:: ‘Notícias’
MARINHA DO BRASIL
MARINHA DO BRASIL
DIRETORIA DO PESSOAL MILITAR DA MARINHA
DEPARTAMENTO DO PESSOAL DA RESERVA
PRESS RELEASE
EXERCÍCIO DE APRESENTAÇÃO DA RESERVA -EXAR-2012
EXAR – Exercício de Apresentação da Reserva – é realizado anualmente no período de 9 a 16 de dezembro nos Serviços de Recrutamento Distritais (SRD), Organizações Militares de Apoio e Contato (OMAC) da Marinha do Brasil e das Organizações Militares (OM) das outras Forças Armadas, podendo ainda ser efetuado pela Internet.
Conforme previsto na Lei do Serviço Militar, a apresentação é obrigatória para todos os militares da Reserva Remunerada (RM1), e da Reserva de 1ª e 2ª Categorias (RM2), desligados do Serviço Ativo da Marinha nos últimos cinco anos. No EXAR de 2012 estão abrangidos os reservistas que prestaram o SM em 2011, 2010, 2009, 2008 e 2007.
O reservista deverá se apresentar a uma OM a fim de atualizar seus dados cadastrais constantes do Banco de Dados da Reserva da Marinha (RM).
Os reservistas da Marinha que não puderem comparecer à OM da MB mais próxima poderão apresentar-se em qualquer unidade do Exército ou da Aeronáutica (A apresentação não precisa ocorrer no local onde foi prestado o SM, ela poderá ser feita em qualquer OM).
EXAR pela INTERNET (EXARNET).
Encontra-se disponível nas páginas dos Distritos Navais, do Serviço de Identificação da Marinha, do Serviço de Inativos e Pensionistas da Marinha e do Comando do Pessoal de Fuzileiros Navais o link para a realização do EXAR pela Internet, que poderá ser acessado pelos reservistas, dispensando o comparecimento a uma OM.
Se optar pelo EXARNET o militar/reservista entrará com o NIP/RA e fará as alterações necessárias à atualização. Encerrado o preenchimento das informações o sistema emitirá um número de controle, que será o comprovante da atualização.
Caso haja necessidade de também fazer constar no Certificado de Reservista o “Visto” anual, o reservista deverá comparecer a uma OM da MB portando o Certificado e o número de controle emitido pelo sistema a fim de efetuar o competente registro.
“Onde estiver um cidadão brasileiro, lá estará o Serviço Militar.”
Olavo Bilac
CURSO DE RÁDIO OPERADOR
CURSO DE RÁDIO OPERADOR
ILHEUS–Bahia
DATA: 19 a 22 de Novembro de 2012
HORÁRIO: O curso será realizado em uma turma
NOITE: das 18h30min às 21h30min
LOCAL: Rua Tiradentes -90 centro- Ilheus– Bahia.
OBJETIVO DO CURSO: Preparar o aluno para prova da ANATEL e habilita-lo para enfrentar uma sala de rádio e seus procedimentos cotidianos.
PROGRAMA: No curso de Rádio Operador você vai aprender sobre Código Fonético Internacional, procedimentos na sala de rádio, termos técnicos, rádio telegrama, legislação da classe, prioridades das comunicações, proibições na sala de rádio, nomenclatura das faixas de frequência, indicativo de silêncio, noções básicas de salvatagem, S.M.S, embarque e desembarque aéreo, regras gerais de segurança e treinamento no atendimento de aeronaves e embarcações, dentre outros assuntos.
O CURSO SERÁ MINISTRADO POR WILDE ACRE: PROFISSIONAL com larga experiência em Rádio e telefonia; trabalha na área Offshore com Navios, Plataformas há vários anos, com um alto nível de conhecimento como rádio operador e um índice de 100 por cento de alunos aprovados nas provas da Anatel.
METODOLOGIA: O curso será realizado em três dias de aula teórica, um dia de aula prática, aulas de legislação, conhecimento técnico, operação rádio telefonia, aula pratica em VHF, USSB. Com professor do Rio de janeiro que trabalha como rádio Operador ha vários anos.
CERTIFICADO E CARTEIRA: O certificado e a carteira será emitida pela ANATEL. Após o curso o aluno irá fazer uma prova na ANATEL, onde receberá a carteira e certificado de Rádio Operador.
MARCAÇÃO DE PROVA: A Coordenação do Curso marcará a sua prova na ANATEL.
INVESTIMENTO: R$ 500,00 (quinhentos reais)
REQUISITOS PARA INSCRIÇÃO:
Maior de 18 anos.
Escolaridade – 1º grau
DOCUMENTOS: cópia de RG, CPF, e Comprovante de residência.
OPORTUNIDADES APÓS O CURSO: O professor passará vários endereços de empresas para o aluno encaminhar o currículo para analise.
Não damos garantia de emprego, e sim endereço das empresas.
A ferrovia leste/oeste vai precisar de Mao de obra qualificada inclusive de Rádios Operadores.
O Samu, Corpo de Bombeiros, Aeroportos, vão recrutar vários Radio Operadores que sejam credenciados pela ANATEL. (toda sala de radio tem que ter radio operadores credenciados pela ANATEL).
O PRE-SAL é uma realidade e precisará de mão de obra qualificada.
O curso possui foco total na prova da ANATEL (para obter a carteira profissional da área, com alto índice de aprovação),o profissional habilitado atua em Plataformas de Petróleo, Navios, Sondas de Perfuração e em diversos outros locais, e em terra também.
Tenha a carteira de rádio operador e abra um leque de oportunidades em uma carreira que possui média salarial entre R$ 1.900,00 e R$ 6.500,00!
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES:
wilde_acre@hotmail.com /73-36324318-73 91514597
Agrissênior Notícias – Nº 405 – 14 de novembro de 2012
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito)
SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPREAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO EM ILHÉUS
A prestação anual/parcial de contas do SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EMPREAS DE RADIODIFUSÃO E TELEVISÃO EM ILHÉUS, ESTADO DA BAHIA, referente a 2012, aconteceu na última sexta-feira, (09/11), em reunião ordinária geral realizada no Comitê de Imprensa Sala Radialista Edinho Nascimento, na cidade de Ilhéus. Foram apresentadas detalhadamente as despesas e receitas do período, bem como movimentos financeiros bancários.
Todos os participantes receberam documentação para apreciação, análise e parecer dos balancetes. O Presidente da entidade, Sr. Elias Ferreira dos Reis, seguindo e fundamentado no Estatuto do sindicato, fez uma explanação acerca do movimento financeiro até a presente data do ano base de 2012, justificando cada item da documentação, bem como tirando as dúvidas. A aprovação foi unânime. TUDO REGISTRADO EM LIVRO PRÓPRIO e encaminhado para os devidos registros contábeis.
“Como nos anos anteriores, as contas do sindicato foram mais uma vez aprovadas pelos associados. Isso demonstra a responsabilidade e seriedade desta direção em relação também aos recursos da entidade, que são oriundos somente da mensalidade paga pelos associados”, comentou o diretor sindical, Jael Silva Nascimento, membro efetivo do Conselho Fiscal.
Seguindo o Estatuto do STERT-I, o fechamento geral das prestações de contas ano base 2012, acontecem no primeiro trimestre 2013, em Assembleia Geral com todos os associados da entidade, com publicação de convocação em jornal local de circulação diária.
SINDICATO DOS RADIALISTAS DE ILHÉUS
DINO ROCHA
Secretário Geral
Maria Regina Canhos Vicentin em: A violência e a omissão
Vivo um momento de dor. Dor moral. Dor que surge da perplexidade diante dos rumos que a humanidade vem tomando. Grassa a violência e o desrespeito por toda à parte. É morte aqui, lá e em todo o lugar. Vive-se em clima de terror e medo. Nunca se sabe quem vai ser a próxima vítima de mãos impiedosas e intolerantes. Procuro meditar sobre as teorias psicológicas e suas explicações para certas atitudes humanas. Percebo, lamentavelmente, que a prática é muito diferente da teoria. Ela a submete com tal facilidade que surpreende até mesmo os teóricos que a criaram. Reformulações vão sendo feitas, no intuito de abarcar as modificações sempre crescentes; possibilidades infinitas como a singularidade humana.
Nesta era individualista que atravessamos poucos se importam em assegurar ao outro condições mínimas para se desenvolver com saúde e dignidade. A maioria preocupa-se somente consigo mesmo. A violência tem chocado porque assume proporções assustadoras e, por incrível que pareça, isso tem sido necessário para atingir uma série de corações endurecidos por tanto egocentrismo. E há quem diga: matou tem que matar! É por isso que vamos prosseguindo assim, de forma cada vez mais violenta. Não existe compaixão pelo próximo. Não existe amor! Milhares de crianças morrem de fome ao nosso lado. Milhares de pessoas precisam de uma oportunidade, um trabalho, uma chance na vida. Quantas vezes cerramos nossos ouvidos diante de apelos aflitos? Fechamos nossas mãos, nossos olhos e, por que não dizer, nossas carteiras diante da carência alheia? Preocupa-nos nossa própria mesa e a fartura que pode abrigar. Nem todos são tão pobres a ponto de nada terem para dividir. Muitos há que necessitam somente de uma palavra de encorajamento, mas alguém tem que dizê-la.
Inscrições abertas para as rodas de conversa com Mãe Ilza Mukalê
Além de Mãe Ilza Mukalê, estarão presentes nas rodas de conversa alguns palestrantes que participarão dos encontros em momentos pontuais. Serão trabalhados, oralmente, diversos elementos da tradição da nação angola do candomblé, como: Histórias e lendas dos inkices; as danças; os ritmos; as músicas; a culinária; a indumentária e os adereços adotados nessa religião; conhecimentos sobre a natureza, plantas e medicina tradicional; história e atuação do Terreiro de Matamba Tombenci Neto; dentre outros temas.
As datas dos encontros nos meses de novembro são: 17 (tarde), 19 (noite), 20 (tarde), 24 (tarde) e 27 (noite) e, em dezembro, nos dias 01 (tarde), 08 (tarde) e 15 (tarde). À tarde, o horário será das 14h00 às 18h00 e, à noite, das 19h00 às 22h00. Todos ocorrerão no Terreiro de Matamba Tombenci Neto.
O objetivo deste projeto é, além do compartilhamento das histórias e saberes de Mãe Ilza, produzir uma cartilha sobre as temáticas abordadas por ela nas rodas de conversa, a fim de oferecer conteúdo didático e contribuir para a aplicação da Lei 10.639, que visa incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”. Também será realizado um registro audiovisual dos encontros, em formato de DVD, que acompanhará a cartilha impressa.
O projeto “Mãe Ilza Mukalê” será integrado à programação do Novembro Negro do terreiro e prevê, ainda, um festejo em memória à Zumbí dos Palmares e em comemoração à consciência negra no Brasil no dia 24 de novembro, no Terreiro.
Esta é uma realização do Terreiro de Matamba Tombenci Neto e da Organização Gongombira de Cultura e Cidadania. Este projeto foi contemplado pelo Edital nº 07 / 2012 – Culturas Identitárias – da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.
Ascom Tacila Mendes
Exposição fotográfica / Bataclan – Ilhéus
Para ver em TELA CHEIA clique onde estão as 4 setinhas (lado direito).
TEATRO MUNICIPAL DE ILHÉUS
PROGRAMAÇÃO
Dias 10 e 11 (sábado e domingo) – Espetáculo Chapeuzinho Vermelho e o Lobo Mau
Horário: 17 horas
Detalhes: Espetáculo de dança da Academia de Dança Dinâmica e Movimento
Ingresso: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia)
Dia 13/11/2012 (terça-feira) – Espetáculo Retalhos 6
Horário: 18 horas
Detalhes: Apresentações artísticas dos estudantes do Colégio São Jorge dos Ilhéus
Ingresso: 1 kg de alimento
Dia 14/11/2012 (quarta-feira) – Espetáculo de encerramento do Ano Letivo do IFBA
Horário: 19 horas
Dia 15/11/2012 (quinta-feira) – Entrega do Troféu Cacau de Ouro – Destaque Melhores do Ano 2012
Horário: 18 horas
Detalhes: Show Beneficente ao Abrigo São Vicente, com participação de cantores, convidados, Escolas de Ballet, Grupos de Teatro e Dança.
Dias 17 e 18/11/2012 (sábado e domingo) – Festival Criança Arte e Dança
Boletim Eletrônico da Agência Câmara de Notícias
Aquapescabrasil movimentou R$ 150 milhões em negócios
A III Aquapescabrasil – Feira Internacional da Pesca e Aquicultura, encerrada nesta sexta-feira (9/11) em Salvador, teve um saldo de R$ 150 milhões em negócios fechados. Desde quarta-feira (7/11), quando a Feira foi iniciada, cerca de oito mil pessoas visitaram os 80 estandes do evento. Os expositores, oriundos de todo o Brasil e de países como Estados Unidos, Chile e Rússia, se mostraram satisfeitos com os resultados alcançados.
“Foi muito bom, principalmente por termos conhecido a realidade do mercado aquícola brasileiro e identificado oportunidades de negócios”, afirma a gerente da empresa Atared – Associacion de Talleres de Redes y Servicios Afines de Chile. O evento foi realizado pelo Sindipi – Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região, em parceria com a Bahia Pesca, empresa vinculada à Secretaria de Agricultura.
O gerente comercial da Aquapescabrasil, Ivan Gogolevsy, também disse que o evento atendeu as expectativas. “Fomos surpreendidos pela grande participação das indústrias, com produtos finais, o que mostra uma mudança no comportamento do setor, e o amadurecimento do segmento com o aumento na comercialização de máquinas de alta produtividade”, diz.
O presidente da Bahia Pesca, Isaac Albagli, visitou todos os estandes e ouviu dos expositores a confirmação do sucesso do evento. Ele destaca que a cada Feira aumenta a integração dos setores envolvidos nacional e internacionalmente, com a pesca e aquicultura, fortalecendo toda a cadeia produtiva.





























































