:: ‘Notícias’
Prefeitura Municipal de Ilhéus
Sema realiza reunião técnica sobre espécies ameaçadas de extinção
06.11.2012 – A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) realiza, nesta quarta e quinta-feira (7 e 8), em Ilhéus, sul da Bahia, reunião técnica para elaboração da Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção com especialistas da área. O ponto principal do encontro será a discussão de aplicação dos critérios para a avaliação das espécies que ocorrem no território baiano, que são os mesmos utilizados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), organização que elabora a lista global de espécies ameaçadas.
Segundo o diretor de pesquisas ambientais da Sema, Marcelo Araújo, a adoção dos critérios da IUCN é recomendada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). “Além de estarem consolidados em nível nacional e global, permitem a comparação dos resultados com outros estados e países, bem como uma avaliação ao longo dos anos”, explica.
A equipe de pesquisadores que integram a coordenação da lista estadual envolve especialistas nos diversos grupos da fauna e flora das universidades baianas – UESC, Ufba, UESB e UEFS, além do acompanhamento de técnicos da Sema e do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). “O processo que se inicia, prevê etapas de consulta ampla a todos os pesquisadores que estudam a biodiversidade baiana, além de apresentações ao Conselho Estadual do Meio Ambiente (Cepram)”, ressalta Araújo.
A elaboração da lista estadual de espécies ameaçadas conta com o apoio do Fundo Estadual de Recursos para o Meio Ambiente (Ferfa), da Coelba, do ICMBio, da Conservação Internacional, da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro.
Serviço:
O quê: Reunião técnica para elaboração da Lista Estadual de Espécies Ameaçadas de Extinção
Dia: 07, 08 de novembro
Horário: 08h às 18h
Local: Hotel Aldeia da Praia, na estrada de Olivença
Fonte: Ascom Sema
AQUAPESCABRASIL É OPORTUNIDADE PARA ALAVANCAR NEGÓCIOS
Maior evento do setor realizado no País, a Aquapescabrasil 2012 – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, que será aberta nesta quarta-feira (dia 7), às 14hs no Centro de Convenções, acontece pela primeira vez na Bahia e reunirá 75 estandes, de empresas e instituições com novidades tecnológicas e equipamentos. Apesar da abertura para visitação ser às 14hs, a solenidade oficial de abertura do evento acontece às 17:30hs, em ato que contará com a presença do governador Jaques Wagner e do ministro da Pesca, Marcelo Crivella.
Para a Bahia, a realização da Aquapescabrasil , que vai de quarta-feira (7) a sexta-feira (9), é uma grande oportunidade de alavancagem de negócios na área de pescado, segmento que tem grande potencial ainda inexplorado no Estado, que, embora possua a maior extensão do litoral Brasil, com cerca de 1.200 quilômetros (dos 7.408 quilômetros de todo o País), fica em terceiro lugar na produção do setor, com 115 mil toneladas de pescado por ano.
Uma das principais atrações será a cozinha-show, que terá chefes preparando pratos especiais à base de pescado, especialmente de tilápias, durante todo o evento, contribuindo para divulgar as opções gastronômicas envolvendo peixes e seus derivados. Além das novidades culinárias, o visitante da Aquapescabrasil 2012 encontrará representantes das principais empresas dos setores de pesca e aqüicultura do Brasil e de outros países, a exemplo do Chile, que terá 20 representantes participando do evento.
Lions Clube Ilhéus Centro promove ação em prol do meio ambiente

Além das suas tradicionais campanhas de arrecadação de alimentos e agasalhos, o Lions Clube Ilhéus Centro também resolveu levantar a bandeirado meio ambiente. Com a campanha “Seu lixo pode ser luxo”, o clube decidiu apoiar a Cooperativa de Catadores do Itariri.

O objetivo da nova campanha é arrecadar caixinhas longa vida, garrafas pet e outros produtos para serem doados ao grupo, de forma a contribuir com a geração de renda do mesmo. A ideia é que os leões divulguem esta iniciativa em suas comunidades e no trabalho para conseguirem arrecadar uma grande quantidade de caixinhas longa vida, como de leite, suco, molho de tomate, creme de leite, leite condensado, milho, ervilha e outras, que serão doadas para os catadores do Itariri, que utilizarão este produto para ser transformado em telhas sustentáveis para o galpão de triagem de reciclagem. Os demais produtos serão utilizados para reciclagem e comercialização, ampliando a renda dos cooperados.
A presidente do clube, Rosângela Farias, pede a contribuição de todos no fortalecimento desta campanha. “Esta é uma campanha de duplo benefício, pois ao mesmo tempo em que contribuímos com o meio ambiente, deixando de descartar esses produtos, também contribuímos com a geração de renda de grupos que precisam do nosso apoio”, explicou. Ela aproveitou para informar que os produtos podem ser entregues no CAE III (antigo SESP), na Avenida Canavieiras, onde o caminhão faz a coleta periódica dos produtos arrecadados.
Trabalhadores em educação de Ilhéus fazem assembleia para discutir sobre pagamentos
A APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau está convocando todos os trabalhadores em educação da Rede Municipal de Ilhéus para uma assembléia da categoria, que acontecerá nesta sexta-feira, dia 09 de novembro, às 9h30min, no auditório do Instituto Municipal de Ensino Eusínio Lavigne (IME-Centro). Na pauta de discussões está o atraso no pagamento dos salários referentes ao mês de outubro que, de acordo com a legislação, devem ser quitados até o quinto dia útil do mês de novembro.

Na última terça-feira, dia 30 de outubro, os trabalhadores da rede municipal realizaram uma assembléia para discutir sobre uma possível paralisação, já que os salários do mês de setembro estavam atrasados. Como os salários foram quitados, a paralisação foi suspensa. Desse encontro ficou decidido também a realização de uma assembeia no próximo dia 09, desta vez para discutir sobre os pagamentos referentes ao mês de outubro.
APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau
Ilhéus – BA
07.11.2012.
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Salon du Chocolat
Depois de uma semana de maratona em Portugal e Espanha, buscando novos investimentos para os setores da ovinocaprinocultura e laticínios, o secretário estadual da Agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles, aterrissou neste domingo na França, chefiando uma missão institucional e empresarial, para participar do Salon du Chocolat de Paris, cuja versão baiana foi realizada em Salvador, em julho deste ano.
Convidado por Cristian Jojo, presidente da Central das Cooperativas da Região de Champagne, Salles fará palestras para filhos de produtores franceses, visando atrair novos investidores que viriam, alem de gerar empregos e renda, trazer novas tecnologias no segmento de uvas e vinhos.
Cristian Jojo participou, em agosto desse ano, da primeira colheita de uvas viníferas de Morro do Chapéu, e ficou impressionado com o potencial da Bahia.
—
Ascom Seagri
Josalto Alves
Archimedes Marques em: A SAUDADE QUE FICA DO CAIPIRA DE POÇO REDONDO
Você deixou tudo a tua cara
Só pra deixar tudo
Com cara de saudade. (Alice Ruiz)
O que chamamos de morte e que na verdade é apenas o desencarne, o fim da vida terrena, é um caminho inevitável. Temos todos, um dia ou outro, hoje ou amanhã, próximo ou mais demorado, de uma forma ou de outra, que viver isso. Não porque é uma fatalidade do destino, mas porque faz parte da vida desde que a nossa vida se faz vida. Mas o que sempre esperamos, torcemos e pedimos ao Criador é que os bons, aquelas pessoas ILUMINADAS que só fazem o bem ao seu semelhante durem mais tempo, sobrevivendo aos maus.
Assim cada um de nós vive, mesmo se de maneira dolorosa igual, de um jeito diferente as diferentes perdas pelas quais temos que atravessar, embora saibamos muito bem que dessas perdas ficam os seus exemplos, positivos ou negativos.
E mesmo quando o tempo consegue aplacar essa dor, estancar esse dissabor, sempre fica dentro da gente aquele sentimento indecifrável de vazio junto com a saudade, sensações que perduram até chegar a nossa hora, então passando tais sentimentos para os nossos amigos que também chorarão por nós, caso mereçamos, e assim sucessivamente. É a vida daqueles que sobrevivem a vida dos seus amigos, dos seus entes queridos.
Absoluta certeza tenho que não somente eu sinto essas sensações com a perda do amigo ALCINO ALVES COSTA, mas também centenas de outras pessoas, pois o CAIPIRA DE POÇO REDONDO (como ele próprio carinhosamente gostava de ser chamado) sem dúvida alguma foi um homem ILUMINADO que bem soube iluminar a todos que o cercavam, uma pessoa abençoada por Deus que irradiava e continuará na saudade irradiando luz, irradiando alegria, irradiando paz, irradiando harmonia, também irradiando determinação, irradiando a coragem do bravo sertanejo. Alcino é desses abençoados amigos que para sempre ficam guardados “debaixo de sete chaves”, pois além de tudo ele abençoava os seus amigos com a sua áurea desprovida de qualquer maldade. As diversas homenagens e eloquentes mensagens de despedidas desprendidas por seus amigos no cortejo funeral ocorrido no seu querido Poço Redondo são inequívocas provas de tudo isso que falei. Um amigo que bem soube plantar, regar e colher uma grande legião de amigos.
O que vem após o Enem
Por Letícia Bechara*
O que assistimos neste final de semana do Enem foram muitas histórias de lutas, desafios, frustrações, alegrias e tristezas. Até o nascimento de uma criança no momento da prova, foi noticiada. Alunos que perderam o horário, que chegaram com muita antecedência, preparados e despreparados. De tudo um pouco.Avalio que o exame nesse ano ocorreu de maneira tranquila de forma geral, sem problemas relacionados à segurança da prova ou à impressão dos cadernos de respostas. Isso mostra um amadurecimento do sistema, investimento em segurança e preparo maior e melhor por parte dos organizadores do Ministério da Educação.
As histórias dramáticas apresentadas mostram ainda outro aspecto: a determinação de um sonho, um ideal. Para mais da metade dos candidatos, conforme observamos nos dados dos inscritos, o Enem representa a chance de acesso ao mundo universitário gratuito.
Isso nos leva a pensar no esforço que muitos jovens precisam ainda fazer no Brasil para ingressar no ensino superior. Apesar dos esforços do governo com os programas do PROUNI e FIES, o sonho dos estudantes ainda é o ingresso da universidade pública, pelo prestígio, pela oportunidade que representa por causa da qualidade do ensino que favorece, a longo prazo, a possibilidade de ascensão social e profissional. E é isso que povoa o imaginário dos alunos que prestaram o exame, porque para muitos é isso que acontece de verdade: a escala de sucesso, depende do seu esforço e do seu preparo.
Como um país de oportunidades, as empresas valorizam a formação de excelência oferecida pelas universidades públicas.
Então o resultado do Enem 2012 tem todo esse poder, não apenas de realizar o sonho, mas empresta ao candidato essa possibilidade de continuar a sonhar com o sucesso profissional e pessoal.
Só o resultado ainda não basta. O que vai sair em dezembro, será o início da jornada. Depois vem o SISU (Sistema de Seleção Unificado), a escolha da Universidade, o ingresso e a formalização da matrícula. Primeiro passo. Depois a escolha acertada do curso, a relação da aprendizagem com o conteúdo oferecido, as oportunidades da prática e o estágio. Enfim, caros alunos, o esforço está apenas começando… aguentem firme até o final, valerá a pena!
* Leticia Bechara é mestre em Educação e coordenadora do Vestibular e Relacionamento da Trevisan Escola de Negócios
Aquapescabrasil terá também cozinha-show
Maior evento do setor realizado no País, a Aquapescabrasil 2012 – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, que será aberta nesta quarta-feira (dia 7), às 14hs no Centro de Convenções, acontece pela primeira vez na Bahia e reunirá 75 estandes, de empresas e instituições com novidades tecnológicas e equipamentos. Uma das principais atrações será a cozinha-show, que terá chefes preparando pratos especiais à base de pescado, especialmente de tilápias, durante todo o evento, contribuindo para divulgar as opções gastronômicas envolvendo peixes e seus derivados.
Para a Bahia, a realização da Aquapescabrasil , que vai de quarta-feira (7) a sexta-feira (9), é uma grande oportunidade para alavancar negócios na área de pescado, segmento que tem grande potencial ainda inexplorado no Estado, que possui a maior extensão do litoral Brasil, com cerca de 1.200 quilômetros (dos 7.408 quilômetros de todo o País). Mesmo com esta generosa faixa litorânea, a Bahia produz apenas 115 mil toneladas de pescado por ano, ficando em terceiro lugar no Brasil.
Além das novidades culinárias, o visitante da Aquapescabrasil 2012 encontrará representantes das principais empresas dos setores de pesca e aqüicultura do Brasil e de outros países, a exemplo do Chile, que terá 20 representantes participando do evento. Nas duas edições anteriores, a Aquapescabrasil recebeu 11 mil visitantes de 19 países e proporcionou um volume de negócios realizados de R$ 25 milhões.
A expectativa de Isaac Albagli, presidente da Bahia Pesca (empresa vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária), é que os números de participantes e do volume de negócios sejam superados nesta edição baiana. A Aquapesca Brasil é promovida pelo Sindicato dos Armadores e das Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi), de Santa Catarina e, na edição deste ano, conta com a parceria da Seagri e Bahia Pesca.
—
ASSESSORIA DA AQUAPESCABRASIL
Marília Pereira




























































