:: ‘Notícias’
Morre delegado da Furtos e Roubos baleado no Barbalho
Polícia investiga se ele foi identificado durante uma tentativa de assalto ou se foi alvo de um atentado planejado pelos bandidos
O delegado baleado na madrugada desta quinta-feira (8), no bairro do Barbalho, morreu nesta manhã no Hospital Geral do Estado (HGE), onde estava internado, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). Eduardo Rafael de Santana Lima, 35 anos foi rendido pelos criminosos quando chegava em casa, segundo informações da 2ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Barbalho).
O delegado estacionava o próprio veículo, um Gol branco, quando foi abordado por dois homens, que anunciaram o assalto. Segundo testemunhas, Eduardo Rafael reagiu ao assalto e entrou em confronto físico com os bandidos.
Durante a luta, a vítima foi alvejada três vezes: no tórax, abdômen e perna direita. O delegado ainda tentou pedir socorro ao atravessar a rua, mas caiu na calçada em frente ao prédio onde morava. Eduardo Rafael foi socorrido por uma viatura da Polícia Militar (PM) da região para o HGE, onde foi submetido a uma cirurgia ainda na madrugada para retirada das balas.
Segundo informações do Posto de Polícia da unidade médica, apesar de todos os procedimentos, Eduardo Rafael não resistiu aos ferimentos e morreu enquanto aguardava transferência para a Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) da instituição.
O caso está sendo investigado pela 1ª Delegacia (Barris). Os bandidos fugiram com duas armas e com o veículo do delegado, plantonista na Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV). No local do crime, a polícia também encontrou um revólver de calibre 38 com numeração raspada.
O corpo do delegado será encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT), onde deve passar por uma perícia antes de ser liberado para o sepultamento.
*Com informações do repórter Leo Barsan
CORREIO DA BAHIA
http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/morre-delegado-da-furtos-e-roubos-baleado-em-atentado-no-barbalho/
Jabes discute prioridades para a saúde com secretário Jorge Solla
O prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro (PP) reuniu-se em Salvador com o secretário estadual da Saúde, Jorge Solla, definindo as prioridades para o setor e confirmando a realização de importantes obras, como o novo hospital regional, que deverá ser instalado entre Ilhéus e o Salobrinho. Jabes prevê a construção de três UPAs, uma para a zona norte, outra para a área sul e a terceira para o bairro Teotônio Vilela.
A reestruturação da rede básica de saúde também entrou na pauta do encontro, assim como a transformação do atual Hospital Regional em um hospital materno-infantil, após a construção do novo hospital. Para Jabes, a recuperação das unidades de saúde dos bairros e distritos é prioridade absoluta. “A população não pode mais continuar sofrendo com a precariedade total do atendimento médico na rede municipal de saúde”, enfatiza.
MINISTRO DA PESCA E GOVERNADOR DA BAHIA DESTACAM IMPORTÂNCIA ECONÔMICA DA AQUAPESCABRASIL
Com a presença de empresários e pescadores brasileiros e de vários países, foi aberta hoje (quarta-feira, dia 7), no Pavilhão de Feiras do Centro de Convenções da Bahia, a AquapescaBrasil 2012 – Feira Internacional de Pesca e Aquicultura, evento que reunirá, até a próxima sexta-feira (dia 9) representantes das maiores empresas do segmento para fazer negócios e tomar conhecimento dos avanços científicos e técnicos da área. Na mesa estavam o ministro da Pesca Marcelo Crivella, o governador da Bahia Jaques Wagner, o presidente da Bahiapesca Isaac Albagli, o vice presidente do Sindipi e armador de pesca Joaquim Anacleto, entre outros. Todos destacaram a importância econômica da exposição, especialmente num País com um litoral tão extenso quanto o Brasil.
Em seu discurso, o Ministro Crivella anunciou que a presidenta Dilma irá instalar um Instituto Nacional de Pesca Oceanográfica no Brasil e que isso trará subsídios para que os pescadores saibam o que vão encontrar e como devem conduzir esse processo para evitar a degradação do meio ambiente. Além disso ele detalhou o plano Safra, que destina R$ 4,1 bilhões para a expansão da aquicultura, modernização da pesca e o fortalecimento da indústria e do comércio pesqueiro, para os pescadores e marisqueiras. O Governador da Bahia Jaques Wagner reforçou a necessidade de se cuidar das colônias de pescadores e marisqueiras, transferindo as tecnologias e as informações para dar condições de trabalho, sempre pensando na conservação.
APPI realiza atendimento jurídico para os associados de Canavieiras
A APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau estará realizando nesta sexta-feira, dia 09 de novembro, o atendimento jurídico para os trabalhadores em educação do município de Canavieiras. O trabalho de consultas e acompanhamento dos processos será feito pelo advogado do sindicato, Dr. Iruman Contreiras, a partir das 10 horas da manhã. A APPI adianta ainda que pela manhã o atendimento será feito na sede do núcleo de Canavieiras, situado na rua José Marcelino, número 100, centro. Já na parte da tarde será realizado o acompanhamento dos processos no Fórum de Canavieiras.
A presidente da APPI-APLB/Sindicato, Enilda Mendonça, explica que esse trabalho de atendimento jurídico é realizado todos os meses não somente na sede da entidade, em Ilhéus, como também nos núcleos do sindicato situado nos municípios. O atendimento jurídico para os associados da APPI-APL/Sindicato inclui consultas sobre os direitos trabalhistas, além do acompanhamento de processos e ações na justiça. Os trabalhadores em educação interessados em marcar consultas com o setor jurídico da APLB – Delegacia Sindical Costa do Cacau devem procurar os núcleos em seus municípios.
APPI-APLB/Sindicato – Delegacia Sindical Costa do Cacau
NOTÍCIAS DA AVEP
RODADA DE PASSOS E PAULINHO GOIS
A 17ª rodada da Avep(Associação dos Veteranos de Esporte Praiano) de “babas” de praia foi realizada na manhã de domingo(4) com a equipe do Capitão Passos vencendo no CAMPO GRIMALDO a do Capitão Haroldo pelo escore de 3 a 2, com gols marcados por Fred e Tabosa(2) para Passos, e Sena e Valdemir para Haroldo. No CAMPO MARTIAL a equipe do Capitão Paulo Gois venceu a do Capitão Erisvan por 6 a 2. Marcaram para Paulo Gois: Renatinho(3), Eliandro Picolé(2) e Renatão da Fazenda. Marconi e o próprio Erisvan marcaram para o time do Capitão Erisvan. Os árbitros José Oliveira de Jesus (Campo Grimaldo) e Francisco de Assis Santos Filho, ambos da Liga Ilheense de Futebol atuaram bem nas partidas. Os jogos como de costume são realizados na praia da Av. Soares Lopes, nas imediações do Ed Santa Clara.
Campo Grimaldo: (Capitão Passos): Zeca, Luis Mario, Danilo, Vado, Sizinio, Japonês, Tabosa, Passos e Fred X (Capitão Haroldo): Ricardo, Bacelar, Lindóia, Haroldo, Valdemir, Major, Dr. Souto, Cesinha e Sena
Campo Martial: (Capitão Erisvan): Luciano, Valmick, Mario Cabeça Branca, Heckel, Zé Eduardo, Mauricio, Erisvan, Ralio e Marconi X (Capitão Paulo Gois): Pedro Paulo Chama Gol, Galletti, Aelson, Paulo Gois, Jorge Reis, Eliandro Picolé, Renatão da Fazenda, Renatinho e Duda Pantera
Comentário da Rodada:
No Campo Grimaldo receberam Cartão Amarelo os atletas: Sizinio, Valdemir, Lindóia e Dr. Souto. Cartão Azul: Valdemir. Cartão Vermelho: Passos. No Campo Martial foram Amarelados: Zé Eduardo e Paulo Gois. Azulado: Heckel. Como regra adotada pela Associação o recebedor do segundo Amarelo, continua em campo, mas não pode participar da próxima rodada, no entanto se o amarelado contribuir com 5 quilos de alimentos para a Cesta da Fraternidade sua participação fica liberada. A expulsão com o Vermelho resulta na punição do atleta em não poder participar de duas rodadas, não havendo compensação. A com o Azul exclui o jogador de campo, mas o deixa livre para o próximo evento.
A preleção que o Capitão Erisvan fez pedindo harmonia entre seus atletas inclusive fazendo com que todos de mãos entrelaçadas rezassem um Padre Nosso foi em vão. Bastou um companheiro errar uma jogada pra outro espinafrar. Também o pedido que guardassem a posição e se ajudassem em campo só deu certo no primeiro tempo, quando houve uma superioridade de seu time. No segundo o lateral esquerdo Zé Eduardo, se descontrolou e, abandonando a defesa, deixou uma visível brecha no lado em que atuava. Já a equipe do Capitão Paulo Gois aproveitou a desarrumação da do adversário e encaixou uma goleada de 6 a 2. Destaque para trio atacante –chamado pelo entrosamento de Irakitan–, formado pelo estreante Renatão da Fazenda, Renatinho e Duda Pantera.
O volante Tabosa e o goleiro Zeca no Campo Grimaldo jogaram bom futebol. Zeca pegou tudo. Realmente deitou e rolou guardando os três paus.
Notas:
- 1. Por falta de quorum as equipes atuaram com nove jogadores.
- Os comentários dão conta que depois das eleições municipais o beque Paulo Gois, também conhecido como “Paulinho do Baneb” voltou com a bola cheia. Ele que vinha fraquejando em alguns jogos como “capitão” de equipe, já ganhou três consecutivas usando a patente. As más línguas dizem inclusive que o homem agora está jogando nas onze, pois além das vitórias seguidas, conquistou os postos de “assessor” e “porta-voz” da Associação. Para o meia de contenção “Vado do Baneb”, colega e “Par de ÁS” (amigo e confidente inseparál) das antigas, Paulinho está tão entusiasmado que deve se desligar da “Banda Podre”, uma espécie de patota infiltrada na AVEP para organiza jogos amistosos e excursões
- Sim, o Capitão “Paulinho do Baneb” tanto na rodada passada quanto na do dia 4 não hesitou após as partidas em reunir sua equipe e rezar uma Ave Maria pelas vitórias. E depois de joelhos, sozinho e cansado andou de um gol a outro. “Sem dúvida alguma, bonito gesto do zagueiro”, comentaram os assistentes.
O Bispo de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli recebe imprensa e convidados na abertura das comemorações do centenário da Diocese com o lançamento da exposição fotográfica “Dioecesi Ilheosensi – Saeculo Pimo”,
O Bispo de Ilhéus, dom Mauro Montagnoli preside a solenidade de abertura das comemorações do primeiro centenário da Diocese de Ilhéus com o lançamento da exposição fotográfica “Dioecesi Ilheosensi – Saeculo Pimo”, organizada pelo fotografo José Nazal Soub, que percorrerá todos os municipios diocesanos.
O evento terá inicio às 18 horas desta quinta-feira (8), no salão da Igreja São Jorge, situada na Rua Conselheiro Dantas, quando o Bispo vai receber a imprensa para anunciar a programação do “Ano do Jubileu dos Cem Anos”, cujo encerramento se dará em outubro de 2013 e sobre a importância da diocese na história da Região e da Bahia.
Contamos com a sua presença.

EBDA participa da Expointerguaraná no Baixo Sul da Bahia
O município de Taperoá, situado no Baixo Sul da Bahia – maior região produtora de guaraná do país – realizará entre 09 e 11, no Parque de Exposições, a Feira da Agricultura e Aquicultura Familiar do Território do Baixo Sul (Expointerguaraná 2012). A abertura do evento contará com a presença do secretário estadual de Agricultura, o engenheiro agrônomo Eduardo Salles e reunirá mais de 60 entidades de agricultores familiares, técnicos agrícolas, empresários, comerciantes, estudantes e sociedade civil, em torno do desenvolvimento local.
Com o principal objetivo de tornar conhecida, nacional e internacionalmente, a Bahia como o maior produtor de Guaraná do mundo, o evento também visa promover a agricultura familiar, no contexto da cultura do guaraná e de outras culturas regionais, e ainda incentivar a comercialização da produção de pescados, artesanatos, e demais produtos produzidos na região.
No evento, a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria de Agricultura, que é parceira e patrocinadora da iniciativa, também vai expor, em cinco estandes, os trabalhos desenvolvidos com a pecuária, mandioca, apicultura, fruticultura, cana-de-açúcar e outros produtos, trabalhados com tecnologias apropriadas para a região. “Pretendemos, nessa oportunidade, firmar parcerias, divulgar o trabalho da EBDA com a agricultura familiar e expor os produtos dos nossos agricultores”, disse o técnico da EBDA, em Taperoá, Gerval Teófilo.
Guaraná na Bahia
Como a maior região produtora de guaraná do país, a Bahia conta com uma área plantada de 7600 hectares de guaraná, com média aproximada de 400 kg/ha, de produtividade. A principal característica dessa cultura, no Baixo Sul, é que a produção é feita em pequenas áreas de agricultores familiares.
Segundo Gerval Teófilo, um ponto a se destacar é que os campos produtores não apresentam ocorrência de doenças e pragas, e na sua maioria, o cultivo é orgânico. “O guaraná tem sido a principal fonte de renda de cerca de cinco mil famílias no Baixo Sul baiano”, assegurou o técnico.
A feira é uma extensão do Planejamento Estratégico da Cadeia Produtiva do Guaraná da Bahia, realizada pela Câmara Setorial do Guaraná da Bahia, com o apoio da EBDA, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) – responsável pela articulação com compradores internos e externos -, da Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF) da Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri), e da Secretária Estadual do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semade).
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Prefeito eleito discute problema da dengue com o secretário de Saúde
Menos de 24 horas depois da visita de cortesia que fez ao prefeito de Itabuna, Capitão José Nilton Azevedo, no Centro Administrativo Firmino Alves, o prefeito eleito Claudevane Leite, Vane do Renascer, esteve reunido com o secretário de Saúde, Geraldo Magela, quando discutiu o problema da dengue que exige ações imediatas das autoridades municipais para minimizar a ameaça que representa para a população nos meses de janeiro de fevereiro do próximo ano.
Vane disse que o dialogo com Magela foi cortês e cordial, tendo o secretário demonstrado sua disposição em cooperar com os esforços da Comissão de Transição que planeja as ações do próximo governo. “A Secretaria de Saúde estará aberta aos técnicos que vou indicar e o seu atual titular concordou com o diálogo permanente que queremos estabelecer para que não haja descontinuidade administrativa numa área tão sensível na prestação de serviços à população”, afirmou o prefeito eleito.
No contato, o secretário Magela prestou informações sobre o projeto do Ministério da Saúde de ampliar as ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgencia (Samu – 192) que passará a contar com mais viaturas de serviço e pessoal para atender à população regional. Além disso, também informou ao prefeito eleito sobre a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas) no próximo ano, tendo lhe sugerido que inicie estudos quanto à sua localização.
Assessoria de Comunicação
Gabinete do Prefeito Eleito
FEIRA DE NEGÓCIOS ATRAIU MILHARES DE PESSOAS, NA FACULDADE DE ILHÉUS
A sétima edição da Fenopo (Feira de Negócios e Oportunidades) da Faculdade de Ilhéus atraiu a visitação de cerca de 17 mil pessoas, entre os dias 24 e 27 de outubro, durante a exposição de produtos e projetos de empreendedorismo, palestras, mini cursos, festival gastronômico, competições escolares e atrações artísticas e culturais. O evento, em caráter especial, foi comemorativo pelo aniversário de 10 anos de fundação da instituição, e no encerramento contou com desfile de moda, eleição da Garota Faculdade de Ilhéus e um grande show musical com as bandas Lordão e Estakazero.

A Feira é promovida, há sete anos. Conforme o diretor geral da Faculdade, Almir Milanesi, o objetivo de estimular a cultura empreendendora, o desenvolvimento de estudos, o apoio à inserção de novas empresas e oportunidade de negócios, além de promover a integração da comunidade acadêmica com a comunidade em geral. Aberto ao público, este ano, o evento teve sua programação ampliada nas áreas científica, cultural e de lazer.
Pauta da Reunião Ordinária do mês de novembro






























































