:: ‘Notícias’
Mutirão de limpeza colabora com o combate a proliferação de doenças
Sobe para mais de quinze mil metros cúbicos, o volume de lixo doméstico e entulhos retirados do centro, bairros e distritos de Ilhéus. O mutirão emergencial, realizado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), em parceria com empresas privadas, foi iniciado no segundo dia da atual gestão. Além de deixar a cidade mais agradável e bonita para a população e turistas, a limpeza urbana é também um fator de promoção da saúde pública, contribuindo para o combate à proliferação de doença.
O lixo doméstico descartado nas calçadas facilita o aparecimento de vetores de doenças, como ratos, baratas e mosquitos. De acordo com a Secretária de Saúde, Ledívia Espinheira, doenças como Hepatite A e a febre tifoide, a Leptospirose, transmitida por ratos, além de problemas gastrointestinais, são causas comuns providas pelo contato direto ou indireto do lixo exposto.
Ledívia chama atenção da população para manter sempre a casa, quintal e calçadas limpas e, principalmente, descartar o lixo doméstico somente nos horários determinados para a coleta.
A secretária também destaca que recipientes como garrafas, copos, pneus jogados aleatoriamente nas ruas ou mesmo em casa, tornam-se facilmente focos de proliferação do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana, por acumularem água. “É preciso cuidado no descarte desses recipientes; afinal, o combate a dengue depende da cooperação de todos. Não é difícil a tarefa de cada cidadão”, ressalta a secretária.
AMOP – ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PONTAL
Convidamos V.S. a participar da apresentação do projeto Revivendo Carnavais do Pontal (Praça São João Batista), que será realizada às 19h30min horas da próxima terça-feira, dia 22/01, no salão de eventos Elegância, sito à Rua Coronel Pessoa.
A AMOP, o Movimento Pontalense de Cidadania e entidades carnavalescas do Pontal se sentirão honrados em contar com sua relevante presença e parceria na consolidação do projeto.
ZÉCARLOS JUNIOR
Ilhéus / Escola de Santo Antonio será recuperada em mutirão
Com o objetivo de diagnosticar as necessidades estruturais das unidades escolares da rede municipal, a secretária de Educação, Marlúcia Rocha, iniciou, na semana passada, uma série de visitas aos estabelecimentos de ensino. Nesta quinta-feira, 17, a secretária foi identificar as condições de funcionamento das Escolas Nucleadas do Couto e do Santo Antônio, na zona rural. A meta da Seduc é adotar o regime de mutirão em todas as unidades que estiverem em situação de abandono.
É o caso da Escola Nucleada de Santo Antônio, que integra o grupo escolar Waldemar Gonçalves Goulart, abandonada desde dezembro de 2008. A secretária Marlúcia Rocha propôs à comunidade local uma ação conjunta com a Prefeitura para promover a limpeza e reforma da escola para que ela possa novamente atender à população. Como os alunos estavam estudando em um anexo alugado, a recuperação da escola reduzirá o custo com aluguéis desse tipo de espaço.
Nesta unidade, foram identificadas péssimas instalações: banheiros e paredes com infiltrações e rachaduras, pisos arrancados, carteiras estragadas, lousas quebradas, portões e janelas caindo, falta de pintura, sujeira acumulada nas salas de aula e o teto em desmoronamento. Por outro lado, a Escola Nucleada do Couto se encontra em boas condições estruturais.
Prefeitura de Itabuna
Prefeitura garante infraestrutura da lavagem da Catedral
A fé e devoção a São Sebastião continuam tomando conta do município de Ilhéus. No próximo sábado, dia 19, a partir das 10 horas, será realizada a tradicional lavagem das escadarias da Catedral. A preparação para o ritual em homenagem ao santo, padroeiro dos estivadores, é organizada pelo sindicato da categoria e conta com o apoio da Prefeitura Municipal, em parceria com a iniciativa privada.
Em reunião com colaboradores, nesta quinta-feira, 17, o secretario de Turismo, Alcides Krushewsky, informou que os serviços de limpeza e de atenção à saúde, o ordenamento do trânsito e dos ambulantes, já estão devidamente assegurados para a organização do evento. Além disso, agentes da Guarda Municipal de Ilhéus (GMI) farão ronda durante o evento para a proteção do patrimônio público e auxílio a Policia Militar.
O minitrio Poeirão, que conduzirá o cortejo, foi garantido pelo empresário Edmundo Conceição; já o carro pipa, necessário para a lavagem das escadarias, foi doado pela empresa HP Terraplanagem.
Cortejo – O cortejo terá inicio às 10 horas, com saída da Avenida 2 de Julho e segue pelo centro histórico da cidade, passando pela Rua da Linha e Avenida Soares Lopes até chegar à Catedral de São Sebastião, um dos principais cartões postais da cidade. O evento contará com a participação de baianas, blocos afros e carroças ornamentadas. A previsão da secretaria de turismo é que participem da festa, este ano, cerca de 2 mil pessoas.
Prefeito tem primeira reunião com bancada aliada
Em sua primeira reunião com os vereadores da base aliada, o prefeito Jabes Ribeiro conversou sobre a situação do município e os problemas que estão sendo enfrentados e salientou a importância da atuação da Câmara Municipal para que Ilhéus consiga superar a grave crise que atravessa. Além disso, houve uma troca de idéias sobre possíveis soluções e alternativas que contribuam para a reorganização de Ilhéus, aproveitando-se da experiência dos vereadores no contato direto com as comunidades que representam, tanto na área urbana como na zona rural.
Durante a reunião, na quarta-feira, dia 16, à noite, na sede da Prefeitura Municipal, os vereadores mostraram-se solidários com a administração municipal e reafirmaram o propósito de dar apoio às iniciativas que visem a recuperação financeira e administrativa de Ilhéus, além de terem reforçado a importância do trabalho junto à sociedade, como efetivos representantes das aspirações dos cidadãos junto ao Poder Executivo. Numa avaliação do encontro, Jabes Ribeiro considerou a conversa muito produtiva e assegurou que sua intenção é administrar o município em permanente diálogo com os vereadores, levando em conta os interesses da comunidade, “o que é o propósito comum e natural da Câmara e da Prefeitura”.
Grande quantidade de medicamentos com validade vencida encontrada em Ilhéus
Dezenas de caixas de remédios com validade vencida, recolhidas das unidades de saúde do município, foram deixadas pela gestão anterior da Secretaria de Saúde de Ilhéus. Somente depois de concluída a coleta do material que ainda está nas unidades da zona rural é que será possível saber qual a quantidade de medicamentos que deixou de ser distribuída à população. A medicação vencida está sendo armazenada na Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) da Sesau.
Apesar disso, a coordenação de Assistência Farmacêutica do Município informa que a distribuição de medicamentos válidos está funcionando em diversas unidades da rede básica de saúde, a exemplo dos postos Almiro Vinhais, na Princesa Isabel, do Nossa Senhora das Vitória, da Urbis, Nelson Costa, Olivença, Sarah Kubistschek (Malhado), CSU (Barra), no Salobrinho (PSF II) e na Farmácia Popular do Malhado, na parte da manhã. A Farmácia Popular do Estado, situada ao lado do Terminal Urbano, também está em funcionamento.
Com relação aos medicamentos vencidos, a coordenadora de Assistência Farmacêutica, Simone Soares, explica que existe uma preocupação para o descarte dos produtos, que são resíduos químicos, daí a necessidade de se fazer uma articulação com o serviço de limpeza pública, em um novo modelo de gestão. Ela informou que será necessário elaborar um inventário com prazo de validade dos remédios para a devida utilização desses produtos na rede básica de saúde.
Na atual gestão, os farmacêuticos existentes no quadro da Secretaria já foram redistribuídos entre as Unidades de Saúde, e estão fazendo um levantamento das farmácias existentes na rede. “Esse diagnóstico permitirá a elaboração de um novo plano de ação para a distribuição gratuita de medicamentos. Nossa idéia é implantar uma gestão de estoque eficaz, através da uma rede informatizada”, acrescentou a coordenadora.
Vice-prefeito destaca fortalecimento do comércio de Ilhéus

Secretário de Indústria e Comércio, Cacá Colchões, com o empresário Luiz Ribeiro – Foto Alfredo Filho
A novidade foi trazida ao vice-prefeito pelo dono do empreendimento, Luiz Ribeiro, na tarde da última quarta-feira, 16. A loja corresponde a um investimento de quase R$ 2 milhões e será instalada na Avenida Conselheiro Fonseca Badaró, em um espaço de três mil metros quadrados, no local do antigo supermercado Delta.
Segundo o proprietário, a previsão é que em 120 dias, o novo empreendimento já esteja em funcionamento. “Dei entrada no protocolo de liberação do alvará de construção na última terça-feira,16”, informou Ribeiro.
Como está sua Vitamina D?
* Dra. Gisela Savioli
A vitamina D está envolvida em muitos processos importantes do nosso corpo, inclusive é indispensável para fixar o cálcio nos ossos. Uma constatação tem me preocupado: de cada dez pacientes que vem ao consultório, oito estão com Vitamina D deficiente! E não pense que os outros dois que estão dentro do padrão de normalidade, estão no que eu qualificaria de “ótimo”. Em alguns laboratórios a faixa varia de 30 a 100ng/ml, portanto quando o exame aponta 32 ng/ml está dentro da faixa de normalidade, porém muito próximo do valor mínimo referência. Por isso, é preciso ficar atento.
Quando for ao médico, peça esse exame da seguinte forma: 25 hidroxivitamina D. Alguns convênios não cobrem esse tipo de exame, mas se não conseguir fazer pelo seu plano de saúde, vale o investimento.
A Vitamina D é um hormônio com importantes funções no nosso metabolismo. Receptores para esta vitamina são encontrados em quase todos os tecidos do nosso corpo, inclusive no cérebro.
Prefeitura de Itabuna
Ilhéus está mais preparada para temporada de Cruzeiros
As histórias dos coronéis, as fazendas de cacau e a tradição dos chocolates, a beleza natural da vegetação litorânea e Mata Atlântica, associada a uma arquitetura que reúne os estilos barroco, rococó e gótico atraem pessoas de vários locais do país e do mundo para Ilhéus, que chegam por meio de Cruzeiros. Nesta temporada, o município já recebeu 15 Cruzeiros e vai receber outros 13, até o final de março, que dá uma média de 8 mil pessoas a cada semana, que encontram uma cidade mais limpa, mais organizada e mais preparada para a temporada.

Nesta quarta-feira, 16, chegaram os cruzeiros Orchestra, que faz o percurso Búzios-Salvador, e Costa Favolosa, fazendo o percurso Salvador-Ilha Bela/SP. Além dos turistas brasileiros, também desembarcaram pessoas da Argentina, Itália, Alemanha e Estados Unidos.




























































