:: ‘Notícias’
Ilhéus prossegue com o recadastramento dos servidores municipais até 8 de fevereiro
Com o objetivo de identificar o setor de trabalho e as respectivas atividades do servidor público municipal, a Prefeitura de Ilhéus está executando o recadastramento de todo o quadro de pessoal desde a última segunda-feira, 14. O atendimento aos servidores com nomes iniciados com as letras de A a E têm prazo até sexta-feira, dia 18, para apresentação dos documentos exigidos. O recadastramento foi determinado pelo Decreto 011/2013, assinado pelo prefeito Jabes Ribeiro.
A secretaria de Administração está efetuando o recadastramento, através de servidores do setor Recursos Humanos, no térreo do Anexo de Secretarias, situado ao lado do Palácio Paranaguá, no centro da cidade, no horário das 8h30min às 18 horas. Aquele funcionário que não comparecer pode ter o salário suspenso da folha de pagamento. Segundo o secretário de Administração, Ricardo Machado, a finalidade deste serviço, que prossegue até o dia 8 de fevereiro, é a reorganização do serviço público.
O secretário informa ainda que o recadastramento é obrigatório para todos os servidores ativos e inativos, temporários, terceirizados, licenciados com ou sem remuneração da administração direta e indireta, além dos que se encontram à disposição de outros órgãos.
O calendário de atendimento para os servidores com iniciais de F a J será entre os dias 21 a 25 de janeiro; de 28 de janeiro a 01 de fevereiro, as letras iniciais de L a M; e de N a Z, entre os dias 04 e 08 de fevereiro de 2013. Ricardo Machado explica que caso de doença grave que impossibilite a locomoção ou ausência do domicílio, devidamente comprovada, o servidor pode realizar o recadastramento por procuração, no prazo de 30 dias, a partir da data estipulada para a inicial do seu nome. Em casos especiais, pode ainda agendar o recadastramento na Divisão de Recursos Humanos para uma visita residencial.
Documentos – Para o devido recadastramento é necessária a apresentação de originais e cópias das carteiras de identidade e de trabalho, CPF, comprovante de residência atualizado (últimos três meses), certificado de reservista, título de eleitor, certidões de nascimento (filhos menores de 18 anos) e de casamento ou declaração de união estável, cartão do Pis/Pasep, diplomas, certificados e currículo. A foto 3×4 é tirada durante o recadastramento.
Últimos dias para a renovação de alvará de transporte alternativo em Ilhéus
Mais de 50 veículos de transporte alternativo, como carros de som, vans escolares e de turismo, já foram vistoriados pela Superintendência de Transporte e Trânsito de Ilhéus, setor vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Urbano, até a manhã desta quarta-feira, dia 16. A análise do veículo faz parte do processo de renovação dos alvarás, iniciado no último dia 09, e que se estende até a próxima sexta-feira, dia.
Estão sendo verificadas as condições do sistema mecânico e elétrico, condições internas e os equipamentos dos veículos. Nos carros de som, também são analisados o volume máximo (decibéis). Já nos veículos que oferecem o serviço escolar, precisam estar legalizados igualmente a pintura, faixa e tacógrafo.
Os interessados devem dirigir-se à sede da Superintendência de Transporte e Trânsito, localizada na Avenida Governador Roberto, n º 86-A, Nova Esperança. Antes, porém, devem abrir processo no setor de protocolo, situado no anexo de secretarias da prefeitura, no centro da cidade, com apresentação dos seguintes documentos: cópia do alvará de circulação, carteira de habilitação e do documento do veículo, para os licenciados dos três tipos de serviço.
Para os permissionários dos veículos de turismo, é exigido também o atestado de antecedentes criminais. Já no caso do transporte escolar, é necessária ainda, além deste atestado, a apresentação da certidão de condutor e foto 3×4.
Secretaria de Comunicação Social (Secom).
Ilhéus – 16.01.2013
Ilhéus sediará atividade do MEC e da UFBA em benefício da Educação Infantil
Parceria UFBA / MEC prever contribuir para superar o déficit que supera a casa de 1 milhão de vagas
Atividades do ProInfância reunirá professores da Educação Infantil de 220 munícipios baianos
O projeto levará educação de qualidade ao interior baiano e é fruto de uma parceria entre o MEC e a UFBA, por meio da Faculdade de Educação (FACED) e será sediado no munícipio de Ilhéus. O programa beneficiará, diretamente, 220 municípios do estado pertencentes ao Projeto ProInfância. Denominado como “Assessoramento e acompanhamento pedagógico aos municípios contemplados pelo ProInfância no estado da Bahia”, o programa integra o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)/Ministério da Educação (MEC), e acontece até setembro de 2013.
O objetivo principal do Projeto é oferecer assessoria pedagógica aos municípios que executam o ProInfância, no estado da Bahia, na estruturação e na organização do funcionamento das instituições de Educação Infantil, por meio de visitas técnicas e encontros de formação com gestores, coordenadores pedagógicos e professores. Essas visitas e encontros, que serão posteriormente agendados e divulgados, acontecerão em dez cidades pré-definidas como polos regionais. Tais polos receberão todos os demais municípios.
Dados do IBGE e MEC/INEP demonstram que a Educação Infantil na Bahia tem um déficit de matrículas que superam 1 milhão de vagas. Segundo a pesquisadora da UFBA e coordenadora do Projeto, Marlene Santos, o ProInfância se insere na política pública nacional de expansão do atendimento das crianças de 0 a 6 anos de idade em instituições de Educação Infantil. “São atualmente 289 obras em construção. Porém, como não basta apenas um espaço físico adequado e a garantia da matrícula na Educação Infantil, é necessária a construção de uma proposta pedagógica que valorize a criança como sujeito de direitos, um sujeito biopsicossocial, que produz história, cultura e que possibilite a ela o brincar, a construção da sua identidade e autonomia. É nessa perspectiva que o Projeto de Cooperação Técnica MEC-UFBA vai atuar junto aos municípios em parceria com o Fórum Baiano de Educação Infantil, a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME/BA) e a União dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME/BA)”, explica a professora.
Polos regionais
Possível privatização do Porto de Ilhéus preocupa Associação Comercial
A Associação Comercial de Ilhéus(ACIlhéus) está preocupada com o anunciado modelo de concessão a ser aplicado para que o Porto de Ilhéus seja transferido à iniciativa privada, e vai convidar autoridades do Governo Federal para esclarecer melhor o assunto e debater as possíveis regras da concessão.
Segundo o presidente da ACIlhéus, Nilton Cardoso Cruz “a Medida Provisória nº 595/2012, editada em 07 de dezembro, que extingue a Lei 8.630/93, foi considerada como pouco esclarecedora, centralizadora, e bastante conflitante por parte dos segmentos da sociedade portuária nacional, inclusive fazendo com que os parlamentares apresentassem 645 propostas de emendas ao projeto que serão analisadas e votadas pelo Congresso Nacional, antes que a medida se transforme em Lei. “
– “O Governo Federal ao anunciar mudanças no sistema portuário, informou que o Porto de Ilhéus está entre os que têm possibilidade de passar para a iniciativa privada, já em 2013. Ocorre que pelo modelo proposto, o Porto de Ilhéus poderá ser concedido em um único pacote, onde constam todas as suas áreas, resultando na possibilidade de domínio total de um só grupo, sem possibilidade de concorrência, o que vai gerar monopólio, e poderá vir a privilegiar somente um determinado seguimento de carga. Ocorrerá a desativação do Órgão Gestor de Mão de Obra – OGMO, deixando centenas de trabalhadores portuários desempregados, e pode significar o final das escalas dos Navios Transatlânticos no porto, causando um grande revés para o setor turístico da cidade. As autoridades federais não levam em conta que no plano de desenvolvimento do porto existe a previsão de mais de oito áreas operacionais, com as mais diversas vocações, todas elas estratégicas e que exigem investimentos.” Avalia o presidente da Associação Comercial
Professores de Ilhéus cobram salários de dezembro e a 2ª parcela do 13º

Os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus realizaram da tarde desta terça-feira (15) uma assembleia no auditório do IME-Centro para discutir sobre o pagamento dos salários do mês de dezembro e também da segunda parcela do 13º salário. A reunião foi presidida pelos diretores da APPI/APLB-Sindicato, Delegacia Sindical Costa do Cacau, Osman Nogueira Júnior e Pascoal João dos Santos, que fizeram um diagnóstico da atual situação com relação aos atrasos dos salários e as informações prestadas por representantes da Prefeitura de Ilhéus com relação aos pagamentos.
Ilhéus cancela Carnaval por falta de recursos
O prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, anunciou na tarde desta terça-feira, 15, em coletiva à imprensa, que não haverá festa de Carnaval no município em 2013, por absoluta falta de recursos públicos. “Seria uma irresponsabilidade de minha parte se eu autorizasse a realização da festa, diante do estado crítico em que encontrei as finanças da prefeitura”, atestou o prefeito.
A entrevista ocorreu no Salão Nobre do Palácio Paranaguá, com a presença do vice-prefeito, Carlos Machado (Cacá) e dos secretários de Turismo, Alcides Kruschewsky; Administração, Ricardo Machado e Relações Institucionais, Jailson Nascimento. Jabes comunicou que somou todos os esforços para a realização da folia momesca, mas nem com o apoio do governo do Estado seria viável sua realização, diante da dificuldade de oferecer serviços básicos para garantir o conforto dos foliões, como limpeza, iluminação, ordenamento dos ambulantes e saúde.
Prefeitura de Itabuna
Matriculas no IME iniciam na próxima quinta-feira, 17
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Educação, inicia na próxima quinta-feira, 17, a matrícula no Instituto Municipal Eusínio Lavigne (IME). O processo vai ocorrer em dois turnos – das 8 às 12 horas e das 19 às 21 horas, na sede da própria escola, até o próximo dia 25. O IME oferece turmas do 6º ao 8º ano do ensino fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA I e II).
Para efetivar a matricula, é necessário estar com cópia e originais dos documentos pessoais do aluno, como certidão de nascimento ou Registro Geral (carteira de identidade), histórico escolar, duas fotos 3/4 comprovante de residência e Xerox do cadastro atualizado do Programa Bolsa Família (caso seja beneficiário). Também é preciso o RG do responsável legal pelo menor.
As matrículas na outras unidades de ensino do município começaram na última segunda-feira, 07, e se estenderão até o próximo dia 25, sempre das 8 às 14 horas, na sede da unidade. Esse ano, o município oferta 12.299 vagas em 51 unidades de ensino, das quais 38 estão localizadas na sede e 13 nos distritos.
Jornada Pedagógica – A secretária de Educação, Marlucia Rocha, confirmou que já está programada a realização da jornada pedagógica nos dias 18, 19 e 20 de fevereiro. Durante o evento, os profissionais da educação vão analisar os indicadores internos e externos da unidade escolar, para o desenvolvimento de planos de ação no ano letivo de 2013.
Centro de Olhos completa dois anos em Ilhéus e inaugura moderno tomógrafo
Ao comemorar dois anos de atividades, o Centro de Olhos Especializado (CENOE), de Ilhéus, torna-se a mais moderna clínica oftalmológica da cidade com a implantação de um equipamento exclusivo: o Tomógrafo de Coerência Óptica (OCT), que será o primeiro a chegar a Ilhéus. A apresentação da máquina ocorrerá durante coquetel comemorativo, no dia 17 de janeiro, às 18 horas, na sede do CENOE, localizada na avenida Osvaldo Cruz, 540, Cidade Nova (em frente à Praça do Cacau).
Dirigida pelo médico ilheense Antônio Nogueira Formiga Filho, o Centro de Olhos Especializado foi inaugurado em janeiro de 2011, ampliando o sistema de atendimento local em oftalmologia. O novo aparelho do CENOE produz imagens em corte seccional das estruturas oculares in vivo com alta resolução e reprodutibilidade.
Segundo Antônio Nogueira, “esse tomógrafo efetua um dos exames mais modernos e de tecnologia mais avançada que dispomos atualmente na Oftalmologia. Ele revolucionou o diagnóstico e acompanhamento das doenças da retina e avaliação das fibras nervosas do nervo óptico”. Nogueira é especializado em catarata e glaucoma, com Pós-graduação na Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte.
A clínica atende a particulares, convênios e também aos usuários do SUS – Sistema Único de Saúde. Conta com completa infraestrutura para os mais sofisticados procedimentos oftalmológicos, integrada a um ambiente confortável, bem localizado e de fácil acesso, inclusive para deficientes físicos.
Secretário vistoria unidades dos programas socioassistenciais
O secretário de Desenvolvimento Social de Ilhéus, Jamil Ocké, visitou esta semana os locais onde funcionam os programas socioassistenciais oferecidos no município. A agenda incluiu as duas unidades do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), a sede do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), no Abrigo Renascer e as cinco unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da cidade.
Durante as visitas, Jamil Ocké participou da primeira reunião dos membros do Conselho Municipal e Assistência Social, integrado por entidades como a Associação Ilheense de Assistência a Menores, Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – Apae, Filtro dos Sonhos e Centro Comunitário Nossa Senhora da Conceição.
Para o secretário, o CMAS é essencial ao funcionamento da secretaria, pois representa parcela da população atendida e tem a função de fiscalizar e acompanhar a gestão da rede socioassistencial do município. “É preciso que mais entidades e associações participem e se cadastrem no conselho para que tenhamos um órgão mais forte e atuante em Ilhéus”, ressalva.
A visita ao Creas Medidas Socioeducativas, que atende hoje cerca de 85 adolescentes em confronto com a lei, em liberdade assistida ou cumprindo medidas socioeducativas, foi um estaque na agenda. O Creas é um programa do Governo Federal que oferta serviços especializados a famílias e indivíduos em situação de ameaça ou violação de direitos (violência física, psicológica, sexual, tráfico de pessoas, cumprimento de medidas socioeducativas em meio aberto).
Após ouvir os esclarecimentos acerca do serviço, o secretário informou que a demanda para o serviço do Creas Medidas é imensa, e que “é preciso fazer muito mais, para elevar a estima dos adolescentes infratores, responsabilizá-los pelos seus atos e fazer com que compreendam que precisam de ajuda na sua reinserção na sociedade”.
Prefeitura inicia levantamento do índice de infestação da dengue
A Prefeitura de Ilhéus, através da Secretaria Municipal de Saúde, inicia na próxima segunda-feira, 21, a realização de Levantamento de Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti (Lira). A ação é realizada em parceria com a 6ª Diretoria Regional de Saúde (6ª Dires) e tem o objetivo de atualizar os dados e informações sobre a situação da dengue no município. A intervenção foi definida durante reunião realizada na manhã da última segunda-feira, 14, entre a secretária Ledívia Espinheira, representantes da 6ª Dires e técnicos da Vigilância Sanitária e da Vigilância Epidemiológica de Ilhéus.
A secretária explica como vai ocorrer o Lira 2013. “Previsto para durar uma semana, o trabalho será feito por amostragens e contará com a participação de cerca de 120 pessoas, entre agentes, técnicos e motoristas”, completa. Ledívia Espinheira lembra que o último levantamento, realizado em outubro passado, revelou que o índice geral de infestação de Ilhéus girava em torno de 6,3%. “São números considerados muito altos e bastante acima das taxas toleráveis”, observa a secretária.
“Em parceria com a nossa população e com os órgãos do setor, vamos trabalhar de forma intensa para que os índices gerais de infestação da dengue fiquem em níveis aceitáveis”, destaca Ledívia Espinheira enfatizando que o combate à dengue é uma das metas prioritárias da atual gestão, assim como a reativação da rede básica de saúde e a ampliação do atendimento de emergência.
Dengue – A dengue é uma doença infecciosa causada por um arbovírus (existem quatro tipos diferentes de vírus da dengue: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4), que ocorre principalmente em áreas tropicais e subtropicais do mundo, inclusive no Brasil. As epidemias geralmente ocorrem no verão, durante ou imediatamente após períodos chuvosos. A dengue clássica se inicia de maneira súbita e pode provocar febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Segundo os especialistas, a febre dura cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em 10 dias. Em alguns poucos pacientes podem ocorrer hemorragias discretas na boca ou no nariz.
Prevenção – A melhor forma de evitar a dengue é evitar o acúmulo de água limpa parada, que ambientes propícios à proliferação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Por isso, é fundamental não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.
Droga para elevar colesterol “bom” é alvo de recall global
A pesquisa, com mais de 25 mil pessoas, mostrou que o Cordaptive não reduz o risco cardíaco e ainda aumenta a chance de efeitos colaterais não fatais
O remédio Cordaptive, que associa duas substâncias para aumentar o colesterol “bom” (HDL) e reduzir o “ruim” (LDL) e os triglicérides, vai ser recolhido nos cerca de 40 países onde era vendido, inclusive no Brasil. De acordo com a MSD (Merck), fabricante da droga, a decisão foi tomada após a análise de dados preliminares de um estudo internacional sobre o remédio.
A pesquisa, com mais de 25 mil pessoas, mostrou que o Cordaptive não reduz o risco cardíaco e ainda aumenta a chance de efeitos colaterais não fatais, ainda não detalhados pela empresa. No Brasil, segundo o laboratório, 1.500 pessoas usam o medicamento. Recomenda-se que elas procurem seus médicos para receberem novas prescrições.
O resultado ruim vem depois da interrupção de dois testes clínicos sobre outros medicamentos que também tentavam reduzir o risco cardíaco aumentando o colesterol “bom”, o que levanta dúvidas sobre o futuro dessa estratégia para evitar infartos. O Cordaptive é composto por niacina (vitamina B3) e uma substância chamada laropipranto. A niacina ou ácido nicotínico reduz a produção de triglicérides (gorduras) e aumenta a fabricação do colesterol “bom”, que ajuda a “limpar” as artérias, recolhendo as gorduras que formam placas nos vasos.
Vermelho




























































