:: ‘Notícias’
TPI começa programação de novembro com pesquisa para novo espetáculo
O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) dá início à programação de novembro com o início do processo de montagem do espetáculo 1789 –Engenho de Santana – Uma revolução Histórica. A partir desta quinta-feira (1º), o projeto de debates Improviso, Oxente! recebe especialistas que ajudarão o elenco na pesquisa do tema central da peça, a histórica revolta dos escravos do Engenho de Santana, ocorrida na Ilhéus do século XVIII, considerada a primeira greve do Brasil. Às 19 horas, o professor Arléo Barbosa estará na Casa dos Artistas falando sobre “A Capitania de São Jorge no contexto do comércio açucareiro”. As discussões são semanais e abertas ao público.
O mês de novembro traz ainda teatro, música, cinema e dança. O Cineclube Équio Reis, em parceria com a Universidade Estadual de Santa Cruz, exibe todas as terças-feiras curtas-metragens produzidos pelos alunos do curso de Comunicação Social. Além das projeções, há debates com convidados sobre os temas abordados. As exibições começam às 19 horas e a entrada é gratuita.
O projeto Cinema Incidental caiu no gosto do público e volta a emocionar a todos, dando novas trilhas a filmes mudos, no dia 09, às 19 horas. Com instrumentos tradicionais e alternativos, os músicos Elielton Cabeça e Pablo Lisboa executam ao vivo músicas e efeitos sonoros do filme de Charles Chaplin. A atividade acontece na porta da Casa dos Artistas.
A comédia Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito volta ao palco do Teatro Pedro Mattos. Nos dias 16 e 17, às 20 horas. As entradas custam R$ 10 e R$ 5. Para o público e corpo e alma de criança, a Cia. Boi da Cara Preta reestreia o musical infanto-juvenil O Auto do Boi da Cara Preta, nos dias 23 e 30, às 19 horas, em frente ao espaço cultural.
O coletivo Chocolate Groove continua trazendo o melhor do som alternativo da região grapiúna, através do projeto Sábado Sim. No dia 10, tocam as bandas Intercepto e Kerberus. E, no dia 24, Enttropia e Doom Crew. Os shows começam a partir das 20 horas e os ingressos custam R$ 10 e R$ 5.
O hip-hop tem espaço garantido neste mês. A Casa dos Artistas recebe o Batalha dos Times Party’s, segunda edição do evento temático de breakdance que acontece em Ilhéus, apoiado pela Fundação de Cultura do Estado da Bahia. A apresentação dos b-boys e b-girls será no dia 24, às 16 horas.
E estão abertas inscrições para cursos e oficinas artísticas. Há vagas para dança de salão, bateria e percussão, vivência teatral, dança afro, violão e guitarra e harmonia e improvisação. Os detalhes dos dias, horários e mensalidades podem ser conferidos no blog casadosartistasilheus.
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Câmara Municipal de Ilhéus
Câmara aprova Projeto de Lei que Beneficia os Salva-Vidas
O plenário da Câmara Municipal de Ilhéus aprovou na tarde da última terça-feira, 30 de outubro, em primeira e segunda votação e redação final o Projeto de Lei nº 055/2012 de autoria do Executivo Municipal, que institui adicional para o quadro de salva-vidas e dá outras providências.
De acordo com a justificativa do projeto, o adicional sobre 20% do salário mínimo será destinado para que os salva-vidas possam adquirir equipamentos de proteção para o desempenho do trabalho como colírio, protetor facial, protetor corporal e protetor labial.
Segundo Domingos Madureira, representante dos salva-vidas ilheenses, a aprovação do Projeto de Lei foi um marco para a categoria que a partir de agora poderá exercer o trabalho com a devida proteção.
O vereador Jailson Nascimento, presidente da Comissão de Justiça e Finanças, lembrou que a Câmara de Ilhéus sempre lutará em prol dos trabalhadores do município. “Esta Casa jamais irá votar algo que não beneficie o servidor ilheense, parabéns a todos os salva-vidas presentes que sempre demonstraram interesse e reivindicaram os seus direitos”, disse o parlamentar em seu discurso. O Projeto de Lei segue agora para a sanção do Executivo Municipal.
Angela Sousa saúda associação comercial de Ilhéus
A deputada estadual Angela Sousa, do PSD, prestou hoje suas homenagens á associação comercial de Ilhéus, que comemora 100 anos de fundação. De acordo com Angela Sousa, que tem atuado a favor de comerciantes e comerciários na assembleia legislativa desde o início de seu primeiro mandato, o centenário da associação comercial é algo que motiva o orgulho do povo ilheense, já que a associação comercial participou ativamente de projetos que, ao longo da história, contribuíram para a melhoria da qualidade de vida do povo.
Angela Sousa apresentou moção de congratulação na assembleia legislativa, e, durante o ato, ressaltou que a associação lutou para viabilizar a construção dos dois portos em Ilhéus, durante o ano de 1926 e durante a década de 1970, quando o atual porto foi construído. A deputada destacou ainda que a associação comercial foi a responsável pela inauguração do busto na Praça Ruy Barbosa, prestando uma justa homenagem ao ilustre jurista e político baiano.
A parlamentar declarou, durante a ocasião, que sob a inspiração de seu diretor Álvaro Melo Vieira, a associação comercial viabilizou a criação da escola técnica de comercio, fomentando o comércio e qualificando os comerciários de Ilhéus. O atual presidente da associação comercial, Newton Cruz, agradeceu a ação da deputada Angela Sousa, e destacou que, ao longo dos anos, a associação tem cumprido ativamente o seu papel de participar e defender diversos movimentos que visam desenvolver Economicamente Ilhéus e toda a região cacaueira.
—
ai/dep.
Centro Espírita Paz, Amor e Caridade
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
Carmelita anuncia que governo federal vai construir cinco escolas e reformar mais 18 unidades em Ilhéus
A educadora e vereadora Carmelita Ângela, do PT, anunciou nesta terça-feira (30), no Plenário da Câmara Municipal de Ilhéus, que o município acaba de ser contemplado pelo governo da presidente Dilma Rousseff com projetos para a construção de cinco escolas do Ensino Fundamental nos bairros do Salobrinho, Centro Social urbano, Malhado e Jardim Savóia, além do distrito de Castelo Novo, zona rural de Ilhéus.
Segundo a vereadora, além destas novas unidades, mais 18 escolas municipais da zona urbana passarão por ampla reforma e ampliação, com recursos liberados pelo governo federal. Porta-voz do anúncio, Professora Carmelita destacou que este benefício será possível por que o município se habilitou para receber o benefício através do Plano de Ações Articuladas (PAR) do Ministério da Educação. “Não poderia encerrar o meu mandato de uma forma tão especial quanto essa: anunciando a ampliação de nossa rede escolar, na cidade que ainda tem um déficit de 20 mil jovens e crianças fora das salas de aula”, disse.
De acordo com Professora Carmelita, o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado pelo Ministério da Educação em abril de 2007, colocou à disposição dos estados, municípios e Distrito Federal, instrumentos eficazes de avaliação e de implementação de políticas de melhoria da qualidade da educação, sobretudo da educação básica pública. Com ele, o Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, um programa estratégico do PDE, instituído pelo Decreto 6.094 de 24 de abril de 2007, inaugurou um novo regime de colaboração, conciliando a atuação dos entes federados sem lhes ferir a autonomia, envolvendo primordialmente a decisão política, a ação técnica e atendimento da demanda educacional, visando à melhoria dos indicadores educacionais.
Prefeitura Minunicipal de Ilhéus
Chamada recrutamento M21
A M21/MVU está recrutando pessoas com idade entre 18 e 30 anos para ações de marketing promocional para empreendimento imobiliário nas cidades de Ilhéus e Itabuna. As ações terão duração de 24 dias corridos. Os interessados devem enviar currículo, preferencialmente com foto, para o e-mail maiara@m21.com.br, até 01/11. Pré-requisitos: disponibilidade integral de tempo, ser comunicativo e habilidade para trabalhar com diferentes públicos.
Ilhéus Agora tem Embaixada Oficial do Flamengo !!!
17/11, sábado, das 10 às 13h, no Salão Nobre, teremos a diplomação das novas Embaixadas, a coroação da Musa das Embaixadas 2012 e o lançamento do CD das Embaixadas, seguido de uma Feijoada de confraternização.
18/11, domingo, a partir das 9h, no Estádio da Gávea, haverá um torneio de futebol das embaixadas da Nação.
Serão 04 times, que jogarão duas semi-finais e a final.
Time Nunes – embaixadas do nordeste (CE – RN – PE – BA- SE)
Time Adilio – embaixadas do sudeste (MG-SP-ES-RJ)
Time Uri Gueller – embaixadas do norte (AC e AM) + meio-norte (MA e PI) + centro-oeste (MT)
Time Lico – embaixadas do sul (RS – SC – PR)
OBS: Os membros de embaixadas estrangeiras, que se fizerem presentes, poderão se distribuídos pelas 04 equipes.
Cada equipe poderá inscrever 25 jogadores:
– 05 ex-jogadores (o capitão que dá o nome à equipe + 04 ex-jogadores convidados por eles)
– 05 artistas e/ou personalidades (convidados pelo Flamengo)
– 15 membros de Embaixadas
A Braziline cederá, gentilmente, as 25 camisas de cada time, e a OLK dará os calções, cabendo a cada jogador trazer a sua chuteira.
Após o torneio, teremos a churrascada da confraternização.
Além desses eventos, teremos, também:
Circuito Mundial de Clubes – etapa final, dias 13 a 18 de novembro, na Arena “Junior”, de Beach Soccer, na Gávea.
Crispiniano Cerqueira
Embaixador Galera do Fla Ilhéus.
P A R A B É N S !!!!
No dia 2 de novembro o nosso simpático e querido Jorge estará emplacando 60.0 (o famoso sessentinha).

Esse cara tem um imã para fazer amizade e é um dos mais atuantes membros da Igreja. Ele É parte atuante da Missa para os Homens que acontece na Vitória e o primeiro a chegar quando dos preparativos para a procissão de São Jorge que, segundo ele, é o seu Padrinho.
Jorge Cardoso por onde passa é sempre cumprimentado, os amigos param para o bate papo, enfim, é simplesmente “O CARA”.
Daqui estamos nos unindo nesse momento festivo desejando ao SEMPRE QUERIDO Jorge votos de muitos anos de vida, muita alegria e PAZ.
Jorge,
Grande abraço e fique com DEUS (Sempre!).
Rabat e Banda.





























































