:: ‘Notícias’
Prefeitura de Ilhéus
Teatro, artes plásticas e música nesta semana na Casa dos Artistas
O Teatro Popular de Ilhéus traz uma programação eclética para esta semana. Na quinta-feira (24), tem Auto do Boi da Cara Preta a partir das 18 horas, em frente à Casa dos Artistas. Às 20 horas de sexta-feira (25), será a vez da sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. No sábado (26), o artista plástico Arthur Campelo abre sua exposição de pinturas, às 18 horas. E, mais tarde, tem dois shows de bandas independentes no projeto Sábado Sim.
A alegria dos festejos populares sempre contagia quem assiste ao musical da Cia. Auto do Boi da Cara Preta. Apesar de ser voltada ao público infanto-juvenil, Auto do Boi da Cara Preta agrada todas as idades com a dinamicidade e colorido do festejo do bumba meu boi. O texto é de Romualdo Lisboa, direção musical de Elielton Cabeça e direção geral de Tânia Barbosa. A apresentação desta quinta-feira será gratuita.
Em cartaz desde 2006, Teodorico Majestade nunca perde seu caráter atual. Mostrando o lado ridículo dos bastidores da corrupção política, a comédia do Teatro Popular de Ilhéus diverte e provoca reflexão no público. O texto e a direção são assinados por Romualdo Lisboa. A classificação indicativa é 14 anos e os ingressos custam R$ 10 e R$5.
A partir deste sábado e durante o mês de fevereiro, o estudante da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, Arthur Campelo, apresenta um conjunto de 10 quadros, na Casa dos Artistas. As pinturas abordam a figura feminina e faces humanas. Segundo o artista, suas principais influências são Picasso, Carybé e Pollock. O coquetel de lançamento será restrito a convidados, mas a visitação a partir da próxima semana será gratuita.
Após o lançamento da exposição de pinturas, acontece o projeto Sábado Sim, com shows de duas bandas independentes da região. Às 20 horas, Dr. Imbira e Mendigos Blues garantem um rock de primeira qualidade. As entradas custam R$ 10 e R$5.
Maria Regina Canhos Vicentin em: Trabalho infantil
Sou a favor do trabalho infantil! Antes de me apedrejar, por favor, procure entender minha argumentação. Lógico que precisamos levar em conta qual o tipo de trabalho que a criança ou adolescente irá exercer. Não sou favorável a trabalhos forçados nem minas de carvão, muito menos pedreiras ou lavouras de cana de açúcar. Esses ofícios costumam ser desumanos até para adultos. Penso é que crianças e adolescentes ociosos correm o sério risco de enveredar para o crime, as drogas, os vícios e manias como videogames, fliperamas, internet, entre outros. Conheço inúmeras crianças e adolescentes viciados nesses jogos eletrônicos. Passar horas a fio em frente a um computador pode. Auxiliar em algumas tarefas domésticas ou remuneradas não pode. Algo está errado.
Se as crianças ou adolescentes tiverem um tempo para estudar e brincar, que mal há em exercerem alguma atividade laborativa? É uma forma de se manterem afastados da rua e das más companhias. É um meio de entrarem em contato com o exercício de sua cidadania. Ou será que só nos interessa os reconhecermos graduados em sexo e banalidades?
Homenagem
Queremos dar os Parabéns ao nosso Bispo Diocesano, pelos seus 42 anos de Ordenação Presbiteral, que Deus o Ilumine e abençoe sempre a sua caminhada, como Pastor na frewnte deste rebanho de Cristo. Por isso leia esta mensagem de todos nós Diocesanos:
Dom Mauro Montagnoli
Foi Deus quem te deu a graça de seres quem és.
Tens o dom do serviço, da doação,
Da compaixão e do amor.
Dedicas teu tempo a apascentar o teu rebanho.
Preocupa-te com cada uma de tuas ovelhas…
Por inúmeras vezes, esquece-te dos teus problemas,
Inquietando-te com os problemas dos outros…
És presença na vida de muitas pessoas,
Mas, se porventura te surgem momentos de solidão,
Faltam-te ouvidos e ombros para os teus desabafos.
És tão dedicado, que por diversas circunstâncias
Nem enxergam em ti o humano que és,
Provido de sentimentos e emoções.
Mesmo assim, amas a missão que te foi confiada.
Tuas obras concorrem para a construção do Reino de Deus.
Tua existência faz toda a diferença no mundo!
A Diocese de Ilhéus, agradece pela tua disponibilidades e dedicação em proclamar o reino de Deus, nestes 42 anos de Ordenação Presbiteral.
Parabéns e Louvamos a Deus pela sua presença no meio de nós.
Prefeito de Ilhéus busca apoio para estruturar agropecuária do município
Acompanhado pelo secretário de Agricultura do município, Sebastião Vivas, e pelo deputado estadual José de Arimatéia, o prefeito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, reuniu-se com o secretário estadual da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Reforma Agrária, Pesca e Aquicultura, Eduardo Salles, para discutir a estruturação do setor no município, que possui uma das maiores áreas rurais do Baixo Sul.

Salles apresentou algumas alternativas capazes de gerar empregos no campo, e entregou ao prefeito e ao secretário municipal um portfólio com 18 projetos executivos prontos para serem executados e que podem ser objetos de emendas parlamentares.
—
Ascom Seagri
Josalto Alves
Prefeitura de Itabuna
MARINHA DO BRASIL
MARINHA DO BRASIL
COMANDO DO 2° DISTRITO NAVAL
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
Ilhéus, BA.
Em 21 de janeiro de 2013.
DELEGACIA DA CAPITANIA DOS PORTOS EM ILHÉUS
OPERAÇÃO VERÃO E PROJETO PRAIA LIMPA
No dia 20 de janeiro, uma equipe composta por seis militares da Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, realizou a divulgação da Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança, na Praia dos Milionários, litoral sul de Ilhéus. A intenção da campanha foi orientar os banhistas e proprietários de barracas, quanto ao dever de denunciar as irregularidades constatadas por parte dos praticantes de esporte náuticos, principalmente os motonautas. A campanha contou ainda, com a participação dos associados do LIONS CLUBE DE ILHÉUS, que também realizaram uma caminhada educativa, Projeto Praia Limpa, para manter as praias limpas e seguras para banhistas e condutores de embarcações, evitando a poluição nas praias e ao meio ambiente marinho. Durante a campanha foi distribuído farto material informativo como folders, panfletos e cartazes, visando principalmente, conscientizar banhistas e condutores de embarcações, quanto ao limite dos duzentos metros da praia onde as embarcações de esporte e recreio devem trafegar, a fim de evitar acidentes. As denuncias podem ser feitas por meio do site da Delegacia, www.delilheus.mar.mil.br ou pelo telefone (73) 3222-5100.
ALEXSANDRE TEIXEIRA DE VASCONCELOS
Capitão-de-Corveta
Delegado
Juiz libera o pagamento da 2ª parcela do 13º dos trabalhadores em educação
O juiz de direito substituto da 2ª Vara de Feitos de Relação de Consumo Civil e Comercial da Comarca de Ilhéus, Eduardo Gil Guerreiro, acatou o pedido da APPI/APLB-Sindicato-Delegacia Sindical Costa do Cacau e assinou na manhã desta segunda-feira (21) o ofício e o despacho autorizando ao Banco do Brasil efetuar, de imediato, o pagamento da segunda parcela do 13º dos trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus. Os créditos já foram liberados e estarão nas contas dos trabalhadores nesta terça-feira (22).
Durante toda a manhã desta segunda-feira os trabalhadores em educação da rede municipal de Ilhéus realizaram uma vigília no Fórum Epaminondas Berbert de Castro, como forma de sensibilizar o juiz de direito para a necessidade da liberação do pagamento da segunda parcela do 13º, uma vez que o dinheiro estava bloqueado e só dependia da ação da justiça. A categoria permaneceu no fórum até o juiz assinar o ofício assegurando que recursos já estavam liberados para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Em seguida, o representante da APPI/APLB-Sindicato, Osman Nogueira Júnior, e o advogado Iruman Contreiras seguiram para o Banco do Brasil para entregar o documento, confirmando o depósito dos recursos nas contas dos servidores.
Os recursos foram bloqueados através de uma ação cautelar de bloqueio movida pela APPI/APLB-Sindicato-Delegacia Sindical Costa do Cacau, como forma de garantir o pagamento dos salários dos trabalhadores em educação de Ilhéus. Desde então a APPI vinha buscando o desbloqueio dos recursos para que os pagamentos fossem efetuados. Na semana passada a direção do sindicato se reuniu com o secretário municipal de Administração, Ricardo Machado, cobrando o envio da folha de pagamento para o Banco do Brasil. E na última quinta-feira (17) a diretoria da APPI e o advogado Iruman Contreiras se dirigiram até o Fórum de Itacaré para uma audiência com o juiz de direito Eduardo Gil Guerreiro, buscando a liberação dos recursos.
A APPI lembra que além do atraso no pagamento da segunda parcela do 13º, a categoria está ainda com o salário de dezembro e com o 1/3 de férias em aberto. “Isto contradiz o que prevê a legislação, além de ir de encontro ao princípio defendido por Jesus de que digno é o operário do seu salário”, complementou o diretor da APPI, João Pascoal. Diante das dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores em educação, a APPI solicitou ao prefeito Jabes Ribeiro e aos secretários municipais mais compromisso com a categoria, alegando que os recursos do Fundeb, já depositados na conta da Prefeitura, são suficientes para iniciar o pagamento dos salários de dezembro, até que a folha seja completamente paga.
APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau
Prefeitura de Ilhéus

Prefeitura abre inscrições para cursos profissionalizantes nesta quarta-feira, 23
Prefeitura de Ilhéus auxilia empresários a efetivar Declaração Anual Simplificada
Mesmo com chuva, fieis lavam as escadarias da Catedral de São Sebastião
Secretaria de Agricultura e Pesca de Ilhéus discute parceria com a Uesc
ATENÇÃO!!!!!! URGENTE!!!!!!
A sinalização do buraco (Rua Bento Berilo) já está completamente destruída.


Balanço parcial:
Dois radiadores furados,
Um farol quebrado;
Um motoqueiro foi parar no ponto do ônibus do paredão (derrapou na “areia”),
Um motoqueiro só não bateu de frente com um ônibus por sorte.
É um susto atrás do outro (Nós estamos mostrando desde o dia 14).






























































