda Circuito Fechado, a partir das 22 horas, e o tradicional Bloco Zé Pereira, à meia noite, deve arrastar milhares de pessoas até a madrugada no bairro do Pontal.
As manifestações carnavalescas começaram desde o último sábado, dia 2, com o desfile do bloco As Muringuetes do Pontal, que invadiu e animou o bairro durante a tarde, com as bandas Os Caras é Bom e Chupeta de Ganso, de Salvador. Também no sábado, em outro bairro da cidade, o Malhado, quem desfilou foi o bloco Malokeiros do Malha, com milhares de foliões embalados pelo Mega-Trio Mel & Cia e a banda Um Love a Mais.
No próximo sábado, dia 9, a cabana de praia Gabriela, na orla sul, inicia uma série de bailes carnavalescos que vai até o dia 12, sempre a partir das 16 horas, com animação de diversas bandas, a exemplo da Tsunami, Benner, S4&Cia, Top Gan, Frisson, Swing Legal, Langerry de Patricinha, Moreno do Caprixo, entre outras.
Encontro discute cooperação entre Prefeitura de Ilhéus e Sesab
Deflagrar um processo de cooperação entre a Secretaria de Saúde do Governo do Estado (Sesab) e a Prefeitura de Ilhéus, visando o fortalecimento da atenção básica no município, foi a principal proposta da reunião que aconteceu nesta quarta-feira (6), no auditório da Secretaria Municipal de Saúde, durante todo o dia. Além da secretária Ledívia Espinheira, o evento também contou com a presença do diretor de Atenção Básica da Sesab, Ricardo Heinzelmann, da coordenadora da 6ª Dires, Sonilda Melo, do presidente do conselho municipal de Saúde, Yolando Souza, e de técnicos e sanitaristas do município e do Estado.

Secretária de Saúde, Ledívia Espinheira em reunião com equipe da Sesab – Foto Alfredo Filho – Secom.
Na abertura do encontro, logo após lembrar o caos absoluto encontrado na saúde do município, com problemas na rede física de atendimento, greve de servidores e dívidas que ultrapassam os R$ 6 milhões, a secretária Ledívia Espinheira afirmou que o momento é de “arregaçar as mangas e dar início à reconstrução da saúde em Ilhéus”. Segundo ela, a ideia é reorganizar as unidades de atenção básica, através de ajustes na estrutura física, do funcionamento de programas importantes e da motivação aos profissionais do município. “O esforço, agora, é colocar essas unidades para funcionar com o objetivo de oferecer à nossa população um atendimento de qualidade”, disse.
Prefeitura de Ilhéus faz campanha sobre horário da coleta de lixo
Com o tema ‘A limpeza de Ilhéus está com hora marcada’, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), inicia nesta quinta-feira, 07, uma campanha informativa, educativa e de conscientização sobre a limpeza urbana. A ação vai ocorrer em três etapas, em parceria com universidades locais, a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam) e a Cooperativa de Catadores de Lixo de Ilhéus (Colimpa).
Na primeira etapa, estudantes universitários passarão em cada residência do município, levando um calendário com o horário determinado para a passagem do carro coletor do lixo no bairro. Na ocasião, os estudantes falarão sobre a necessidade do descarte do lixo doméstico no horário estabelecido para a manutenção da saúde pública e organização do espaço coletivo. “O calendário foi impresso em tamanho ofício, para facilitar sua fixação nas residências”, informa o titular da Sedur, Isaac Albagli.
A segunda etapa tem caráter educativo e de conscientização. Técnicos da Sedur e especialistas em meio ambiente realizarão palestras nas escolas públicas e privadas do município, abordando temáticas referentes à limpeza urbana e sua importância para o desenvolvimento da cidade. Para o secretário, os estudantes são os grandes multiplicadores de informação. “Esta é a melhor forma de atingir toda a população”, considerou.
A terceira etapa será realizada em parceria com a Conder, o Ibam e a Colimpa e inclui a implantação do processo de coleta seletiva no município. “Vamos começar pelas áreas industriais e comerciais, em seguida atuaremos nas áreas residenciais”, pontuou Isaac Albagli. O secretário informou, ainda, que nesta etapa serão distribuídas sacolas para que a população adquira o hábito de descartar o lixo orgânico, plásticos, papel, vidros separadamente e que a Conder já disponibilizou caminhões apropriados para a coleta seletiva.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 06.02.2013
ILHÉUS / Prefeitura decreta ponto facultativo na segunda-feira, 11
A Prefeitura de Ilhéus publicou no Diário Oficial do Município, na última terça-feira, 6, o decreto nº 26/0013 que determina ponto facultativo nas repartições públicas municipais na próxima segunda-feira, 11. O decreto estabelece também que as secretarias de Saúde e de Desenvolvimento Urbano manterão os serviços essenciais de saúde, limpeza urbana, ordenamento do trânsito e transportes públicos, durante o feriado. No mesmo período, a Secretaria Municipal de Administração manterá os agentes da Guarda Municipal e os salva-vidas de prontidão para atender à população. A Secretaria de Administração informa que o expediente da prefeitura volta ao ritmo normal a partir das 14 horas da próxima quarta-feira, 13.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 06.02.2013
Prefeitura de Itabuna

Defensoria Pública de Itabuna: assistência jurídica para quem não pode pagar
Iniciadas inscrições para Projeto de Hidroginástica e Natação
Prefeitura quer reativar Conselho da Mulher em Itabuna
Prefeitura busca parcerias para promoção de cursos profissionalizantes
Prefeitura terá ponto facultativo no Carnaval
Prefeitura antecipa salários de agentes comunitários e de endemias
Prefeitura de Ilhéus realiza vistoria de trios e carros de som
Mesmo com a decisão de não promover a festa oficial de Carnaval este ano, a Prefeitura de Ilhéus está tomando todas as providencias para garantir a segurança aos ilheenses que participarão das manifestações populares nos bairros e comunidades do município. Uma das medidas é a obrigatoriedade da vistoria técnica dos trios, carros de som e/ou alegóricos e demais veículos que irão desfilar.
A vistoria ocorre nesta quinta, dia 7, e sexta-feira, 8, na sede da Setran, na Avenida Esperança, no período das 8h30 às 12 horas e das 13h30 às 18 horas. Para obter o licenciamento, os responsáveis devem apresentar os documentos dos veículos atualizados e o roteiro do percurso a ser seguido. Além disso, serão avaliadas as condições de funcionamento dos veículos, observando os sistemas elétricos e mecânicos e as condições de uso dos pneus.
O objetivo evitar é que, por falta de condições básicas dos veículos, possam acontecer acidentes estragando a alegria dos foliões. Quanto à fixação do trajeto que será seguido, isto se faz necessário para que os órgãos municipais possam adotar medidas de segurança e de orientação ao tráfego.
O veículo identificado nas ruas sem o devido licenciamento será multado em 300 UFIRs, o que equivale a cerca de R$ 740.
—
ai/pmi
Ilheenses já podem quitar IPTU com desconto
Já é possível pagar a cota única do IPTU 2013 de Ilhéus, com 20% de desconto, mesmo antes da emissão dos carnês e boletos impressos. Por meio do site da Prefeitura Municipal (www.ilheus.ba.gov.br), o contribuinte tem acesso ao documento, ao informar o número da inscrição municipal do imóvel e imprimir o documento de arrecadação municipal (DAM) ou procurar o setor de tributos na sede da Prefeitura Municipal de Ilhéus, térreo.
Os carnês para o pagamento do IPTU já estão sendo impressos e deverão começar a ser distribuídos ainda neste mês de fevereiro, quando o contribuinte poderá optar por pagar a cota única ou de forma parcelada. Ou ainda poderá fazer como a dona de casa Josefa Damiana Mendes de Aquino, 74 anos que optou por antecipar o pagamento, nesta terça-feira, dia 05, diretamente no setor de tributos da Prefeitura, uma vez que está com uma viagem programada para os próximos dias. Além da comodidade, ela se beneficiou com o desconto oferecido, que, este ano, é maior do que o concedido nos exercícios anteriores, que era de 15%.
Os contribuintes que quiserem regularizar a situação dos anos anteriores devem procurar a administração tributária. Para maiores informações basta entrar em contato com o setor de tributos da Prefeitura, através do telefone (73) 3234 3522.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 06.02.2013
NOTÍCIA BOA PARA OS PRODUTORES COM DÍVIDAS RURAIS
Crédito rural: prazo para liquidação e renegociação é prorrogado
O prazo para a liquidação ou renegociação do crédito rural inscrito em
dívida ativa da União foi prorrogado. A Lei 12.788, de 14 de janeiro
de 2013, alterou o artigo 8º da Lei 11.775, de 17 de setembro de 2008,
que instituiu a possibilidade de renegociação e liquidação dos débitos
oriundos de operações de crédito rural. O novo prazo será encerrado em
31 de agosto de 2013. Os procedimentos de adesão continuam a ser
realizados por meio do Banco do Brasil.
O pedido tem de ser formulado junto à central de atendimento do Banco
do Brasil pelo telefone 0800-644-3030. No caso de parcelamento o valor
da parcela será acrescido de taxa Selic e a concessão da renegociação
independerá de apresentação de garantias ou de inclusão de bens. A
consolidação dos débitos incluirá todas as dívidas originárias de
operações de crédito rural existentes em nome do devedor, que tenham
sido inscritas em DAU até 31 de outubro de 2010.
DESCONTOS APLICÁVEIS NA LIQUIDAÇÃO
FAIXAS Total dos saldos devedores na
data da liquidação (R$ mil) Desconto (em %) Desconto fixo, após o
desconto percentual (R$)
1 Até 10 70 –
2 Acima de 10 até 50 58 1.200,00
3 Acima de 50 até 100 48 6.200,00
4 Acima de 100 até 200 41 13.200,00
5 Acima de 200 38 19.200,00
DESCONTOS APLICÁVEIS NA RENEGOCIAÇÃO
FAIXAS Total dos saldos devedores na
data da renegociação (R$ mil) Desconto (em %) Desconto fixo, após o
desconto percentual (R$)
1 Até 10 65 –
2 Acima de 10 até 50 53 1.200,00
3 Acima de 50 até 100 43 6.200,00
4 Acima de 100 até 200 36 13.200,00
5 Acima de 200 33 19.200,00
—
No site da PGFN (www.pgfn.fazenda.gov.br)
Ilhéus adere ao Provab para reforço do Programa Saúde da Família
O Município de Ilhéus, através da Secretaria de Saúde, fez adesão ao Programa de Valorização da Atenção Básica (Provab), do Ministério da Saúde, que visa estimular a atuação de médicos no Programa de Saúde da Família (PSF) em municípios de pequeno, médio e grande porte. Conforme a secretária Ledívia Espinheira, o objetivo é reforçar a atuação das 23 equipes do PSF existentes no município. A previsão é que os profissionais passem a atuar a partir do próximo mês de março.
Os médicos inscritos, até o último dia 3 de fevereiro, em todo o país, poderão trabalhar nas equipes do PSF durante o período de 12 meses, e receberão bolsas diretamente do Ministério da Saúde no valor de R$ 8 mil. Além disso, os médicos bolsistas farão um curso de especialização em Saúde da Família e receberão visitas periódicas de supervisores.
De acordo com o programa, os profissionais que permanecerem o período de 12 meses atuando na equipe de Saúde da Família e tiverem bom desempenho avaliado pela supervisão médica da gestão municipal receberão uma bonificação de 10% da nota final de prova dos Programas de Residências Médicas.
—
Secretaria de Comunicação (Secom)
Ilhéus – 06.02.2013
Alegria, animação e paz marcaram desfile do Bloco Malokeiros do Malha
Milhares de pessoas tomaram conta das ruas do bairro do Malhado na tarde do último sábado (02) no desfile do bloco Malokeiros do Malha, um dos mais tradicionais de Ilhéus, abrindo assim o carnaval da cidade. Mais uma vez a alegria, animação e paz tomaram conta da folia, levando mais entretenimento e opções de lazer para os moradores do bairro do Malhado e adjacências. O bloco superou as expectativas da comissão organizadora, com a participação de cerca de quatro mil pessoas, animadas pelo Mega-Trio Mel & Cia e a banda Um Love a Mais.
A organização do Malokeiros do Malha foi outro ponto alto do bloco, com uma estrutura de contou com distribuição de cervejas, cordão de isolamento, segurança e muita animação. A festa começou por volta das 16 horas, com a concentração, na praça do Malhado. Logo depois o bloco desfilou pelas principais ruas do bairro, retornando para a praça central, onde a animação continuou. Para os organizadores, o bloco cumpriu seu principal objetivo que foi levar alegria, descontração e opções de lazer para o bairro. O sucesso do bloco foi tanto que a diretoria do Maloqueiro do Malha se reuniu no dia seguinte para avaliar o evento e planejar o desfile do próximo ano.
HISTÓRIA – O Malokeiros do Malha foi fundado em 2006 e desde então virou uma referência do bairro. O bloco começou com apenas 20 integrantes e dessa vez foram cerca de quatro mil participantes. Além do clima de amizade e de paz, o bloco tem como objetivo levar alegria, diversão e opção de lazer para os moradores do bairro do Malhado e visitantes. “Mais uma vez abrimos o carnaval de Ilhéus com muita alegria e tranquilidade”, afirmaram os diretores do Malokeiros do Malha. E para garantir sempre a segurança dos foliões, o bloco contou com o apoio das polícias Militar e Civil durante toda a realização da festa.
Maria Regina Canhos Vicentin em: A importância de viver cada dia
Ficamos comovidos e chocados com a tragédia ocorrida na boate de Santa Maria (RS) e que vitimou mais de duzentos e trinta jovens. Em sua maioria, universitários, até então com expectativa de futuro promissor. Desolados, os pais, irmãos e parentes, tentam compreender como uma coisa dessas pode acontecer; e mais, como Deus pode permitir que tal ocorresse. São questionamentos naturais, e que sempre acontecem quando somos surpreendidos por momentos trágicos. A dor só poderá ser superada com o tempo, e nada mais há que se fazer senão lamentar a sucessão de equívocos que poderiam ter sido evitados caso nossa humanidade não nos autorizasse a errar e cometer deslizes, por vezes, fatais e irreversíveis. Seguir-se-ão dias difíceis, em que procuraremos culpados para a tragédia, como se isso pudesse confortar o coração da perda de nossos entes queridos. Aos de fora, uma lição a ser aprendida e meditada: precisamos viver cada dia!
Normalmente, temos nossos filhos diariamente ao alcance de nossas mãos e olhos, mas interagimos pouco com eles. Quase não perguntamos sobre suas vidas e deixamos que fiquem horas e horas conectados à internet, trancados em seus quartos, na rua com seus amigos… Temos os filhos e, ao mesmo tempo, não temos. Não desfrutamos da sua companhia. Não acompanhamos o seu dia a dia. Quando um episódio lamentável nos surpreende, como uma doença, um acidente ou a morte, então é que verificamos ter deixado de viver muita coisa com eles. Usualmente, dada à idade, esperamos morrer antes, adoecer primeiro, mas nem sempre é assim. Por isso temos de aproveitar cada segundo ao lado de nossos filhos, desfrutar ao máximo da companhia deles, viver cada dia consciente de que pode ser o último, então, precisa ser bem vivido.

























































