:: ‘Notícias’
Informativo Rotaract Club
I Visita a Ala Pediátrica do Hospital Regional
No dia 15 de outubro de 2012 (segunda-feira), em comemoração ao Dia das Crianças, o Rotaract Club São Jorge dos Ilhéus realizou uma visita à ala pediátrica do Hospital Geral Luiz Viana Filho, o popularmente conhecido “Regional”, localizado no bairro da Conquista, na cidade de Ilhéus. A visita proporcionou imensa alegria e satisfação a todos presentes no local. Foi uma tarde de descontração às crianças e pais que ali se encontravam.
Foram algumas horas nas quais as crianças puderam por alguns instantes amenizar seus medos e suas tensões por meio de atividades lúdicas. O bem estar é essencial para a saúde de qualquer um ser humano, e, poder possibilitar um momento de leveza recheado de tantos sorrisos foi uma oportunidade que pretendemos realizar sempre. Demonstrando habilidades artísticas, ou simplesmente brincando, os pequenos puderam ser crianças, no mais simples dos sentidos, cantando, rindo, dançando e pintando, inclusive a nós.
Estavam presentes os seguintes membros na visita: Rafaela Pacheco (Presidente), Luiza Buente (Secretária), Milena Santana (Tesoureira), Jeniffer Cabral (Diretora de Serviços à Comunidade), Marianna Cunha (Diretora de Serviços Ambientais), Michel Bezerra (Diretor de Serviços Internos), Rodrigo Faria (Diretor de Publicidade e Marketing), Ingrid Souza, Robson Almeida, Lorena Guedes e Raissa Santos. Os outros rotaractianos que não presenciaram a ação participaram subjetivamente através de apoio moral, com palavras e pensamentos que engrandeceram as perspectivas de sucesso da ação proposta.
A iniciativa do Clube em realizar a visita foi tomada como positiva pelo Hospital, que nos recebeu de braços abertos e nos proporcionou o suporte necessário para que tudo ocorresse bem, viabilizando o sucesso da ação social e produzindo um resultado que foi além das nossas expectativas.
Maiores informações: http://rotaractilheus.com/
I Visita ao Colégio e Creche Vila Nazaré
POBRE REGIÃO
Fonte confiável preconiza a possibilidade de problemas na participação do Brasil no próximo “Salon du Chocolat”, considerando que a equipe de técnicos seletos, que sempre estiveram na frente dos procedimentos de seleção das amêndoas de cacau fino para estes eventos, desde o primeiro prêmio de Turim na Itália – “Cioccola ‘To 2005”, “Salon du Chocolat” de Paris, “Expô São Paulo” e “Festival do Cacau”, por motivos não tão bem conhecidos, se afastem do processo.
Câmara Municipal de Ilhéus
Projeto de Lei que proíbe a nomeação de atingidos por Lei da Ficha Limpa é aprovado na Câmara de Ilhéus
A Câmara Municipal de Ilhéus aprovou na sessão da última terça-feira, 6 de novembro, em primeira e segunda votação e redação final o Projeto de Lei 008/2012 de autoria do vereador Alcides Kruschewsky (PSB) e outros edis que dispõe sobre o impedimento de exercer cargos comissionados ou similares na Prefeitura Municipal de Ilhéus ou na Câmara Municipal de Ilhéus por pessoas enquadradas na Lei Complementar nº 135/2010, popularmente conhecida como Ficha Limpa.
No decreto estabelecido pela Mesa Diretora da Câmara de Ilhéus, fica estabelecido que os Cargos Públicos Comissionados ou similares da Prefeitura e da Câmara de Ilhéus não poderão ser exercidos por quem está inelegível, atingidos pelas restrições da Lei Complementar de nº 135/2010. Também fica estabelecido na lei que o prefeito não poderá nomear parentes de até 2º Grau para Cargos Comissionados de livre nomeação, inclusive Agentes Políticos na Prefeitura Municipal de Ilhéus.
O presidente do Poder Legislativo, Edvaldo Nascimento (PSD), lembra que Ilhéus saiu na frente das demais cidades com a aprovação dessa lei. “É um Projeto que já vem sendo debatido nos grandes centros, porém, nós decidimos que com o início de um novo Governo Municipal e a eleição de novos vereadores aqui na Câmara essa Lei precisaria entrar em vigor o quanto antes”, finalizou o parlamentar. A partir de agora, o Projeto de Lei segue agora para a sanção do Executivo Municipal.
—
AI/CMI
ISAAC ALBAGLI É ELOGIADO POR MINISTRO DA PESCA
Marcelo Crivella, atual Ministro da Pesca, elogiou o trabalho realizado pelo ilheense Isaac Albagli na presidência da Bahia Pesca.
O reconhecimento do ministro aconteceu durante o III Aquapesca Brasil, iniciado na última quarta-feira, 07, na capital baiana.
Albagli foi o principal defensor da construção dos terminais pesqueiros de Salvador e Ilhéus.
Trabalhadores em educação de Ilhéus fazem paralisação nesta segunda-feira
Os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ensino de Ilhéus decidiram, em assembleia realizada na manhã desta sexta-feira, dia 09, no auditório do IME-Centro, fazer uma paralisação de advertência de um dia, na próxima segunda-feira, dia 12. A categoria reivindica o pagamento dos salários referentes ao mês de outubro, que deveriam ter sido quitados até o quinto dia útil do mês de novembro, mas até esta sexta-feira não foi efetuado.
Os trabalhadores também decidiram realizar uma nova assembleia na próxima terça-feira, dia13, às 15h30min, no auditório do IME-Centro, para avaliar a proposta do Governo Municipal referente ao pagamento do mês de outubro e decidir sobre a possibilidade de uma nova paralisação. Para esta assembleia também estão sendo convocados os trabalhadores em educação contratados, que realizarão uma discussão logo após a reunião dos servidores efetivos.
—
Assessoria de Imprensa da APPI/APLB-Sindicato
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Sindicato dos Radialistas de Ilhéus entrega títulos de sócios honorários

A Sessão também foi solene, quando na oportunidade o presidente do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus, Elias Reis, que também conduziu os trabalhos no plenário Teolindo Ferreira, homenageou e diplomou com o Título de Sócio Honorário nove personalidades, que ao longo do biênio 2011/12 prestaram relevantes serviços em prol da categoria. A entrega do título é previsto no Estatuto da entidade. Contemplados: Dr. Alberto Batista Barreto, Advogado; Edvaldo Nascimento de Souza, Presidente da Câmara Municipal de Ilhéus; Alzimário Belmonte Vieira, vereador; Everaldo Almeida Valadares, jornalista; Eduardo Silva da Anunciação, jornalista; Antonio Paulo Góis Souza, bancário; Damiana Maria dos Santos Gomes, diretora do Jornal Diário de Ilhéus; Paulo Eduardo Leal do Nascimento, servidor do legislativo ilheense e Prof. Almir Milanesi, diretor da Faculdade de Ilhéus.
“Agradeço por este convite e me sinto honrado pela homenagem. Parabenizo a todos da imprensa ilheense. A comunicação séria dos radialistas desta cidade é reflexo de uma categoria que luta sempre em favor da verdade e nos princípios da ética. Muito obrigado”, pontuou Professor Almir Milanesi, Diretor da Faculdade de Ilhéus. Para a diretora do Diário de Ilhéus, Damiana Gomes, O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus está de parabéns pela iniciativa da entrega dos títulos. “Sinto-me muito feliz neste momento. Feliz por de fato ser amiga da imprensa e, em especial dos radialistas. E muito feliz ainda por ser contemplada por uma das entidades mais sérias desta cidade, da qual meu irmão, Toni Neto, fazia parte”, finalizou nos seus agradecimentos.
O facilitador da solenidade foi o Jornalista Marcel Leal, diretor da Morena FM e do Jornal A REGIÃO. A Sessão foi bastante prestigiada, contando com a presença de autoridades políticas da cidade, blogueiros, jornalistas, sociedade civil, religiosas e, principalmente os radialistas ilheenses. “O Sindicato dos Radialistas de Ilhéus dá uma demonstração de seriedade e compromisso com a categoria. Um Sindicato que trabalha o ano inteiro. Parabéns Elias Reis e diretoria. Hoje o Sindicato de Ilhéus e os radialistas ilheenses são exemplos para a Bahia”, afirmou Marcel Leal, categoricamente.
Assessoria de Comunicação do Sindicato dos Radialistas de Ilhéus
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Corregedoria Nacional do MP visita município onde foram registrados casos de adoção supostamente irregulares
Monte Santo (BA)
Uma equipe da Corregedoria Nacional do Ministério Público visitou o município de Monte Santo, na Bahia, onde foram registrados casos de adoção supostamente irregulares. Dois promotores de Justiça estiveram na cidade de segunda a quarta-feira, 5 a 7 de novembro, para colher informações sobre a atuação do Ministério Público na comarca em que os fatos ocorreram.
As diligências em Monte Santo fazem parte da inspeção que a Corregedoria Nacional realiza no Ministério Público da Bahia (MP/BA) e nas unidades do Ministério Público da União no estado: Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho e Ministério Público Militar. A ação foi incluída na programação da inspeção, que tem caráter de rotina, a pedido da Comissão de Aperfeiçoamento da Atuação do Ministério Público na Área da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
“As inspeções na Bahia já estavam programadas quando recebemos o pedido para incluirmos a visita a Monte Santo. Prontamente acatamos a solicitação e designamos uma equipe de membros que atuam na área da infância para realizar o trabalho”, afirmou o corregedor nacional do MP, Jeferson Coelho.
A solicitação foi feita pela conselheira Maria Ester Tavares, membro da Comissão e relatora do processo que tramita no CNMP para apurar denúncias de comércio e tráfico de crianças no município, instaurado em 6 de setembro.
“Proponho que a inspeção se estenda ao município de Monte Santo, a fim de averiguar como se deu, de fato, a concessão da guarda das crianças às famílias paulistas, especialmente no que tange à participação do Ministério Público no processo, bem como a situação atual do processo e das crianças”, afirmou a relatora no processo.
A equipe da Corregedoria Nacional que esteve em Monte Santo conversou com o promotor e o juiz que atuam hoje no município, além de verificar documentos relacionados aos fatos. Será produzido um relatório com o resultado final do trabalho, que será encaminhado à Comissão e, posteriormente, deverá ser apreciado pelo Plenário do CNMP.
Adoções
O caso ganhou repercussão depois que reportagem veiculada no programa “Fantástico”, da TV Globo, no domingo (14/10), mostrou que cinco filhos de uma mesma família foram tirados da casa dos pais para adoção. As crianças foram entregues a quatro casais de São Paulo, entre maio e junho do ano passado.
Conselho Nacional do Ministério Público
Assessoria de Comunicação
Exposição fotográfica
Criação de Beijupirá é alternativa de sustentabilidade no Baixo Sul
Seagri/Bahia Pesca e cooperativa de pescadores assinam protocolo de intenção para criação do peixe e fabricação de ração
Um protocolo de intenções que vai beneficiar direta e indiretamente 70 famílias e 40 cooperados envolvidos com a aquicultura no Baixo Sul da Bahia foi assinado na manhã desta quinta-feira (8), pela Secretaria da Agricultura (Seagri)/Bahia Pesca, Pratigi Alimentos e a Casa Familiar das Águas do Baixo Sul (CFA). A parceria pretende desenvolver pesquisa aplicada ao cultivo do peixe Beijupirá Familiar na região, buscando melhorar as condições de produtividade das atividades de aquicultura, através do envolvimento das comunidades do entorno.
A assinatura aconteceu no estande da Bahia Pesca, no Centro de Convenções de Salvador e faz parte da programação da III Aquapesca Brasil, maior feira internacional do setor, que começou nesta quarta-feira (07) e vai até a próxima sexta-feira (09), com o objetivo de discutir os avanços e as oportunidades de negócios do setor. O evento reuniu durante a abertura o ministro da Pesca e da Agricultura, Marcelo Crivella, o governador da Bahia, Jaques Wagner, o secretário de Agricultura da Bahia, Eduardo Salles e o presidente da associação de pescadores da Bahia, José Carlos Rodrigues.
A parceria firmada consiste na elaboração de pesquisa para a criação do Beijupirá em tanques rede e no desenvolvimento de ração apropriada para o peixe, que não está tão bem adaptado às condições brasileiras quanto às outras espécies. Além disso, promoverá a integração das comunidades no projeto. “A Tilápia, em um ano, pesa 1kg. O Beijupirá, no mesmo período, atinge 6kg. Diante disso, o nosso desafio é ter mais rentabilidade com o custo de produção reduzido e, para isso, é preciso fazermos pesquisas”, destacou o presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli.
Para o secretário da Agricultura, Eduardo Salles, a iniciativa avança para dar autonomia às famílias. “Essa parceria é um caminho para darmos sustentabilidade ao pescador, pois ele terá condições de sobrevivência a partir da sua atividade local. Comprar somente ração industrializada não traz desenvolvimento, portanto, não é sustentável”, destacou.
A presidente do Conselho Deliberativo da Casa Familiar das Águas do Baixo Sul (CFA), Zenaide dos Santos, reforça a opinião do secretário, ao afirmar que as comunidades terão a possibilidade de crescimento a partir da aquicultura. “Temos o ambiente favorável para isso e tenho certeza que os pescadores conseguirão implementar esse trabalho”, pontuou.



























































