:: ‘Notícias’
NOTÍCIAS DA AVEP
SÓ DEU EMPATE NA 19ª RODADA
Cumprindo sua programação 2012 de “babas” de praia a AVEP(Associação de Veteranos de Esporte Praiano) realizou domingo(2) a sua 19ª rodada. Os jogos como de costume foram realizados na praia da Soares Lopes, nas imediações do Ed. Santa Clara. No campo denominado Grimaldo as equipe do Capitão Erisvan e do Capitão Marconi empataram em 2 a 2. Marconi e Ismar marcaram para Marconi; Renatinho e Danilo conferiram para Erisvan. No campo chamado Martial os times do Capitão Paulo Gois e do Capitão Crispiniano também empataram pelo placar de 1 a 1. Waldemir marcou para Crispiniano e Ralio empatou para Paulo Gois. Não houve comentários negativos quanto às arbitragens dos juízes da Liga Ilheense de Futebol. Houve sim protestos de inúmeros associados quanto à falta de definição do Cartão Azul, que já gerou alguns transtornos em partidas anteriores. Aconteceu novamente no campo Grimaldo. É o fato do atleta associado fica sem saber qual será o critério a ser adotado pelo árbitro. Alguns ao aplicar tal cartão, o exclui definitivamente da competição, outros permitem –após o atleta cumprir cinco minutos de suspensão fora de campo–, que ele volte a competir. Afirmam os associados que a indefinição não contribui em nada para engrandecer a Associação.
As equipes no campo Grimaldo –(Cap. Erisvan): Luciano, Lindoia, Bacelar, Torisco, Heckel, Cesinha, Vado(depois Mario Filho no intervalo do jogo), Erisvan, Danilo e Renatinho X (Cap. Marconi): Ricardo, Aelson, Adauto, Pio, Jorge Reis, Sizinio, Luis Humberto, Ismar, Marconi e Fred
As equipes no campo Martial –(Cap. Crispiniano): Rosivaldo, Haroldo, Tabosa, Japonês, Maurílio, Luis Mario, Passos, Dr. Souto, Waldemir e Crispiniano X (Cap. Paulo Gois): Pedro Chama Gol, Djalma Peludo, Galletti, Melgaço, Paulo Gois, Ralio, Sena, Zugaib, Zé Eduardo e Major
Comentários da Rodada
No campo Grimaldo os observadores acharam que o time do Cap. Erisvan foi melhor no cômputo geral, inclusive apontam que os gols sofridos por esta equipe se deram por conta de duas bobeiras dos defensores Lindoia e Heckel que entregaram o “ouro ao bandido”. Comentaram também que o volante Cesinha deste mesmo quadro, não se sabe o porquê, em vez de atuar na frente dos zagueiros combatendo os atacantes adversários, recuou e foi jogar na zaga para cobrar “tiro de meta” e ficar na sobra.
Os comentários do campo Martial apontam que os dois times (do Cap. Paulo Gois e do Cap. Crispiniano) jogaram pau a pau. Destacaram num conceito de regular para bom, os atletas Maurílio, Dr. Souto, Japonês, Waldemir e Haroldo (para Crispiniano), e Pedro Chama Gol, Galletti, Paulo Gois, Zugaib e Zé Eduardo no quadro de Paulo Gois.
Observaram também que quem saiu retado da vida foi o lateral esquerdo Luis Mario pelo fato de seu time ter cedido o empate de última hora. Saiu esbravejando: “Eu jogo pra ganhar, não é pra brincadeira não!”.
Resenha do livro Maricota e as formigas
A estória infantil de Neila Brasil Bruno
BRUNO, Neila Brasil. Maricota e as formigas. Ilustrações: Luiz Renato do Nascimento. Bauru: Canal 6, 2012
Por Alderacy Pereira da Silva Júnior
Jornalista e arte-educador
O cenário literário baiano ganhou mais uma contadora de estória, agora em papel, inclusive. Texto envolvente e muito bem ilustrado são responsáveis pela adesão facilmente dos leitores, e com uma bela apresentação da escritora, os pais e educadores são sensibilizados a valorizar esse novo título da literatura infantil.
Dedicado aos seus sobrinhos, outros leitores se identificam facilmente com a estória de Maricota e as formigas, porque Neila conta com envolvimento e sensibilidade, características de uma exímia contadora de estórias.
Com o clímax anunciado – “A menina não tinha sossego”, a personagem principal ensina-nos como nos afastar do problema, com as mais diversas soluções inventivas. Mas as formigas não se fizeram vencidas, foram cada vez mais fortes, até cantavam alegremente.
Despertando na criança o sentimento de vingança – “Hoje vocês não me escapam! Na hora de lavar a louça, vou afogá-las, uma a uma”. Nesse momento vemos como autora foi corajosa ao nos mostrar tão verdadeiramente a alma infantil. Não foi com meias palavras que ela exibiu esse sentimento, e isso torna a estória mais verdadeira.
No momento posterior, a Maricota mostra-se arrependida: “(…) sentiu no seu coração uma grande dó e resolveu salvá-la (as formigas) do afogamento”. Reside aí o despertar do sentimento de compaixão, solidariedade, fraternidade, o que nos permite uma forte identificação com essa personagem.
O final feliz aparece nessa estória como uma conquista, uma descoberta dos valores humanos: “E, assim, a menina e a formiguinha se tornaram grandes amigas, cada uma desempenhando seu importante papel na natureza”.
Ao final dessa estória, a gente espera encontrar outros títulos dessa contadora de estória, para experimentar viver novas emoções. Além disso, imaginamos que ela vai enriquecer nossa literatura infantil com suas audácias e as belas ilustrações que nos apresentou, como as assinadas por Luiz Roberto do Nascimento.
Enquanto não temos novos títulos de Neila, aguardamos o lançamento desse livro com o selo da Editus – Editora da UESC, que tem por tradição apresentar belos projetos gráficos, enriquecendo ainda mais o texto escrito, inspirando novos talentos e formando leitores. douglascouto@yahoo.com.br
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Inscrições para o Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas 2012
A Associação de Atletas Baianos com Necessidades Especiais (AABANE) informa que estão abertas as inscrições para o Campeonato Baiano de Basquete em Cadeira de Rodas 2012 que acontecerá na cidade de Salvador/BA de 14 a 16 de dezembro no Ginásio GIII do FSBA-Faculdade Social da Bahia, localizada no bairro de Ondina.
Esta é a quarta edição da competição que já faz parte do calendário paradesportivo do estado, este ano contará com 5 equipes, número recorde de participantes com equipes das cidades de Salvador, Feira de Santana e Ilhéus.
Após a realização do Campeonato Regional do Nordeste de Basquete em Cadeira de Rodas no mês de setembro em Salvador, e a participação da equipe feminina da AABANE do Campeonato Brasileiro Feminino que ocorreu na cidade de Vitória-ES no mês de outubro, as equipes vem se preparando para esta competição que encerrará o calendário para desportivo do ano de 2012.
A competição contará com cerca de 70 para-atletas que participarão com muito empenho, garra, dedicação e acima de tudo desportividade.
—
Osmar Nascimento
Presidente da AABANE
NOTA PÚBLICA
Conforme acordo judicial firmado entre a Justiça do Trabalho e o Ministério Público do Trabalho o Município de Ilhéus, através das Secretarias da Administração e da Fazenda, encaminhou ao Banco do Brasil os arquivos digitais para pagamento das folhas referente ao saldo devedor do mês de setembro e a folha do mês de outubro, para crédito nas contas dos servidores.
Entretanto, devido a questões operacionais bancárias, não foi possível à Caixa Econômica Federal (CEF) realizar em tempo hábil a transferência do valor das folhas de pagamento dos meses acima citados para o Banco do Brasil. A CEF já se comprometeu a proceder a transferência dos dados no início do expediente bancário do dia 5/12/2012, com o compromisso de os salários serem creditados pelo Banco Brasil no decorrer deste dia.
Também, em cumprimento do acordo judicial, nesta quarta-feira (5/12/12), serão encaminhados ao Banco do Brasil os arquivos referentes ao pagamento dos salários do mês de novembro próximo passado.
Gabinete do Prefeito Municipal de Ilhéus, em 04 de dezembro de 2012, 478º de Capitania e 131º de elevação à Cidade.
PREFEITO
História da Santa Bárbara
Santa Bárbara sofreu o martírio provavelmente no Egito ou na Antioquia, por volta dos anos 235 ou 313. Sua vida foi escrita em diversos idiomas: grego, siríaco, armênio e latim. Conforme a lenda, Santa Bárbara era uma jovem belíssima. Dióscoro, seu pai, era um pagão ciumento. A todo custo desejava resguardar a filha dos pretendentes que a queriam em casamento.
Por isso encerrou-a numa torre. Na torre havia duas janelas, mas Santa Bárbara mandou contruir uma terceira, em honra à Santíssima Trindade. Um dia, entretanto, Dióscoro viajou. Santa Bárbara se fez então batizar, atraindo a ira do próprio pai. Fugindo de seu perseguidor, os rochedos abriam-se para que ela passasse.
Descoberta e denunciada por um pastor, foi capturada pelo pai e levada perante o tribunal. Santa Bárbara foi condenada a ser exibida nua por todo o país. Deus, porém, se compadeceu de sua sorte, vestindo-a miraculosamente com um suntuoso manto. Padeceu toda sorte de suplícios: foi queimada com grandes tochas e teve os seios cortados. Foi executada pelo próprio pai, que lhe cortou a cabeça com uma espada. Logo após sua morte, um raio fulmonou seu assassino.
É por isso que Santa Bárbara é invocada, nas tempestades, contra o raio. O seu culto espalhou-se rapidamente pelo Oriente e pelo Ocidente, inclusive no Brasil.
Sincretismo da Santa Bárbara: Yansan ou Oyá
Devoção da Santa Bárbara: Protetora contra raios e tempestades. Santa Bárbara é também venerada pelos militares.
Data Comemorativa: 4 de Dezembro.
—
Fonte:
Minha Prece
TMI recebe show em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga
Homenageando o centenário de nascimento do Rei do Baião, o sanfoneiro Daniel Neto apresentará dia 13 de dezembro de 2012, às 20 horas, no Teatro Municipal de Ilhéus o show “No Sopro de Gonzagão”, uma fusão entre a música clássica e a popular, através da utilização de instrumentos de orquestra para execução de músicas populares.

Assim como Luiz Gonzaga conseguia revelar traços identitários e o cotidiano do povo nordestino através da sua música, Daniel Neto revelará sua identidade musical neste show, onde faz uma releitura sobre as composições do Velho Lua, passeando pelo forró, xote, baião e apresenta composições próprias na companhia dos músicos Ivan Sacerdote (clarineta), Mário Soares (violino), Uru Pereira (fagote) e Sebastian Notini (percussão).
O músico, que iniciou sua carreira tocando com seu pai Edu Neto, participou de diversos conjuntos musicais e atuou como músico dos espetáculos teatrais “Labirintos”, “Na Outra Margem” e “Alice no Sertão das Maravilhas”. Em 2012 teve seu talento reconhecido ao ser premiado no 5º Festival de Sanfoneiros de Feira de Santana e com quadrilha junina Asa Branca em concursos estaduais e nacionais. Para ele, ” Gonzagão foi um artista marco na cultura brasileira por levar a música nordestina pela primeira vez a todo o Brasil e abrir as portas para tantos outros músicos” e completa: “…esse show é um presente à cidade em que nasci e cresci”. Nele, Daniel quer dar continuidade ao legado deixado por Luiz Gonzaga, não apenas tocando as músicas de Luiz, mas também mostrando sua leitura sobre elas.
Realização
O cenário do show “No Sopro de Gonzagão” é inspirado em elementos da paisagem sertaneja e assinado pelo Bacharel em Artes Cênicas Henrique de Castro, feito totalmente de forma sustentável, com material reciclado e, para realização do Show “No Sopro de Gonzagão “, o artista contou com o apoio da Prefeitura de Ilhéus, através da Fundação Cultural, Uniodonto, Image Sinalização, Restaurante Bataclan, R2CPress Agência de Notícias, Revista Cultural Vejo Arte, Boteco do Quibe, Carminha Calçados, Empório, Lavajato L&A Lavagem Profissional, Laboratório Dom Eduardo, Dental Day, Casa Brasil, Gráfica do Carmo, Sociedade Filarmônica Capitania dos Ilhéos, L’aqua di Fiori e Rádio Gabriela FM.
O quê: Show “No Sopro de Gonzagão”, com Daniel Neto
Quando: dia 13 de dezembro de 2012 (quinta-feira)
Onde: Teatro Municipal de Ilhéus
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia e antecipado)
Wenceslau: “Moradia digna e de qualidade será prioridade do governo”
O vice-prefeito eleito Wenceslau Augusto Junior se mostrou preocupado com o déficit habitacional não só de Itabuna como de outras grandes cidades baianas. Wenceslau representou o prefeito eleito Claudevane Leite, Vane do Renascer, na manhã desta terça-feira, 4, na solenidade de entrega de escrituras definitivas dos imóveis residenciais aos moradores do Núcleo Habitacional da Ceplac, no bairro São Caetano.
A medida, adotada pela Ceplac e a Coordenadoria de Regularização Fundiária da Gerência Regional do Patrimônio da União na Bahia (GRPU-BA), beneficia 154 moradores residentes há 30 anos naquela comunidade, que receberam a escritura definitiva de propriedade dos imóveis que ocupam. A maioria deles é ex-servidores da União lotados na Ceplac, que tinham apenas a posse precária.
“Esse evento finda uma etapa importante desse núcleo habitacional, que é o fato de as pessoas terem a escritura definitiva dos seus imóveis. Itabuna talvez seja uma das cidades da Bahia com maior gravidade na questão fundiária urbana e isso será uma prioridade do Governo Vane. “Vamos trabalhar para oferecer moradia digna e de qualidade para a população que mais precisa” frisou o vice prefeito eleito.
O superintendente da Ceplac, Juvenal Maynart, pediu ao vice-prefeito eleito que a gestão do prefeito Vane olhasse e levasse serviços públicos de qualidade a toda comunidade. Ao responder, Wenceslau se colocou à disposição na elaboração de projetos, para tentar viabilizar os recursos para a construção do servido de esgotamento sanitário do Núcleo Habitacional da Ceplac, que reúne mais de uma centena de famílias.
O vice-prefeito eleito se sensibilizou com dona Hildete Pereira da Silva, 65 anos, moradora da Quadra 11, Casa 7. Depois de 24 anos, a moradora estava feliz por receber a escritura definitiva do imóvel onde vive com sua família. Ao concluir seu discurso Wenceslau parabenizou a Ceplac e a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e a todos que lutaram junto ao Governo Federal para que o sonho dos moradores se tornasse realidade.
—
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Prefeito Eleito
Fotos: Gabriel de Oliveira
Sancionada lei de crimes cibernéticos
Agora é crime invadir computadores alheios, conectados ou não à internet, violar dados de usuários com o fim de obter, adulterar ou destruir dados sem autorização do titular ou interromper serviços telemáticos ou de informação de utilidade pública. A lei nº 12.735, que tipifica infrações cibernéticas, foi sancionada na última sexta-feira (30/11) e deve entrar em vigor em 120 dias, a contar da data de sua publicação no Diário Oficial da União.
A nova lei, que altera o Código Penal (Decreto-Lei 2.848/1940) , aplicará punição com prisão de três meses a um ano, além de multa, a quem invade ou produz, distribui ou vende programas de computador capazes de permitir a invasão de dispositivo. Condutas mais graves, como obter pela invasão conteúdo de “comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas” podem ter pena de seis meses a dois anos de prisão, além de multa. O mesmo ocorre se o delito envolver a divulgação, comercialização ou transmissão a terceiros, por meio de venda ou repasse gratuito, do material obtido com a invasão.
O projeto equipara cartões bancários, de débito e de crédito, a documentos particulares, para punir falsificações e clonagens. Isso inclui não só computadores pessoais, mas também caixas eletrônicos e máquinas de passar cartão.
O secretário de Assuntos legislativos do Ministério da Justiça, Marivaldo Pereira, ressalta que a segurança na rede ainda depende da aprovação do Marco Civil da Internet. “Embora seja um grande avanço uma lei que tipifica crimes na internet, é necessário que seja aprovada a Constituição da Internet. Com ela, teremos a definição clara das responsabilidades, direitos e garantias de cada um dos atores envolvidos – usuários, provedor de serviços e provedor de conexão”, informa o secretário.
“Além disso, informa o secretário Marivaldo, talvez a ferramenta mais importante prevista no marco civil para combater a criminalidade é a previsão da guarda de logs, que permite identificar o usuário que praticou conduta indevida na internet”, informa o secretário Marivaldo. Ele defende a aprovação o quanto antes do Marco Civil da Internet para que seja fortalecido o enfrentamento à criminalidade na internet, além de estabilidade e segurança jurídica.
A legislação estabelece como diretrizes que as polícias judiciárias estruturem equipes especializadas no combate à ação criminosa na internet, a exemplo da Unidade de Repressão aos Crimes Cibernéticas da Polícia Federal, existente há quase 10 anos e operando com mais de 100 policiais.
– —
Assessoria de Comunicação
Ministério da Justiça
Prefeitura Municipal de Ilhéus

Conselho Municipal de Educação discute ano letivo de 2013
Definido o calendário de matrícula da rede municipal de ensino de Ilhéus
Começam as obras da Praça dos Esportes e da Cultura no Nossa Senhora da Vitória
Programa Aprovado mostra a história e a cultura de Ilhéus
I Seminário de Apresentação da Atenção Domiciliar do Sul da Bahia começa nesta quinta





























































