:: ‘Notícias’
SDS reduz gastos com aluguéis
A Secretaria de Desenvolvimento Social de Ilhéus promoveu uma redução muito significativa das despesas da pasta com aluguéis de imóveis, atendendo às diretrizes da administração municipal de otimizar ao máximo os recursos de cada área como forma de ajudar a superar a crise financeira deixada pela gestão anterior. Segundo o secretário Jamil Ocké, os aluguéis que, ultrapassavam um custo superior a R$ 20 mil mensais, representam, hoje, um dispêndio de apenas R$ 5 mil.
Depois de analisar a situação de cada imóvel ocupado pelas unidades da SDS, o secretário e sua equipe conseguiram reduzir o volume de aluguéis de mais 30 imóveis para apenas cinco. Isto foi feito relocando algumas unidades para prédios públicos e providenciando outros locais com um custo mensal mais baixo.
Nas unidades que permanecem alugadas funcionam as sedes do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), e dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Teotônio Vilela e Barra e da Casa Lar Feminina.
A prioridade agora é reativar os programas de acordo com as necessidades da secretaria. Os imóveis precisam de acessibilidade para portadores de deficiência motora e também de espaços para atividades lúdicas e reuniões. É importante também que as unidades obedeçam ao teto máximo para aluguéis de instalações para uso dos programas estabelecido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
A maior preocupação atualmente é transformar esses recursos economizando com os aluguéis em investimentos em programas sociais, material e serviços oferecidos pela SDS, afirmou Jamil Ocké, acrescentando: “Nossa preocupação é garantir aos usuários a melhoria no atendimento e na execução dos nossos serviços”.
—
ai/pmi
Secretário da Agricultura defende sustentabilidade do cacau cabruca

(Ilhéus – BA) – A conquista de melhores preços para as amêndoas de cacau produzidas no sistema cabruca, e o manejo sustentável do cacau cabruca, através da utilização de árvores e replantio, são duas das propostas de ações defendidas pelo secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles. “O cacau cabruca foi e é o grande responsável pela conservação do que resta da Mata Atlântica na Bahia, mas precisamos de ações para alcançar a sustentabilidade econômica das fazendas que utilizam esse sistema”, disse Salles, ao participar na manhã desta quinta-feira (24), em Ilhéus, na sede da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira Ceplac, do lançamento de sete cartilhas técnicas voltadas para a agricultura familiar.
Fazendo parte da mesa oficial, ao lado do diretor geral da Ceplac, Helinton José Rocha; José Guilherme Leal, diretor do Sistema de Produção e Sustentabilidade da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura; Daniel Carrara, superintendente nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), e Guilherme Moura, primeiro vice-presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (Faeb), representando o presidente João Martins, também presidente em exercício da CNA, Salles explicou que os produtores querem o direito de retirar algumas árvores por ano, repondo-as em número muitas vezes maior. “A exploração florestal sustentável, além do cacau, representa sustentabilidade para os cacauicultores”, avalia o secretário da Agricultura.
Agência Câmara Notícias
Semáforos poderão funcionar com luz amarela piscante nas madrugadas

A Câmara analisa o Projeto de Lei 4380/12, do deputado Ângelo Agnolin (PDT-TO), que determina que os semáforos funcionem, entre meia-noite e 5 horas, em sistema de alerta, com luz amarela piscante, exceto aqueles posicionados em locais cujo fluxo de veículos e pedestres justifique o funcionamento padrão. Nestes casos, deverá haver decisão fundamentada da autoridade de trânsito com circunscrição sobre a via.
O autor argumenta que, durante a madrugada, condutores de veículos costumam cruzar o sinal vermelho, seja por impaciência, seja por medo de abordagens criminosas. “Ao ultrapassar o sinal vermelho, o condutor se sujeita a colisão com outro veículo, que se desloca confiante sob o escudo do sinal verde, desenvolvendo a velocidade admitida para a via”, afirma.
Segurança aos motoristas
Marinha do Brasil – Navios-Varredores no Porto de Ilhéus-BA
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DA FORÇA DE MINAGEM E VARREDURA
Nos dias 26 e 27 de janeiro, no período das 14h às 17h, estarão atracados no porto de Ilhéus-BA e abertos à visitação pública três Navios–Varredores, Albardão (M-20), Anhatomirim (M-16) e Araçatuba (M-18), pertencentes à Força de Minagem e Varredura da Marinha do Brasil, sendo que dois atracarão no dia 25 e um atracará no dia 26 de janeiro.
Os navios, que compõem o Grupo-Tarefa 237.1, comandado pelo Capitão-de-Fragata Alfred Dombrow Junior, Comandante da Força, deslocam 253 toneladas, medem 47,2 metros de comprimento e atingem velocidades de até 22 nós (aproximadamente 41Km/h). Todos são construídos inteiramente em madeira e metal amagnético, de modo a não atuarem minas (explosivos submarinos) de influência magnética. Sua atividade principal é realizar a varredura de minas de contato e de influência, utilizando equipamentos capazes de detoná-las a uma distância segura ou neutralizá-las.
Componente Operativo da nossa Marinha, a Força de Minagem e Varredura é responsável pelo planejamento de minagens defensivas e, também, pelo planejamento e execução das Operações de Contramedidas de Minagem, destinadas a manter livre da ameaça de minas as linhas de tráfego marítimo ao longo do nosso litoral e as áreas marítimas adjacentes aos portos, terminais e plataformas nacionais, bem como as possíveis áreas de operações de nossas Forças Navais.
Sediada em Salvador, a Força de Minagem e Varredura é subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval e possui seis (6) Navios-Varredores da classe “Aratu”: NV Aratu (M-15), NV Anhatomirim (M-16), NV Atalaia (M-17), NV Araçatuba (M-18), NV Abrolhos (M-19) e NV Albardão (M-20).
Salvador – BA, em 22 de janeiro de 2013
WELLINGTON LEMOS GAGNO
Capitão-de-Corveta
Chefe do Estado-Maior
PRÉ-CARNAVAL NO ABRIGO SÃO VICENTE
A SEICHO-NO-IE promove pré-carnaval amanhã, dia 25 de janeiro às 14:00 horas no Abrigo São Vicente de Paulo , levando ao lar dos idosos uma volta ao passado, lembranças da infância, nostalgias idas que não voltam mais.
Agradecemos a iniciativa e também o apoio do Sr. Geraldo e banda.
Vamos todos participar! Considerações reconhecidas de toda diretoria.
Marileide Souza
Presidente
Prefeitura de Itabuna

Vane define com Sesab implantação do Complexo Regulador da Microrregião
Hospital de Base pagará salários atrasados até 5 de fevereiro
Settran começa segunda-feira projeto de educação no trânsito de Itabuna
Prefeitura de Itabuna faz intervenção na obra do canal
FICC diz que estátua de Jorge Amado não foi atingida por tiros
PONTAL FOLIA 2013 Tema (REVIVENDO CARNAVAIS) DE 08 Á 12 DE FEVEREIRO DE 2013
O Bloco Jorginho e Cia ocupa as principais ruas do bairro do Pontal na segunda-feira de Carnaval . (11/01) á parti das 19:00. Com composições próprias, frevos e marchinhas clássicas dos Antigos Carnaval. Abadas R$ 30,00 com direito a 10 latinhas de cerveja e tenda eletrônica com DJ Tandinho no retorno do bloco mais isopor para latinha. (Concentração na praça São João Batista)
Jabes conversa com ministro sobre obras na região
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, recebeu, em seu gabinete no Palácio Paranaguá, na tarde desta quinta-feira, 24, a visita do ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos, quando foram discutidos aspectos referentes à Ferrovia de Integração Oeste Leste (FIOL) e a duplicação da BR 415 (Ilhéus-Itabuna). Do encontro, participaram ainda o presidente da Valec, Josias de Souza Sampaio, e dos secretários executivos do ministério, Miguel Masela, e do Programa de Aceleração do Crescimento, do Ministério do Planejamento, além dos secretários municipais de Desenvolvimento Issac Albagli, e do Planejamento, Joaquim Bastos.

Prefeito Jabes Ribeiro recebe o Ministro dos Transportes Paulo Sérgio Passos – Foto Alfredo FIlho – Secom-PMIlhéus
Embora a visita tenha sido de cortesia, Jabes Ribeiro afirmou que a conversa com o ministro foi bastante proveitosa e que trouxe novas esperanças e perspectivas à região. “O importante é que podemos perceber o empenho do governo Federal e do ministério em agilizar os projetos desenvolvimentistas para a nossa região”,destacou o prefeito.
O ministro Sérgio Passos destacou que os estudos sobre a duplicação da BR 415 estão avançados. “Estamos trabalhando para criar condições de iniciarmos o mais rápido possível a duplicação da rodovia Ilhéus-Itabuna”, comentou. Com relação à FIOL, Passos disse que os quatro lotes devem estar concluídos em 2015. “Há fortes indicativos de que entregaremos esta obra no tempo previsto; já vencemos grandes obstáculos, como as desapropriações, questões ambientais e concluímos o projeto Executivo. Tudo isso permite acreditar que as obras vão andar em um ritmo mais acelerado”, atestou.
Antes da visita ao prefeito Jabes Ribeiro, Passos participou de uma reunião de trabalho na sede da Associação Comercial de Ilhéus, onde foi discutido com representantes das empresas da obra o andamento da FIOL.“A reunião foi bastante proveitosa, pudemos fazer uma avaliação da obra, discutir tendências e desafios e apontar os resultados obtidos até agora”, explicou o ministro dos Transportes.
CARNAVAL DO PONTAL NO RITMO DAS MARCHINHAS…VENHA
Prefeitura de Ilhéus
Jabes nomeia membros do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente
Inspetoria continua em Ilhéus
Dengue: Secretaria adia início do Lira em Ilhéus
Em Ilhéus, mais de 300 pessoas já se inscreveram nos cursos do Pronatec
Deputada propõe medidas para garantir permanência da Costa Cruzeiros em Ilhéus

Pioneiros na vinda de transatlânticos para Ilhéus, os navios da empresa Costa Cruzeiros não vão mais atracar na cidade a partir da próxima temporada 2013/2014, provocando um grande prejuízo para o turismo regional. A informação foi da diretora-presidente da LR Turismo, Avani Perez Duran, e do representante da Costa Crociere S.p.A., Geraldo Teotodo de Almeida, durante reunião com a deputada estadual Ângela Sousa (PSD). Preocupada com as consequências negativas que a saída dos navios da Costa Cruzeiros vai trazer para a cidade, a deputada Ângela Sousa se reuniu com os vereadores Alisson Mendonça, Cosme Araújo, Lukas Paiva, Dero, Valmir Freitas e Tarcisio Paixão, na tentativa de propor um movimento conjunto entre os poderes Executivo, Legislativo e a sociedade civil organizada para garantir a permanência da parada dos navios na cidade.
De acordo com a diretora-presidente da LR Turismo, Avani Duran, os principais motivos para a saída dos navios da Costa Cruzeiros de Ilhéus são os altos custos das paradas e os elevados preços de serviços praticados não somente em Ilhéus, mas nos demais portos brasileiros. Além disso, há existem exigências legais de um grande percentual de brasileiros na tripulação, o que acaba encarecendo ainda mais os custos e comprometendo a qualidade dos serviços. Por conta disso, muitas empresas tem preferido atuar em países da Europa e da Ásia, onde existem não somente menores preços, como também mais incentivos para atrair os navios transatlânticos para esses países.
Mondrongo Livros lança novas obras em Itabuna

Heitor Brasileiro, Ramon de Freitas Ribeiro, Rodrigo Melo e Jorge de Souza Araújo – foto Karoline Vital
A editora do Teatro Popular de Ilhéus, Mondrongo Livros, lança suas cinco obras mais recentes em Itabuna. A cerimônia acontecerá nesta quinta-feira (24) às 18h30min, no Teatro Zélia Lessa, localizado na Praça da Bandeira. As novas publicações são de gêneros variados, trazendo contos, poesias e até mesmo novelas de terror cósmico, escritas por renomados e novos autores baianos.
Os cinco novos livros da Mondrongo foram lançados em Ilhéus, no último dia 12, em comemoração ao primeiro aniversário da editora. As obras são: Essa esquiva e dilacerada fauna (contos), de Jorge de Souza Araujo; Um rio nos olhos (poesia), de Aleilton Fonseca, em edição bilíngue português/francês, já lançada na França e Canadá e O chão & a nuvem (poesia), de Heitor Brasileiro Filho. Os estreantes são O sangue que corre nas veias (contos), de Rodrigo Melo e O túmulo agonizante (novelas), de Ramon de Freitas Ribeiro.
Para o coordenador de literatura do Teatro Popular de Ilhéus, Gustavo Felicíssimo, a intenção é que a Mondrongo se transforme em referência para a literatura sulbaiana. “Cada vez mais descobrimos novos talentos que nos surpreendem com seus textos. Alem de dar espaço para os talentos da atualidade, pretendemos recuperar obras de importantes escritores falecidos”, complementa.





























































