:: ‘Notícias’
Cineclube desta terça-feira
Olá, pessoal!
Nesta terça-feira (11) a partir das 19 horas tem Cineclube Équio Reis, na Casa dos Artistas de Ilhéus. Serão exibidos os curtas-metragens:
Do goleiro ao ponta esquerda – Leandro Guimarães
Mostra a saga vitoriosa da seleção itabunense que conquistou entre 1957 e 1966 o Hexa-Campeonato Baiano de Intermunicipal de Futebol, um titulo inédito e não igualado na Bahia. Com depoimentos de ex-jogadores, ficção e música, ele busca mostrar um pouco de como ela conseguiu ser tão brilhante.
Do 50 ao Centenário – e Ana Luísa Coimbra, Leonardo Bião e Polliana Alves.
A Avenida Cinquentenário pode ser considerada o mais importante patrimônio histórico-cultural de Itabuna. No início, era um simples traçado de terra, sem calçamento, mas a partir da década de 50, após uma grande obra de modernização, a avenida passou a ser o principal centro comercial, social e político da região sul da Bahia. É um registro da memória das pessoas que viram o nascer e o crescer da avenida e uma homenagem ao centenário da cidade de Itabuna.
Em seguida, haverá debate sobre o tema: “A importância do registro histórico regional”.
A atual edição é promovida através da parceria entre o Núcleo de Produção Audiovisual do Teatro Popular de Ilhéus e curso de comunicação social da Universidade Estadual de Santa Cruz.
Grata pela divulgação!
Karoline Vital
Assessora de Comunicação
Comissão apresenta projeto institucional da Ufesba
O projeto institucional da Universidade Federal do Sul da Bahia (Ufesba) será apresentado à sociedade civil de Itabuna e Ilhéus pela Comissão presidida pelo ex-reitor da UFBA, professor Naomar Almeida. Será entre as 8 e 14 horas de sexta-feira, dia 14, no Centro de Cultura Adonias Filho.
—
Luiz Conceição
Oscar Filho, apresentador do programa CQC, se apresenta em Ilhéus
Oscar Filho, apresentador do programa CQC (Custe o que custar, da TV Band), e um dos protagonistas da nova geração do humor brasileiro, se apresenta com o show de stand-up comedy “Putz Grill…”, no Centro de Convenções de Ilhéus, dia 21 de dezembro, às 20h30, em apresentação única na cidade.
Considerado o melhor show de stand-up comedy pelo 10º Prêmio Jovem Brasileiro, o espetáculo “Putz Grill…” já passou por mais de 100 cidades brasileiras, lotando as casas de show e sendo aplaudido de pé pelos públicos mais críticos. O show já atingiu um público total de aproximadamente meio milhão espectadores e chegará a Ilhéus trazendo a certeza de uma noite de gargalhadas.
A originalidade dos textos de Oscar Filho e sua capacidade de improvisação lhe renderam diversos prêmios e o reconhecimento como um dos melhores artistas brasileiros da categoria comédia. Oscar garante que show “Putz Grill…” é composto unicamente pelos meus melhores textos de stand-up comedy, selecionados desde 2005, ano em que ele se enveredou nessa linguagem, sendo um dos pioneiros no Brasil.
O ingresso custa R$ 50,00 (meia R$ 25,00) e a casadinha R$ 60,00 e, para a área VIP, o valor é de R$ 70,00. Os bilhetes podem ser adquiridos no Stand do Karioka, na Manga Rosa e no Bicho festeiro. Esta é uma realização é da Well Perelo Produções. Mais informações: (73) 9142-6206.
—
Ascom: Tacila Mendes – MTB 6795
Enciclopédia brasileira homenageia radialistas do sul da Bahia
Lançada este ano a “Enciclopédia do Rádio Esportivo Brasileiro”, é uma publicação que reuniu 121 pesquisadores de todos os estados brasileiros, que se dedicaram à tarefa de traçar um rico panorama de biografias de radialistas com representação real para a sua região de origem e para o Brasil. O trabalho é uma investigação inédita do Grupo de Pesquisa Rádio e Mídia Sonora da Intercom, abrange todo o território nacional e traça a trajetória de 231 profissionais que construíram e ainda constroem a história da radiofonia esportiva do nosso país.
O livro tem organização de Nair Prata e Maria Cláudia Santos, sendo impresso pela Editora Insular, de Florianópolis-SC. Com 356 páginas, a publicação teve na Bahia como autores os pesquisadoras Ayéska Paulafreitas, Nane Albuquerque (UESC) e Paulo Leandro.
Durante encontro no último dia 4, promovido pela Reitoria da Universidade Estadual de Santa Cruz com os comunicadores regionais, a publicação foi lançada oficialmente, quando a Reitora Adélia Pinheiro encarregou a professora Eliana (Nane) Albuquerque, uma das autoras, a fazer a apresentação do livro.
A pesquisadora explicou a idéia da Enciclopédia e a escolha de dois profissionais da região para ilustrar a parte dedicada à Bahia, os radialistas Ramiro Aquino e Roberto Rabat. Além de Aquino e Rabat, das páginas 62 à 68 são homenageados mais seis radialistas baianos: Armando Costa Oliveira e Paulo Souto, com origens profundas no rádio ilheense, Álvaro Martins, França Teixeira, Genésio Ramos e José Barreto de Jesus.
O trabalho das pesquisadoras Ayéska Paulafreitas e Nane Albuquerque, foi exaltado pelos profissionais presentes ao encontro na Reitoria, tendo o radialista Ramiro Aquino, através de entrevista à TV UESC, agradecido a presença do seu nome no livro e dividindo a homenagem a todos quantos o ajudaram em sua trajetória. Também Roberto Rabat, que não pôde estar no evento, disse estar orgulhoso de, no meio de tantos brilhantes profissionais, o seu nome ter sido incluído na Enciclopédia.

DETRAN – JUNTA MÉDICA ESPECIAL
Nos próximos dias 15 e 16 de dezembro, dando atendimento aos portadores de deficiência física no interior do Estado, a Junta Médica Especial(JME) do DETRAN, estará retornando para esta região, desta vez no Pólo de Itabuna.
A Banca Especial, composta de dois examinadores e dois médicos, estará na Clínica PSIMEDT, localizada no Módulo Center, sala 601, a partir das 08 horas, nos turnos matutino e vespertino, sendo que o atendimento será por ordem de chegada, sendo que todos devem se inscrever no dia 15(sábado)
Informamos que há um numero limitado de atendimento. A prioridade será para o portador de deficiência física que tenha alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo, acarretando comprometimento de função física, apresentando-se em forma de: paraplegia, paraparesia, monoplegia,monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia,amputação ou ausência o membro e membros com deformidade congênita ou adquirida(mãos, joelhos,etc).
JOSE ANTONIO CHAGOURI OCKE
coordenador 13a. CIRETRAN
Pavilhão de Feiras será construído no Centro de Convenções de Ilhéus
O secretário nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, Fábio Mota, garantiu esta semana ao governador da Bahia, Jaques Wagner, que o Ministério do Turismo fará a liberação de recursos da ordem de R$ 1 milhão para construir o Pavilhão de Feiras no Centro de Convenções de Ilhéus. A obra foi solicitada ao governador Jaques Wagner no início desse ano pelo prefeito Newton Lima através de ofícios assinados também por vários sindicatos, associações e conselhos ligados ao turismo e ao comércio da cidade. O novo equipamento será fundamental para impulsionar ainda mais o turismo da cidade.
O prefeito Newton Lima comemorou a notícia da construção do Pavilhão de Feiras e considera o equipamento como mais uma vitória para a cidade. O presidente do Conselho Ilheense de Turismo (Citur), Hans Schaeppi, informou que o projeto já está pronto e em processo de licitação na Secretaria de Turismo do Estado da Bahia, e necessitava apenas de um apoio político para viabilizar a obra. Ele explica que a implantação desse equipamento vai melhorar o fluxo de turistas no município e em cidades vizinhas, já que o turismo de negócios e eventos é um dos principais fatores para que a hotelaria, o comércio e demais segmentos se sustentem durante a baixa temporada.
Estrada Lagoa Encantada – Outra obra importante para o turismo da cidade e que foi solicitada pelo prefeito e pelas entidades de Ilhéus, através de ofício encaminhado à Secretaria de Infraestrutura do Estado da Bahia, foi o asfaltamento da rodovia que dá acesso à Lagoa Encantada. No documento o prefeito e as entidades explicam que esse local é a principal atração ecoturística de Ilhéus e região, possuindo espelho d’água, cascatas, corredeiras, caldeirões, ilhas flutuantes e a lenda de uma cidade submersa que encanta os turistas. Mas as condições da estrada tornam o local praticamente inacessível, daí a necessidade do asfaltamento.
Hans Schaeppi argumentou, ainda, que o trecho a ser asfaltado é pequeno diante do benefício que essa obra trará para Ilhéus e toda a região. “São apenas nove quilômetros e a falta desse equipamento compromete o fluxo de turistas para Ilhéus e cidades vizinhas”, disse ele. Shaeppi ressalta que o asfaltamento dessa estrada será um marco no desenvolvimento do turismo da cidade, já que municípios como Porto Seguro, Canavieiras e Itacaré tiveram significativos aumentos no fluxo de turistas após a melhoria dos seus acessos. Newton Lima também garantiu que entrará em contato com os deputados estaduais e federais e as lideranças políticas do Governo do Estado da Bahia solicitando o apoio para viabilizar mais esse projeto, tendo em vista os benefícios e os resultados que o asfaltamento da estrada da Lagoa Encantada trará para toda a região.
Prefeito de Ilhéus sanciona lei que beneficia os salva-vidas
O prefeito de Ilhéus, Newton Lima, sancionou no último dia 7 de dezembro a Lei 3.632 que garante um adicional no salário dos salva-vidas do município. De acordo com a nova lei, a partir de agora fica instituído o adicional de proteção para o fim específico de dotar o quadro de salva-vidas em condições para adquirir colírio, protetor facial, protetor corporal e protetor labial, eximindo o Município de Ilhéus da entrega dos referidos produtos. O adicional de proteção será pago mensalmente no percentual de 20% sobre o salário mínimo. O projeto institui ainda que o Município poderá deixar de pagar o adicional de proteção quando passar a fornecer regularmente esses produtos.
Na avaliação do prefeito Newton Lima, a nova lei tem por finalidade garantir que os salva-vidas possam adquirir esses produtos essenciais para a segurança no trabalho. Os salva-vidas trabalham expostos ao sol e muitas vezes por questões burocráticas e de legalização a Prefeitura nem sempre disponibilizava esses equipamentos. Agora, com a lei, os recursos serão repassados diretamente para os salários dos servidores, que poderão comprar seus próprios produtos de proteção individual, realizando assim um trabalho de proteção das vidas ainda melhor e, ao mesmo tempo, preservando também a sua saúde.
Inicialmente o projeto de lei foi encaminhado pelo prefeito Newton Lima para a Câmara de Vereadores, que aprovou por unanimidade a proposta, tendo em vista a necessidade de se criar condições para que os salva-vidas adquiram seus próprios produtos. Para o representante dos salva-vidas ilheenses, Domingos Madureira, a criação dessa lei foi um marco para a categoria que a partir de agora poderá exercer o trabalho com a devida proteção.
Hans Schaeppi em: H O T E L A R I A E T U R I S M O
por Hans Schaeppi

Hans Schaeppi
“A RETOMADA DO TURISMO”
A terceira e última edição do Fórum Agenda Bahia, promovido pelo jornal Correio, Rede Bahia e apóio da Federação das Indústrias do Estado da Bahia, foi encerrado na semana passada com o quarto seminário, denominado “A Retomada do Turismo”. Mais uma vez, e é lastimável, o seminário somente abordou a cidade de Salvador e seus problemas para a Copa de 2014. Deveriam ter chamado o fórum, de Agenda Salvador; e ficaria mais apropriado. Nos três seminários anteriores, também ficaram de fora, Ilhéus e outras cidades. Só deu a capital. A palestra do secretário de Turismo Domingos Leonelli, foi a que mais nos decepcionou. Seu tema foi o “Turismo Náutico na Baía de Todos os Santos”. Segundo o secretário, a Baía de Todos os Santos necessita produzir mais peixes e crustáceos, e integrar suas áreas produtoras com as regiões do turismo. Para isso, deverá utilizar do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), com recursos do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), R$ 170 milhões (cento e setenta milhões de reais), nos 18 municípios banhados pela Baía de Todos os Santos. Segundo o secretário, “O Projeto tem como objetivo desenvolver o turismo náutico na Baía”. Sem H…
A FESTA DO CENTENÁRIO
Esportes / TREINADOR INSANO ENTRA EM QUADRA E AGRIDE ATLETA EM ILHÉUS-BA
“Juro, pela minha fé e minha honra e de acordo com os princípios éticos do Profissional de Educação Física, exercer com dignidade, zelo e competência as minhas atividades profissionais no campo da educação infantil, fundamental, médio e superior em prol da saúde e da educação, lecionar os conteúdos do componente curricular, bem como orientar e promover ações na educação formal para prevenção, manutenção e promoção de saúde, atendendo determinações legais decorrentes da exclusividade desta profissão na prestação de serviços a sociedade neste campo destacando meu papel de educador, estimulando o desenvolvimento científico, tecnológico e humanístico, para um estilo de vida ativo saudável”. Assim eu juro!
Juramento de Educação Física Licenciatura
Papel de educador, estimulando o desenvolvilmento…humanístico…? Infelizmente não foi o que presenciaram os diversos espectadores, entre eles crianças, adolescentes, adultos e amantes do futsal, na tarde de sábado, dia 08/12/2012, por volta das 14h : 00min, no Ginásio de Esportes Herval Soledade, na cidade de Ilhéus-BA, em partida válida pela categoria Sub 20 na Liga Ilheense de Futebol de Salão, entre as equipes da AFAC(Atual Campeã Invicta da categoria) e STATUS.
Durante o segundo tempo da partida, na qual a AFAC encontrava-se com ampla vantagem no placar contra o STATUS, o atleta da equipe da AFAC, Maico Miranda, 20 anos, após sofrer uma falta e ser agredido no chão com um chute nas costas, pelo atleta M.M.R. da equipe do STATUS, é surpreendido com a entrada insana do Treinador MÁRCIO BRANDÃO SANTOS, da equipe adversária em quadra, com um soco no rosto, na região mandibular, além disso, agredido também, pelo atleta RODRIGO VIEIRA SANTOS, 18 anos, da equipe do STATUS, com um chute, na qual a árbitra N.F. também foi atingida. O tumulto se generalizou e perdeu força com a entrada em quadra de torcedores da AFAC e atletas da equipe adulto do STATUS separando os atletas.
O Professor Márcio Brandão Santos, atualmente, é Professor de Educação Física do Colégio S., Professor da Academia C., Coordenador e Supervisor do Núcleo do C.R.V.G, Técnico da Seleção de Futsal Masculino de Ilhéus-BA, e Tesoureiro da Liga Ilheense de Futebol de Salão. Tal ato não pode ficar impune e nem ser passado despercebido. Lamentável a atitude anti-desportiva, insana, incosequente e o desequilíbrio mental deste cidadão, incitando a violência perante seus atletas e sujar e macular o esporte de Ilhéus.
Esportes não formam o caráter. Revelam-no.
( Heywood Braun )
Em contato com um dirigente da equipe da AFAC, foi mencionado que as devidas providências já foram tomadas, inclusive feito o boletim de ocorência e exame de corpo e delito na Delegacia de Ilhéus, e que a equipe espera um posicionamento de caráter oficial, do presidente da Liga Ilheense de Futebol de Salão, Ricardo Ramos, já que o mesmo presenciou todo o ocorrido, sobre a decisão que será tomada, perante o acontecimento. LASTIMÁVEL!
Maria Regina Canhos Vicentin em: O que é o livre-arbítrio?
Por esses dias fui convidada para proferir uma palestra a um grupo de terapia ocupacional que se reúne num dos postos de saúde da minha cidade natal. O convite surgiu porque o grupo havia trabalhado um de meus livros, “Temas do Cotidiano – Sentimentos e Atitudes”, em suas reuniões semanais. Fiquei muito feliz em poder partilhar um pouco sobre as minhas vivências como psicóloga e escritora. O grupo, bastante heterogêneo, é composto por mulheres, e acolhe tanto pessoas com necessidades especiais quanto as que se restabelecem de problemas de saúde.
Fui recebida de modo festivo e todas queriam tirar fotos comigo, fazendo com que eu me sentisse uma verdadeira celebridade. Ao final da reunião, uma mocinha com Síndrome de Down veio me presentear com um vasinho de flores e um cartão de Natal. Ela se mostrava alegre por fazer parte do grupo e aprender a pintar toalhas de banho. Dividiu comigo sua satisfação em contribuir com a confecção de lembrancinhas para a criança da qual seria madrinha. Esclareceu que levaria um mês para aprontar todos os mimos, calculando o tempo empenhado no trabalho. Sinceramente, fiquei emocionada. Aquela jovem, com suas dificuldades, estava empregando seu tempo para agradar a alguém. “Eu sou uma boa madrinha”, disse. Sim; certamente ela é uma adorável madrinha!
Agrissênior Notícias – Nº 409 – 12 de Dezembro de 2012
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Angela Sousa defende manutenção de empregos na Azaléia e pede explicações sobre construção de barragem no rio catolé
Agindo em defesa dos trabalhadores da Bahia, a deputada estadual Angela Sousa, do PSD, realizou um pronunciamento na assembleia legislativa da Bahia que motivou diversas referencias elogiosas em todo o estado. Durante o seu pronunciamento, a parlamentar solicitou que providencias urgentes sejam tomadas com o intuito de impedir o fechamento das fábricas da empresa Azaléia nos municípios de Caatiba, Firmino Alves, Itambé, Itororó e Macarani, além de uma unidade em Itapetinga.
De acordo com Angela Sousa, Quatro mil trabalhadores da empresa de calçados Vulcabrás, proprietária das marcas Olimpikus e Azaléia, devem ser atingido pelo fechamento das doze unidades da empresa nas regiões sul e sudoeste do estado. Angela ressaltou ainda que, de acordo com a empresa, os empregos serão mantidos apenas até o dia 14 de dezembro, ocasião na qual a fábrica pretende dar férias coletivas aos trabalhadores e iniciar o processo de demissão. A deputada afirmou que é preciso defender os trabalhadores para que as suas famílias não fiquem desassistidas em nenhum momento.
O governador Jaques Wagner, preocupado com o fato, esteve em Brasília e se encontrou com o ministro Guido Mantega, solicitando ao ministro uma solução para impedir o fechamento das fábricas. O governador propôs medidas de proteção ao setor calçadista, e o ministro Mantega ficou de estudar o assunto. A deputada Angela Sousa afirmou esperar que o governo federal auxilie o governo do estado na busca de soluções que mantenham os empregos nos municípios cujas fábricas da Vulcabrás funcionam atualmente.
Durante a ocasião, a deputada solicitou ainda explicações da Embasa sobre a construção da barragem do rio Catolé, que possui sua nascente do município de barra do choça, visando complementar o abastecimento de água nos municípios de Vitória da conquista, Tremedal e Belo Campo. A parlamentar afirmou ainda que é necessário que as secretarias de desenvolvimento urbano, de meio ambiente e a Embasa realizem audiências públicas nos municípios de vitória da Conquista e Caatiba, abastecidos pelas águas do rio catolé, para esclarecer, do ponto de vista técnico, que os municípios não serão afetados por abastecimentos futuros, tranquilizando a população.
























































